BrasileirasPeloMundo.com
Inglaterra

Cinco cidades para morar fora de Londres

Quando alguém fala que vai morar na Inglaterra automaticamente pensamos em Londres, mas como gosto de dizer que nem só de Londres vive o país,  é sempre bom explorar alternativas. Sem precisar ir muito longe, fiz uma lista com 5 cidades bem populares em termos de qualidade de vida, se tornando uma ótima opção para quem procura um pouco mais de tranquilidade.

As cidades mencionadas abaixo são consideradas “commuters towns”, ideal para quem quiser trabalhar na capital, mas chegar em casa e respirar ar puro no fim do dia.  E como a distância não é tão grande,  nos finais de semana ainda dá para ir passear e visitar os museus de Londres, ou aproveitar a área onde se mora e fazer caminhadas pelas florestas, por exemplo, assim conciliando o melhor dos dois lados. Eu mesma, depois de 15 anos em Londres, fui morar no interior. Leia aqui o meu texto sobre isso.

Mesmo fora de Londres todas tem escolas excelentes,  assim como várias atividades extra curriculares para famílias com pequenos. Elas ficam no interior cercadas de campos, consequentemente com menos poluição, ou perto da costa, que pode ser aproveitada mesmo no inverno para passear, estando bem agasalhado. Ou estar no meio dois como é o caso de Canterbury.

1.Canterbury

Canterbury
Foto: Ann Moeller

Há 1 hora de trem de Londres, Canterbury é uma cidade medieval que parece tirada de um livro. Pequena, com várias construções ainda de pé datadas de séculos atrás, a cidade conta com um high street/ rua principal, bem equipada de lojas necessárias, assim como bancos, bibliotecas, museus, teatro e galeria. É comum muitas pessoas trabalharem em Londres e entre as 6-8hs da manhã a estação de trem está “fervendo”. Canterbury é cidade universitária, tem uma vasta variedade de cursos, colleges e também uma noite agitada devido a quantidade de jovens, que passam a semana em alojamentos de estudantes ou em repúblicas. A localização é outro ponto positivo. Em 20 minutos você está na praia e em menos de 15, caminhando em alguma floresta.

Cidades perto: Dover (ferry boat para atravessar para Calais na França), Margate e Whitstable.

2. Cambridge

rowers-384236_640
Foto: pixabay.com

Cambridge junto com Oxford são conhecidas como a meca dos estudantes e professores da Inglaterra. Centenas de cursos e faculdades renomadas unidos a uma cidade muito simpática, com um rio onde é possível ver sempre estudantes fazendo remo, e muito verde, fazem a cidade ser bem desejada. Valor de  casas para comprar são mais caros do que outras cidades, mas em menos de 1 hora de trem de Londres, você pode trabalhar na capital. E com todos os acadêmicos em volta, imagine o ar da cidade, você respira Matemática e Física todos os dias, sem perceber rs.

Cidades perto: Newmarket, Huntingdon.

3. Oxford

oxford-585165_640
Foto: pixabay.com

Uma das cidades universitárias mais famosas do mundo devido as faculdades e estudiosos que por elas passaram, Oxford fica à apenas 1 hora de Londres e é uma graça de lugar. Cercada de cidadezinhas bem simpáticas e muito verde, aliás o interior da Inglaterra é um encanto de norte a sul, é outra opção fora de Londres.  O único porém são os preços, Oxford foi considerada a cidade mais cara para se comprar uma casa na Inglaterra, no ano passado.

Cidades perto: Woodstock, Wheatley.

4. Guildford

gardens-717425_640
Foto:pixabay.com

Guildford é outro sonho de cidade visualmente falando. Do centro você consegue ver as montanhas e vales que cercam a cidadezinha, que é pequena, mas bem poderosa em termos de excelentes escolas. Fica apenas um pouco mais de meia hora de trem de Londres, no caminho das praias de Bournemouth e Portsmouth, que são bem bacanas, e os preços das casas falam por si rs.

Cidades perto: Woking, Godalming.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

5. Brighton

brighton-973570_640
Foto: pixabay.com

Para quem quiser viver perto da praia, Brighton é uma cidade litorânea e também conhecida como mini Londres. Os preços para comprar imóveis são altos, mas a praia compensa. Como as outras cidades mencionadas, fica há 1 hora de trem de Londres. No ano passado foi feito uma pesquisa para saber onde no Reino Unido a  população é mais orgulhosa da sua cidade e Brighton ficou em primeiro lugar. Cidade de pessoal descolado, Gay Pride, excelente restaurantes e baladas,  é uma cidade bacana, com ótimas escolas e cursos.

Cidades perto: Lewes, Eastbourne.

Lembrem-se que morar no centro de todas as cidades, mesmo fora de Londres, será sempre mais caro. Há várias opções de vilas ou mesmo bairros um pouco afastados, mas ainda com uma distância razoável da estação de trem, para serem consideradas.

O ideal para famílias com crianças é começar procurando por escolas, conseguindo um lugar, começa-se a busca por um casa pela área. Digo isso porque na Inglaterra as vagas das escolas primárias são dadas mediante a distância entre a casa da criança e a escola. Outros fatores também afetam a obtenção da vaga como por exemplo já ter um irmão/ã estudando na escola ou ter necessidades especiais.

Em relação a preços, a Inglaterra é em si um país conhecido pelo peso da libra e do custo de vida, porém, não deixe que isso seja um empecilho se fizer parte dos seus sonhos ou planos morar aqui.

Depois de 20 anos tentando sem sucesso virar inglesa (piada!) eu acho que é um país, que mesmo que já tenho visto passar o seu “prime”, na minha modesta opinião, ainda merece muito respeito.

Morar aqui é se ver as vezes em situações dos livros de Austen, nas piadas de Oscar Wilde e falar a língua de Shakespeare todos os dias mesmo que com sotaque, afinal estamos em um mundo globalizado.

Related posts

Um chá de bebê anglo-brasileiro

Juliana Brandão

Serviço Latino-americano de Direitos da Mulher na Inglaterra – LAWRS

Natália Rodrigues

A importância de se encaixar

Betina Vargas

39 comentários

Renata prado Janeiro 16, 2016 at 9:45 pm

Oi Ann, não sei se vc viu meu Post… Não consigo achar mais ele mas adoraria se vc pudesse me contactar pois gostaria de algumas dicas… Obrigada, Renata

Resposta
jessica Pifer Fevereiro 10, 2016 at 4:43 pm

Oi aan

Muito legal seu post, eu morei 6 meses em Guildford e adorei.
As pessoas eram muito amáveis, a cidade limpa, transporte muito bom e tudo pertinho de Londres, só não fiquei mais porque eu não tinha minha casa própria. hahaha

Resposta
Júnia Julho 15, 2016 at 5:29 pm

Oi Jéssica, meu marido e eu queremos mudar pra fora de Londres. Gostamos da Cidade de Guildford. Vc poderia compartilhar mais informações conosco?Oportunidade de trabalho, Algum contato, Custo de vida (aluguel, supermercado, preço dos tickets de trem, lazer, etc).
Grata em nos responder.

Resposta
Amanda Menuzzi Fevereiro 17, 2017 at 7:05 pm

Oii….td bem? vcs se mudaram para Guildofrd? Fiquei curiosa, rss…. Eu, meu esposo e minha mãe estamos pensando em morar lá….se tiver encontrado algumas dicas e puder compartilhar comigo, ou se estiver morando la e puder me ajudar. Agradeço desde já! 😉

Resposta
Jéssica Pifer Junho 1, 2017 at 6:59 pm

Oi Amanda, tudo bem? Peço desculpas pela minha demora, mas acabei esquecendo que eu havia comentado aqui! Vocês se mudaram mesmo? Ainda está interessada em dicas?

Resposta
Cilene Perez Março 26, 2016 at 4:40 pm

Oi Ann,

Estou buscando uma cidade para morar fora de londres. Sou cleanner, mae solteira e tenho um bb de 2 anos. Pode me dar algumas dicas? ObrigadoX

Resposta
Ann Moeller Março 28, 2016 at 12:40 pm

Ola Cilene,
Tem tantos lugares, fica difícil apontar uma. Vai depender de onde você encontrar emprego primeiramente ou se já tiver, a distância e localização de onde trabalha. Tem muito para ser considerado, a maioria das vezes o ticket dos trens são caros, comparados com o travelcard de Londres, aí poderá entrar a opção de morar afastado do centro, mas ainda na grande Londres (zona 4,5 ou 6). Boa sorte!

Resposta
Eliane Abril 20, 2016 at 10:14 am

Ola Ann,
Leeds, Manchester e Bradford Sao cidades que tem o custo de vida bem mais barato. Boa Sorte!

Resposta
Ann Moeller Abril 24, 2016 at 10:54 am

Ola Eliane,

A intenção foi mostrar cidades onde as pessoas moram, mas trabalham em Londres. Com uma distância de no max 1h de trem. 🙂

Resposta
erika Abril 4, 2016 at 1:37 am

ola!
Ann
Atualmente estou morando no Brasil mas pretendo, ir embora com a minha filha de 10 anos gostaria de algumas dicas, afinal estou indo só com o conhecimentos das vezes que estive em londom para passear, agora estou quero ir para ficar.
conto com sua dica:
Preciso saber com fazer com as escola para minha filha se e pago ou gratuito,
grata!!!!!

Resposta
Ann Moeller Abril 4, 2016 at 7:21 am

Ola Erika, siga os textos da Inglaterra, tem muita informação importante. Em breve escreverei algo sobre escolas. Boa sorte!

Resposta
Paty Abril 18, 2016 at 2:03 pm

Meu Deus!
Que matéria linda.
O meu primeiro romance e segundo que está em fase de preparação para Lançar fala de Londres e Cambridge. Dois lugares que fui e amo.
Estou apaixonada por esse post e sinto que posso explorar mais a Inglaterra nos meus livros.
Parabéns!
Beijos
Paty leiturasplus.blogspot.com

Resposta
Izabel Maria Abril 18, 2016 at 2:51 pm

Adorei as dicas

Resposta
Daniel Weber Abril 19, 2016 at 9:22 pm

Ann, boa noite. Recentemente tirei minha cidadania européia e busco colocação na Europa. Poderia me indicar alguém que possa me ajudar na Inglaterra?

Resposta
Ann Moeller Abril 24, 2016 at 10:56 am

Ola Daniel,
O melhor a fazer quando chegar é procurar associações como a Casa do Brasil em Londres, se cadastrar em caso venha a precisar de algum serviço e fazer amizades, se ainda não conhecer ninguém na cidade. Sites de empregos tem dezenas para procurar, vai depender da sua área. Boa sorte!

Resposta
Silvane Amaral Maio 23, 2016 at 5:17 pm

Oi Ann
Eu preciso de dicas de alguma cidade nos arredores Londres para um evento.
Alguma sugestão?
Além do mais, tenho encontrar uma hospedagem / pequeno hotel para essa evento.
Desde já agradeço sua atenção!
Abraços

Resposta
Lorena Ribeiro Junho 16, 2016 at 11:59 pm

Muito bom, Ann!

Estou apaixonada por Londres desde quando comecei assistir a série Downtown Abbey. Estou planejando meu intercambio pra daqui uns anos e pensava na Irlanda. Depois que conheci um pouco da Inglaterra fiquei encantada, porém desanimado por saber o tão caro é. Acho que não conseguirei ir pra estudar, mas quem sabe pra conhecer.

Abraço!

Resposta
Christian Fioravante Julho 29, 2016 at 11:17 pm

Eu lendo algumas coisas sobre a Inglaterra e quem eu encontro? Como vão as coisas? Estamos voltando pra casa hein!!!!
Muito bom seu blog.
Pois estamos realmente procurando isso. Londres é muito agitada. Estamos querendo mais sossego. O norte da Inglaterra me parece interessante, ainda mais quando se trata de preços de imóveis. O que você conhece e sugere?
Beijos

Resposta
Ann Moeller Março 4, 2017 at 7:42 pm

Ola Christian, desculpe a demora em responder, não recebi notificação do teu comentário. Eu não conheço nada do norte para recomendar, mas sei que tem lugares bem bacanas que valem a pena ser considerados em uma caso de mudança. Bjs para vocês também.

Resposta
danielle Setembro 12, 2016 at 8:00 pm

Ola Ann,
vou passar uma temporada em Camberley a trabalho, Vc conhece esta cidade ou a redondeza. Soh sei que fica a aprox. 50km de Londres, mas queria maiores informacoes sobre moradia, supermercado, escolas de ingles, transporte, etc.
Se puder ajudar ou indicar alguem que saiba, agradeco muito!
obrigada
Danielle

Resposta
Ann Moeller Setembro 22, 2016 at 9:20 am

Ola Danielle,

Não conheço a cidade, mas fica perto de Guildford (30 min de carro) e lá tem de tudo, a High street é excelente.
Boa sorte!

Resposta
Zaira Bongiolo Dezembro 18, 2016 at 7:54 pm

Ola Ann, estou indo morar em Canterbury com meu filho de 16 anos. Ele e um excelente aluno e quer estudar musica.
Nesta idade iremos procurar vaga em um sixth form na area de musica. Poderia me sugerir algum?

Abracos,

Resposta
Ann Moeller Março 4, 2017 at 7:38 pm

Zaira, desculpe pela demora em responder.
Não conheço nenhuma escola para recomendar, mas sei que em Canterbury tem escolas excelentes.

Boa sorte!

Resposta
Gabriela Julho 27, 2017 at 12:49 pm

Bom dia Ann, tenho a ideia de iniciar meu filho em uma escola fora do Brasil. Temos cidadania italiana, mas estou encantada por Guildford que lembra um pouco nossa cidade. Ele tem 5 anos, sabe me dizer algo a respeito de creches, ou a idade que as crianças começam a ir a escola ? Grata!

Resposta
Ann Moeller Setembro 20, 2017 at 12:12 pm

Desculpe, Gabriela. Eu moro bem longe de Guildford e não tenho recomendações sobre a cidade. Boa sorte!

Resposta
Renan Agosto 27, 2017 at 3:01 pm

Gostaria de saber de emprego tem muita opção ? alguém que mora em londrês pode dar dicas ou passar contato para melhor me informar

Resposta
Maria do Carmo Alves Setembro 25, 2017 at 4:54 pm

Olá meu nome é Maria do Carmo tenho três filhos de 7,13,e 17 anos a cada dia que passa pedimos a Deus que prepare alguem para nos ajudar com uma carta convite pois assim fica fácil chegar ai a seis meses estamos nos preparando

Obrigado

Resposta
GARRY JAMES FIGUEIREDO ELLICE Outubro 10, 2017 at 12:09 am

Boa noite Ann,
Eu tenho cidadania britânica, meu pai é nascido em Epson, nunca morei no Reino Unido. Devido ao caos que nosso querido Brasil tem se mostrado nestes últimos anos, somado a preocupação de criar meu filho em um lugar descente onde as coisas funcionam a vontade de ir para a cidade mãe do meu pai cresce a cada dia. Tenho 39 anos, formado em Relações Internacionais pela UCB, bancário BB (concursado) será se é muito difícil conseguir um emprego???

Resposta
Ann Moeller Outubro 14, 2017 at 9:12 am

Ola Garry,

Se você falar inglês fluente já vai ter mais oportunidades. Se você tiver família ou amigos aqui comece ja fazendo pesquisa tanto de emprego quanto sobre onde morar. Boa sorte!

Resposta
Joelma de Freitas Souza Novembro 8, 2017 at 11:22 am

Mas e o deslocamento para se trabalhar em Londres? Não sai muito caro, por ser feito de trem?
Obrigada,
Abs

Resposta
Ann Moeller Novembro 14, 2017 at 6:03 pm

Ola Joelma,

Depende de onde você for morar. Sim, geralmente os trens são caros, mas a maioria das pessoas que morar fora e trabalham em Londres tem um salário que compensa.
Obrigada

Resposta
Arthur Janeiro 16, 2018 at 12:49 pm

Bom dia, ja ouviu falar sobre cheltenham?

Resposta
Ann Moeller Fevereiro 23, 2018 at 6:01 pm

Ola Arthur,
Sim, Cheltenham é famosa devido a corrida de cavalos, mas não conheço pessoalmente.
Ann

Resposta
vanda Rorato Janeiro 19, 2018 at 2:59 pm

Olá Ann muito bom seu post.
Nessas cidades rtem alguma comunidade de brasileiros que dão alguma ajuda para quem chega , tipo alugar um lugar e arrumar trabalho .
Grata

Resposta
Ann Moeller Fevereiro 23, 2018 at 6:02 pm

Ola Vanda,

A maioria dos brasileiros está concentrada em Londres.
Ann

Resposta
Maria E Lucas Março 9, 2018 at 1:40 am

Olá Ann,
Muito interessante este site e o seu blog! Tenho uma dúvida já faz um tempo…Trabalho em East Sussex há uns anos como cidadã italiana, mas retorno ao Brasil a cada 4 meses pra visitar minha neta. Tenho apresentado regularmente a declaração do Imposto de renda no Brasil, mas não declaro meus salários daqui, considerando que estou registrada como italiana e não como brasileira. Será que esse é o procedimento correto?
Muito grata desde já!
Warm regards
Maria Estella

Resposta
Ann Moeller Março 14, 2018 at 1:27 pm

Ola Maria Estella,

Não saberia lhe responder, desculpe.
O melhor a fazer é entrar em contato com um advogado.
Obrigada.

Resposta
André Gomes Agosto 6, 2018 at 12:26 pm

Hi Ann,
Espero que esteja passando muito bem.
Adorei o seu trabalho de pesquisa e a boa vontade de ajudar as pessoas.
Há quase 2 anos que venho pensando em colocar a minha família em Portugal -Braga por causa da formação dos pequenos e o futebol que eu sinceramente gostaria que os rapasitos practicassem. Me desculpe…falo com tô de Angolano..heheh.
Mas agora penso numa coisa maior, Inglaterra…depois deler vários artigos seus vejo que é possível apostar em uma casa própria e manter a família numa cidade que me ajude a realizar o meu sonho. Por favor, dê -me um oi no meu correio para ver se eu consiga saber mais. Valeu

Resposta
Ann Moeller Agosto 6, 2018 at 12:57 pm

Ola Andre,
Recomendo ler todos os textos sobre a Inglaterra para se informar melhor. O Brexit está muito incerto e nós, que temos passaporte europeu, acredito ser o seu caso também, estamos sem saber o que vai acontecer no próximo ano. No link abaixo tem muita informação básica para a chegada.
https://www.brasileiraspelomundo.com/voce-precisa-saber-para-morar-na-inglaterra-051261972

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação