BrasileirasPeloMundo.com
Chile

Chile – Férias de verão

As férias de verão para os escolares aqui no Chile costuma começar na segunda semana de dezembro e terminar na última semana de fevereiro. Esse é o período em que Santiago tende a esvaziar já que a maioria de seus moradores sai em busca do descanso necessário. Nessa época também costumam chegar muitos visitantes que vem do hemisfério norte fugindo do inverno, em busca de sol e calor. Os brasileiros tendem a vir mais durante o inverno para sentir um pouco o frio da cordilheira e especialmente para conhecer a neve, mas esta é uma excelente época para conhecer o país também! Durante os meses de verão, os vinhedos são uma atração ainda mais bela, já que a colheita costuma ser em março/abril, esse é o período em que as parreiras estão cheias de uva e a paisagem fica ainda mais linda.

Entrada do vinhedo Santa Rita
Entrada do vinhedo Santa Rita

Nessa época, dá pra apreciar as belezas da cidade sem os exageros de trânsito e excesso de pessoas no transporte público nas horas de rush. Andar no centro ligeiramente vazio é uma ótima forma de apreciar as construções do centro e observar essa mistura de história e modernidade convivendo em harmonia. Viña del Mar e Valparaíso, que são sempre parte do roteiro de quem vem passar uns dias em Santiago, estão mais cheias do que durante o inverno por vários motivos: os visitantes provenientes de Santiago, os argentinos (que parecem preferir as praias chilenas) e os que viajam em cruzeiro e desembarcam no porto de Valparaíso.

Valparaíso desde mirador artillería. Foto feita por Usuario:Barcex. Cópia autorizada.
Valparaíso desde mirador artillería. Foto feita por Usuario:Barcex. Cópia autorizada.

Mesmo assim, vale a pena conhecer porque a vista dos miradores espalhados pela cidade-porto fica ainda mais bela com o sol refletindo no Oceano Pacífico, somente é necessário recordar que aqui não há barraquinhas e não se pode beber na praia e que no fim da tarde (e algumas vezes durante o dia mesmo) costuma haver um pouco de vento e é comum que as pessoas cheguem completamente vestidas (inclusive de calça jeans) e muitas vezes terminem usando até um casaquinho para se proteger.

Pessoas "tomando sol" e passeando completamente vestidas em Viña del Mar
Pessoas “tomando sol” e passeando completamente vestidas em Viña del Mar

Ainda no litoral chileno, e pra quem não quer se afastar muito da região de Santiago, em Isla Negra pode-se conhecer uma das casas-museu de Pablo Neruda e em Algarrobo se encontra a maior piscina do mundo: San Alfonso del Mar. Além disso, próximo a Algarrobo está escondida entre bosques de eucaliptos a praia El Canelo. de um visual impressionante.

E com vocês, o Oceano Pacífico em toda sua majestade
E com vocês, o Oceano Pacífico em toda sua majestade

Só um aviso aos visitantes que decidem conhecer o litoral chileno: o mar aqui é MUITO gelado. Não importa quantos graus haja na areia, o Oceano não perdoa. Tem gente (eu, por exemplo) que não entra no mar nem pra ganhar apostas! Quem gosta de sol, praia e noites estreladas, o norte do Chile é uma excelente opção para o verão. La Serena tem sol praia e vida noturna enquanto o Valle del Elqui conta com excelentes observatórios astronômicos.

La Serena foto de Jorge Molina Z.
La Serena foto de Jorge Molina Z.

E quem gosta de um certo friozinho, pode conhecer o sul do país e sentir um pouco do vento proveniente dos Andes sem a chuva que é característica do inverno por aqui. Pucón e Puerto Montt são excelentes cidades pra se conhecer nesta época.

Pucón - Foto by Fernanda Pinho
Pucón – Foto by Fernanda Pinho

 

Para os visitantes que ainda não conhecem o Chile, vale a pena saber que aqui o verão é quente e extremamente seco e o sol parece bater ainda mais forte do que no Nordeste brasileiro. Então não se esqueça de beber muita água; aproveite os sucos de frutos vermelhos que por aqui são bem deliciosos; prove o mote com huesillo (suco de trigo com pêssego desidratado) experimentes os sorvetes de uma das 25 melhores sorveterias do mundo no Empório La Rosa; aproveite os parques da cidade e sinta-se como um local, dormindo uma siesta deitado na grama.

Emporio La Rosa sucursal Parque Arauc
Emporio La Rosa sucursal Parque Arauco

Related posts

Entrevista: Capricho de Menina no Chile

Joy Matta

A nova Lei de Inclusão e a gratuidade do Ensino Superior no Chile

Isabela Vargas

A terceira onda feminista no Chile

Renata D'onofrio

16 comentários

erick Janeiro 19, 2015 at 5:37 pm

Gostaria de morar no chile porem vi que tinha muitos terremotos e tsunamis penso agora em Uruguai na sua opinião. Qual e o melhor pais e cidade para se morar na América do sul?

Resposta
Joy Matta Janeiro 19, 2015 at 5:46 pm

Olá Erick, infelizmente vou ficar te devendo uma opinião sobre o assunto porque vim morar direto no Chile e antes morava no Brasil, não tenho experiência pessoal sobre nenhum outro país…. Mas aqui mesmo no Blog temos colaboradoras do Uruguai, da Argentina e do Peru.
Leia os posts das meninas, pesquise bastante e boa sorte em sua decisao.
Abraços

Resposta
erick Janeiro 19, 2015 at 6:38 pm

Os chilenos aceitam bem os brasileiros?

Resposta
Joy Matta Janeiro 19, 2015 at 8:23 pm

Erick,
Em geral, sim… mas há exceções. Infelizmente para pessoas negras costuma ser um pouco mais difícil porque aqui, antes da chegada dos imigrantes de países como Brasil, Colômbia e Haiti, não existiam negros. Não há muito preconceito, as histórias que conheço tratam mais de olhares de curiosidade. Mas a maioria dos brasileiros costuma se dar bem por aqui, depois da fase de adaptaçao….

Resposta
byad Janeiro 26, 2015 at 12:33 am

As praias Argentinas também são geladíssimas. Eu só entrei pra ganhar aposta hahaha

Resposta
Joy Matta Janeiro 31, 2015 at 5:16 pm

Byad, já tinham me comentado isso. Pra mim é sofrimento ir pra praia, sentir calor, vontade de entrar no mar e sair correndo, com dor nos ossos de tanto frio… Só vou porque realmente a brisa marinha parece dar um UP no emocional. Abraços!

Resposta
Mayara Fevereiro 10, 2015 at 9:16 pm

Ola Joy! Adorando seu site. Sempre que viajo pesquiso o máximo que posso. Estou indo ao Chile dia 16 de fevereiro, gostaria de saber se a noite faz algum friozinho, se é bom levar um casaco, sei que de dia está quente e seco mas e a noite? Obrigada!

Resposta
Joy Matta Fevereiro 17, 2015 at 5:56 pm

Noites e dias têm sido bem quentes neste verão em Santiago. Se vai ao litoral, aconselho trazer um agasalho porque lá a noite costuma estar mais frio. Abraços e divirta-se

Resposta
zuraica Fevereiro 18, 2015 at 12:14 am

Oi Joy,

estive lendo o blog e tenho muitas curiosidades meu marido recebeu uma proposta para trabalhar no chile e tenho muitas dúvidas sobre lugares pra se morar, pessoas, saúde enfim… até porque estarei chegando aí gravidissíma 🙂
Você tem um contato para conversarmos?

Abraço

Resposta
Joy Matta Fevereiro 21, 2015 at 8:17 pm

Zuraica, eu costumo responder todas as dúvidas aqui nos comentários ou nos inbox do meu facebook. Mas sobre saúde, leia este post. Sobre partos, vc pode ter uma ideia por aqui.
Espero que te ajude.
Abraços!!

Resposta
Tiago Camargo Março 10, 2015 at 4:06 am

Oi Joy, primeiro muito obrigado por vc dividir suas informações e experiencia de vida no Chile!
Tenho pensado muito em me mudar para o chile, minha Irmã morou muito ai, o marido dela é chileno. hj eles moram aqui no Brasil mas se arrependem em ter vindo kkkk.
Li todos os seus posts, e sei das dificuldades de sair da sua casa e ir para longe da familia, mas como vc ja deve estar cansada de ouvir o brasil nao da mais!
Como ja tenho convivencia com um chileno e muito do bravo kkk gosto muito dele, e vejo que nao tenho problema com isso. Sou formado em administração e minha esposa em contabilidade, estamos ambos de acordo em mudar para Santiago. Minha duvida é , se vc souber me dizer como esta o mercado de trabalho nessas areas que comentei agora? vc conhece , tem amigos / conhecidos nessa area que falam bem?
Muito obrigado desde já.

Resposta
Joy Matta Março 10, 2015 at 6:30 pm

Tiago, a área de administração aqui está tão saturada quanto no Brasil. Sei que nessa área a faculdade onde se estudou têm bastante peso, ao menos entre os que estudaram por aqui, sendo que a maioria estuda Ingeniería en Administración. Não se como está o mercado para estrangeiros nesse ramo. A área de contabilidade é melhor do que a de administração, mas as leis e regras contábeis são diferentes, portanto sua esposa deveria pesquisar qual o processo de validação de seu diploma para ter certeza de que não será necessário cursar matérias extras por aqui (o que significaria pagar, porque não há faculdades gratuitas aqui). Espero ter ajudado. Abraços.

Resposta
Tiago Camargo Março 11, 2015 at 12:46 am

é ela ja esta meio por dentro disso . ela viu materias de contabilidade internacional e pesquisou a do chile. no meu caso na verdade nem penso em trabalhar na area. Estou fazendo um mestrado em Administração de recursos humanos pela USP e pretendia dar aula por ai.

Quero dar aula nas faculdades nem é para trabalhar em empresas…
Sera que eles pegam professores estrangeiros para dar aula nas faculdades chilenas?

obrigado pelos esclarecimentos

Resposta
Joy Matta Julho 11, 2015 at 11:50 pm

Tiago, para um professor estrangeiro dar aulas nas faculdades chilenas ele tem que ser extremamente bom em sua área e possuir um espanhol fluente. Há poucos, mas existem. Boa sorte e pesquise bastante!!

Resposta
Maria do Carmo melo Novembro 30, 2015 at 4:01 pm

Boa Tarde Joy.

Estou pensando em ir com meus dois filhos (uma moça de 23 e um menino de 14 anos) passar uma semana no Chile. Estou em dúvida sobre o clima em abril, já que pretendo passar de 16 a 23 de abril de 2016, e o que conhecer aí, gosto muito praia e pensei em ir no litoral. Gostaria de umas dicas. Obrigada.

Maria do Carmo Melo

Resposta
Joy Matta Novembro 30, 2015 at 4:23 pm

Olá, Maria do Carmo, ultimamente o clima tem sido bem imprevisível por estes lados. Ano passado a temporada de inverno começou quase na metade de julho, quando geralmente começa ao fim de maio. Meu cunhado está de aniversário em abril e eu já cheguei a usar roupa de lã para suas festas, mas ano passado fui de regata. De qualquer forma, no litoral sempre há um pouco mais de vento nessa temporada. Aconselharia a ficar de olho na previsão do tempo quando o período de suas férias se aproximar. Abraços.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação

Pin It on Pinterest

Share This