BrasileirasPeloMundo.com
Áustria

Centro de profissionalização feminina na Áustria

Centro de profissionalização feminina na Áustria – Frauenberufszentrum (FBZ).

Hoje trago a conhecimento um serviço exclusivo para mulheres, que é gratuito, público e inclusivo.

O Centro de Consultoria Feminina, ou simplesmente, FBZ é um braço da agência estatal de empregos austríaca, AMS, porém, voltado única e exclusivamente para mulheres e com uma abordagem mais personalizada. Explico-me.

Quem procura o Centro: mulheres que, inicialmente, optaram pela maternidade e agora desejem retornar ao mercado de trabalho; mulheres que queiram trocar de profissão; mulheres aposentadas que desejem também descobrir outra ocupação para si; ou, como no meu caso, estudo das possibilidades que tenho aqui como Bacharel em Direito, que tipo de profissões posso exercer e como se apresenta o mercado para mim. Enfim, um vasto leque de alternativas.

Quais as ofertas:

  • Orientação profissional
  • Reconhecimento de habilidades de competências
  • Desenvolvimento de estratégias profissionais
  • Desenho de um plano de carreira
  • Estímulo à motivação e autoconfiança
  • Orientação individual, através de Personal Coaching (consultoria personalizada), ao longo de todo o processo
  • Testes de tendência profissional
  • Cursos, seminários, workshops
  • Construção ou aprimoramento do networking
  • Pagamento de cursos profissionalizantes que custem até 1.500 euros.
  • Empoderamento feminino

Leia também: Aprender alemão para morar na Áustria

Uma vez que você se inscreva como participante, você será inserida em uma realidade de planejamento, troca de experiências e escuta ativa sobre o trabalho e a vivência de várias mulheres que, inclusive, já utilizaram o Centro para mudarem o rumo de suas vidas.

Tudo se inicia com uma palestra explicativa, que dura uma manhã inteira e esclarece sobre todos os espectros de abrangência do Centro e o que ele oferece.

Após, cada participante ganha um cartão com o nome de sua consultora privada e a data do próximo encontro entre vocês duas para que se comecem a traçar os estudos e planejamentos acerca da sua vida profissional.

Haverá momentos alternados entre consultoria personalizada, ou seja, somente você e sua Coach, palestras com as demais participantes do programa e os seminários que você precisará assistir.

O Centro disponibiliza 16h por semana, por um período de aproximadamente 2 meses, em seminários e workshops dos mais variados temas. Tudo direcionado à formação da mulher que esteja procurando suas possibilidades no mercado de trabalho austríaco.

Como é praxe por aqui, você sentará com sua consultora, e montará com o auxílio dela, os cursos que melhor se encaixam ao projeto que vocês estão traçando.

No meu caso, como tenho fortes habilidades sociais, atenderei aos seminários que tenham a ver com esse perfil, sendo um deles, inclusive, defesa pessoal. Línguas, expressão verbal e corporal, técnicas de controle de stress, reconhecimento dos tipos de violência existentes (verbal, psíquica e física), Word, Excell, como preparar um currículo, enfim, esses são os compromissos que se adequaram ao meu histórico.

É sempre reforçado que, caso não se possa comparecer aos compromissos no Centro, que se avise assim que possível. Há a consciência, aqui, de que estou movimentando a máquina do Estado a meu favor. Isso custa tempo e dinheiro dos contribuintes austríacos e, em caso de desinteresse, eu estaria ocupando a vaga de quem realmente deseja prosperar. Então, se pede que seja levado a sério o que se está disponibilizando e, quando não possível, que seja avisado, pois para quem veio ao Centro através da agência de empregos austríaca, as informações devem ser iguais em ambas instituições, ou seja, Centro e AMS devem saber que a cliente está comparecendo, ou não, aos seminários e reuniões. E, ainda nessa linha,  quem está cadastrada com o status de desempregada junto à AMS, recebe o seguro-desemprego e, indiretamente, o valor de orçamento colocado à disposição pela AMS para que o Centro lhe acolha. Por isso, mais importante ainda a monitoração das duas agências no controle do comparecimento da mulher aos compromissos aceitos por ela junto ao Centro.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Áustria

Afora todo esse aparato prático, existe o conforto em se saber que, de alguma maneira, o Estado olha para a questão feminina. O ambiente é excelente, as trocas também, e a equipe é composta, igualmente, apenas por mulheres. Temas como maternidade x profissão, cuidado das crianças x horário de trabalho, autoestima x adversidades são recorrentes e trabalhados de maneira muito profissional ao mesmo tempo que bastante humana. A perspectiva feminina sobre si mesma. Como nos vemos? Como a sociedade nos vê? Como queremos nos ver perante a sociedade? Como queremos nos ver perante nós mesmas?

Em virtude do stress do dia a dia moderno, nem sempre paramos para pensar e nos questionar sobre questões importantes acerca do nosso papel como mulheres na sociedade onde vivemos, na comunidade onde moramos, dentro da própria família. O Centro é o ambiente propício e seguro para o debate desses assuntos, seja de forma privada, com sua mentora, seja de forma coletiva, através das palestras e seminários. Não há o prejulgamento – que poderia ocorrer em outros locais – do tipo: “ai, lá vem ela com a conversa de que tem filhos e não tem tempo pra nada e não consegue trabalhar porque tem filhos e não tem tempo pra nada”. Pelo contrário, isso é motivo de intercâmbio de experiências, de vivências e empoderamento. Todas somos livres para a abordagem dessas questões e o entrelaçamento que elas têm junto a vida profissional de cada uma.

O relato que trouxe, refere-se ao Centro localizado na cidade responsável pelo meu distrito: Frauenberufszentrum Wiener Neustadt. Em consulta ao site que linkei mais acima, você pode se informar acerca da existência de um Centro próximo a você.

Deixo também a página no Facebook: FBZ Frauenberufszentrum Wiener Neustadt

Se você é mulher, mora na Áustria e está sem rumo profissional, recomendo um contato!

Vale a pena!

Abraço e até a próxima.

Related posts

Programação de verão: Festivais em Viena e Salzburg

Kely Martins

Hábitos Alimentares na Áustria

Mariana Gonçalves

Humildade é tudo

Ana Dietmüller

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação