BrasileirasPeloMundo.com
Tailândia

Cerimônia de cremação do falecido Rei Rama IX, na Tailândia

Hoje venho falar de um assunto delicado para os tailandeses, mas de total importância na história da Tailândia. Rei Bhumibol Adulyadej, conhecido por Rei Rama IX, faleceu em 13 de outubro de 2016, aos 88 anos de idade, depois de 70 anos de reinado – na época considerado o mais longo da história moderna do mundo. Neste mês de outubro de 2017, no dia 26, seu corpo será finalmente cremado, após ser velado pelo período de um ano, no Palácio Real. Na Tailândia, o velório dura geralmente 3, 5, 7 ou 9 dias. Mas para a família real, pode durar meses, chegando a completar um ano, como no caso do Rei Rama IX, cujo corpo foi velado pelo período de 1 ano, para que o seu povo pudesse ter a oportunidade de se despedir de um dos maiores e melhores reis da história da Tailândia.

Logo após a morte do Rei Rama IX, foi decretado luto nacional por 30 dias. A tão colorida, feliz e vivaz Tailândia, se tornou apática, sem cor e escura. Pelas ruas do país, viam-se apenas pessoas vestidas de preto, rostos de tristeza, lágrimas e choros. Em frente às lojas, faixas pretas. Aos muros de escolas e templos, faixas pretas… O amado e venerado pai, de uma grande família chamada Tailândia, havia deixado seus filhos, com um sentimento de incerteza e solidão. Escritórios governamentais aderiram ao luto pelo período de um ano, até que o corpo do rei fosse cremado. Programas de tevê eram transmitidos em preto e branco. Sites nacionais, também adotaram o preto e branco em suas páginas online. Fotos em mídias sociais, foram substituídas pelo fundo negro.

Milhares de pessoas comovidas pela morte do Rei, peregrinaram de diversas partes do país e até do mundo, para chegar à Bangkok, capital da Tailândia, e prestarem suas condolências e sentimentos ao amado Pai da nação. Para fortalecer os peregrinos, em seus milhares, moradores de Bangkok se mobilizaram para fornecer transporte gratuito até o Palácio Real: motocicletas, tuk-tuks ou carros. Doação de alimentos, bebidas, roupas, cortes de cabelo, massagens, e o que mais fosse preciso, estavam sendo oferecidos de graça à comunidade de filhos da nação tailandesa, que ali estavam para pregar seu último adeus ao Pai. Milhares de tailandeses, mobilizados pela perda de seu governante uniram forças, como uma grande família, acalentando os corações de uns aos outros. Um acontecimento histórico na história da humanidade. Nenhuma nação até então, sofreu tanto com a morte de um governante. Rei Rama IX não foi apenas um rei, foi literalmente um Pai, o qual cuidou de sua grande família chamada Tailândia.

Passados os 30 dias de luto nacional, a ferida ainda não havia cicatrizado, o povo ainda não se sentia confortável em trazer de volta a sua alegria, e as vibrantes cores da tradição tailandesa… E assim, se seguiu em luto até o presente momento, o dia da cremação do Rei Bhumibol Adulyadej, marcada para o dia 26 de outubro de 2017.

Diante do turbilhão de acontecimentos desde a morte do Rei Rama IX, na noite do dia 1º de dezembro de 2016, seu único filho homem, aos 64 anos, foi nomeado rei, tornando-se o Rei Rama X, adotando o nome real de Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun. Rei Rama X, ainda não foi coroado, sua coroação é esperada após a cremação do corpo de seu falecido pai.

A cerimônia de cremação real terá a duração de quatro dias, acontecendo no período de 25 a 29 de outubro, sendo realizada da seguinte maneira:

  • Dia 25, merit-making, rito real de méritos, marcando início à cremação real no salão Dusit Maha Prasat Throne Hall, dentro do Grand Palace, em Bangkok.
  • Dia 26, o corpo do Rei Rama IX será transferido para o salão do crematório real, em Sanam Luang, onde acontecerá a cremação. Decretado feriado nacional, para que as pessoas possam assistir e participar deste momento tão delicado e marcante na história da nação tailandesa.
  • Dia 27, após a cremação, uma cerimônia real será realizada no crematório real para coletar as relíquias reais do falecido Rei.
  • Dia 28, merit-making, rito real de méritos para as relíquias coletadas, realizado no salão Dusit Maha Prasat Throne Hall.
  • Dia 29, às 10h30 da manhã, uma cerimônia real será realizada para consagrar as relíquias reais, e mais tarde, para consagrar as cinzas do falecido Rei, que serão mantidas separadas nos templos Wat Rajabopit e Wat Bowonniwet.
No Palácio Real, com a minha família, quando fomos prestar nosso respeito ao Rei Rama IX. Na imagem, Rei Rama X.

A coroação oficial do Rei Rama X acontecerá após o término da cremação real de seu falecido pai. Há controvérsias de quando será exatamente a data, mas quando acontecer, será dado início à uma nova era na Tailândia, a era do Rei Rama X.

É esperado que as cores voltem às ruas da Tailândia, pois aqui existe a cultura de cores para cada dia da semana, mas contarei sobre esta tradição assim que o preto, cor predominante durante o período de luto, voltar para armário… Por enquanto, permaneço em silêncio, para respeitar os tailandeses.

Aprendi a admirar a nação tailandesa, e desejo de todo o meu bom coração que essa nova era traga ainda mais enriquecimento para esse país o qual hoje chamo de casa. Que o Rei Rama X continue fazendo o lindo trabalho que seu pai, durante 70 anos de sua vida, fez.

Sawasdee-Ka e até a próxima!

Related posts

Alimentação na Tailândia

Ágatha Transfeld

Loy Krathong, o festival das luzes na Tailândia

Dani Vidal

Como é morar em Pattaya?

Ágatha Transfeld

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação