BrasileirasPeloMundo.com
Arábia Saudita Dicas para abrir conta bancária pelo mundo

Como abrir conta bancária na Arábia Saudita

Como abrir conta bancária na Arábia Saudita.

Abrir uma conta bancária na Arábia Saudita é um dos primeiros passos para quem vem morar no país à trabalho. Além de receber seu salário, a conta bancária é essencial pois muitos procedimentos aqui no país são eletrônicos e resolvidos por meio do internet banking.

A taxa de juros também é baixa se comparado com o Brasil, o que torna-se interessante no caso de solicitar empréstimos, porém não muito atrativa para investimentos e produtos oferecidos pelo banco. Os bancos também não cobram a taxa de manutenção de conta.

A conta no banco as vezes fica em segundo plano para as mulheres dos expatriados, que vem acompanhando seus maridos e não podem trabalhar. Nesse caso, por falta de informação, muitas mulheres optam por apenas ter um segundo cartão da conta dos maridos ou apenas usar dinheiro. Só que é possível abrir conta em banco para elas também. Tem bancos em que o procedimento é bem facilitado, com menos documentos para apresentar ao abrir a conta, mesmo sendo dependente. Explico mais abaixo.

Abrindo a conta

O sistema bancário na Arábia Saudita é similar aos bancos de qualquer país. Existem muitas opções e o recomendado na hora de escolher o banco é pesquisar qual deles se adequa mais às suas necessidades. Se o seu interesse for em pegar um empréstimo e tirar vantagem das baixas taxas de juros, o banco a escolher para receber seu salário deve ser o mesmo. Ou para quem vai mandar dinheiro com frequência ao Brasil, deve optar por um banco que tenha esse serviço como um atrativo. Vale pesquisar para fazer uma boa escolha.

Algumas opções de bancos no país:

Al Rajhi Bank 
Riyad Bank
HSBC
Samba
Bank Al Jazira
Banque Saudi Fransi
Alawal Bank
ANB
AL Bilad Bank
SABB

Após escolhido o banco, o processo de abertura da conta é bem simples. É preciso apresentar alguns documentos como:

  • Uma carta do empregador constando seus dados, iqama (o seu documento de residente) e o seu salário.
  • Iqama (documento de residente)
  • Passaporte (original)
  • Número de telefone válido

*A sua conta bancária é ligada ao seu número de telefone. Todos os códigos de operações e as atividades da sua conta são enviadas para esse número automaticamente.

Leia mais: Aplicativos úteis na Arábia Saudita

Com os documentos em mão, é só chegar no banco e preencher um formulário e sua conta estará aberta. O cartão de débito é impresso na hora.

A conta padrão é aberta e então você poderá solicitar cartões de crédito, conta poupança ou conta em outras moedas como em dólares ou euros.

Contas Especiais

Salários a partir de 25 a 35 mil Riyals (depende do critério do banco), podem solicitar contas especiais. As vantagens podem incluir limites mais altos para o cartão de crédito, isenção ou redução das tarifas de transferências internacionais, entre outras vantagens.

Minha Experiência

Quando cheguei no país, senti a necessidade de ter uma conta minha, sem ficar dependendo dos cartões do marido. Eu precisava de um banco simples, uma conta para colocar o dinheiro e um cartão de débito. Essas eram as minhas necessidades. Então encontrei um banco digital chamado Meem

Simples e prático, abri minha conta pelo site e só precisei apresentar meu iqama, passaporte e telefone na agência para retirar o cartão, que foi impresso na hora. E também cadastrar as senhas.

Esse banco não tem custo nenhum para abrir e manter a conta básica, e a maioria dos serviços não tem custo algum também. Ele também dá a possibilidade de abrir conta em Euro, Dólar e Libras Esterlinas, tudo pelo aplicativo de celular.

Quando viajo eu sempre uso meu cartão de débito para compras na moeda local do país, o custo não é tão diferente de ter que ir trocar dinheiro na casa de câmbio. Além de prático, as vezes sai até mais barato.

Inclusive, já fiz algum investimento pelo aplicativo, mas a taxa de juros para investimentos aqui na Arábia não é tão boa para esse fim.

Curiosidades

Alguns bancos possuem agências especiais para mulheres. Nas agências mistas não tem problema nenhum em uma mulher ser atendida por um homem. Gosto de deixar bem claro isso, pois muitas pessoas que não conhecem o país acham que as mulheres não podem ter contato nenhum com homens estranhos nem em situações comerciais, o que não é verdade.

Todos os caixas eletrônicos tem a opção de linguagem em inglês ou árabe.

Os caixas eletrônicos aceitam qualquer cartão de banco para saques. Se você tem conta no banco X pode sacar dinheiro no caixa eletrônico do banco Y.

As máquinas também se encontram em vários lugares como em lojas, mercados, postos de gasolina. O que sempre me chama a atenção são as máquinas “drive-thru”. É só chegar de carro e baixar o vidro, não precisa nem descer para sacar seu dinheiro.

Também não é possível acessar o saldo da conta poupança pelo caixa eletrônico. Somente pelo internet banking.

No país não existe conta conjunta, mas é possível solicitar cartões extra para outro membro da família.

As transferências para contas locais são feitas instantaneamente. Inclusive os depósitos em dinheiro já entram na conta assim que finaliza-se a transação. É só colocar o montante na máquina, que já conta as cédulas e credita o valor na conta.

Leia também: Vou morar na Arábia Saudita, e agora?

Os bancos não podem ter capital 100% estrangeiro, eles precisam de uma joint venture, então todos os bancos vão ter nomes locais. Por exemplo o Saudi British Bank é o HSBC na Arábia, já o SAMBA (Saudi American Bank) é o City Bank. O antigo Saudi Hollandi Bank, agora nomeado Al Awwal é o ABN AMRO Bank.

Alguns tipos de cartões de bancos muçulmanos não aceitam transações em determinados estabelecimentos que vendem produtos proibidos no país. Meu marido tinha um desses logo quando chegamos. Aconteceu em algumas viagens de o cartão não autorizar compras em uma vinícola e no cinema (quando ainda era proibido).

Related posts

Acampamento beduíno no deserto

Gabriela Lirio Delfino

Como abrir uma conta bancária na Holanda

Giovanna Prata

Casamento árabe na Arábia Saudita

Gabriela Lirio Delfino

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação