A facilidade que tenho de viajar enquanto estou morando em Cingapura é tanta, que sempre aproveito. No texto de hoje, nós iremos para o Camboja, Filipinas e Tailândia.
Em dezembro do ano passado fui visitar o maravilhoso Camboja, época do ano mais recomendada por que ainda não está tão quente e já não chove mais. Fui para Siem Reap, a cidade onde estão localizados os templos de Angkor. Eles são magníficos, e olha que devo ter visitado mais de 25. Angkor Wat, é o tempo onde foi gravado o filme Tomb Raider, ele é espetacular, assistir ao nascer do sol as 5am da manhã é algo indescritível!
Uma cidade muito cara. A pobreza misturada à beleza do lugar são de um contraste incrível. Estive também na vila flutuante, no parque nacional de Phnom Kulen, onde está localizado um Buda reclinado gigantesco no topo da e uma cachoeira que é considerada de água sagrada. Depois de Siem Reap eu voltei para a capital Phnom Penh, uma cidade feia, caótica, muito trânsito, e onde quase não se fala inglês, diferentemente de Siem Reap, lá eu fiquei em um hostel bem localizado, e fui de tuk-tuk passear pela cidade.
Fui ao Palácio Real (lindíssimo) e em um dos maiores campos de massacre que ocorreu durante o Khmer vermelho, o passeio mais triste que já fiz na vida. Porém a comida Khmer é a minha favorita.
Sou apaixana pelo povo filipino, costumo chamá-los de latinos asiáticos, tenho grandes amigos deste país lindo e moro com 4 filipinas aqui em Cingapura. Fui para Pueto Princesa em Palawan e Manila, com 3 amigos filipinos. Puerto Princesa é uma ilha linda. Lá encontramos mais um grupo de amigos. Foi o máximo! Em Puerto Princesa, fizemos city tour, fomos no Underground River que é um Patrimônio Mundial da Natureza pela UNESCO. Fomos até Honda Bay, e eu me deliciei tomando sol na areia branquinha das ilhas e banho de mar naquelas águas cristalinas onde fiz Snorkeling pela primeira vez. Em Manila visitei o Mall of Asia, fui em Intramuros de carroça, no Tagay Tay. Manila me lembrou das vezes em que ia para SP, mar de gente, trânsito caótico em qualquer horário e para todos os lados, cidade gigantesca. Foi uma das viagens mais baratas que já fiz.
Fui conhecer a Tailândia com uma grande amiga que veio do Brasil para me visitar por alguns dias, a Deb. Em 4 dias estivemos em 3 cidades!!! Primeira parada Phuket ficamos em guesthouse Patong, onde ficam as baladas e as exoticidades tailandesas.
Pegamos o ferry boat para a ilha de Koh Phi Phi, lugar lindo, mas a primeira vez que vi a placa de rota de fuga de Tsunami, foi impactante. Mas o lugar é de uma beleza natural espetacular, passamos o dia na praia, cutimos o pôr do sol no topo da montanha, e festamos boa parte da noite tomamos bebida no bucket.
Na manhã seguinte voltamos para Phuket e pegamos o avião em direção a Bangkok. Usamos 8 diferentes meios de transporte no mesmo dia (barco, van, avião, ônibus, trem, metro, tuk-tuk e táxi). Chegando em Bangkok fomos direto para o hotel, largamos as mochilas e fomos nos aventurar pelas ruas da caótica BKK com apenas um mapa nas mãos.
Chegamos bem tarde na cidade, então fomos até Chinatown (é bem diferente da que temos aqui em Cinga), Heritage Railway Station, Kao San Road (legal ir a noite, porque tem vários pubs, lojinhas de souvenir, onde você encontra os “bichinhos” exóticos para comer). Fizemos foot massage na rua.
Contratamos um tour para ao Floating Market, andamos de elefante, que para mim foi o ponto máximo da viagem. No retorno do tour, fomos no Grand Palace (o último ticket para entrada é vendido as 3:30pm e não pode estar com pernas e ombros à mostra). Depois fomos andando ate o templo de Wat Po, pois ele fica aberto para visitação até mais tarde.
A comida é muito apimentada. Não recomendo usar táxi, use transporte público e tuk-tuk, deixará sua viagem muito mais divertida. Eu e minha amiga nos perdemos algumas vezes, mas afinal são estes detalhes que dão um saborzinho extra as suas histórias de viagem!
Dicas
Camboja
- Para aplicar o visto online visite www.mfaic.gov.kh/evisa
- O “3 day pass” para o Parque de Angkor, custou USD40 – inclui quase todos os templos.
- Motorista do tuk-tuk – Sr. Tom 8550888716997 – 10USD por dia e por pessoa
- Motorista do carro: – Sr. Khen 85512623789 – Angkortaxiservice@gmail.com – 60USD por dia.
- Guia – Sr. Veasna – veasna7254@yahoo.com 30USD por dia.
- Motorista de tuk tuk recomendado por uma amiga. Sr. Pros Ravuth +8559748518555 or 0974518555
- Hostel em Phnom Penh: Me Mates Place, – US$18 para quarto privativo com banheiro via www. hihostels.com
- Empresa de ônibus Mekong Express Limousine Bus, address number 2020 National Road 5, Sk, Toul Zang Ke, Khain.Russey Kao – pp@catmekongexpress.com – 85523427518 – USD 14 custo da passagem de cada trecho.
Filipinas
- Hotel em Puerto Princesa – Hotel Deep Forest Garden Inn
Tailândia
- Hostel em Phuket – Som Guesthouse – Patong +66-872667140 – mary9543@hotmail.com
- Hotel em Bangkok – Ibis Hotel na área do National Stadium
Companhias aéras de baixo custo (low budget)
Eu consulto sempre o Skyscanner e o Expedia, mas compro a passagem diretamente com a companhia aérea.
- Air Asia (maior flexibilidade de horário)
- Jetstar (costumam perder bagagem)
- Tiger Airways (cancelam e atrasam muitos vôos)
Hospedagens (low budget)
5 Comments
Excelentes dicas, eu já conheço Singapura mas nao os lugares ao redor em SE Asia. Estamos planejando uma viagem em 2015, vamos seguir suas recomendaçoes!
Olá Alexandre obrigada pela visita e comentário no blog…. boa viagem para vocês e se precisarem de dicas aqui no blog das Brasileiras pelo Mundo encontraram muita coisa boa….
Olá Juliana, Parabens pela Matéria. Estive nas Filipinas no último ano, inclusive no mesmo Hotel Deep Forest Garden Inn fantástico achei super original, e fui muito bem atendida. A Ilha de Palawan é simplismente deslumbrante fui até o arquipelogo de El nido, o lugar mais lindo que já estive. Outra ilha linda Bohol, as montanhas Chocolate Hills são perfeitas , e vale a pena conhecer o santuário do menor primata do mundo Tarsio. Achei Manila uma loucura, tipo Sampa mesmo . Resumindo, turismo barato, lugares paradisíacos e povo hospitaleiro. Amei.
Olá Sandra, obrigada pela visita e comentário aqui no blog… que máximo que ficamos no mesmo hotel… ele á uma graça mesmo eheheh infelizmente não tive tempo de ir até El Nido e Bohol.. mas esta na minha bucket list e voltarei com certeza….. amo Filipinas também… e Asia de uma forma geral ehehehe
Pingback: Um pouquinho sobre Camboja, Tailândia e Filipinas no blog Brasileiras Pelo Mundo JUJU NO MUNDO