BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Coabitação na Bélgica

Se você namora, mas não quer que a decisão de casar seja forçada por questões de visto e residência, a coabitação é uma opção interessante. O processo pode ser iniciado no Brasil e tenho lido depoimentos dizendo que é menos complicado e mais rápido. Porém vou descrever aqui o passo a passo do que fiz já morando na Bélgica.

Antes de tudo, a palavra de ordem é PACIÊNCIA! É um processo burocrático chato e demorado, mas se você está decidida a construir uma vida aqui com seu amor, vale a pena.

1. Declaração de chegada

Quando chegar à Bélgica você deve ir à prefeitura da sua cidade e se registrar (o site da Imigração diz 3 dias, outras fontes dizem 8 dias).

2. Visita policial

O agente policial local irá à sua casa confirmar que você realmente mora lá. Dica: entre em contato com o agente. No nosso caso, depois do prazo de duas semanas ele ainda não tinha recebido a ordem da prefeitura. Quando entramos em contato, ele mesmo telefonou pra lá, pegou a ordem e fez a visita.

3. Declaração de coabitação legal

Com o documento assinado pelo policial, vocês podem ir à prefeitura assinar o contrato de coabitação.

 Documentos necessários:

• Passaporte;

• Certidão de nascimento (2ª via) traduzida e legalizada;

• Certidão de Estado Civil (retirei no Consulado em Bruxelas) traduzida e legalizada;

• Seguro saúde (meu namorado me incluiu no dele);

• Comprovante de renda (do parceiro belga);

• Comprovante de residência (do parceiro belga);

• Identidade (do parceiro belga).

 4. Pedido de visto/residência baseada em reunião familiar

Depois que o pedido de visto é feito, você recebe um “cartão laranja”. É uma identidade válida por seis meses, período de espera pela decisão.  Neste momento vocês precisarão provar a duração e seriedade do relacionamento.

É preciso que se conheçam há dois anos e terem se encontrado pelo menos em três diferentes ocasiões, totalizando 45 dias ou terem morado juntos por um ano.

Pode-se usar como provas: fotos, passagens aéreas, comprovantes de hoteis, emails, cartas, conversas na internet, etc. Tudo o que prove que estão juntos e cuja veracidade possa ser comprovada.

Atenção! Isso é muito importante. Meu primeiro pedido foi negado porque não conseguimos provar que nos conhecíamos há dois anos no momento em que demos entrada no processo (em fevereiro). A carta com a resposta negativa veio com a lista de provas que fornecemos e a explicação das que não foram aceitas.

Também me deram 30 dias para deixar o país ou entrar em recurso. Como recebi a resposta em agosto e já poderíamos provar os dois anos (primeiras fotos e conversas são de julho de 2011), entramos em recurso e fizemos um novo pedido de visto.

Agora, PACIÊNCIA!

**Este texto é baseado na minha experiência e no que aprendi nesses meses. Não sou especialista no assunto. O processo pode variar de acordo com a prefeitura de cada cidade. Espero que possa ajudar aquelas que passarão pelo mesmo processo.**

Página do departamento de Imigração!

Related posts

Racismo e xenofobia na Bélgica

Gina Salazar

Como obter a cidadania irlandesa

Karina Macmullan

Bruxelas e o mundo dos expatriados

Marcela Vitarelli

111 comentários

Ana Cristina Kolb Outubro 31, 2013 at 9:35 am

Prabens Ana Elisa, é sempre bom passar a sua experiência e informação! Aqui na Suiça a coabitaçao so é valida pra casais homo o que acho uma pena! Esperemos que este tipo de reconhecimento pra casais hetero chegue aqui em breve! Namasté

Resposta
Ana Elisa Novembro 14, 2013 at 9:03 pm

Uma pena mesmo. Todos os casais deveriam ter o direito de morar juntos. Espero que isso mude logo!

Resposta
maria angela Agosto 1, 2014 at 6:04 pm

Boa tarde .. ana Elisa.. antes de tudo obrigado .. pela informações são de grande valia , nesse momento para mim… eu vivo quase 2 anos com meu namorado belga. Tenho o titulo de residência portugues.. e brevemente devo pedir a nacionalidade portuguesa. Vc sabe como posso ou quais são os documentos necessários para fazer .. essa escriçao na prefeitura?? Ou qual site devo procura para saber sobre meus direitos?? ( lembrado que desde de outubro de 2013 é eu vim para belgica.. .. obrigado… Maria Ângela

Resposta
Ana Elisa Setembro 1, 2014 at 7:54 am

Maria Angela,

Como você tem os documentos portugueses, eu não sei exatamente como você deve proceder. O mais seguro é você se informar na prefeitura de onde mora.

Resposta
Ricardo Setembro 16, 2014 at 4:01 pm

Eu moro em Ghent também hoje fiz uma entrevista queria saber se as perguntas qui mim fizeram deve ser indenticas ao do meu marido se tem poblema

Tati Sato Novembro 1, 2013 at 2:18 pm

Oi Ana Elisa!

Achei o seu post bem legal e informativo, afinal eh importante saber quais passos alguem teve que tomar ao conseguir sua regularizacao no pais. Acho todas as leis de imigracao um tanto confusas e sempre me deparo com informacoes conflitantes…

A coabitacao eh um processo que pode ser feito tanto na Espanha (se chama pareja de hecho), por casais homossexuais quanto heterossexuais, quanto na Irlanda. Acho isso bem legal. No caso da Espanha, apos alguns anos, voce jah pode pedir sua cidadania.

O legal da U.E. eh que voce pode viver em qualquer um dos pais membros com seu namorado. No entanto, acho que os pre-requisitos para cada pais mudam. =)

Um beijo!

Resposta
Ana Elisa Novembro 14, 2013 at 9:06 pm

É verdade – as leis são diferentes e isso pode confundir muito a gente. É difícil encontrar informações completas, simples e diretas. Quem encara um processo desse tem que ter muita paciência e perseverança.

Resposta
Eduardo Pestana Novembro 5, 2013 at 7:04 am

Olá! Adorei seu texto, mas me dê licença para fazer uma ressalva… Eu tbm fiz cohabitacao legal! Mas digo que todo o processo depende da Prefeitura. Cada prefeitura tem sua individualidade! Eu dei entrada na minha cohabitacao em Janeiro/2012 em Woluwe Saint-Pierre, peguei uma carta laranja de 3 meses, e montamos nosso dossiê somente com fotos. Em Abril quando retornei para trocar a carta eles me deram a eletrônica de 4 anos… Já vi outros casos,em outras prefeituras, que eles tbm negam ou que dão cartas de 1 ano… Confesso que pensei que iria pegar a de 1 anos ou até mesmo ser negado, mas graças a Deus não…!

Resposta
Ana Elisa Novembro 14, 2013 at 9:08 pm

Oi Eduardo! Que bom que seu processo foi tranquilo, tira um peso das costas né?

Resposta
Juliana Novembro 10, 2017 at 11:35 pm

Oi Ana. Adorei o post muito informativo mas eu quero tirar uma dúvida eu cheguei 26/10/17 e não sei como fazer a coabitação sozinha moro em Vilvoorde Bruxelas.
Eu conheçi meu namorado em uma época que estava ilegal no País namoramos 1 ano, voltei para o Brasil fiquei 7 meses lá troquei meu passaporte e voltei agora para morarmos juntos definitivamente mas não sei como fazer ?

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 11, 2017 at 3:47 pm

Olá Juliana,
A Ana Elisa Miranda parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Bélgica.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Thayse Novembro 8, 2013 at 12:07 pm

Olá! Adorei a informação, não sabia que isso era possível! estou querendo mudar p Bruxelas ano q vem e estou estudando todas as possibilidades possiveis! A melhor forma de conseguir um visto prai É fazendo um curso de linguas? Qto a coabitaçao, essas provas, são fotos com datas, podem.ser conversas do facebook? Obrigada!

Resposta
Ana Elisa Novembro 14, 2013 at 9:12 pm

Oi Thayse! Acho que curso de línguas não te dá direito a visto de estudante. Não tenho certeza.
Pra coabitação eu usei sim fotos eletrônicas (gravamos um CD, onde é possível ver as datas) e o histórico do facebook.
Você pode, se for o caso, se inscrever numa universidade ou ser au pair – acho que estas são as opções de visto mais viáveis.
Onde vc mora? Você namora um belga/europeu ou residente legal da UE?

Resposta
Silvia Bachini Novembro 18, 2013 at 4:43 am

Oi,
Tudo bem?
O seu blog caiu do céu, porque estava justamente procurando informações sobre esse visto… ele tem me tirado o sono! Hahaha
Eu gostaria de saber mais… e tirar algumas dúvidas! 😉
Eu ficaria muito…. mas muuuito agradecida se vc pudesse me mandar um email para podemos nos conversar! Meu caso eh extremamente complicado mas acho que irá se resolver! Hahaha
Um beijo, e parabéns pelo blog.
Sil.

Resposta
Ana Elisa Novembro 18, 2013 at 3:39 pm

Oi Silvia, te adicionei e enviei mensagem no Facebook.

Resposta
Elizabeth Brito Dezembro 21, 2013 at 8:03 pm

Ana Elisa, tu poderia me mandar teu e-mail para poder tirar algumas dúvidas? As informações que encontro são muito conflitantes. Beijos.

Resposta
Ana Elisa Janeiro 20, 2014 at 1:47 pm

Claro Elizabeth! Eu também passei por isso, as informações eram confusas. Meu email é [email protected]

Resposta
Danielle Dezembro 26, 2013 at 9:26 am

Oi Ana Elisa,
Muito bom o seu post! Estou buscando informações pois darei entrada ao pedido para este tipo de visto em breve.
Só uma dúvida, nesse período de 6 meses em que você recebe esse cartão laranja, você tem permissão para trabalhar?
Abraços e boa sorte!

Resposta
Ana Elisa Janeiro 20, 2014 at 1:50 pm

No início eu achava que não, e foi o que ouvi de muita gente. Meu namorado achou uma lei que diz que, como parceira registrada de um belga eu não precisaria de uma permissão extra para trabalhar. Ainda estou procurando emprego, então não posso te dar informações mais precisas, mas é bom confirmar com a prefeitura.

Resposta
carlos Março 23, 2018 at 3:48 pm

Como faco mudar residencia tenho kart f 5 anos mas diz tenho ter familiar com kart e na Bélgica so ja Nao resido mais com fammielilid como consigo attest residencia sozinho

Resposta
Liliane Oliveira Março 24, 2018 at 3:16 pm

Olá Carlos,
A Ana Elisa Miranda parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Bélgica que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Janaina Quintino Barcelos Julho 12, 2019 at 9:17 am

Bom dia, me Chamo Janaina e estou pretendendo fazer a coabitação, porém cheguei a um mês e não fiz essa declaração de chegada na prefeitura, vc sabe me orientar o q devo fazer agora? Desde já lhe agradeço

Liliane Oliveira Julho 12, 2019 at 1:54 pm

Olá Janaina,
A Ana Elisa Miranda parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Bélgica que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Mirelle Dezembro 27, 2013 at 5:02 pm

Oi!!!! Adorei o seu texto!!!! Ele me encheu de esperanças porque já vi que o visto é um processo absurdo!!! Então, meu namorado é italiano, está morando em Bruxelas agora e eu estarei mudando pra lá em fevereiro. Sendo ele da Itália, posso solicitar a coabitação na Bélgica? Ou ele teria que ser belga? Estou meio confusa :X
Muuuuito obrigada 🙂

Resposta
Ana Elisa Janeiro 20, 2014 at 1:52 pm

Mirelle, você pode solicitar coabitação aqui sim porque ele é cidadão da UE. Só não tenho certeza se depende do tipo de permissão de residência que ele tem aqui. Dá uma olhada no site da imigração pra confirmar.

Resposta
Carina Janeiro 10, 2014 at 5:55 pm

Olá Ana! Muito bom ter estas informações.
E você não precisou de Atestado Médico??
Obrigada,
Bjos

Resposta
Ana Elisa Janeiro 20, 2014 at 1:53 pm

Oi Carina! Não, eles não me pediram atestado médico.

Resposta
Fran Janeiro 29, 2014 at 5:32 pm

OI Ana!
Adorei seu blog pois tirou várias dúvidas que eu tinha….
Mas ainda restaram algumas que preciso de sua ajuda hehehehe
Meu noivo tem dupla cidadania (italiana) e está morando na bélgica desde setembro de 2013 a trabalho, estou indo pra lá agora em maço, porém não sabia da existencia de coabitação até ler seu blog (obrigada! :)), entrei em contato com o consulado, mas por telefone eles não esclarecem muito as nossas dúvidas, então gostaria de saber se ele sendo italiano tem os mesmos direitos?
Quais os direitos que eu possuo, posso estudar e trabalhar?
Que documentações vc precisou levar do Brasil?
Pensamos em fazer um contrato de união estável, vc acha que facilitaria?
Aguardo seu retorno, desde já te agradeço
Beijos

Resposta
Ana Elisa Fevereiro 11, 2014 at 4:39 pm

Respondi sua mensagem do Facebook. Boa sorte!

Resposta
Ricardo Cassiano O. de Almeida Fevereiro 26, 2014 at 6:56 am

Parabéns Ana Elisa pela iniciativa e decisão de ajudar aos outros compartilhando suas experiências.
Moro na Bélgica há 2 anos, sou casado com uma Brasileira/espanhola e passei por todo este processo que vocês compartilharam, mesmo estando casados há 20 anos no Brasil.
Por todas as dificuldades que a Europa tem enfrentado financeiramente nos últimos anos, cada país tem adotado medidas para conter a imigração, mesmo dentro da própria Europa.
Todo cidadão pode viver e mesmo trabalhar aqui desde que seu cônjuge, namorado, par tenha um trabalho que diante da Comuna local tenha condições de te sustentar e viver de uma maneira digna.
Mas, a dica que eu deixo para todos é: Seja paciênte, guarde provas de seu relacionamento e deixe os documentos prontos. Certidões de Nascimento, casamento brasileiros precisam ter no máximo 3 meses de solicitação, precisam passar pelo Itamaraty em Brasília, pelo consulado belga em SP para ter validade aqui. E chegando, você precisa de tradutores legais de português para francês, e tudo isso, tem que acontecer em menos de 3 meses. Se não, você precisa fazer tudo de novo. Passei por isso 3 vezes.
Mas, hoje, temos carta definitiva. Trabalhamos e vivemos em paz aqui. E também me coloco a sua disposição se precisar de ajuda. Como todo brasileiro. Abraço.

Resposta
Ana Elisa Fevereiro 26, 2014 at 1:55 pm

Oi Ricardo!
Obrigada por compartilhar sua história também. É preciso ser muito paciente e persistente, mesmo.

Sucesso!

Resposta
Sara Lopes Maio 18, 2014 at 2:19 am

Olá Ricardo e Ana Elisa,

Tenho um relacionamento de apenas 7 meses com meu namorado Holândes, porém a burocracia na Holanda é muito rígida. Com isso decidimos tentar estarmos juntos pela Bélgica.
Ele trabalha há 8 anos para uma empresa Belga que fica na cidade Dilsen-Stokkem e será lá onde tentaremos residir.
Tenho 30 anos e ele 34 anos, somos por coincidência designers e estamos tentando um emprego para mim na empresa em que ele trabalha, a Mecam.
Nesta terça próxima ele irá no consulado obter informações, mas tenho receio que não o informem direitinho.
Vocês saberiam me informar sobre:
Se é necessário que ele tenha algum período mínimo de residência na Bélgica para eu solicitar coabitação ? (neste caso terei que esperar 1 ano e 5 meses aqui no Rio de Janeiro)
Se nos casarmos na Bélgica muda alguma coisa? Por exemplo, consigo diminuir o período de 2 nos que precisamos comprovar relacionamento.
Seria possível ele se mudar para Dilsen e eu ir em seguida e nos casarmos?
Caso tudo muito difícil ele está disposto a vir morar aqui, mas a qualidade de vida aqui não é a mesma infelizmente. Mas a saudade e vontade de estarmos juntos é enoooorme!
Muita fé!
Abçs
Sara

Resposta
natalia ferreira Março 3, 2014 at 2:23 pm

você tinha quantos anos quando você fez o seu pedido de visto? obrigada

Resposta
Ana Elisa Março 11, 2014 at 6:23 pm

26, por que? A idade não importa contanto que vc seja maior de 18, se não me engano.

Resposta
Ana Elisa Março 19, 2014 at 11:31 am

Desculpa, não é 18. A idade mínima é 21.

Resposta
Fernanda Simões Março 13, 2014 at 4:41 pm

Olá Ana Elisa,

Sobre o processo, são 2 anos que o casal se conhece ou que namora?

Obrigada,

Fernanda

Resposta
Ana Elisa Março 14, 2014 at 11:51 am

Oi Fernanda,

São dois anos que se conhecem OU um ano que já moram juntos.

Resposta
Paula Q. Rangel Março 16, 2014 at 12:25 pm

Meninas tentem me ajudar. Sou brasileira sem dupla nacionalidade européia. Trabalho e moro em Bruxelas desde setembro e pretendo aqui ficar. Meu noivo está no Brasil ainda terminando um MBA e pretende se mudar para cá. Tendo união estável no Brasil a coabitação fica mais fácil? Como funciona o visto? Podemos dar entrada no mesmo quando ele estiver aqui em Bruxelas? Bjs pra quem é de beijo, abraço pros que são de abraço e muito obrigada desde já

Resposta
Ana Elisa Março 17, 2014 at 11:30 am

Oi Paula!
Eu não sei bem como funciona a coabitação quando os dois são brasileiros. Acho que depende do tipo de visto que você tem aqui. Te aconselho ir à prefeitura de onde vc mora e se informar melhor. Se vocês já planejam se casar, acho mais fácil ele conseguir um visto de esposo. No entanto esse visto não permite trabalhar. (Bom, essa é minha opinião de acordo com histórias que já ouvi, mas as leis andam mudando e tb variam de cidade para cidade, por isso o melhor a fazer é ir a sua prefeitura e ver como eles procedem). Boa sorte!

Resposta
francis Março 17, 2014 at 8:51 pm

ola sou francis junio tenho 22 anos e minha namorada 19 anos estou tentando na PREFEITURA UMA COABITACAO mais nao consigo por causa dela ser menor de 21 anos voce sabe algum metodo para conseguirmos morar em belgica ? sendo q ja moramos juntos a 2 anos e 2 meses em brasil, e ela ser belga

Resposta
Ana Elisa Março 19, 2014 at 11:34 am

Oi Francis. A meu ver as opções são casar ou você conseguir um visto de estudante. Qual é sua nacionalidade?

Resposta
samille Abril 16, 2014 at 2:07 pm

Podes me dizer se precisa legalizar & traduzir o passaporte também?

Resposta
Ana Elisa Maio 12, 2014 at 10:33 am

Não precisa.

Resposta
Samille Setembro 5, 2014 at 9:08 pm

Tenho algumas duvidas, casei em março c um cidadão belga, casei no Brasil. Porém tenho duvidas quanto ao prazo ou data de emissão dos documentos originais. Certidão de casamento, certidão de nascimento legalizado em junho no Itamaraty, mandei traduzir, e por fim está no consulado da Bélgica em são Paulo. Estarei viajando dia 22/9 para Bélgica e me inscrever na Prefeitura de Antuérpia. Sabes se esses documentos tem prazo de validade?

Resposta
Ana Elisa Setembro 8, 2014 at 2:53 pm

Oi Samille,

O que sei sobre a certidão de nascimento é que deve ter no máximo seis meses. Sobre a de casamento eu não sei, mas deve seguir a mesma regra.

Resposta
Kelem Abril 29, 2014 at 7:16 am

Ola 😀 sabe se pode viajar a países europeus com essa carta provisoria de 6 meses ? Obg!..

Resposta
Ana Elisa Abril 29, 2014 at 5:31 pm

Teoricamente sim, pode-se transitar pela área Schengen porque não há controle de passaporte. Mas eu não saí do país, então não posso afirmar.

Resposta
Janaína Maio 16, 2014 at 9:11 pm

Olá, obrigada pelas informações.
Li em um comentário que você estava a procura de emprego e não sabia se este visto te dá a possibilidade de trabalhar. Você conseguiu uma resposta?

Resposta
Ana Elisa Setembro 1, 2014 at 7:52 am

Oi!
Meu namorado leu uma lei que diz que é possível trabalhar com o cartão laranja, o temporário.

O visto em si permite trabalhar normalmente sim.

Resposta
Nel Maio 20, 2014 at 11:20 pm

Olá gostei muito da sua da ajuda pelo o Blog, gostaria de te fazer algumas perguntas simples, eu sou brasileira e meu namorado é holandês tenho 20 anos e ele 23 idade e nosso relacionamento tem 3 anos estamos com planos de iniciar o nosso casamento pela Belgica em Antwerpen e ele se registrar na comune de lá já que para morar na Holanda é mais dificil. Só irei completar 21 anos de idade em julho do ano que vem é possivel que nosso casamento possa haver e eu morar junto com ele? Estaremos alugando uma casa para a nossa rsidencia na Belgica até que a minha nacionalidade no país seja aceita, isso é possivel?
Obrigada pela a ajuda!

Resposta
Ana Elisa Setembro 1, 2014 at 7:57 am

Nel, infelizmente eu não sei te informar. O melhor é vocês perguntarem na prefeitura de onde moram/vão morar na Bélgica.

Resposta
gezely Junho 15, 2014 at 8:44 pm

Oi gostaria de uma informacao eu tenho nacionalidade Holandesa e gostaria de trazerminha mae pra morar comigo na belgica …porque aqui na Holanda nao dao esse direito minha mae ja tem 78 anos e precisa d emim mais nao posso ir morarno brasil por causa domeu filho…vcs sabem quais as possibilidades de eu conseuir umacaretira pra minha mae morarlegalmente obrg e abracos

Resposta
Ana Elisa Setembro 1, 2014 at 8:01 am

Gezely, infelizmente eu não sei te informar sobre trazer sua mãe. Tente perguntar na prefeitura, no serviço de migração ou envie um email pro Consulado Belga no Brasil.

Resposta
Marcos Santos Agosto 12, 2014 at 3:41 am

Oi Ana Elisa,
eu namoro uma belga e estamos juntos a 7 meses
eu queria ir morar la no começo de 2015
se eu for consigo esse visto? ela ainda ora com os pais
mais ja falaram que fariam isso por mim.

Resposta
Ana Elisa Setembro 1, 2014 at 7:47 am

Oi Marcos,
Se vocês estiverem juntos há dois anos e fornecerem os documentos exigidos pela prefeitura, a possibilidade de conseguirem esse visto é grande. Boa sorte!

Resposta
jeane santos Agosto 22, 2014 at 2:28 pm

Oi gente bom dia! Esse è meu caso,sou casada com um italiano ah 4 anos,tenho tds os documento italiano,ha 2 anos mudamos pra Bruxelles e tambem fiz todos os documentos belga. Meu marido tem Uma pequeno em presa, entao paga todos os imposto, eu tambem tenho um pequeno night shopping, entao tambem pago e muitoooo imposto…pergunta To querendo trazer minha irma,com seus 2 filhos, o menino tem 16 e a menina 8,sera q eu posso ta facendo essa cohabitacao pra eles? Desde de ja obrigado! !!

Resposta
Ana Elisa Setembro 1, 2014 at 7:59 am

Jeane, eu não sei sobre trazer outros membros da família. Tente se informar na prefeitura de onde mora, no serviço de migração.

Resposta
Rafael Bichara Setembro 2, 2014 at 2:48 pm

Oi Ana Elisa, tudo bem? Aqui é o Rafael e queria esclarecer algumas duvidas sobre a coabitação. A primeira é sobre o seguro. Como vc conseguiu ser coberta pelo seguro do seu namorado? porque minha namorada é belga ligou e eles falaram que preciso ser morador para ficar membro do seguro. Voce conhece algum seguro que posso ser coberto sem ela? Gostaria de saber tambem se tem algum prejuizo entrar com o pedido de Coabitação dois meses antes de completarmos dois anos que nos conhecemos? Pois ja estou aqui na Belgica com o visto de turista. A terceira questão é quanto tempo demora pra traduzir, legalizar e fazer todos os procedimentos da certidão de nascimento, do atestado de estado civil e se eu tenho que legalizar e traduzir outros documentos. Obrigado pela atencão e por dar essas informacões, até logo.

Resposta
Ana Elisa Setembro 4, 2014 at 11:36 am

Oi Rafael,

– O seguro do meu namorado é da CM e me adicionaram sem problema como dependente depois de me registrar na prefeitura e assinar coabitação.

– Nós começamos o processo antes de completar os dois anos e foi negado. Fizemos tudo de novo e deu certo, mas nisso tudo foi-se mais de um ano, muito estresse e dinheiro. Aconselho que esperem.

– Eu usei a firma Crealingua para tradução e legalização. Rápidos e eficientes. Só precisei traduzir e legalizar a certidão de nascimento e estado civil mesmo.

Boa sorte.

Resposta
Bianca Setembro 11, 2014 at 9:46 pm

Olá Ana Elisa, tudo bem?

Qual tipo de documento foi aceito pela Bélgica para provar que você era solteira?
Somente com a certidão de nascimento é possível, ou existe um documento específico para declarar/certificar o estado civil? Depende de prefeitura para prefeitura od requerimentos, ou é um basicão que todas aceitam?

Certidão de nascimento precisa ser atualizada?

Muito obrigada!
Bjs

Resposta
Ana Elisa Setembro 17, 2014 at 1:33 pm

Oi Bianca!

A certidão de estado civil é emitida pelo Consulado do Brasil em Bruxelas;
A certidão de nascimento tem que ser recente, menos de seis meses se não me engano;
Ambas as certidões precisam ser traduzidas e legalizadas (eu contratei a empresa Crealingua que fez serviço completo).

É possível que as prefeituras peçam algum documento extra, mas o padrão é o que citei. Confere o link da Imigração no post! Boa sorte.

Resposta
Nayara Tuane Outubro 16, 2014 at 8:31 am

Ola Ana Elisa!
Gostaria de algumas informacões se possível!
Eu moro na Holanda mais estou mudando para a Bélgica com meu namorado para me legalizar,estou ilegal aqui à 1 ano e 6 meses.Iremos nos casar na Bélgica,gostaria de saber se o processo foi difícil se eles colocam muitos impécilios,se é realmente como vimos em todos os sites e depoimentos de algumas pessoas,se tivermos os documentos,trabalho e moradia tudo corre certo.
Desde já obrigada!

Resposta
Ana Elisa Agosto 18, 2015 at 11:29 am

Oi Nayara,
Eu não sei detalhes sobre o processo de casamento, mas acredito que se vocês já pesquisaram e preenchem todos os requisitos, tudo deve correr bem. Boa sorte!

Resposta
Rodrigo Rösner Dezembro 3, 2014 at 4:35 am

Olá, tenho 16 anos, termino o Ensino Médio esse mês, e pretendo aprender francês, trabalhar, juntar um dinheiro para imigrar para a Bélgica. Só com o Ensino Médio completo eu consigo um emprego qualquer (quando digo qualquer, é qualquer mesmo, aceito lavar banheiro no MC Donalds) na Bélgica? Trabalhando, eu vou poder fazer faculdade também? Poderia me dizer quanto sairia a mensalidade de uma faculdade de história ou filosofia? Como funciona o vestibular dai?
Obrigado pela atenção e aguardo ansiosamente uma resposta.

Resposta
Ana Elisa Agosto 18, 2015 at 11:34 am

Oi Rodrigo,
Suas dúvidas fogem um pouco do que conheço aqui. Sobre faculdade, você deveria se informar com as próprias para ter detalhes corretos.
Sobre emprego, acho que o mais importante é a fluência nas línguas (dependendo do lugar, você deve falar não só francês, mas holandês e inglês fluente).

Resposta
Eulina Dezembro 9, 2014 at 12:13 pm

Ola Ana Elisa,
eu gostaria de tirar uma duvida se possível 😉 minha mãe é casada com um Belga e tem uma filha que nasceu na Bélgica, mais ela só tem identidade Belga, no momento todos eles moram aqui no Brasil. Eu tenho 26 anos e tenho uma filha de 6, queria estudar e trabalhar na Belgica com a minha filha, eu queria saber se no meu caso, eu tenho alguma possibilidade de ter algum visto que me permita isso através da minha mãe.
Obrigado e Parabéns pelo blog, gostei muito :))))

Resposta
Ana Elisa Agosto 18, 2015 at 11:37 am

Oi Eulina,
Infelizmente não posso te aconselhar nesse assunto. Procure o Consulado da Bélgica e se informe sobre o visto de Reunião Familiar.
Boa sorte!

Resposta
janaina Dezembro 29, 2014 at 2:23 pm

ola!
sou brasileira morei em bruxellas,por 8 anos,fiquei la inlegal,mais cheguei a dar entrada na comuna,
mais nao tive paciencia de esperar,e vim embora pro brasil,
tive um filho la em 2009,a pergunda e
vc sabe se ele pode ter algum direito de cidadania ou algo assim
obrigada…

Resposta
Ana Elisa Agosto 18, 2015 at 11:40 am

Oi Janaína,

Quando ele nasceu você o registrou na prefeitura de onde morava? Ele não tinha documentos belgas? Não sou especialista, procure o Consulado da Bélgica ou a prefeitura de onde você morava. Boa sorte!

Resposta
Karla Julho 7, 2015 at 4:17 pm

Olá Ana Elisa, tudo bem??
Vi que uma pessoa já fez a minha pergunta, mas fiquei na dúvida da sua resposta
É sobre viajar dentro do espaço Shengen com o visto laranja. Pode? Vc disse que acha que pode, pois não há controle de passaporte. Mas há, não? Quando vou a Portugal, passo pelo controle de passaporte. Tem alguma informação mais concreta acerca disso? Obrigada

Resposta
Ana Elisa Agosto 18, 2015 at 11:44 am

Oi Karla,
É verdade, pode haver controle. Eu estava pensando em viagens por terra.
Não tenho mais informações e nem posso falar por experiência porque eu não saí do país durante todo o tempo que tive o cartão laranja (mais de um ano :/) Você já pegou o seu? Se não, quando pegar aproveita e pergunta. Boa sorte!

Resposta
Dantas Setembro 30, 2015 at 11:59 am

Olá. Em 2012 eu fui para Bélgica e passei 2 anos com o meu atual namorado (Depois de 3 meses fiquei ilegal). Em 2014 eu saí e voltei para o Brasil para visitar a família e resolver uns assuntos pendentes. Nesse meio tempo passou-se 1 ano.

Agora eu estou voltando para a Bélgica e pretendemos fazer a coabitação. Nisso eu tenho provas mais que suficientes do nosso relacionamento (cartas, fotos, diários, etc…). Então, o fato de que eu passei 2 anos ilegal no País sofre alguma influência no processo ou não? E como eu posso ir resolvendo isso daqui do Brasil?

Obrigado pelas informações e parabéns pelo blog! 🙂

Resposta
Ana Elisa Outubro 9, 2015 at 1:11 pm

Oi Dantas,
Infelizmente eu não sei sobre a influência do fato de você ter ficado ilegal aqui.
Você pode preparar todos os documentos, traduções e legalizações e se informar melhor no Consulado da Bélgica no Brasil ou na prefeitura onde seu namorado mora. Boa sorte!

Resposta
haline matheus Janeiro 11, 2016 at 3:34 pm

oi, sou Haline Matheus e tenho um outro tipo de pergunta, talvez, vc possa responder.
eu namoro um Holandes e acabei de saber que estou gravida,gostaria de pegar minha residência na Europa, a minha pergunta e: se meu filho nascer na Belgica,eu ganho a cidadania tambem? Aqui na Holanda não!!!! não quero me casar com ele, não nesse momento então estou buscando alternativas para eu poder me legalizar aqui.

Resposta
Cristiane Leme Janeiro 12, 2016 at 6:00 pm

Olá. A Ana Elisa deixou a colaboração do blog.
Edição BPM

Resposta
Ana Elisa Fevereiro 8, 2016 at 8:59 am

Oi Haline, não sei se a cidadania é automática com o nascimento de um filho. Dá uma olhada no site da imigração: https://dofi.ibz.be/sites/dvzoe/index.html

Resposta
Thaisa Macriani Fevereiro 7, 2016 at 6:49 pm

Olá Ana!
Parabéns pelo blog..
Estou indo para a Bélgica março… Vou morar com meu namorado e pedir a coabitação. Quanto sai mais ou menos de gastos? E o recurso como funciona? Pq eu e ele fazemos dois anos em junho e eu vou dar entrada antes, então com a possibilidade de dar negativo queria saber como funciona o recurso.

Obrigada

Resposta
Ana Elisa Fevereiro 9, 2016 at 11:23 am

Oi Thaisa,
Não me lembro dos valores, mas gastamos um pouco com as traduções e taxas na prefeitura – nada absurdo.
Para o recurso, contratamos um advogado, que custou mais ou menos 600 euros.
Boa sorte!

Resposta
Thaisa Fevereiro 16, 2016 at 12:21 pm

Muito obrigada Ana!
Quando chegar em março gostaria de conhece-lá 🙂
Estou tendo dificuldades com a declaração de estado civil. Melhor fazer aqui ou posso fazer ai?
Vou entrar no grupo do facebook!

BJs

Resposta
Ana Elisa Fevereiro 19, 2016 at 3:12 pm

Foi super fácil fazer a declaração aqui mesmo, no Consulado do Brasil em Bruxelas.

Resposta
Ana Elisa Fevereiro 12, 2016 at 10:01 am

Oi pessoal! A pedidos, criei um grupo de discussão sobre o visto de coabitação: https://www.facebook.com/groups/213504602333116/
Participem!

Resposta
Ludmilla Fevereiro 17, 2016 at 5:01 pm

Oi Ana,
Eu gostaria de saber como funciona o processo todo para dar entrada no visto de coabitação, meu namorado é holandês, já faz um pouco mais de dois anos que estamos namorando, fui para a holanda duas vezes fiquei por 1 mês cada vez que eu fui e meu namorado veio para o Brasil várias vezes para ficarmos juntos nas férias.
Gostaria de uma orientação pois estou confusa com o processo todo, quanto tempo demora até tudo estar pronto?
Temos chances boas de conseguir?
Será que você poderia me enviar alguma ajuda por aqui ou mesmo email ?

Desde de já agradeço

Resposta
Ana Elisa Silveira Miranda Abril 14, 2016 at 2:36 pm

Oi Ludmilla,
O processo é como descrevi no post, pelo menos o meu foi exatamente assim. Demorou mais de um ano porque foi negado uma vez, mas a espera pela resposta geralmente é de seis meses. Se vocês namoram há mais de dois anos acho que têm boas chances de conseguir de primeira. Boa sorte!

Resposta
Hugo Henrique Março 9, 2016 at 1:16 am

Ola ana td bem?
Meu nome é Hugo tenho 24 anos.
Pretendo ir pra Bruxelas para morar e trabalhar, nao sou casado e irei sozinho a convite de uma amiga minha que reside em Bruxelas.
Minha duvida é quando chegar em Bruxelas como adquirir o visto pra que possa viver legal no pais? É possível?
Brigado.

Resposta
Ana Elisa Silveira Miranda Abril 14, 2016 at 2:41 pm

Oi Hugo, os vistos mais comuns são trabalho, estudo, au pair, reunião familiar (casamento, coabitação, etc). Você precisa fazer um pedido bem preciso de acordo com sua situação, e ter todos os documentos e requisitos. Dê uma olhada no site da Embaixada da Bélgica. Boa sorte.

Resposta
Patricia Março 9, 2016 at 6:53 pm

Olá Ana Elisa! Tudo bem? Já passei por esse processo, agora estou aguardando o cartão laranja chegar. No meu caso, eu sou casada, morava em Portugal e também tenho a autorização de residência. A minha dúvida é a seguinte: com o cartão laranja, eu posso trabalhar e/ou fazer cursos profissionalizantes ou curso de francês?

Resposta
Ana Elisa Silveira Miranda Abril 14, 2016 at 2:42 pm

Sim, Patrícia! Boa sorte!

Resposta
Gabriela Abril 22, 2016 at 6:54 pm

Olá! Vivo com o meu namorado português desde 2011, no Brasil. Em 2013 reconhecemos nossa união estável em um processo judicial de reconhecimento de união estável. Vamos nos casar daqui 15 dias, e logo em seguida ele vai para Antuérpia trabalhar em uma empresa. Alguém que tenha conhecimento no meu tipo de visto pode responder para o meu e-mail, por favor? Ficarei muito agradecida!

Resposta
Ana Elisa Miranda Agosto 15, 2016 at 11:20 am

Oi Gabriela, você pode pedir o visto de residência por coabitação, já que seu parceiro é cidadão europeu. Fique atenta aos outros requisitos (comprovante de renda dele, comprovante de residência, seguro saúde, etc).

Resposta
Arystton Maio 25, 2016 at 7:33 pm

Minha namorada é Brasileira e tem visto de Residencia na Bélgica. Estou indo lá e gostaria de saber sobre o Visto de coabitação para mim e ela. Neste caso os 2 são brasileiros. A mãe dela é casada com um português e ela tem o visto por causa dele.

Resposta
Ana Elisa Miranda Agosto 15, 2016 at 11:18 am

Oi Arystton, até onde eu sei, o visto de coabitação é feito com um(a) parceiro(a) belga ou europeu. Consulte o site do Departamento de Imigração ou a prefeitura de onde ela mora.

Resposta
Edna Junho 4, 2016 at 5:38 pm

Olá. Gostaria de saber como pedir residência através de investimento, alguém tem contato de um advogado aí que possa me passar? Obrigado.

Resposta
Melissa Junho 5, 2016 at 11:41 am

Oii Ana, quero te parabenizar pelo blog e por esse post super esclarecedor. Graças a vc tenho conseguido buscar várias informações e tirar dúvidas sobre a Bélgica e de todo esse processo pra morar junto. Que Deus te abençoe sempre e obrigada por compartilhar sua história conosco ????

Resposta
Ana Elisa Miranda Agosto 15, 2016 at 11:10 am

Oi Melissa, fico feliz em ajudar 🙂

Resposta
ISTEFANIA Junho 28, 2016 at 12:18 pm

Olá Ana bom dia!!! Sou cidadã brasileira e meu namorado é francês, porém reside em bruxelas na Bélgica. Já li muito a respeito de visto para trabalho pois sou enfermeira e sei que posso fazer equivalência do meu diploma, vi que os tramites são bem confusos para esse processo então penso que talvez eu tendo a autorização legal para morar no pais eu consiga isso mais fácil, pode me dar uma orientação em relação a coabitação?

Resposta
Ana Elisa Miranda Agosto 15, 2016 at 11:13 am

Oi Istefânia, tudo o que sei sobre coabitação foi o que descrevi acima. O melhor é seu namorado ir à prefeitura da “commune” onde reside e pedir detalhes sobre os documentos que você precisa apresentar lá. Boa sorte!

Resposta
wallace Agosto 3, 2016 at 1:54 pm

oi boa tarde ANA ELISA,,meu caso é diferente um pouco …meu pai que esta dando ..entrada ..a mulher da prefeitura ..falou os mesmo ..procedimento …..mas será que consigo ..sendo filho adotivo

Resposta
Ana Elisa Miranda Agosto 15, 2016 at 11:15 am

Oi Wallace, eu não tenho informações sobre um caso como o seu. Consulte o site do departamento de imigração (link no fim do post).

Resposta
Bruna Agosto 18, 2016 at 2:16 am

Olá Ana Eliza você poderia me passar seu email para tirar algumas dúvidas?

Resposta
Priscila Outubro 4, 2016 at 7:26 pm

oi gostei muito do seu post e tudo que voce falou esta certo. sou casada vai fazer um ano meu marido e belga e estou esperando ainda a autorização da permanente para residir na belgica e precisa de muita….. calma. e um pouco tenso a espera mais se voce ama a outra pessoa vale a pena esperar .

Resposta
marta santos Janeiro 25, 2017 at 8:29 pm

boa tarde eu tambem aqui para tirar varios duvidas mim ajude por favar eu conhecie eu namorado a um ano átras eu fui de ferias para holanda visitar minha filha e átaves dela conhecie ele entao ficamos quase todo o mes de minha ferias juntos ,depois voltei só que agora decidimos que vamos morar juntos na bélgica tenho fotos,mensagens e fb adicionado desde que se conhecemos ,e tenho tambem um filho de 16 anos que eu vou levar comigo ,quero saber sobre escola para adolescentes se isso é facil e quais sao documentos necessarios por favor mim ajudem

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 5, 2017 at 8:32 pm

Olá Marta. A colunista que escreveu esse texto parou de colaborar conosco e também deixou de responder aos comentários.
O melhor caminho é pedir informação nos órgãos oficiais de imigração belgas, que poderão lhe informar com precisão. Se você não fala francês ou holandês/flamengo, peça para o seu namorado ajudar. É preciso ver primeiro a condição de visto para seu filho e daí ver com as escolas locais como fazer com a adaptação.
Boa sorte
Equipe BPM

Resposta
Karoline Janeiro 30, 2017 at 8:22 pm

ola poderia me add no email ou facebook por favor Vandorpe Karoline,tenho certas duvidas.
des de já Agradeço

Resposta
Luciana kamar Fevereiro 8, 2017 at 7:23 pm

Boa tarde!
Você sabe se pode ser feita este pedido de coabitação na Holanda? ou se meu noivo conseguir um trabalho na Bélgica posso casar la e depois voltar para a Holanda sem precisar fazer a prova?

Resposta
Wanderson Maio 16, 2017 at 6:36 pm

atravez do meu filho Belga consigo documento n’a belgica

Resposta
Paula Agosto 19, 2017 at 10:18 am

Ana Elisa,

Parabéns pelo blog! Sucesso!

Como eu só comecei a ler e a estudar esse processo de imigração, me encontro um pouco perdida.
No meu caso, eu sou brasileira e consegui um trabalho em uma empresa na Bélgica. Minha empresa vai cuidar de toda a documentação pra mim, o que eles chamam de “work period”.
Sou casada e gostaria de saber como proceder com o meu marido. Quero que ele venha comigo, óbvio, mas não consigo achar informações mais claras sobre o processo.
É necessário um visto de acompanhante? O processo acontece aqui no Brasil ou na Bélgica? Ou na hora da imigração se eu mostrar a certidão de casamento ele pode entrar comigo?

São muitas pergunta, mas se você puder me dar uma luz já agradeço!

Muito obrigada!

Resposta
Mariana Outubro 16, 2017 at 8:53 am

Ola Ana Elisa,

Obrigada pelas informações. Eu estou aguardando o meu processo, mas tenho uma duvida e talvez você possa me ajudar. Depois que eu tiver o documento belga, ao viajar para o Brasil por exemplo, eu terei que sempre apresentar o passaporte brasileiro e o documento Belga? Na imigração eu tenho que passar pela fila de cidadãos europeus ou não europeus?

Obrigada desde já e Parabéns pelo Blog

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 18, 2017 at 2:20 pm

Olá Mariana!
A Ana Elisa Miranda parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Bélgica.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Angelica Van Dall Junho 26, 2019 at 2:34 am

Oi,
Eu sou cidadã européia, isso mesmo. Você precisa sempre viajar com seu documento belga + passaporte brasileiro, e a sua fila é de países de fora da união européia, pois você não é européia, apesar de ter autorização de residência. espero ter ajudado.

Resposta
Vitória Julho 8, 2019 at 1:43 pm

Gostei muito das suas dicas ajudou bastante.
Eu tenho apenas 3 meses com meu namorado belga atualmente estou no Brasil.
Estamos tentando fazer a coabitação, estou dando iniciou nas documentações para eu voltar em outubro e da entrada na coabitação lá na Bélgica.
Mas é obrigatório que eu esteja a dois anos com ele?

Resposta
Liliane Oliveira Julho 8, 2019 at 2:24 pm

Olá Vitória,
A Ana Elisa Miranda parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Bélgica que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação