BrasileirasPeloMundo.com
Natal Pelo Mundo Suíça

Clima de Natal em Zurique

Clima de Natal em Zurique

Todos os anos, aproximadamente um mês antes do Natal, a cidade de Zurique entra no clima natalino, vestindo-se de luz e exalando o perfume de canela do delicioso glühwein, um tipo de vinho quente com especiarias, que é vendido pela cidade.

Na Bahnhofstrasse, principal avenida de Zurique, as luzes (12 mil lâmpadas de LED), que possuem o nome próprio de Lucy, anualmente têm data e horário exatos para serem acesas pela primeira vez, dando início oficial às celebrações de Natal na cidade.

Neste ano, isso aconteceu no dia 24 de novembro às 18 horas. E assim como na canção dos Beatles, “Lucy in the Sky with Diamonds”, pontinhos de luz brilham como diamantes no céu, ao longo de boa parte da avenida, deixando as frias noites de dezembro mais bonitas no centro de Zurique.

Luzes devidamente acesas, um outro evento que acontece é o desfile para celebrar a vida e obra do bispo Samichlaus (São Nicolau de Mira), o original Papai Noel. Samichlaus, acompanhado de seu ajudante Schmutzli – uma figura similar ao “Homem do Saco”, desfila ao longo da Bahnhohstrasse, seguido por 15 carros alegóricos natalinos e cerca de 15 mil biscoitos de gengibre são distribuídos durante o percurso. A procissão segue até a Bürkliplatz, onde o bispo cumprimenta o público e entrega ao Papai Noel a tarefa de visitar as crianças na noite de Natal.

Leia também: Natal na Bulgária

Além de apreciar as luzes e decorações natalinas, meu programa preferido nesta época é visitar os famosos Mercados de Natal conhecidos como Weihnachtsmarkt (ou ainda Christkindlmarkt e Adventmarkt), que são tradicionais feirinhas de rua que acontecem no Advento – semanas que antecedem o Natal.

Nelas, encontramos pequenos stands em formato de casinhas de madeira, onde são vendidos artesanatos, enfeites natalinos e produtos alimentares regionais, além de bebidas e comidas típicas como: glühwein, chocolate quente, bratwuster (salsichão), raclette, castanhas assadas, amêndoas caramelizadas, biscoitos com especiarias, crepes, etc.

A tradição destes mercados tem origem no séc. XIV, na parte de língua alemã da Europa, e em partes do antigo Império Romano que inclui regiões do leste da França e da Suíça.

Hoje, os mais famosos são os realizados na Alemanha, o que os torna destinos turísticos muito populares no período de dezembro. Mas quem estiver pela Suíça também pode desfrutar desse clima delicioso, visitando os diversos mercadinhos espalhados pelo país, além de eventos relacionados ao Natal.

Abaixo os principais mercados e eventos natalinos que são realizados, anualmente, em Zurique:

Christkindlmarkt

Um dos maiores mercados de Natal cobertos da Europa, o Christkindlmarkt encontra-se dentro da Bahnhof, a principal estação de trem de Zurique. São 150 stands, nos quais os visitantes podem encontrar desde artesanatos a produtos alimentares. Mas, o grande destaque deste mercado é a árvore de Natal de 15 metros de altura enfeitada com mais de 7 mil cristais Swarovski.

Leia também: tradições natalinas alemãs

Data: 26/11/16 a  24/12/16

swarovskitree
Christkindlmarkt e a árvore Swarovski – Arquivo pessoal

Samichlaus Swim

Tradição muito popular que acontece todos os anos em Zurique no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau: pessoas vestidas de Papai Noel desafiam as baixas temperaturas (cerca de 5 graus) e nadam nas águas geladas do rio Limmat. O evento que começou no ano de 2000, com 65 participantes, ao longo dos anos foi crescendo e chegou ao recorde de 330 nadadores em 2013. Para participar, deve-se fazer uma inscrição, e parte da renda das taxas é doada para uma instituição de caridade.

Data: 04/12/16

Local: Schifflände

Mais informações aqui.

Live on Ice

Localizada no pátio do Museu Nacional, esta pista de patinação no gelo tem como pano de fundo a bela fachada do museu, toda iluminada com projeções de luz, além de barzinhos ao redor.

Data: 26/11/16 a 02/01/17

Local: Landesmuseum Zürich

Singing Christmas Tree e Wiehnachtsmärt

A Singing Christmas Tree ou “Árvore de Natal do Canto”, é um alto palco em forma de árvore de Natal (com capacidade de até 80 crianças), onde vários corais da região se apresentam cantando repertórios natalinos. Além dos shows diários, em alguns momentos, os próprios espectadores podem subir no palco e participar, seguindo as instruções de um animador. Ademais, na mesma praça, existem stands de comes e bebes, bem como a venda de pinheiros naturais.

Data: 24/11/16 a 23/12/16

Local: Werdmühleplatz

Programação aqui.

Niederdorf

O mais antigo mercado de Natal em Zurique. Acontece em Niederdörfli, uma parte do centro histórico que compreende a Niederdorfstrasse, o Hirschenplatz e o Rosenhof.

Data: 24/11/16 a 23/12/16

Wienachtsdorf

Este mercado situa-se na praça em frente à Opera House, próximo ao Lago de Zurique. São cerca de 100 barraquinhas, além de uma pista de patinação no gelo e o Fondue Chalet – um chalé onde são servidos vários tipos de fondue e vinhos à luz de velas.

Data: 24/11/16 a 23/12/16

Local: Sechseläutenplatz

Wienachtsdorf – Arquivo Pessoal

Concertos do Advento

Durante o Advento, na Ópera House de Zurique, os músicos da Filarmônica apresentam, diariamente, um concerto gratuito de 15 minutos.

Data: 01/12/16 a 23/12/16

Programação aqui.

Märlitram

Um bonde vermelho guiado por Samichlaus que, desde 1958, circula com as crianças (entre 4 e 10 anos) pelo centro de Zurique, enquanto dois anjos contam histórias de Natal.

Data: 23/11/16 a 23/12/16

Mais informações aqui.

Märlitram – Arquivo pessoal

Silvesterlauf Run

Tradicional corrida de São Silvestre pelas ruas do centro histórico. Atrai cerca de 16 mil corredores. Qualquer um pode participar e existem diversas categorias com distâncias que variam de 1,4 a 8,6km.

Data: 11/12/16

Local: Zürcher Innenstadt

Informações e inscrições aqui.

Lichterschwimmen

Há mais de 50 anos, no tradicional evento Lichterschwimmen, pequenas velas flutuantes, feitas pelas crianças em suas escolas, são lançadas no rio Limmat, exatamente às 18h, para junto ao Departamento Escolar e o Departamento de Turismo, desejar ao povo de Zurique e seus visitantes um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Data: 22/12/16

Local: Rathausbrücke

Desejo a todos os leitores, Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Fröliche Weihnachten und ein glückliches neues Jahr!

Até o próximo ano!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Os treze Papais Noéis da Islândia

Erika Martins Carneiro

Fim de ano em Dubai

Juliana Perim

Como transferir a carteira de motorista na Suíça

Mel Barbieri

4 comentários

Paola Andrea Borda Diaz Outubro 13, 2017 at 10:41 pm

Olá,
saberia me dizer se tem alguma coisa aberta dia 25 de dezembro?. Vou fazer conexão em Zurique naquele dia e queria saber se vaia a pena sair do aeroporto pra conhecer um pouco.

Resposta
Mel Barbieri Outubro 18, 2017 at 11:32 pm

Oi, Paola!
Dia 25 de dezembro é feriado nacional na Suíça, dificilmente alguma coisa estará aberta. Mesmo assim, dependendo do tempo que você terá disponível e se encara numa boa passeio ao ar livre no frio, acho que vale a pena dar uma volta pelo centro antigo e chegar até o lago para ver a paisagem, ao invés de ficar o dia todo dentro do aeroporto. Mas, claro, é questão de gosto pessoal!

Resposta
Rebeca Outubro 22, 2017 at 2:21 am

Olá!!!
Você sabe me dizer onde podemos passar a cheia de natal em Zurique?
Existem restaurantes que podemos reservar o jantar para este dia? Alguma dica?
Obrigada!
Bjs

Resposta
Mel Barbieri Outubro 24, 2017 at 2:57 pm

Olá, Rebeca!
Infelizmente não sei te dizer.
Muitos restaurantes, como por exemplo o Zeughauskeller que é muito conhecido em Zurique, nem abrem no jantar no dia 24/12. 🙁
Um abraço e bom Natal!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação