Quando alguém fala que vai morar na Inglaterra automaticamente pensamos em Londres, mas como gosto de dizer que nem só de Londres vive o país, é sempre bom explorar alternativas. Sem precisar ir muito longe, fiz uma lista com 5 cidades bem populares em termos de qualidade de vida, se tornando uma ótima opção para quem procura um pouco mais de tranquilidade.
As cidades mencionadas abaixo são consideradas “commuters towns”, ideal para quem quiser trabalhar na capital, mas chegar em casa e respirar ar puro no fim do dia. E como a distância não é tão grande, nos finais de semana ainda dá para ir passear e visitar os museus de Londres, ou aproveitar a área onde se mora e fazer caminhadas pelas florestas, por exemplo, assim conciliando o melhor dos dois lados. Eu mesma, depois de 15 anos em Londres, fui morar no interior. Leia aqui o meu texto sobre isso.
Mesmo fora de Londres todas tem escolas excelentes, assim como várias atividades extra curriculares para famílias com pequenos. Elas ficam no interior cercadas de campos, consequentemente com menos poluição, ou perto da costa, que pode ser aproveitada mesmo no inverno para passear, estando bem agasalhado. Ou estar no meio dois como é o caso de Canterbury.
1.Canterbury
Há 1 hora de trem de Londres, Canterbury é uma cidade medieval que parece tirada de um livro. Pequena, com várias construções ainda de pé datadas de séculos atrás, a cidade conta com um high street/ rua principal, bem equipada de lojas necessárias, assim como bancos, bibliotecas, museus, teatro e galeria. É comum muitas pessoas trabalharem em Londres e entre as 6-8hs da manhã a estação de trem está “fervendo”. Canterbury é cidade universitária, tem uma vasta variedade de cursos, colleges e também uma noite agitada devido a quantidade de jovens, que passam a semana em alojamentos de estudantes ou em repúblicas. A localização é outro ponto positivo. Em 20 minutos você está na praia e em menos de 15, caminhando em alguma floresta.
Cidades perto: Dover (ferry boat para atravessar para Calais na França), Margate e Whitstable.
2. Cambridge
Cambridge junto com Oxford são conhecidas como a meca dos estudantes e professores da Inglaterra. Centenas de cursos e faculdades renomadas unidos a uma cidade muito simpática, com um rio onde é possível ver sempre estudantes fazendo remo, e muito verde, fazem a cidade ser bem desejada. Valor de casas para comprar são mais caros do que outras cidades, mas em menos de 1 hora de trem de Londres, você pode trabalhar na capital. E com todos os acadêmicos em volta, imagine o ar da cidade, você respira Matemática e Física todos os dias, sem perceber rs.
Cidades perto: Newmarket, Huntingdon.
3. Oxford
Uma das cidades universitárias mais famosas do mundo devido as faculdades e estudiosos que por elas passaram, Oxford fica à apenas 1 hora de Londres e é uma graça de lugar. Cercada de cidadezinhas bem simpáticas e muito verde, aliás o interior da Inglaterra é um encanto de norte a sul, é outra opção fora de Londres. O único porém são os preços, Oxford foi considerada a cidade mais cara para se comprar uma casa na Inglaterra, no ano passado.
Cidades perto: Woodstock, Wheatley.
4. Guildford
Guildford é outro sonho de cidade visualmente falando. Do centro você consegue ver as montanhas e vales que cercam a cidadezinha, que é pequena, mas bem poderosa em termos de excelentes escolas. Fica apenas um pouco mais de meia hora de trem de Londres, no caminho das praias de Bournemouth e Portsmouth, que são bem bacanas, e os preços das casas falam por si rs.
Cidades perto: Woking, Godalming.
Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra
5. Brighton
Para quem quiser viver perto da praia, Brighton é uma cidade litorânea e também conhecida como mini Londres. Os preços para comprar imóveis são altos, mas a praia compensa. Como as outras cidades mencionadas, fica há 1 hora de trem de Londres. No ano passado foi feito uma pesquisa para saber onde no Reino Unido a população é mais orgulhosa da sua cidade e Brighton ficou em primeiro lugar. Cidade de pessoal descolado, Gay Pride, excelente restaurantes e baladas, é uma cidade bacana, com ótimas escolas e cursos.
Cidades perto: Lewes, Eastbourne.
Lembrem-se que morar no centro de todas as cidades, mesmo fora de Londres, será sempre mais caro. Há várias opções de vilas ou mesmo bairros um pouco afastados, mas ainda com uma distância razoável da estação de trem, para serem consideradas.
O ideal para famílias com crianças é começar procurando por escolas, conseguindo um lugar, começa-se a busca por um casa pela área. Digo isso porque na Inglaterra as vagas das escolas primárias são dadas mediante a distância entre a casa da criança e a escola. Outros fatores também afetam a obtenção da vaga como por exemplo já ter um irmão/ã estudando na escola ou ter necessidades especiais.
Em relação a preços, a Inglaterra é em si um país conhecido pelo peso da libra e do custo de vida, porém, não deixe que isso seja um empecilho se fizer parte dos seus sonhos ou planos morar aqui.
Depois de 20 anos tentando sem sucesso virar inglesa (piada!) eu acho que é um país, que mesmo que já tenho visto passar o seu “prime”, na minha modesta opinião, ainda merece muito respeito.
Morar aqui é se ver as vezes em situações dos livros de Austen, nas piadas de Oscar Wilde e falar a língua de Shakespeare todos os dias mesmo que com sotaque, afinal estamos em um mundo globalizado.
39 Comments
Oi Ann, não sei se vc viu meu Post… Não consigo achar mais ele mas adoraria se vc pudesse me contactar pois gostaria de algumas dicas… Obrigada, Renata
Oi aan
Muito legal seu post, eu morei 6 meses em Guildford e adorei.
As pessoas eram muito amáveis, a cidade limpa, transporte muito bom e tudo pertinho de Londres, só não fiquei mais porque eu não tinha minha casa própria. hahaha
Oi Jéssica, meu marido e eu queremos mudar pra fora de Londres. Gostamos da Cidade de Guildford. Vc poderia compartilhar mais informações conosco?Oportunidade de trabalho, Algum contato, Custo de vida (aluguel, supermercado, preço dos tickets de trem, lazer, etc).
Grata em nos responder.
Oii….td bem? vcs se mudaram para Guildofrd? Fiquei curiosa, rss…. Eu, meu esposo e minha mãe estamos pensando em morar lá….se tiver encontrado algumas dicas e puder compartilhar comigo, ou se estiver morando la e puder me ajudar. Agradeço desde já! 😉
Oi Amanda, tudo bem? Peço desculpas pela minha demora, mas acabei esquecendo que eu havia comentado aqui! Vocês se mudaram mesmo? Ainda está interessada em dicas?
Oi Ann,
Estou buscando uma cidade para morar fora de londres. Sou cleanner, mae solteira e tenho um bb de 2 anos. Pode me dar algumas dicas? ObrigadoX
Ola Cilene,
Tem tantos lugares, fica difícil apontar uma. Vai depender de onde você encontrar emprego primeiramente ou se já tiver, a distância e localização de onde trabalha. Tem muito para ser considerado, a maioria das vezes o ticket dos trens são caros, comparados com o travelcard de Londres, aí poderá entrar a opção de morar afastado do centro, mas ainda na grande Londres (zona 4,5 ou 6). Boa sorte!
Ola Ann,
Leeds, Manchester e Bradford Sao cidades que tem o custo de vida bem mais barato. Boa Sorte!
Ola Eliane,
A intenção foi mostrar cidades onde as pessoas moram, mas trabalham em Londres. Com uma distância de no max 1h de trem. 🙂
ola!
Ann
Atualmente estou morando no Brasil mas pretendo, ir embora com a minha filha de 10 anos gostaria de algumas dicas, afinal estou indo só com o conhecimentos das vezes que estive em londom para passear, agora estou quero ir para ficar.
conto com sua dica:
Preciso saber com fazer com as escola para minha filha se e pago ou gratuito,
grata!!!!!
Ola Erika, siga os textos da Inglaterra, tem muita informação importante. Em breve escreverei algo sobre escolas. Boa sorte!
Meu Deus!
Que matéria linda.
O meu primeiro romance e segundo que está em fase de preparação para Lançar fala de Londres e Cambridge. Dois lugares que fui e amo.
Estou apaixonada por esse post e sinto que posso explorar mais a Inglaterra nos meus livros.
Parabéns!
Beijos
Paty leiturasplus.blogspot.com
Adorei as dicas
Ann, boa noite. Recentemente tirei minha cidadania européia e busco colocação na Europa. Poderia me indicar alguém que possa me ajudar na Inglaterra?
Ola Daniel,
O melhor a fazer quando chegar é procurar associações como a Casa do Brasil em Londres, se cadastrar em caso venha a precisar de algum serviço e fazer amizades, se ainda não conhecer ninguém na cidade. Sites de empregos tem dezenas para procurar, vai depender da sua área. Boa sorte!
Oi Ann
Eu preciso de dicas de alguma cidade nos arredores Londres para um evento.
Alguma sugestão?
Além do mais, tenho encontrar uma hospedagem / pequeno hotel para essa evento.
Desde já agradeço sua atenção!
Abraços
Muito bom, Ann!
Estou apaixonada por Londres desde quando comecei assistir a série Downtown Abbey. Estou planejando meu intercambio pra daqui uns anos e pensava na Irlanda. Depois que conheci um pouco da Inglaterra fiquei encantada, porém desanimado por saber o tão caro é. Acho que não conseguirei ir pra estudar, mas quem sabe pra conhecer.
Abraço!
Eu lendo algumas coisas sobre a Inglaterra e quem eu encontro? Como vão as coisas? Estamos voltando pra casa hein!!!!
Muito bom seu blog.
Pois estamos realmente procurando isso. Londres é muito agitada. Estamos querendo mais sossego. O norte da Inglaterra me parece interessante, ainda mais quando se trata de preços de imóveis. O que você conhece e sugere?
Beijos
Ola Christian, desculpe a demora em responder, não recebi notificação do teu comentário. Eu não conheço nada do norte para recomendar, mas sei que tem lugares bem bacanas que valem a pena ser considerados em uma caso de mudança. Bjs para vocês também.
Ola Ann,
vou passar uma temporada em Camberley a trabalho, Vc conhece esta cidade ou a redondeza. Soh sei que fica a aprox. 50km de Londres, mas queria maiores informacoes sobre moradia, supermercado, escolas de ingles, transporte, etc.
Se puder ajudar ou indicar alguem que saiba, agradeco muito!
obrigada
Danielle
Ola Danielle,
Não conheço a cidade, mas fica perto de Guildford (30 min de carro) e lá tem de tudo, a High street é excelente.
Boa sorte!
Ola Ann, estou indo morar em Canterbury com meu filho de 16 anos. Ele e um excelente aluno e quer estudar musica.
Nesta idade iremos procurar vaga em um sixth form na area de musica. Poderia me sugerir algum?
Abracos,
Zaira, desculpe pela demora em responder.
Não conheço nenhuma escola para recomendar, mas sei que em Canterbury tem escolas excelentes.
Boa sorte!
Bom dia Ann, tenho a ideia de iniciar meu filho em uma escola fora do Brasil. Temos cidadania italiana, mas estou encantada por Guildford que lembra um pouco nossa cidade. Ele tem 5 anos, sabe me dizer algo a respeito de creches, ou a idade que as crianças começam a ir a escola ? Grata!
Desculpe, Gabriela. Eu moro bem longe de Guildford e não tenho recomendações sobre a cidade. Boa sorte!
Gostaria de saber de emprego tem muita opção ? alguém que mora em londrês pode dar dicas ou passar contato para melhor me informar
Olá meu nome é Maria do Carmo tenho três filhos de 7,13,e 17 anos a cada dia que passa pedimos a Deus que prepare alguem para nos ajudar com uma carta convite pois assim fica fácil chegar ai a seis meses estamos nos preparando
Obrigado
Boa noite Ann,
Eu tenho cidadania britânica, meu pai é nascido em Epson, nunca morei no Reino Unido. Devido ao caos que nosso querido Brasil tem se mostrado nestes últimos anos, somado a preocupação de criar meu filho em um lugar descente onde as coisas funcionam a vontade de ir para a cidade mãe do meu pai cresce a cada dia. Tenho 39 anos, formado em Relações Internacionais pela UCB, bancário BB (concursado) será se é muito difícil conseguir um emprego???
Ola Garry,
Se você falar inglês fluente já vai ter mais oportunidades. Se você tiver família ou amigos aqui comece ja fazendo pesquisa tanto de emprego quanto sobre onde morar. Boa sorte!
Mas e o deslocamento para se trabalhar em Londres? Não sai muito caro, por ser feito de trem?
Obrigada,
Abs
Ola Joelma,
Depende de onde você for morar. Sim, geralmente os trens são caros, mas a maioria das pessoas que morar fora e trabalham em Londres tem um salário que compensa.
Obrigada
Bom dia, ja ouviu falar sobre cheltenham?
Ola Arthur,
Sim, Cheltenham é famosa devido a corrida de cavalos, mas não conheço pessoalmente.
Ann
Olá Ann muito bom seu post.
Nessas cidades rtem alguma comunidade de brasileiros que dão alguma ajuda para quem chega , tipo alugar um lugar e arrumar trabalho .
Grata
Ola Vanda,
A maioria dos brasileiros está concentrada em Londres.
Ann
Olá Ann,
Muito interessante este site e o seu blog! Tenho uma dúvida já faz um tempo…Trabalho em East Sussex há uns anos como cidadã italiana, mas retorno ao Brasil a cada 4 meses pra visitar minha neta. Tenho apresentado regularmente a declaração do Imposto de renda no Brasil, mas não declaro meus salários daqui, considerando que estou registrada como italiana e não como brasileira. Será que esse é o procedimento correto?
Muito grata desde já!
Warm regards
Maria Estella
Ola Maria Estella,
Não saberia lhe responder, desculpe.
O melhor a fazer é entrar em contato com um advogado.
Obrigada.
Hi Ann,
Espero que esteja passando muito bem.
Adorei o seu trabalho de pesquisa e a boa vontade de ajudar as pessoas.
Há quase 2 anos que venho pensando em colocar a minha família em Portugal -Braga por causa da formação dos pequenos e o futebol que eu sinceramente gostaria que os rapasitos practicassem. Me desculpe…falo com tô de Angolano..heheh.
Mas agora penso numa coisa maior, Inglaterra…depois deler vários artigos seus vejo que é possível apostar em uma casa própria e manter a família numa cidade que me ajude a realizar o meu sonho. Por favor, dê -me um oi no meu correio para ver se eu consiga saber mais. Valeu
Ola Andre,
Recomendo ler todos os textos sobre a Inglaterra para se informar melhor. O Brexit está muito incerto e nós, que temos passaporte europeu, acredito ser o seu caso também, estamos sem saber o que vai acontecer no próximo ano. No link abaixo tem muita informação básica para a chegada.
https://brasileiraspelomundo.com/voce-precisa-saber-para-morar-na-inglaterra-051261972