BrasileirasPeloMundo.com
Porto Rico

Como comecei meu próprio negócio em Porto Rico

acervo pessoal

Comecei meu próprio negócio em Porto Rico.

No mês de abril, abri as portas do meu próprio negócio em Porto Rico. Depois de trabalhar no Brasil, como funcionária de grandes empresas internacionais por mais de 25 anos, meu sonho de ser empresária se tornou realidade, em Porto Rico – USA.

Não tenho palavras para explicar como estou feliz e espero, através deste post, conseguir compartilhar  informações que ajudem e inspirem outras pessoas a realizar seus sonhos e metas.

De sonho de negócio à realidade. Tudo começou com uma ideia e como transformar esta ideia em um plano de ação. No meu caso, depois de trabalhar no mercado financeiro por mais de 25 anos, decidi que queria trabalhar no campo da beleza e estética. O mundo da beleza e estética, como pude constatar, é bem amplo e consta de várias e diversas especialidades. Comecei a investigar com mais detalhe esse mercado e descobri que existem muitos níveis e requisitos básicos, dependendo da especialidade que selecionamos. O mundo da beleza é tão complexo e diverso que concluí que não era viável para uma única pessoa tentar fazer de tudo. Meus estudos começaram com as disciplinas de cabelo e maquiagem. Eventualmente, descobri os tratamentos estéticos. Depois de analisar as distintas opções, desde o cuidado com o cabelo, unhas, aplicação de maquiagem, até o cuidado com a pele, decidi que o caminho para minha nova profissão era trabalhar como esteticista.

Antes de começar a estudar esta especialidade, eu tinha pouco conhecimento sobre o mercado da estética. O que eu conhecia sobre o assunto era como usuária, cliente e o quanto me custavam os tratamentos que eu recebia. Assim que comecei meu curso de estética profissional, me apaixonei pelo assunto. O cuidado pessoal e trabalhar a autoestima é algo que me apaixona. Então, como eu queria me reinventar, decidi optar por algo que eu fosse muito apaixonada. Confesso que estética não foi a minha primeira opção, e sim o resultado final de um processo de análise de diferentes alternativas.

Quando tomei a decisão de me converter a uma profissional no campo da estética, como primeiro passo, decidi me capacitar. Como parte do processo de capacitação, realizei todos os cursos que a profissão exige e muitos outros com o objetivo de me especializar e ser uma grande profissional neste campo.

Estudei nas melhores escolas e com os melhores especialistas que consegui encontrar. Participei de muitos seminários, palestras, feiras e convenções em Porto Rico, Brasil, Nova Iorque e Miami.  Estudei o mercado de produtos e selecionei os melhores produtos para trabalhar com minhas clientes.

Investiguei quais eram as empresas mais reconhecidas em tratamento estético em Porto Rico e fui experimentar os tratamentos oferecidos por estes lugares, para observar tudo, desde a organização, estratégia de mercado, produtos utilizados, comportamento dos profissionais e de igual importância, que tratamento recebiam os clientes, tanto profissional como pessoal.

Leia também: Dicas de como trabalhar em Porto Rico

Analisei todos os pontos positivos e negativos que observei para aprender e me ajudar a selecionar qual seria a melhor maneira de trabalhar em meu próprio negócio. E o mais importante de tudo, pratiquei, pratiquei, pratiquei e continuo praticando e aprendendo todos os dias.  Aproveitei este tempo de aprendizado para perguntar às pessoas que eu atendia se estavam satisfeitas e o que eu poderia fazer para melhorar. É muito importante saber ouvir. E quando as pessoas pediam para serem atendidas novamente por mim, me senti mais confiante e percebi que já estava preparada para o meu novo desafio.

Convertendo o sonho em realidade mediante um plano de negócios. Quando me senti capacitada e decidi que tipo de negócio eu queria começar a construir, o meu próximo passo foi desenvolver um plano de negócio e encontrar a localização correta.

Quando localizei o lugar perfeito, comecei a investigar onde estavam os meus concorrentes diretos e indiretos, quais eram os preços, organização, espaço físico, horário de trabalho, métodos de pagamento, sua forma de atender os clientes e tudo que eu encontrava interessante averiguar.

Quando eu já tinha uma boa ideia de como queria o meu negócio, fui buscar assessoria profissional. Conversei com um advogado especialista em negócios e juntos consideramos as diferentes opções que tínhamos para transformar a ideia em um negócio real.

Em Porto Rico, assim como nos Estados Unidos, podemos constituir um negócio como pessoa física, como uma sociedade limitada ou mediante a criação de uma corporação. Tudo vai depender do tipo de negócio que se quer implementar e a estrutura de negócio que pretende construir. Cada estrutura tem suas vantagens e desvantagens. Um outro profissional que consultei foi o contador, afinal é importante estabelecer um bom controle financeiro antes de começar a ganhar dinheiro.

Encontrei o lugar onde eu queria abrir o meu negócio e com a ajuda do meu advogado, negociei o aluguel, depois de estudar e estar segura de que dentro deste local que eu selecionei, eu poderia legalmente implementar meu negócio. Contratei outros profissionais para reformar e fazer melhorias necessárias para deixar o lugar bem aconchegante, escolhi desde a pintura até os móveis, máquinas e cortinas. Negociei com os fornecedores, fiz cotações diversas para compra de todo material e prestadores de serviço.

Leia também: Dicas para morar em Porto Rico 

De acordo com as cotações realizadas e conversas com o advogado e contador, defini qual seria o valor a ser investido na reforma geral até a abertura oficial da empresa.

Depois de finalizar esta parte do processo, chegou o momento de abrir conta em banco, solicitar as permissões do governo para operar o negócio.

De plano de negócios à realidade. Não somente é importante pensar nos custos de montar a estrutura de negócio, como devemos pensar, também, na estratégia de marketing para promover o seu negócio.

No meu caso, entrevistei alguns profissionais de marketing e selecionei o que eu entendi que seria interessante para um negócio que está apenas começando. Tudo foi desenvolvido pela profissional de marketing, desde o logo até o planejamento de marketing digital, promoções, como se posicionar no mercado, como tratar as datas especiais, preços, material promocional, etc. O mais importante era que tudo deveria estar pronto antes da abertura do negócio.

Espero que estas dicas de uma experiência real sirva de ajuda para alguém que, como eu, se atreveu em transformar um sonho em realidade!

Related posts

Rincón, a capital do surf de Porto Rico

Cris Rivera

Viejo San Juan – 5 dicas para aproveitar o dia e se apaixonar

Cris Rivera

Dicas de como trabalhar em Porto Rico

Cris Rivera

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação