Morar na China, como qualquer outro país, tem os seus prós e contras. Há barreiras linguísticas, culturais, sociais e, claro, políticas! A política aqui na China é um assunto polêmico! É difícil afirmarmos qual modelo político a China segue. E é igualmente difícil fazer algum local se pronunciar sobre política, principalmente, criticando o governo. De um modo geral, os chineses gostam da atual China e apoiam o Governo. Muitas pessoas passaram muita fome e tiveram uma vida muito difícil em um passado não muito distante, por isso a atual política é apoiada. De forma geral, as pessoas tem bom amparo: boas escolas, emprego, comida, ou seja, tem acesso à tudo que elas julgam necessário.
Quem não vive na China e vê um cenário de fora, pode imaginar apenas o modelo comunista. Mas vivendo aqui há mais de 10 anos posso garantir que a China não vive apenas o comunismo, mas uma mistura de estilos políticos, predominando o comunismo-capitalista. Nesse comunismo claro que há as imposições do governo. Mas também há, em algumas decisões, o poder de escolha do povo.
Hoje em dia uma grande variedade de produtos é produzida aqui na China e a população tem essa grande variedade à sua disposição, seja de produtos genuinamente verdadeiros, ou cópia (às vezes muito bem feitas!). O sistema que a China trabalha hoje em dia, faz com que o dinheiro gire muito facilmente e muito rapidamente. Comprar aqui é muito fácil e rápido. Não é preciso nem sair de casa.
Apresento-lhes o site Taobao, o queridinho de qualquer pessoa que more aqui! Esse site contem uma infinidade enorme de produtos. O que você precisar, o Taobao tem! O complicado para nós estrangeiros é a busca, uma vez que deve ser feita em chinês para melhores resultados. Aí entram em ação os tradutores. O complicado é saber o que escrever para achar o que você deseja. Às vezes o que você copia e cola em chinês não tem absolutamente nada a ver com o que você queria! Um exemplo: existe uma GRANDE diferença em escrever no tradudor “kid” e “children”.
Já falando das imposições do governo, entre várias delas está a internet: sim, ela não é de livre navegação. Redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube e plataformas como Google (e todos seus sites), Youtube e a maioria dos blogs são bloqueados pelo governo. Nós estrangeiros, para conseguir acessá-los, devemos usar programas chamados VPN’s, que mudam o IP local. Até mesmo alguns desses programas já são trancados pelo governo e vivemos em uma busca de qual funcionará por aqui. O motivo deles é bem simples: controlar as informações de fora. A desculpa? A China é grande suficiente para ter suas próprias plataformas para conectar as pessoas. Para o Youtube, existe o chinês, YOUKU. Para o Facebook, existe o Weibo, entre outros.
Essas plataformas contam com milhões de pessoas inscritas e trocando informações diariamente. Para eles isso basta!
Existe um outro aplicativo muito famoso aqui, não somente entre chineses, mas que faz sucesso entre todos. É um “must-have-app” para qualquer um que vier viver por aqui: o famoso WECHAT. Este poderia ser um substituto para o Whatsapp, porém, com várias outras finalidades.
No Wechat, além de mensagem de texto, emoticons, grupos de bate-papo, ligações de áudio e vídeo, ainda é possível ter uma linha do tempo com fotos e comentários, onde as pessoas podem igualmente curtir e comentar, pode-se compartilhar notícias e arquivos, utilizar serviços municipais a um clique. É uma ferramenta muito prática até para fazer pagamentos e receber transferências! Para sair de casa, basta carregar seu celular, pois todos os comércios aceitam pagamentos via Wechat. É fácil, é rápido, é prático! Pode-se fazer a transferência para a pessoa, ou ler o código QR! Em apenas um toque a transação está feita, e você tem o registro de todas as suas transações. Pode-se ainda vincular o cartão do seu banco local, e usar os fundos do banco ou se desejar transferir o dinheiro recebido via Wechat e sacar com o cartão do seu banco! Tudo de uma forma simples, em apenas um aplicativo!
Alguns restaurantes já dispõe do menu online em uma “assinatura” dentro do aplicativo, podendo você escolher, pedir e pagar através do seu celular. Uma praticidade “perigosa” se você não souber se controlar!
Existem várias regras do governo chinês que, às vezes, podem não fazer sentido para o “mundo em geral”, mas as explicações são que a população é demasiadamente grande, e leis assim são necessárias para controlar o povo, seu crescimento e progresso.
E cá entre nós: existem coisas aqui que só funcionam a base de lei e suas consequências, ou vira um caos! Chineses às vezes parecem não ter noção das coisas e só reagem abaixo de legislação. Por exemplo: trânsito! Aiiii que caos! Só com leis e câmeras em todas as esquinas que multam a cada conversa, ultrapassagem ou estacionamento em local errado, que a coisa flui!
Temos que, muitas vezes, ter paciência, tentar entender a cultura local e acima de tudo respeitar! Afinal de contas, não estamos na nossa casa! Estamos bem longe! E inseridos em uma cultura bem diferente da nossa! Seguimos em frente, sabendo utilizar o que há de melhor das nossas experiências cotidianas!
Até a próxima!