BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para abrir conta bancária pelo mundo Taiwan

Como abrir conta bancária em Taiwan

Se você pretende ficar no País por um longo período, será essencial ter uma conta bancária em Taiwan para administrar sua vida financeira, diferente de nós que ao chegarmos como expatriados, levamos mais de dois anos para abrir uma conta. Até então, usávamos nosso cartão de crédito internacional e facilmente conseguíamos sacar dinheiro.

Em geral, o modo de pagamento mais utilizado por aqui é dinheiro. Cartão de crédito ainda se usa pouco e o de débito, depende se o comércio em que você estiver aceitará ou não. Isso me chamava muita atenção quando cheguei – o fato de ter que estar sempre com dinheiro na carteira, afinal, no Brasil é o contrário, pois priorizamos o uso do cartão até por uma questão de segurança.

Mas chegou um dia em que bloqueamos nosso cartão e nesse dia, tivemos a certeza de que era necessário ter uma conta bancária aqui. Foi quando decidimos pesquisar alguns bancos.

De um modo geral, o horário de funcionamento bancário vai das 9h às 15h30 de segunda a sexta-feira e eles não abrem aos sábados. Os funcionários normalmente permanecem nas agências até às 17h30 para atendimentos por telefone. Internet banking e serviços on-line estão se tornando cada vez mais populares em Taiwan.

Um cidadão estrangeiro que deseja abrir uma conta, deve ter pelo menos 20 anos de idade e provar residência fixa.

Moeda

Aqui chamamos a moeda local de Novo Dólar Taiwanês que tem cinco denominações em papel e cinco em moedas. O dinheiro de papel vem em notas de NT $ 2.000, NT $ 1.000, NT $ 500, NT $ 200 e NT $ 100. Já as moedas, temos em NT $ 50, NT $ 20, NT $ 10, NT $ 5 e NT $ 1. O Novo Dólar Taiwanês é usado exclusivamente em Taiwan, ao contrário de alguns países europeus. É bem comum juntarmos muitas moedas já que fazemos pagamentos no comércio usando dinheiro vivo.

Abrindo uma conta

Em Taiwan, encontra-se dois tipos de bancos: do governo e privado. Os bancos públicos geralmente são mais exigentes com a documentação e talvez possam pedir alguns documentos que chega a gerar um certo desconforto. Primeiro é necessário realizar uma entrevista em que você apresenta o seu contrato de trabalho demonstrando o quanto você recebe e, a partir daí eles decidirão se esse cliente é interessante para o banco ou não. Porém, é possível abrir uma conta com um mínimo de NT $ 1000.

Nós conseguimos abrir conta mais facilmente em um banco privado. Me pareceu que eles estão muito mais dispostos a ajudar que os bancos do governo. Neste caso, estávamos com o cartão em mãos apenas 4 dias depois da abertura da conta. Foram bastante ágeis e facilitadores.

Documentos necessários

  • Passaporte;
  • Cartão de residência (ARC);
  • Contrato de trabalho;
  • Comprovante de residência;
  • Montante mínimo.

Montantes mínimos

A quantidade mínima necessária para abrir a conta varia de banco para banco. Normalmente, os bancos locais exigem o montante mínimo de NT $ 1000. O banco Chinatrust, por exemplo, exige no mínimo NT $ 10.000 enquanto o Citibank, exige que o titular mantenha um saldo mensal médio de NT $ 25.000, caso contrário, será cobrada uma taxa de NT $ 500 por mês diretamente na conta.

Leia também: como abrir conta bancária no exterior

Depois da abertura de conta, o cliente receberá um cartão que pode ser emitido como um cartão multibanco e pode ser usado para saques em qualquer máquina ATM. Com isso, é preciso pedir o símbolo Plus ou Cirrus no seu cartão, assim é possível acessar seus saldos de Taiwan ou até fora do país.

Lista de bancos em Taiwan

Cada banco trabalha com diferentes taxas, juros e montantes mínimos exigidos para abertura e manutenção da conta. Listo os principais bancos de Taiwan:

A maioria destes bancos permitem a retirada de valores entre NT $15.000 e NT $ 150.000 por dia utilizando suas próprias máquinas ATM. Este limite pode ser aumentado ou diminuído conversando com o gerente da conta.

Talvez o ponto negativo de ter aberto conta em um banco internacional é que para conseguir um cartão de crédito, é necessário ter um grande montante em conta e ter um avalista local. Por enquanto, preferimos ter o nosso cartão do Brasil, e se for preciso, usaremos este.

Um outro ponto que nos assustou quando tínhamos chegado, foi a surpresa que tivemos ao precisar sacar dinheiro quando chegamos em um caixa automático, pois às máquinas operam em chinês. A sorte é que muitas delas têm um menu em inglês que direciona para  transações mais simples como saques e saldos. Mas cansamos de operar, bater a senha, fazer tudo certinho e no final era devolvido o cartão. Você fica esperando o dinheiro e nada. Logo, à máquina emite um boletim com o erro que também é impossível ler. São experiências únicas, mas depois de um tempo, operar à máquina passa a ser mais instintivo que nunca.

Diferente da abertura de conta na Finlândia, até que não tivemos tantas dificuldades e burocracias a serem vencidas.

Aguardo vocês no próximo post!

Related posts

Como é o Natal em Taiwan

Gisela Melo

Sistema bancário no País de Gales

Daniela Pesconi-Arthur

Aplicativos para usar em Taiwan

Ofelia Yang

2 comentários

Robson Almeida Dezembro 3, 2017 at 5:37 am

Senhorita Gisela, eu li o vosso post e peço a gentileza de entrar em contato atraves de meu email pois tenho perguntas específicas para fazer a senhorita. Tenho uma viagem programada a Taiwan em 10 dias e estou um pouco desesperado pois não encontrei muitas informações sobre este pequeno país. O seu post foi um dos mais completos que li e desde já lhe parabenizo pela excelente iniciativa de compartilhar a vossa experiencia, ajudando outras pessoas.

Se possível e houver possibilidade por gentileza entre em contato, gostaria de conversar e pedir informações. viajo em 10 dias e ficarei a principio 03 meses. acredito que estarei boa parte do tempo na cidade de Taipei.

Resposta
Gisela Melo Dezembro 4, 2017 at 1:48 pm

Olá Robson!

Muito prazer e obrigada por entrar em contato.
Fique a vontade para perguntar.

Quanto aos saques, se você tem um cartão de crédito autorizado internacionalmente consegue fazer saques em vários ATM, como por exemplo, nas conveniências de Seven Eleven, Family Mart, Hi Life, Ok Mart é alguns outros. Porém é possível também sacar nos caixas de bancos porque funcionam como banco 24horas. Mesmo os bancos locais, salvo poucas exceções.

Ainda existe a possibilidade de trazer em dólar e trocar nos bancos. Alguns aceitam, outros não. Com o cuidado de trazer notas novas, não mais antigas do ano de 2000.

Você ficará em qual região de Taipei? Taiwan é surpreendente e três meses é bem possivel de sentir a cultura e os hábitos, além de conseguir explorar facilmente outras cidades de Taiwan.

Aguardo suas demais perguntas!
Atenciosamente,
Gisela

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação