BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica Culinária Pelo Mundo

Comidas típicas da Costa Rica

Este mês vou contar para vocês um pouco sobre a alimentação e algumas comidas típicas da Costa Rica.

Iniciando pelo café da manhã, o chamado “gallo pinto” é o típico dos costa riquenhos, como já contei em um texto anterior que pode ser lido aqui . O prato é composto por arroz frito com grãos de feijão, coentro e um molho a base de vegetais, normalmente servido com ovos e tortilhas de milho.

Na Costa Rica, assim como na maioria dos países da América Central, por conta de sua origem indígena, a matriz alimentar utiliza como carboidrato principal o milho. É fácil encontrar pão de trigo mas a variedade e o consumo são menores se compararmos com o Brasil.

Outro prato típico daqui são as “chorreadas”, espécie de panquecas feitas com farinha de milho e normalmente servidas com nata. As tortilhas de queijo, preparadas com farinha de milho, queijo e cream cheese, também são iguarias locais realmente saborosas. Já tentei fazê-las em casa mas não deu muito certo, acredito que a “mão” tem que ser “tica” (maneira carinhosa como os costa riquenhos são chamados).

A bebida que acompanha todos esses pratos e diversos outros é o delicioso café da Costa Rica. O café produzido aqui, em sua grande maioria, é da variedade Arábica, que no Brasil chamamos comumente de “café gourmet”. Esses grãos atingem suas melhores qualidades quando cultivados entre 24 e 27 graus Celcius e de 1400 a 1600 metros de altitude. A Costa Rica oferece as condições perfeitas para ele florescer, por isso, o país é um grande exportador de café. Existem 8 regiões com produção de café, são elas: Valle Central, Tres Rios, Turrialba, Brunca, Guanacaste, Tarrazú, Orósi, Valle Occidental. Para quem nunca experimentou, o café da Costa Rica é uma boa pedida.

cafe

Já na hora do almoço, o prato tradicional é o “casado”, que como o nosso “PF”, é um prato feito que vem com arroz, feijão, plátano maduro, salada, um tipo de carne (carne vermelha, frango, porco ou peixe) e um acompanhamento; o mais comum é o “picadillo”, um picadinho refogado com alguma verdura, batata inglesa, batata doce, abóbora…

Leia também: vistos para morar na Costa Rica

Na Costa Rica, o “plátano”, que no Brasil chamamos de banana da terra, é muito consumido. Verde para fazer chips e “patacones”, pedaços da banana cozidos e depois fritos ou refogados, servidos como aperitivo junto com vinagrete e feijão moído. Também é muito usado em sopas. Já o plátano maduro, também é feito como chips ou caramelado, servido como acompanhamento de casados e no café com queijo fresco, também refogado.

A “olla de carne” é uma sopa bem tradicional, servida quase em todos os restaurantes. É feita com diversos vegetais e um pedaço de carne vermelha com osso.

A versão local do torresmo se chama “chicharron”, pedaços de carne de porco fritas lentamente em sua própria gordura. Com ele faz-se também outra comida típica, o “chifrijo”, que são “chicharrones” servidos com feijão chi=chicharron frijo=frijoles(feijão). Junto é servido “pico de gallo”, um molho com tomate picado, pepino, coentro, alho e limão.

Chicharrones
Chicharrones

Pratos com arroz são bastante populares também. O mais famoso é o “com pollo” (frango), mas além do frango é possível comer arroz com camarões, com lulas, frutos do mar mistos…

O Frango é sem dúvida a carne mais consumida, e outro almoço muito comum por aqui são os frangos fritos estilo “KFC”.

Na praia, também se consome bastante ceviche de peixe, de camarões e até de manga verde!

Um capítulo à parte e sempre uma boa pedida são as frutas da Costa Rica. O abacaxi é o campeão na minha opinião. A variedade produzida aqui é a dourada, é super amarelo e muito doce. Numa rede de supermercados, temos a mordomia de comprá-los já descascados e cortados em uma embalagem, prontos para o consumo. É impossível comer só um pedaço de abacaxi por aqui!

Outra fruta maravilhosa é o mamão: muito doce e abundante nas principais regiões da Costa Rica, tanto quanto a manga. Durante junho e julho, manga é que nem mato, tem pra todo lado e caindo de madura. A banana eu também gosto bastante, é uma variedade diferente da do Brasil; grande e doce como a caturra, mas firme como a prata.

A melancia também é muito boa, assim como o melão cantalupe, os morangos e as laranjas. A “guanabana” é a nossa graviola, também muito doce, ideal para sucos, assim como o tamarindo. Outra fruta encontrada por aqui é a “CAS”, chamada no Brasil de goiaba da Costa Rica. Ela é verde por fora e branca por dentro e tem um gosto muito semelhante ao da goiaba. Entre os meses de julho e outubro, encontra-se muito por aqui uma fruta chamada de “mamonchino”. Ela é parecida com a lichia, bem docinha por dentro, e por fora parecida com uma mamona vermelha.

Leia também: dez curiosidades sobre a Costa Rica

Para a sobremesa os “ticos” gostam bastante de arroz de leite. O arroz por aqui, como vocês puderam perceber, é o prato predileto, pois se come no café, no almoço, na janta e ainda na sobremesa.

Também faz sucesso a torta de “3 leites”, com leite condensado, evaporado e creme de leite.

Para mim, a grande pedida é sempre um sorvetinho, pois o clima está sempre apropriado. Existem diversas marcas de sorvetes e muitas sorveterias, além de muitas sorveterias italianas, devido à população de imigrantes italianos. A “Dos Pinos”, principal indústria de laticínios do país, faz um sorvete em especial que, apesar de relativamente simples, os americanos que visitam o país adoram, e eu também não posso negar que é delicioso. Chama-se “Trits”e vem num potinho de 300g, do qual devemos retirá-lo para comer como se fosse um sanduíche, pois há uma camada de biscoito nas extremidades e o sorvete no meio.

Acho que posso dizer que a culinária da Costa Rica possui uma variedade de pratos e ingredientes menores que a brasileira, e sua cozinha “típica” é bastante rica em carboidratos e gorduras.

Como nossa mudança para cá foi um desejo de mudança de estilo de vida, estar mais perto da natureza e da praia, acabamos evitando esta dieta no nosso dia a dia, cozinhando bastante em casa e consumindo mais saladas e vegetais. Mas as frutas deliciosas estão sempre presentes em nosso dia a dia.

Bom, esse foi um pouquinho da Costa Rica que eu compartilhei este mês, Pura Vida!

Related posts

Doces peruanos e suas origens

Janayna Guerra

Comidas típicas do Oriente Médio

Gabriela Lirio Delfino

Dez pratos típicos franceses

Marcella Delfraro

2 comentários

Fabi Julho 30, 2016 at 8:15 pm

Fiquei com água na boca
Você tem receita da torta de três leches? Adoro
Tb fiquei surpresa com mamon chino
Uma fruta típica da Indonésia que eu adoro!

Resposta
Franciane Reis Agosto 11, 2016 at 3:09 pm

Oi Fabi!Que bom que gostastes.Tenho a receita sim. Nunca tentei fazer, mas já comi de alguns amigos!E o Mamon chino eu adoro! É muito bom né?!
Vou passar a receita pelo teu e-mail,ok? Abraços Fran

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação