BrasileirasPeloMundo.com
China

China e a política das redes sociais

Morar na China, como qualquer outro país, tem os seus prós e contras. Há barreiras linguísticas, culturais, sociais e, claro, políticas!  A política aqui na China é um assunto polêmico! É difícil afirmarmos qual modelo político a China segue. E é igualmente difícil fazer algum local se pronunciar sobre política,  principalmente, criticando o governo. De um modo geral, os chineses gostam da atual China e apoiam o Governo. Muitas pessoas passaram muita fome e tiveram uma vida muito difícil em um passado não muito distante, por isso a atual política é apoiada. De forma geral, as pessoas tem bom amparo: boas escolas, emprego, comida, ou seja, tem acesso à tudo que elas julgam necessário.

Quem não vive na China e vê um cenário de fora, pode imaginar apenas o modelo comunista. Mas vivendo aqui há mais de 10 anos posso garantir que a China não vive apenas o comunismo, mas uma mistura de estilos políticos, predominando o comunismo-capitalista. Nesse comunismo claro que há as imposições do governo. Mas também há, em algumas decisões, o poder de escolha do povo.

Hoje em dia uma grande variedade de produtos é produzida aqui na China e a população tem essa grande variedade à sua disposição, seja de produtos genuinamente verdadeiros, ou cópia (às vezes muito bem feitas!). O sistema que a China trabalha hoje em dia, faz com que o dinheiro gire muito facilmente e muito rapidamente. Comprar aqui é muito fácil e rápido. Não é preciso nem sair de casa.

Apresento-lhes o site Taobao, o queridinho de qualquer pessoa que more aqui! Esse site contem uma infinidade enorme de produtos. O que você precisar, o Taobao tem! O complicado para nós estrangeiros é a busca, uma vez que deve ser feita em chinês para melhores resultados. Aí entram em ação os tradutores. O complicado é saber o que escrever para achar o que você deseja. Às vezes o que você copia e cola em chinês não tem absolutamente nada a ver com o que você queria! Um exemplo: existe uma GRANDE diferença em escrever no tradudor “kid” e “children”.

Já falando das imposições do governo, entre várias delas está a internet: sim, ela não é de livre navegação. Redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube e plataformas como Google (e todos seus sites), Youtube e a maioria dos blogs são bloqueados pelo governo. Nós estrangeiros, para conseguir acessá-los, devemos usar programas chamados VPN’s, que mudam o IP local. Até mesmo alguns desses programas já são trancados pelo governo e vivemos em uma busca de qual funcionará por aqui. O motivo deles é bem simples: controlar as informações de fora. A desculpa? A China é grande suficiente para ter suas próprias plataformas para conectar as pessoas. Para o Youtube, existe o chinês, YOUKU. Para o Facebook, existe o Weibo, entre outros.

Essas plataformas contam com milhões de pessoas inscritas e trocando informações diariamente. Para eles isso basta!

Existe um outro aplicativo muito famoso aqui, não somente entre chineses, mas que faz sucesso entre todos. É um “must-have-app” para qualquer um que vier viver por aqui: o famoso WECHAT. Este poderia ser um substituto para o Whatsapp, porém, com várias outras finalidades.

No Wechat, além de mensagem de texto, emoticons, grupos de bate-papo, ligações de áudio e vídeo, ainda é possível ter uma linha do tempo com fotos e comentários, onde as pessoas podem igualmente curtir e comentar, pode-se compartilhar notícias e arquivos, utilizar serviços municipais a um clique. É uma ferramenta muito prática até para fazer pagamentos e receber transferências! Para sair de casa, basta carregar seu celular, pois todos os comércios aceitam pagamentos via Wechat. É fácil, é rápido, é prático! Pode-se fazer a transferência para a pessoa, ou ler o código QR! Em apenas um toque a transação está feita, e você tem o registro de todas as suas transações. Pode-se ainda vincular o cartão do seu banco local, e usar os fundos do banco ou se desejar transferir o dinheiro recebido via Wechat e sacar com o cartão do seu banco! Tudo de uma forma simples, em apenas um aplicativo!

Alguns restaurantes já dispõe do menu online em uma “assinatura” dentro do aplicativo, podendo você escolher, pedir e pagar através do seu celular. Uma praticidade “perigosa” se você não souber se controlar!

Existem várias regras do governo chinês que, às vezes, podem não fazer sentido para o “mundo em geral”, mas as explicações são que a população é demasiadamente grande, e leis assim são necessárias para controlar o povo, seu crescimento e progresso.

E cá entre nós: existem coisas aqui que só funcionam a base de lei e suas consequências, ou vira um caos! Chineses às vezes parecem não ter noção das coisas e só reagem abaixo de legislação. Por exemplo: trânsito! Aiiii que caos! Só com leis e câmeras em todas as esquinas que multam a cada conversa, ultrapassagem ou estacionamento em local errado, que a coisa flui!

Temos que, muitas vezes, ter paciência, tentar entender a cultura local e acima de tudo respeitar! Afinal de contas, não estamos na nossa casa! Estamos bem longe! E inseridos em uma cultura bem diferente da nossa! Seguimos em frente, sabendo utilizar o que há de melhor das nossas experiências cotidianas!

Até a próxima!

Leia sobre o sistema de saúde na China!

Related posts

Gaúchos na China

Tati Klaus

Fisioterapeuta brasileira na China

Christine Marote

Brasileiros em Dongguan na China

Tati Klaus

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação