BrasileirasPeloMundo.com
EUA

Cinco diferenças entre San Diego e Gainesville

Eu e minha família composta por: marido, filha, gato e cachorra, chegamos em Gainesville, no estado de Virgínia, no começo de dezembro de 2015. Viemos de San Diego, onde o clima é muito agradável praticamente o ano todo, com média anual de temperatura de 21 graus Celsius. Diretamente da Califórnia ensolarada para uma cidadezinha com clima frio, mas que também tem suas belezas.

Aqui listarei as 5 diferenças entre estas duas cidades, que mais impactaram (até o momento) na minha rotina e de minha família: San Diego uma cidade efervescente e com cultura de praia com mais de 1 milhão e 300 mil habitante e Gainesville, uma cidadezinha pequena e tranquila com 11,4 mil habitantes cercada de muitas fazendas e história.

Vida na Cidade de Praia  X “Suburbs” Americanos

Começo com esta diferença pois estamos falando de duas cidades de proporções muito distintas e precisamos ter isso em mente pois ambas oferecem excelente qualidade de vida, opções de trabalho e muito lazer, vem comigo!

San Diego tem diversas praias que acabam reunindo uma determinada tribo seja por sua geografia ou cultura local, desta forma temos praias para surfistas, para famílias com crianças, para cachorros, para prática de esportes e por aí vai. Todos levam suas bebidas e lanches para praia pois não há vendedores ambulantes como temos nas praias brasileiras. Mas é proibido o consumo de bebidas alccólicas, fumar e usar garrafas de vidro, dentre outras coisas. Cada praia tem alguma sinalização informando o que é proibido, então devemos prestar atenção para respeitarmos as regras e evitarmos multas. Eu frequentava muito a praia de Coronado, minha favorita porque tem a praia para cães, então podíamos ir com nossa peluda.  Almoçávamos em algum restaurante legal ou visitávamos um mercado de produtores locais que sempre tem um food truck bacana e depois sempre parávamos para tomar um café em uma das várias cafeterias que existem na cidade e que servem café de especialidade, uma paixão para mim! Em Little Italy, bairro charmoso de influência italiana, ficam duas das cafeterias que eu mais frequentava, James Coffee e Bird Rock. Mil lojinhas, restaurantes e muita gente sempre circulando.

 

Bom, aqui em Gainesville e arredores não temos praias, os mercados de produtores locais no inverno não funcionam e as cafeterias com café de especialidade não são o forte ainda por aqui… mas existem fazendas lindíssimas que oferecem passeios a cavalo, várias cidadezinhas vizinhas com muita história e restaurantes muito bons, vinícolas com degustação de vinhos e quando o tempo começa a esquentar, o pessoal começa a fazer picnics pelos parques cercados pelo visual do campo, que é espetacular.

San Diego oferece muito mais opções de restaurantes, cafés e lojas que Gainesville, mas em termos de natureza, acho que dá empate.

2cfd0b7d-c436-4fa1-92bf-1641ad3835de
San Diego

Trabalho

Em termos de trabalho eu diria que uma cidade grande sempre irá ter uma oferta maior de vagas, não só em termos de número, mas como em diversidade e a concorrência será maior também. San Diego recebe muitos congressos e eventos, então existe uma indústria em torno disto, o que gera muitos postos de trabalho diretos e indiretos. Em uma cidade pequena a oferta é bem menor, mas existe um igual número menor de pessoas e por aqui é normal comutar de uma cidade para outra (maior algumas vezes) para trabalhar, e na verdade é o que muita gente faz por aqui, inclusive meu marido e isto é mais uma coisinha para nos adaptarmos. Eu trabalho em casa e umas das grandes vantagens é justamente não perder tempo com o transporte. Em tempos modernos, defendo muito o trabalho home office que permite mais qualidade de vida e menos estresse.

Clima e Estações do Ano

San Diego tem um clima agradável praticamente o ano todo, no inverno faz um friozinho e pode ventar muito também. No verão pode fazer bastante calor em alguns dias, mas normalmente a temperatura é sempre amena. As estações do ano são mais marcantes por aqui, em Gainesville e região. Aquela associação do inverno com neve no hemisfério norte é muito forte e aqui ela de fato acontece, e estamos aprendendo a lidar com esta diferença. Estamos acostumados com San Diego onde vemos flores e a vegetação característica da região, o ano todo praticamente e não temos uma mudança de cenário tão marcante quanto por aqui.

Cultura Latina – Influência mexicana x outros países

San Diego tem uma influência mexicana muito expressiva e em muitos locais existirão pessoas falando espanhol. Na gastronomia também existe forte influência do México e os tacos estão por toda parte, um dos meus favoritos em San Diego é Oscars. Os pratos com frutos do mar nos restaurantes de San Diego são muito comuns e deliciosos. E não é diferente com os pratos mexicanos servidos do outro lado da fronteira, em Tijuana.

Aqui em Gainesville e região, tenho percebido que a comunidade latina é composta de pessoas de vários outros países, e os mexicanos não são a maioria. Tem muita gente de El Salvador, Nicaragua, Peru e de outros países. Escutamos algumas famílias falando em espanhol,  mas nada comparado com San Diego.

Vida ao ar livre

Finalmente a quinta diferença que nos impactou muito, principalmente porque chegamos aqui no começo do inverno, é a vida ao ar livre e está diretamente relacionada com o clima. Em San Diego porque a temperatura é na maior parte do tempo, podemos fazer atividades ao ar livre o ano todo praticamente.

99a80de9-bf75-4205-9f95-5f1a11730fcd
San Diego

Além das inúmeras opções de praias, existem vários parques e dentre eles destaco o Parque Balboa com seus vários museus, teatro, eventos e outras atrações que acontecem o ano todo. É uma delícia para passear com a família e peludos.  Sem contar os inúmeros mercados de pequenos produtores e feirinhas de orgânicos e outros produtos interessantes que acontecem nas ruas e que sempre transformam-se em uma mini-festa despretensiosa ao ar livre. Por aqui o frio intenso e a neve realmente deixam as coisas mais complicadas, e acaba que até por questões de segurança, muitas vezes precisamos ficar em casa. Aí vale a imaginação para realizar atividades e se divertir em casa mesmo.

Quando a primavera dá os primeiros sinais por aqui, as pessoas também querem ir para a rua e existem lindos parques, como o Bull Run Park. O pessoal faz muito “hiking” e os parques normalmente possuem trilhas com lindas paisagens. Existem diversas fazendas e haras que oferecem aulas para quem gosta de montar a cavalo. E também tem algumas feirinhas de pequenos produtores para se visitar, apenas não acontece o ano todo, já no final do outono, as coisas começam a parar e a paisagem muda e impossibilita algumas atividades.

Para saber mais sobre San Diego:

Para saber mais sobre o estado de Virgínia:

Related posts

Separação com guarda de filhos fora do Brasil

Cecília Bailey

Vivendo como cientista brasileira nos Estados Unidos

Carleara Weiss

Seattle, a cidade dos animais de estimação

Camila Picolli

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação