BrasileirasPeloMundo.com
Advogadas Pelo Mundo Dicas para abrir conta bancária pelo mundo França

Como abrir conta bancária na França

Como abrir conta bancária na França.

O sonho de muitos brasileiros de sair do Brasil e começar uma vida nova na Europa, conhecido hoje como o “Sonho Europeu”, pode virar, muitas vezes, um pesadelo.

A maioria dos brasileiros motivados a mudar de vida acaba não refletindo e planejando mal a sua estadia, e vem como turista, na esperança que “chegando lá resolvo tudo”, pensando que o famoso “jeitinho brasileiro” dará uma solução para os seus problemas na Europa. Porém, na França,  o “jeitinho brasileiro” não funciona.

Vir para França como turista e depois tentar a regularização é uma tarefa árdua porque nem sempre o visto é concedido. A França faz jus a sua reputação de “país dos papéis”, pois realmente aqui tudo é certinho, controlado, não havendo espaço para ações irregulares.

A cada dia chegam à França mais imigrantes brasileiros e de todos os cantos do mundo na esperança de uma vida melhor, pensando que a regularização de sua situação se fará de forma natural e progressiva. Contudo, a obtenção do tal sonhado visto ou título de residência é mais complexa do que se imagina. Por isso, em muitos casos, as pessoas se vêem obrigadas a viver em situação irregular.

Uma das formas para tentar a regularização na França é obter um trabalho remunerado. No entanto, muitas vezes, para conseguir um emprego, mesmo o imigrante que se encontra em situação irregular tem que estar em posse de alguns documentos, como por exemplo, o “RIB” bancário, que nada mais é do que o número de uma conta bancária.

A abertura de uma conta bancária na França é um passo importante, pois sem ela, os imigrantes ilegais podem encontrar dificuldades em se regularizar, já que o extrato bancário é um dos elementos fundamentais para constituir um bom dossier para o pedido de título de residência.

Leia também: como abrir conta bancária no exterior

Comprovantes de depósitos em dinheiro não costumam ser aceitos pela prefeitura nos dossiers para os requerimentos de um futuro título de residência, por não permitirem a traçabilidade da origem do dinheiro. Podem, até mesmo, emperrar uma proposta de trabalho, já que muitos empregadores fazem o pagamento do salário por depósito bancário e exigem uma conta corrente.

Nesse momento que vem sempre a dúvida: será que consigo abrir uma conta, mesmo se eu não possua papéis, visto ou título de residência?

Teoricamente não há nada que impeça a abertura de uma conta bancária na França, mesmo que você não esteja em situação regular, desde que consiga comprovar a sua domiciliação. Conforme o artigo L 312-1 do Código Monetário e de Finanças Francês o direito de uma conta é garantido a todas as pessoas domiciliadas na França”.

Article L312-1

“Toute personne physique ou morale domiciliée en France, dépourvue d’un compte de dépôt, a droit à l’ouverture d’un tel compte dans l’établissement de crédit de son choix. Toute personne physique de nationalité française résidant hors de France, dépourvue d’un compte de dépôt, bénéficie également du droit à l’ouverture d’un tel compte dans l’établissement de crédit de son choix.”

Não existe nenhum texto legislativo que diga que a pessoa interessada em abrir uma conta bancária precisa se encontrar em situação regular. As únicas condições que a lei impõe para a abertura de uma conta bancária são:

– Atestado de domicílio;

– Identidade com foto. Neste caso, o passaporte válido é suficiente.

Portanto, o estabelecimento bancário não tem o direito de recusar a abertura de uma conta pelo simples pretexto de que a pessoa se encontra em situação irregular.

Não existe tampouco um valor mínimo preestabelecido para efetuar a abertura, a não ser que o seu objetivo seja pedir um empréstimo. Nestes casos, além dos documentos, você deverá apresentar garantias ao banco.

Na teoria, não deveria haver obstáculos para uma abertura de uma conta corrente simples, já que dispomos de apoio legislativo, porém, na prática, não é bem assim. Em muitos bancos, os funcionários são instruídos a exigir documentos que não figuram no artigo do código monetário e de finanças francês e recusam a abertura de conta para estrangeiros se os mesmos não apresentarem uma série de documentos que podem ser: o contrato de locação do imóvel, título de residência, holerite (contracheque) ou uma justificativa de renda e, por vezes, até mesmo o contrato de trabalho. A verdade é que a lista pode variar de acordo com a política de cada banco.

No entanto, o banco, como uma instituição privada, possui suas próprias normas de funcionamento e pode recusar num primeiro momento a abertura de uma conta, porém deve justificar o porquê da recusa.

Neste caso, você deve solicitar ao banco que negou a abertura de conta um atestado por escrito justificando o motivo da recusa (attestation de refus d’ouverture de compte). Essa atestação é gratuita. Caso o banco não queira fornecer esse documento, você deverá enviar ao banco uma carta registrada (“AR” – lettre recommandé avec avis de réception) requerendo a atestação.

Nesse momento, o banco deverá comunicar a recusa ao Banco da França (o Banco Central Francês) que, por sua vez, constatando uma prática abusiva deste direito, irá fornecer uma lista com nomes de bancos para abertura de uma conta depósito que pode, inclusive, incluir o nome do banco em questão.

Caberá a você escolher o banco que melhor lhe convém.

Se tiver problemas ou necessitar algum tipo de assistência, entre em contato comigo, que sou advogada brasileira, ou com outro advogado brasileiro na França que tenha, claro, permissão de advogar no país.

Related posts

Bem-vindos à França, mes amis!

Alice Megre

Como abrir conta bancária na Bolívia

Letícia Protector

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

24 comentários

Cibeli Março 4, 2016 at 9:26 pm

Ola Rafaela, achei muito interessante a materia. Ha mais de um ano que tento abrir uma conta corrente e nao consegui ainda, ja estive no banco de Franca por duas ou tres vezes para solicitar ajuda, mas eles pedem esta carta de recusa de abertura de conta, que os proprios bancos se recusam em me dar, pois sabem que com ela eu consigo abrir a conta. Ja estive em quase todos os bancos e de nenhum deles obtive uma resposta positiva. Gostaria muito de estar enviando esta carta registrada, com que dizeres seria? Por gentilesa se puder me ajudar como o modelo de carta a ser seguido, ficaria muito grata!

Grata

Resposta
Rafaela Março 12, 2016 at 12:17 pm

Claro, sim posso te ajudar e te enviar um modelo da carta registrada, entra no meu site e me envia um e-mail
Que te ajudo.

Resposta
Giovanna Ferraz Março 4, 2016 at 9:35 pm

Olá!
Estou indo fazer um curso de francês e vou morar com o meu namorado, que é cidadão francês. Tentamos abrir uma conta nos nossos nomes e o banco recusou!
Você indica algum banco para nós?
Obrigada!

Resposta
Rafaela Prado Abril 6, 2016 at 12:40 pm

Para Abrir conta conjunta na França sem estar casada, ou com o Pacs, vc não consegue.
Os bancos como Société Génerale, La poste, até mesmo o HSBC são os bancos que recomendo.

Resposta
Alzira Março 11, 2018 at 8:24 pm

Ola. HSBC. Pede um deposito de 65.000 € para abrir uma conta… estive la essa semana

Resposta
Liliane Oliveira Março 12, 2018 at 1:39 pm

Olá Alzira,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Joana silva Março 6, 2016 at 1:05 am

Amei esta reportagem.
Foi bem esclarecedora para mim, obrigada!

Resposta
Rafaela Prado Abril 6, 2016 at 12:40 pm

Obrigada Joana, que bom que gostou.

Resposta
Renato Abril 19, 2016 at 12:45 am

A Dra. Rafaela Prado, como de costume, nos brindando com seus ensinamentos.
Parabéns pela matéria e por favor, nos mantenha sempre atualizados com os seus excelentes textos.
Muito obrigado!
Renato Itabaiana.

Resposta
Ricardo Abril 29, 2016 at 7:59 pm

Ola, por favor gostaria de te passar um email, sobre uma proposta de trabalho na França. pode me enviar um email por favor?
Daí te respondo com a pergunta.
Grato

Resposta
Rafaela Prado Maio 2, 2016 at 10:01 am

Ola, segue o meu e-mail: [email protected]

Resposta
Rildo Julho 15, 2016 at 8:44 pm

Olá ótima matéria / dois meses em Orleans França e preciso muito de uma conta mas não tenho nenhum comprovante de endereço no meu nome qual seria possível

Resposta
Liliana Cardoso Outubro 13, 2016 at 7:40 pm

Boa noite Rafaela,

Precisava da sua ajuda, sou emigrante Portuguesa em França desde o dia 6 de Setembro,nessa altura abri conta no banco Credit Agricole sem qualquer problema,até que passado 3 semanas me solicitaram o encerramento da conta sem motivo aparente.A justificação que deram foi que o sistema do banco bloqueou abertura da conta e solicitou o encerramento.
Sou pessoa singular insolvente em Portugal, será esse o motivo do bloqueio?
Trabalho para uma empresa de trabalho temporario,como vou conseguir receber o meu salario assim?
O banco passou me atestação para enviar para o banco de França para me indicarem em que bancos posso abrir conta inclusive eles se assim forem obrigados.

Pode ajudar-me?

Obrigada.

Liliana.

Resposta
Sarah Março 1, 2017 at 3:49 am

Ola Rafaela
Meu nome é Sarah
eu Sou brasileira moro na França ja algum tempo eu moro Em Lyon E vi que voce tambem mora Em Lyon. Estou precisando de Um advogado para me ajudar com abertura de Uma conta bancaria e regularizar meus documentos como eu entro Em contato com voce ?
Obrigado.!!

Resposta
Paula Regina Outubro 24, 2017 at 10:04 pm

Olá Rafaela
Esclarecedor seu texto sobre abertura de conta. Meu esposo tem um contrato de serviço de 6 meses em uma empresa e conseguiu abriruma conta bancária. Agora precisa de um documento chamado CDI pode me esclarecer o que seria? E se com esse documento em mãos ele consegue com mais facilidade locar um apartamento e conseguir a carta de sejour, uma vez que estarei indo com nossa filha ano que vem?

Resposta
Ido ramom Ramos ferraz Novembro 10, 2017 at 11:12 am

Ola Rafaela estou tentando abrir uma conta com passaporte brasileiro a que na franca e nao estou conseguindo oq devo fazer ?tenho endereço fixo mas nao tenho papeis

Resposta
Gisele Abril 16, 2018 at 12:29 pm

Olá Rafaela,
No meu caso eu já consegui abrir a conta aqui na França, mas negative meu débito e estão me cobrando em média 390 euros em taxas na qual eu não faço ideia, inclusive 29 euros por envio de uma carta, não negociam parcelar eu não sei o que fazer e quais consequências isso pode me trazer.

Resposta
Liliane Oliveira Abril 16, 2018 at 1:28 pm

Olá Gisele,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Joice Junho 29, 2018 at 11:35 am

Ola Rafaela, eu estou aqui a 1 ano, meu filho nasceu aqui, e no momento recebi uma proposta de emprego e para isso vou precisar de uma conta bancária. Porém moro com minha mãe e moradia é no nome dela, o que posso fazer para que eu consigo abrir uma conta em algum banco aqui em Paris?! Obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Junho 29, 2018 at 1:00 pm

Olá Joice,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Ironildo Alexandria de Faria Maio 11, 2019 at 9:03 pm

Olá Rafaela precisava de sua ajuda, minha mulher tem uma erança que seu avô deixou para ela e sua prima no banco BNP PARIBAS na França ela quer transfirir sua erança para o banco no Brasil já foi pago a taxa de envio mas o Banco não enviou queria teu contato na França para mim passar para minha mulher conversar com você aí na França

Resposta
Liliane Oliveira Maio 12, 2019 at 5:05 pm

Olá Ironildo,
A Rafaela Prado parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na França que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Ironildo Alexandria de Faria Maio 18, 2019 at 6:31 pm

Olá me chamo Ironildo precisava de uma ajuda de algum advogado do Brasil que atua na França que minha mulher recebeu uma erança e queria transferir para o banco no Brasil e o banco na França não quer fazer a transferência se estiver algum advogado do Brasil na França que posa nos ajudar, meu e-mail [email protected]

Resposta
Liliane Oliveira Maio 20, 2019 at 2:01 pm

Olá Ironildo,
A Rafaela Prado, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação