BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Portugal

Comemorações de Santo Antônio em Lisboa

Comemorações de Santo Antônio em Lisboa.

“Vem chegando o verão, o calor no coração…” Marina Lima cantava essa música nos anos 80…

Por aqui está quase chegando o verão. Viver em lugares onde as estações do ano são bem definidas é diferente. Cada coisa tem o seu tempo e todos nós acabamos por seguir as tradições. E só de pensar que está chegando o verão as pessoas já ficam mais animadas. É no verão que acontecem as festas das aldeias, vilas e cidades. Vocês nem imaginam como é bom!

Uma das boas tradições mantidas por aqui são as comemorações dos santos populares. São chamados de populares Santo Antônio, São João e São Pedro. Em Lisboa comemora-se o Santo Antônio, no Porto o São João, em Sintra o São Pedro, etc.

Sabe as festas juninas brasileiras? Lembra um pouquinho mas… Só um pouquinho. Aqui não tem pipoca, quentão, amendoim, pé de moleque, canjica e nem quadrilha. Aqui tem sardinha assada, chouriço assado, pão, sangria, arroz doce… E tem também as marchas populares de Lisboa.

O Santo Antônio é uma das maiores festas de Lisboa. É o ponto alto das festas da cidade. Comemorar o Santo Antônio é fun-da-men-tal! Praticamente TODAS as pessoas comemoram. Não há como não entrar na festa. É mesmo uma festa popular e o Santo Antônio está sempre presente.

As pessoas se juntam para comemorar, saem pelos bairros tradicionais da cidade para passear e comer, assam sardinhas em frente à porta de suas casas e decoram as casas e as ruas com imagens de Santo Antônio.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

E nesta festa a rainha é a sardinha. Todos os anos, e já há vários anos, há um concurso de desenho de sardinhas feito pela Câmara de Lisboa. Neste concurso as pessoas desenham as sardinhas e, no final, são escolhidas as melhores que vão enfeitar as ruas da cidade. Só para vocês terem uma ideia do tempo que se prepara a festa, o prazo para entrega do desenho da sardinha foi no começo de dezembro de 2014.

Mas, bom mesmo é ir para Alfama, Madragoa, Mouraria ou outro bairro lisboeta para comer as sardinhas assadas.

Outro acontecimento que ocorre durante as festas de Lisboa são os “Casamentos de Santo Antônio”. Santo Antônio nasceu em Lisboa e conta-nos a lenta que ele era excelente conciliador de casais e, por esse motivo, é conhecido como santo casamenteiro. Nos anos de 1957 a 1974 o Diário Popular, um antigo jornal português, organizava o evento “Noivas de Santo Antônio”.

Depois disso, em 1997 a Câmara de Lisboa retomou a tradição e organiza o casamento para um grupo de casais. Os candidatos se inscrevem e os casamentos são realizados no dia 12 de junho. Para saber mais sobre esta iniciativa veja aqui.

Leia também: como tirar o visto D7 para morar em Portugal

As marchas de Lisboa lembram a ideia de um desfile de escola de samba. Os diversos bairros e freguesias da capital se preparam durante o ano para desfilarem no dia 12 de Junho pela avenida da Liberdade. Há um júri que vota as diversas categorias e depois elege a melhor marcha. A avenida da Liberdade e a Baixa ficam completamente cheias para ver o desfile das marchas. No ano de 2013 fomos a Alfama e vimos a saída das marchas para o desfile. E não é que foi a marcha de Alfama que ganhou o primeiro prêmio?

Eu acho que a primavera e o começo do verão são as melhores épocas para se passear em Lisboa. Se você gosta de festas e tradições populares, você não pode perder esta festa, pelo menos uma vez na vida.

Ahhh! E por aqui a festa começa no dia 12. Não se esqueça! Durante o dia acontecem os casamentos e nós comemoramos a partir das 18:00 do dia 12 e até madrugada adentro. Dia 13, o dia do Santo, é feriado e é pra descansar!

Related posts

Roteiro turístico em torno de Braga em Portugal

Giselle Costa

Dicas de passeio em Sintra

Lyria Reis

25 de Abril e a Revolução dos Cravos em Portugal

Juliana Marra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação