BrasileirasPeloMundo.com
China

China – Restaurantes em Dongguan

Você está vindo para a China e deve estar se perguntando: O que vou comer lá? Ai lembra dos gafanhotos, baratas e outras coisas exóticas em um palito, ou de carne de cachorro e pensa: Vou passar fome!

Mas fique tranqüilo, que não é bem assim não! Claro que existem todas essas iguarias e muitas outras aqui nessa cultura milenar! Mas também existem muitos outros tipos de restaurantes de todos os cantos do mundo! E não fique surpreso se, vindo aqui para Dongguan, você colocar uns quilinhos a mais! Isso se dá não só pelo fato de termos, hoje, ótimos restaurantes por aqui. Mas também que um dos programas preferidos da brasileirada por aqui é juntar os amigos e … COMER! Seja em casa, num restaurante ou num Pub. E é sobre essas opções gastronômicas que quero lhes contar hoje.

Claro que em muitas outras cidades da China é difícil achar alguma comida diferente! Você precisa se habituar a comer as comidas chinesas locais. Confesso que eu gosto de comida chinesa, e de tempos em tempos tenho a necessidade de ir a um restaurante local. O truque? Saber escolher! Há comidas maravilhosas, e há outras bem mais exóticas que não conquistam a todos os paladares ocidentais. Se você é novo por aqui e não quer se aventurar demais, opte por arroz ou massa frita! E se não gosta de pimenta, não esqueça de pedir sem, pois mesmo com pouca pimenta, para algumas pessoas já é forte.

E antes de eu começar a escrever sobre os restaurantes estrangeiros aqui de Dongguan, uma curiosidade: vocês sabem porque a comida chinesa é tão exótica e muitas vezes tão apimentada? O povo chinês é um povo sofrido, um povo que passou fome! E por necessidade, comiam tudo o que podiam: fosse os bichos mais esquisitos ate raízes ou troncos de arvores como bambus, por exemplo. E a pimenta? Ajudava a “disfarçar”o gosto ruim de alguns “bichinhos”! Sim!!! Não fique com nojo pois foi isso mesmo! Com o passar dos anos, o povo “se acostumou”a comer, e esse tipo de refeição virou tradição. Hoje muitas coisas estão mudando. Apesar de vocês verem nos noticiários as comidas exóticas ou os cachorros, ano após ano isso muda. Aqui em minha cidade há sim o consumo de cachorro no inverno, mas em uma proporção cada vez menos com o passar dos tempos. Já os gafanhotos, grilos, escorpiões e outras coisas exóticas, existem em Pequim e Shanghai ruas com essas iguarias, mas não são comidas de dia-a-dia do povo. E a pimenta, varia por região. Aqui em minha região a pimenta é bem menos usada do que no norte da China.

Opções de restaurantes em Dongguan

As opções que cito aqui são de restaurantes na área de Dongcheng, região onde mora a grande maioria de brasileiros em Dongguan.

Para início, devo citar o nosso querido restaurante brasileiro, o BOTECO BRASIL! Se você está por aqui e está com aquela saudade do tempero brasileiro, dá um pulo lá no Boteco e você poderá escolher em arroz com feijão, bife a milanesa, pasteis e ate mesmo o nosso xis burguer (sim, feito do nosso jeitinho brasileiro), entre outras delícias que constam no cardápio deles. Em alguns dias é até possível saborear um belo churrasco! Entre as bebidas, a nossa querida caipirinha (feita com cachaça se assim desejar), guaraná e varias marcas de cerveja, incluindo algumas marcas brasileiras (enquanto durarem os estoques!!). O restaurante fica no Qifeng View, Dongcheng East Rd. , mas se você não quiser sair de casa, eles contam com tele-entrega. Basta você ligar para (769)2231-8545.

Seguindo com restaurantes com gostinho brasileiro, temos o BB RESTAURANT, uma churrascaria dentro do Tangla Hotel Dongguan. Esse restaurante é comandado por um chef brasileiro, que reside aqui em dongguan há muitos anos. Lá, alem do rodízio de espetos, você encontra um variado Buffet de saladas e pratos quentes para completar sua refeição.

Mas a vontade é de comer uma pizza? Não tem problema, temos a PIZZERIA CALZONE, pizzaria portuguesa, que alem de maravilhosas pizzas, tem pães quentinhos, massas variadas e mais alguns pratos deliciosos em seu cardápio. Além de comer no restaurante, você também pode pedir tele-entrega, que bem rapidinho a comida esta quentinha na sua porta. Mais informações no site aqui.

Ainda temos o MACCHERONI, um maravilhoso restaurante italiano com um menu deliciosamente variado. Pratos lindos e bem temperados chegam a sua mesa, em uma ambiente aconchegante. O restaurante fica no No. 35-37, Qifeng View, Dynatown Restaurant, Dongcheng East Rd. Contato: (769) 23163665

Já o MARTINS BAKERY, além de padaria, como o nome sugere, é um restaurante alemão com alguns dos pratos mais tradicionais de seu país de origem. O local fica aberto o dia todo, podendo ser aproveitado para o café da manha, almoço, uma bela taca de café a tarde ou ate mesmo o jantar. Conta com um “Beer garden”no lado de fora do restaurante, e em outubro realiza uma OKTOBERFEST, trazendo um grupo direto da Alemanha para belíssimos shows.

Para aqueles que gostam de uma comida oriental, mas querem sair da comida chinesa, temos ainda o THAI BASIL, um restaurant Tailandes com otima comida. Temos próximos a nós dois restaurantes da rede: um na famosa “rua dos bares”(apresentarei essa rua em outro post), e outro dentro no Dyna Shopping. Nesse mesmo shopping ainda há uma ótima opção de Shusi, para os amantes da comida Japonesa.

Já para aqueles que desejam algo mais descontraído, há em Dongcheng diversas opões de Pubs com comidas muitos boas, entre eles o mais famosos é o ONE FOR THE ROAD. Pub inglês, com mais de 10 anos de casa, oferece um ambiente amplo, bebidas geladas, e comidas abundantes e deliciosas. Entre os mais conhecidos ainda estão o PALS FAMILY PUB, o SHOOTERS e a cervejaria LIBERTY, produzindo no local algumas cervejas artesanais.

Além destes, a lista de locais para uma boa refeição não para de crescer! Aqui citei apenas os mais conhecidos entre os brasileiros que vivem por aqui. Opção de sair e se divertir, encontrar outras pessoas, conversar, descontrair, além de ter uma ótima refeição, não faltam!

Entao, se você está a caminho da China e preocupado com alimentação, desencane! Pegue o rumo à Dongcheng – Dongguan e divirta-se!

Related posts

China: mas… o que você come?

Christine Marote

Custo de vida na China

Christine Marote

Morando em Dongguan na China

Tati Klaus

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação