BrasileirasPeloMundo.com
Rússia

Comemorando o Aniversário de Moscou

Todos os anos Moscou comemora seu aniversário no início de setembro. Não há uma data exata, as comemorações costumam acontecer entre os primeiros finais de semana do mês.

Esse ano, eu comemorei o aniversário da cidade pela terceira vez. Todo ano acontecem vários tipos de evento pela cidade inteira, tudo com entrada gratuita.

Em 2015, eu havia chegado na cidade há um mês apenas e ainda sem  entender direito como funcionava o Dia da Cidade. Ouvi falar que haveria um show do Aerosmith perto da Praça Vermelha, de graça. Eu já estava achando aquilo muito legal quando, na sexta-feira anterior às comemorações, eu estava jantando com amigos em um dos principais restaurantes de Moscou quando entram Steven Tyler e companhia no estabelecimento. Conversamos com ele, tiramos fotos e passamos o resto da noite sem acreditar que aquilo tinha acontecido.

Ana, Steven Tyler e eu

No dia seguinte fomos ao show, que foi de graça e muito divertido. Além do show, a avenida principal da cidade, a Tverskaya, estava fechada para carros e lotada de pessoas passeando com amigos e família. As ruas de pedrestes perto da praça vermelha estavam abarrotadas de gente, todo mundo animado, passeando com a família e curtindo o dia da cidade.

Leia também: 10 curiosidades sobre a Rússia

Em 2016 eu aproveitei o Dia da Cidade durante o dia, andando pela Tverskaya – novamente fechada para carros – e com várias atrações: mágicos, malabaristas, bandinhas pela rua animando as pessoas. O mais interessante foi o festival de filmes russos, que aconteceu em vários pontos da cidade. Os filmes eram exibidos em tendas montadas tanto na Tverskaya quanto em outros pontos específicos e tinham sessões o dia inteiro.

Também aproveitei o Dia da Cidade para ir novamente ao Museu do Cosmonauta, que tinha entrada de graça (vários museus oferecem entrada de graça na festividade) e ao parque VDNKH, que também tinha inúmeras opções de atividades e atrações artísticas. Havia um enorme palco montado no parque, onde aconteceria um show de músicos locais.

Agora em 2017, a exposição na avenida Tverskaya mostrou os grandes feitos da história de Moscou: desde os primeiros satélites enviados ao espaço, até a produção de grandes navios quebra-gelo, passando pelo balé do Bolshoi e conquistas nos campos da ciência e das artes. Muitas atrações eram interativas, como mosaicos de estações de metrô em forma de quebra-cabeça para as crianças brincarem, camas elásticas gigantes, carros e motos antigos onde era possível sentar para tirar fotos etc. Durante a exposição, havia vários artistas fazendo performances de dança, ginástica, música e teatro.

Houve também um festival gastronômico que resgatou receitas clássicas da cidade. Vários restaurantes do centro participaram do festival, elaborando cardápioes especiais e muito convidativos. Mas nem só do passado viveu o festival:  o chef Vladimir Mukhin, do restaurante White Rabbit – que está entre os 50 melhores restaurantes do mundo – criou um prato especial para celebrar o futuro gastronômico brilhante de Moscou.

Na rua Arbat, uma das mais famosas da cidade, um local especial do festival celebrava os criadores de aviões e conquistadores do espaço que moraram em Moscou. A exposição contava com workshops sobre construção de aviões e distribuição de réplicas em miniatura de alguns modelos mais famosos construídos na cidade.

Leia também:  Rússia – Custo de vida parte 1 e parte 2

Vários museus abriram suas portas de graça para os visitantes, e também era possível participar de vários passeios guiados por locais importantes da cidade (tudo de graça).

Foram montados palcos em vários pontos da cidade, onde aconteceram pequenos shows de música . Já no Parque da Vitória aconteceram shows de artistas russos em um grande palco. O show foi transmitido por canais locais de televisão.

Pequeno show na Praça do Triunfo

Moscou recebeu felicitações de aniversário até do espaço, pelo tweet do astronauta Sergey Ryazansky (Сергей Рязанский), diretamente da nave Soyuz MS-05, em sua missão à Estação Espacial Internacional:

As celebrações do aniversário de Moscou são sempre muito interessantes. A cidade inteira se agita, eventos culturais acontecem em cada esquina e as pessoas saem de casa para passearem, aproveitarem os eventos e exposições e comemorarem mais um ano da sua linda cidade.

Para quem quer visitar a cidade nessa época, a data é sempre uma excelente opção, já que o clima ainda está bem agradável, as ruas normalmente estão recém reformadas e Moscou inteira se enfeita e se alegra para comemorar mais uma primavera (ou outono, para ser mais precisa). Vale muito a pena presenciar toda essa festa e aprender mais um pouco sobre Moscou.

Related posts

Sistema de saúde russo

Renata Rossi

O que se come na Rússia?

Renata Rossi

5 motivos para não morar em Moscou

Renata Rossi

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação