BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Nova Zelândia

Comidas típicas da Nova Zelândia

Comidas típicas da Nova Zelândia.

Alguns podem achar a culinária da Nova Zelândia não muito marcante. No entanto, depois de passar um tempo aqui, fui aprendendo a apreciar as comidas e bebidas deste lugar.

Alguns dos pratos são de influência inglesa, em função da colonização. Outros, são bastante originais.  Veja, a seguir, algumas destas delícias:

Pavlova

Essa é uma sobremesa bastante popular em festas natalinas. Segundo o Wikipedia, a sobremesa foi inventada em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, durante sua visita à Austrália e Nova Zelândia. Inclusive, há uma discussão sobre em qual dos dois países foi criada.

Trata-se de um suspiro, crocante por fora e macio por dentro, em formato e tamanho de bolo. Por cima do suspiro, coloca-se um creme, muito parecido com o chantilly, e frutas. É uma delícia, e lembra bastante o nosso merengue, mas um pouco mais sofisticado.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Nova Zelândia

Fish & Chips

Embora seja um prato típico inglês, o famoso Fish & Chips é muito popular no país. É a combinação de peixe empanado e batata frita. Praticamente todos os bairros têm uma loja de “Fish & Chips”, no qual as pessoas compram e levam para casa.

O que torna um prato típico do país é o fato de utilizar-se um peixe chamado Snapper encontrado na região da Oceania. Por ser um peixe local, sempre é muito fresco, o que proporciona um sabor especial.

L&P

Da mesma forma que temos orgulho em ter o refrigerante Guaraná, os neozelandeses adoram L&P. Trata-se de uma bebida gaseificada à base de limão, com um sabor único. É encontrado em todos os restaurantes, inclusive nas grandes redes de fast food, como McDonald’s, Burger King e KFC.

Foto: acervo pessoal

Tortas Salgadas

As tortas salgadas, conhecidas como “pies”, é um dos pratos mais populares da terra dos kiwis. Inclusive, todo ano há uma competição nacional para eleger a melhor torta. Em 2017, a vencedora foi a da padaria Taupo’s Fast & Fresh Bakery, localizada na cidade de Taupo.

Podemos encontrá-las em várias padarias, grande parte dos mercados e cafeterias. Há grande variedade de sabores, mas uma das mais populares é a torta com recheio de carne. Geralmente são bastante recheadas e com bastante caldo, o suficiente para ser uma refeição! É muito comum vermos o pessoal daqui almoçando torta.

Leia também: Onde encontrar ingredientes e comida brasileira na Nova Zelândia

Carne de Cordeiro

A carne de cordeiro neozelandês é exportado para muitos países da Europa e Ásia. É vasto o uso deste tipo de carne na culinária caseira e facilmente encontrado nos mercados e restaurantes. É utilizado em pratos cozidos, assados e grelhados.

Feijoa

Embora seja uma fruta originária das regiões mais frias da América do Sul, foi na Nova Zelândia que ela encontrou popularidade.  Tem uma textura muito parecida com a goiaba, porém é menor e com um sabor adocicado mais suave, quando madura.

Normalmente, dividimos a fruta em duas partes e comemos a polpa com uma colher. Podemos encontrá-las em várias sobremesas, recheio de bombons e até mesmo em refrigerantes. Também fica ótima em caipirinhas!

Mel Manuka

Manuka é um tipo de árvore encontrada na Nova Zelândia, da qual as abelhas extraem o néctar de suas flores. Esse tipo de mel tem textura única e diversas propriedades medicinais, que auxiliam no combate e prevenção de várias doenças.  É altamente concentrado e com sabor forte, exportado para diversos países.

Não possui preço acessível, apesar de ser produzido localmente.  Um pote de 500ml custa em torno de 35 dólares neozelandeses. Em Londres, chega a ser vendido por até 45 libras esterlinas.

Hokey Pokey

Hokey Pokey é um doce crocante à base de mel. Ele pode ser encontrado em cubos para comer individualmente ou, então, com sorvete, que deixa um crocante delicioso! Também é facilmente encontrado nos supermercados.

Café

A cultura do café é muito forte na Nova Zelândia. O mais interessante é que não há produção local do grão, mas os neozelandeses são bastante exigentes com essa bebida. Vemos cafeterias por todos os lugares e geralmente o café é de ótima qualidade. O tipo mais popular é o Latte, que é um tipo de café com leite, mas com uma consistência mais encorpada e cremosa.

Marisco

Em geral, os frutos do mar, como ostras e lulas são de excelente qualidade na Nova Zelândia. No entanto, meu destaque vai para o marisco.

Conhecidos por serem grandes e de casco verde, são facilmente encontrados nos supermercados. São deliciosos quando servidos ao molho de vinho branco e acompanhados com uma fatia de pão italiano.

Afghan

É um tipo de biscoito grande de chocolate e flocos de milho, com uma cobertura de chocolate e um pedaço de nozes para enfeitar. Também é vendido em quase todas as cafeterias e supermercados, sempre de forma caseira. As crianças adoram levá-lo para escola.

Tim Tam

Esta é um das bolachas mais adoradas da Nova Zelândia. Com o biscoito, recheio e cobertura de chocolate, é muito procurada em supermercados. Inclusive, há uma receita de como comê-lo junto com chocolate quente.

Basta fazer um furo no recheio, entre os dois biscoitos, a fim de formar um canudo. Coloca-se leite quente e chocolate em pó em uma xícara, e usa-se ‘canudo’ para sugar o líquido, derretendo aos poucos o recheio e misturando com a bebida quente. É um paraíso para amantes de chocolate!

Espero que tenham gostado e até o próximo artigo!

Related posts

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Uma viagem gastronômica pela Croácia

Debora Pedroni

Como me sinto em ter deixado o Brasil

Renata Abu Chacra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação