Além da escolha do país, decidir em qual cidade morar também é bastante relevante, nesse momento. Pois, ninguém além de nós mesmos para resolver o melhor lugar para se morar. A mudança pode assustar um pouco, deixar a gente perdido nas escolhas pela incerteza de que está fazendo a opção certa. Então, para você, assim como eu que também optei pela Ilha para morar ou apenas fazer seu intercâmbio por um período, aqui vão algumas dicas e conselhos antes de tomar a decisão final na preferência de qual cidade morar na Irlanda. Neste post, a ideia é falar um pouco das principais cidades irlandesas e provocar a certeza de quem busca o lugar ideal para viver na Irlanda. Dentre as principais cidades estão Dublin (capital), Cork, Limerick e Galway.
Podemos dizer que todas as cidades possuem algumas características em comum. Se você é apaixonado por construções antigas da época, castelos e histórias de reis e rainhas, qualquer cidade que for escolhida você terá a oportunidade de desfrutar desse cenário. Outro ponto comum são os pubs. Vai variar a quantidade de pubs de acordo com o tamanho da cidade, mas com certeza não deixará de ter. Afinal, qual é o irlandês que não gosta de tomar uma PINT? O clima úmido e gelado também é bastante comum no país. Se você gosta do frio e não se importa de ter que sair na chuva para um dia comum de trabalho ou aula, isso não será nenhum problema para você.
Leia também: Qual é o custo de vida em Dublin
Começando pela famosa capital irlandesa, Dublin é a maior cidade da Irlanda, com aproximadamente 527,612 habitantes. A capital foi fundada pelos Vikings e, por conta disso, toda cidade é recheada de belíssimas arquiteturas, como castelos e uma beleza natural encantadora. Mas também Dublin possui seu lado mais moderno, ficando entre as 30 cidades mais globalizadas do mundo, sendo conhecida como uma cidade global. Atualmente, Dublin é a principal escolha pelos estudantes devido aos números de escolas e oportunidades de emprego. Como qualquer outra capital, a cidade de Dublin é bastante famosa pelo agito na sua vida noturna. Então, se você se identifica com uma vida agitada de uma capital, Dublin é a cidade ideal para você!
Falando da segunda maior cidade da Irlanda com aproximadamente 120 mil habitantes, Cork é tão encantadora quanto qualquer outra. Uma cidade pequena do interior, mas que possui quase tudo que uma cidade grande possa oferecer. Recheada de bares e restaurantes, a pequena cidade propicia uma vida agitada proporcional ao seu tamanho. Mantendo a tradição da cultura irlandesa, Cork não deixa de lado os pubs característicos, os castelos e as belíssimas arquiteturas das igrejas. É a típica cidade pequena universitária. Então, se você prefere um lugar mais calmo com menos agito, Cork é a cidade ideal para você!
Encontramos Limerick, localizada a cerca de 2h de Dublin.
A cidade de Limerick possui aproximadamente 50 mil habitantes. A pequena cidade do interior possui estrutura suficiente para educação, transporte e levar uma vida tranquila com qualidade. Escolher Limerick é ser privilegiado em viver de perto a vida da época medieval e poder fazer inúmeros passeios como em praias, trilhas, construções pré-históricas e em vilas localizadas ao redor da cidade. Com pouquíssimas opções de pubs e baladas, Limerick é a cidade da calmaria. Então, se você realmente quer uma vida tranquila e sem agito, Limerick é a cidade ideal para você!
Galway é uma cidade bastante tranquila, aconchegante e colorida. A pintura das casas da cidade atrai diversos turistas para fotografar a arte espalhada por toda parte. Atualmente a procura por Galway, pelos estudantes, tem aumentado. O motivo é por ser uma cidade pequena, favorecendo um custo de vida mais baixo e uma vida mais calma.
Permitindo que você explore toda a cidade a pé, você pode ir a restaurantes, lojas, marcos histórico, igrejas, construções ou até mesmo sair para um pub quando estiver com vontade de uma noite mais badalada.
Galway abriga o maior festival de artes da Irlanda. Uma vantagem para você que tem como objetivo aprender o inglês e fugir da cultura do país de origem, Galway, definitivamente possui um número menor de brasileiros morando na cidade. Isso facilita a integração com diversas culturas de todo o lugar do mundo e até mesmo a aproximação com os irlandeses.
Independente da escolha da cidade é certo que será um sucesso enquanto estiver na Irlanda. O país é famoso por estar sempre de portas abertas para receber imigrantes de todo canto do mundo. Para nós brasileiros é ainda mais fácil, pois eles possuem certa confiança e identificação com a nossa cultura por sermos reconhecidos como generosos e receptivos. Não é a toa que temos um visto de estudante com permissão de trabalho no país. Qualquer lugar do país que chegar você vai poder sentir a hospitalidade dos irlandeses, pois eles possuem essa característica por natureza. E isso é um detalhe fundamental quando mudamos para um lugar que não conhecemos ninguém. Todos que passam pela Irlanda se surpreendem com a enorme riqueza cultural do país.
4 Comments
Oi Ludmilla, excelente texto! estou decidindo qual a cidade vou morar na Irlanda ainda, provavelmente vou chegar em Dublin e depois decidir de fato rsrs Qual cidade você escolheu? Obrigado e parabéns pela matéria 😉
Olá Leonardo, obrigada pelo contato. Eu moro na Irlanda a pouco mais de 1 ano. Quando Sai do Brasil já vim direto para Cork. Amo a cidade e acabei de fazer a renovação do visto na mesma. Dublin, também é uma cidade incrível mas como toda capital ela é bastante agitada. Eu procurava um meio termo, então Cork está sendo ideal. Boa sorte na sua jornada para ilha!
Olá, como é a questão de saúde na Irlanda? Em questão de hospitais e etc? Tenho uma filha bebê e estou curiosa, talvez irei para Limerick.
Olá Fernanda,
A Ludmilla de Paula, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM