BrasileirasPeloMundo.com
França Turismo Pelo Mundo

Apresentando a cidade de Lille na França

Lile na forma portuguesa, Lila para os franceses – Cidade no norte da França com 1,2 habitantes. Em 1950, após a expansão industrial têxtil houve início a migração (séc XIX XX), sendo hoje um pólo industrial, com estudantes, comércio, serviços, e logicamente, o turismo (este não poderia deixar de faltar).

Lille é a quarta maior cidade da França (ficando atrás somente de Paris, Lyon e Marseille). Está localizada ao lado da Bélgica, ao norte da França, na região chamada de Nord-Pas-de-Calais e próximo ao canal da mancha. É conhecida como “Londres da França” por causa da sua localização geográfica; a cidade sofre com muitas chuvas e com as temperaturas baixas durante a maior parte do ano. Isso, faz que não seja uma cidade atraente aos franceses, (existe uma frase que diz: “faz sol 30 dias no ano e os outros dias de tempo bom são para as fotos”). Apesar da “frieza” da cidade os habitantes são muito acolhedores. 

A Cidade é linda, com a arquitetura invejável, bem cuidada, com uma história fantástica, onde ainda não foi tomada pela modernidade, apesar dos grandes centros comerciais ¨shoppings centers”. Um centro comercial diferenciado é o euralille com 2 andares.

Acesso à Lille: 

Para chegar à cidade aí vão algumas opções: Estação SNCF Lille Flandres e Lille Europe TGV – 1hora de Paris – Eurostar :1.40 hs de Londres e a 38 min de Bruxellas – Aeroporto internacional de Lille-Lesquin 10 km do centro da cidade e autoestrada A1, A27, A23, A25, A22 = 220km de Paris. 

Fonte: Acervo pessoal.

Curiosidades

1 . As floriculturas  estão por todos os lugares, desde os mercados à feiras. É muito comum nas ruas observar os homens com flores nos braços levando para suas casas, o que por aqui, demonstra respeito e carinho;

2. A arquitetura da cidade é maravilhosa. É aquele tipo de lugar que você visita e volta depois de anos e nada muda, os prédios de no máximo 3 andares, casas características do anos 30, com detalhes e cores muito bem conservadas;

3. Cidade universitária: A cidade é composta de 03 grandes campos universitários, por isso há o enorme números de jovens rodeado o centro. Mas nas férias, por ser uma cidade universitária, os jovens abrem espaço aos idosos, que dominam a cidade.

4. Existem cinco datas festivas na região e na cidade, são elas: Carnaval entre os períodos de fevereiro/março; Dukerque: Ciclismo em abril; Paris/Roubaix: Festa da música em junho; E a mais importante a Braderrie em setembro onde milhões de pessoas passam pela cidade em um imenso mercado de compra e troca de todo tipo de produto. Vende-se de tudo, desde coisas bem específicas da região até antiguidades como móveis e brinquedos etc. E por fim, a “marche de noel” (mercado de natal) entre os meses de novembro/dezembro.

5. Horários do fim de semana: Como quase todos os locais da França, os comércios fecham às 19hs no sábado, enquanto os supermercados às 21hs. Aos domingos, os mercados abrem até às 11hs da manhã, e os restaurantes (aquele que abrem) são após às 13hs.

6. O ponto forte da cidade são as lindas pâtisseries (loja de doces) e as boulangeries (padarias) com guloseimas lindas para degustarmos.

7. O que você não pode deixar de provar quando for conhecer a cidade: Mexilhões, os Waffles da meert (gaufres), Les merveilleux os famosos merengues (suspiros) lindos e saborosos, potjevleesch (pote de carne) com fritas e salada, as flores de chocolate de lille;

8. Lille que sempre fez parte da cultura (francesa, picarda, flamenga, belga, holandesa) é considerada rica devido as experiências e trocas culturais adquiridas com o passar do anos. É comum ver árabes, negros, orientais, ocidentais, portugueses, enfim todos andam no mesmo ambiente cultivando a paz e a tranquilidade de uma pequena grande cidade;

9. Mercado de Wazemmes é um dos maiores da França com (250 – 300 comerciantes de terça/quinta) e (no domingo 400 comerciantes) ele é rodeado de bares e restaurantes e um mercado das pulgas (compra/venda/troca de coisas antigas);

10. Lugar para todas pessoas e “todas as tribos”: é comum ver um bar latino receber franceses para a troca de cultura: Na região há um restaurante brasileiro onde se concentram os brasileiros quando querem matar a saudade da terra, da comida, pagode, feijoada, caipirinha; etc.

11. Museus: Na região do norte temos aproximadamente 38 museus ao redor de Lille, com destaque para – LAM (antigo museu da arte moderna), La piscine museum segundo mais visitado da região, Louvre Lens – administração com parceiria com o Louvre de Paris onde contém acervos do mesmo.

A vida de morar fora da nossa terra materna nem sempre e fácil. Porém, se estivermos dispostos a desapegar e mantivermos nossa mente limpa, para atrair o que há de melhor, sempre veremos nas pequenas mudanças a oportunidade de conhecer culturas, pessoas, gastronomia e muitas coisas que o mundo pode oferecer. A mudança não está nos países ou nas expectativas, e sim em nós mesmos!

Você já foi a Lille? Teve alguma experiência diferenciada ? Deixe seu comentário!

Related posts

Hamburgo: Canais e Red Light District

Marcela Vieira

É impossível ficar triste na Primavera em Paris

Luana Fornaciari

Atividades em Orlando além dos parques de diversões

Carla Werder

12 comentários

Abel de Carvalho Agosto 1, 2017 at 12:15 pm

Que lindo saber dessa terra linda
Parabéns Regiane adorei a explicação…..minha linda Sobrinha

Resposta
Regiane Agosto 7, 2017 at 10:26 pm

Obrigada de coração foi feito com muito carinho!!

Beijos

Resposta
Pedro Agosto 1, 2017 at 2:56 pm

Amei o todo da cidade! mas confesso que os suspiros merengues rsrs ( que amo) deve ser maravilhoso a cidade parece ser uma porta a cultura local gostaria de conhecer

Resposta
Regiane Agosto 7, 2017 at 10:29 pm

Ola,

Muito obrigada por ter gostado realmente os doces “merveilleux” são fantásticos!! Vale muito a pena conhecer !!
Abraços

Resposta
Flavia Agosto 1, 2017 at 6:20 pm

Ótima matéria, obrigada por compartilhar sua experiência conosco.

Resposta
Regiane Agosto 7, 2017 at 10:31 pm

Muitissimo obrigada por ter gostado!!

Sempre tentando fazer o melhor !!

Resposta
Pedro Setembro 4, 2017 at 1:18 pm

Prezada Regiane,

Tenho um portal de noticias e apresento alguns colunistas nele, gostaria de transcrever os seus textos.

Att.,
Pedro Valadares

Resposta
Regiane Setembro 5, 2017 at 10:16 pm

Olá, Pedro

Me escreve para conversarmos melhor meu e-mail [email protected]!

No aguardo,
Regiane

Resposta
Eliza Setembro 12, 2017 at 4:30 pm

Eu adorei !!! Obrigada por essa matéria. Não tem com não gostar. E com o que você falou ….. acredite a vontade de viver em Lille é grande!
Um grande abraço!

Resposta
Regiane Legras Outubro 8, 2017 at 8:57 pm

Ola Eliza,

E realmente uma cidade encantadora, venha visitar !

Abraços,
Regiane

Resposta
Miguel Cerizza Maio 18, 2018 at 3:41 pm

Regiane, boa noite.
Me chamo Miguel, sou estudante de Direito e estou pensando em fazer algumas matérias na Universidade Catholique de Lille.
Gostaria de saber se a Universidade é bem conceituada ai, como é o custo de vida para uma cidade europeia, dentre outras informações que você julgarpertinentes

Resposta
Regiane Legras Maio 19, 2018 at 4:47 pm

Ola Miguel,

Espero que esteja bem, então Lille não é uma cidade grande ao contrario é bem cidade universitaria e de idosos, nas redondezas da cidade os alugueis são mais baratos tem quartos, studio, apartamento tem todas as opções depende do quanto vc quer investir a alimentação como em todos os lugares da europa prevalece o “comprar o pronto” mais facil e pratico, a vida social assim como as atividades culturais quando o visto eles te encaminham para um orgão da prefeitura francesa onde eles concedem os direitos de um estudante não é como SP ou grandes capitais é um lugar tranquilo, lazer, parques, festividades, hoje o numero de brasileiros em Lille aumentou bastante, tem restaurante brasileiro, encontros e inclusive grupos na rede social para duvidas enfim acho que melhor que a oportunidade de estudar fora do Brasil deve levar em consideração a cultura e a integração com outras nacionalidades, sou suspeita é uma cidade pequena, apaixonante e bem bucolica!

A sua disposição,
Regiane

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação