BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para abrir conta bancária pelo mundo Suíça

Como abrir conta bancária na Suíça

Como abrir conta bancária na Suíça.

Quando nos mudamos para a Suíça, os nossos amigos fizeram varias brincadeiras sobre abrir conta em banco Suíço, que agora teríamos dinheiro aplicado na Suíça e por aí vai, rs, mas brincadeiras à parte é importante ficar atento a vários detalhes. Se você é recém-chegado na Suíça ou vai se mudar para cá, escrevi esse texto para tentar te ajudar com maiores informações, porque ao pesquisar na internet sobre contas na Suíça só aparecem bancos de investimentos, risos.

A Suíça tem um dos melhores sistemas bancários do mundo. As operações financeiras costumam ser fáceis de fazer e o atendimento ao cliente é muito bom. Existem dois tipos de contas na Suíça: a conta comum e a conta numerada. Vou escrever sobre a conta comum que é utilizada normalmente pelos cidadãos suíços e pelos estrangeiros residentes no país.  A conta numerada é tão famosa conta anônima, que não é tão anônima assim, mas são contas especiais para clientes que querem investir acima de 100 mil francos suíços (algo próximo de R$ 398.000,00, cambio do dia 01/05/2018). Como esse não é o meu caso, vamos falar apenas das contas comuns. Tem diversos bancos no país, por isso será muito fácil abrir uma conta.

Alguns dos bancos mais conhecidos e importantes são : UBS  é um banco com grande presença no país e uma rede extensiva de caixas eletrônicos. Eles têm um cardápio completo de serviços bancários incluindo a possibilidade de personalização de pacotes. O Post Finance é o banco operado pelos correios e eles tem todos os serviços tradicionais de um banco. Entre as vantagens do Post Finance estão a possibilidade da abertura da sua conta em 10 moedas diferentes. As tarifas bancárias são competitivas e eles tem até uma conta bancária na Suíça grátis. O Credit Suisse, por ser um banco de alcance internacional,  tem experiência com clientes estrangeiros, o que pode ser uma vantagem para você,  já eles podem ser mais receptivos com a ideia de aceitar o seu pedido de abertura de conta. Eles tem uma boa estrutura de caixas eletrônicos . Tem também os bancos dos Cantões, como por exemplo , Neue Aargauer Banck ( cantão de Aargau)  , Zuger Kantonalbank. , mas como são bancos regionais, será necessário mudar a sua conta caso você mude de região. Como existem várias opções, o importante é focar em qual tipo de conta e quais serviços você precisa e quanto você quer pagar de tarifa (as variações são muitas e as diferenças de tarifas são enormes).

Leia também: Visto de ingresso e autorização de residência na Suíça

A maioria das instituições bancárias funciona das 8h às 16h30 e não abre aos sábados, domingos e feriados.  Várias são as atividades que podem ser realizadas nos caixas eletrônicos. Eles estão disponíveis 24 horas por dia e permitem que os usuários possam efetuar transferências, câmbio de divisassaques em dinheiro e depósitos de cheques. Você também pode sacar dinheiro em franco suíço e euro. E são muitos os bancos que oferecem  serviços online aos seus usuários.

Assim como no Brasil e em outros países o banco oferece vários pacotes de tarifas e serviços conforme a necessidade do cliente. Não é necessário fazer nenhum tipo de depósito inicial para a abertura da conta.

Documentos necessários para abertura da conta:

  •  Passaporte
  •  Comprovante de residência (autorização de residência, registro na prefeitura, no nosso caso foi contrato de trabalho)
  •  Comprovante de endereço (contrato de aluguel, conta de luz, conta de água)

Alguns dias após a abertura da conta, que é feita na hora da entrega das cópias dos documentos, será enviado pelo correio o cartão de debito e a senha, em dias alternados, em uma semana geralmente já é entregue os dois. Importante saber que em alguns bancos, se você perde ou não recebe a senha inicial de desbloqueio do cartão de débito, o respectivo cartão é cancelado e um novo cartão e uma nova senha são reenviados.

Para o cartão de crédito é necessário ter o cartão de Aufenthaltstitel (documento de autorização de residência), e alguns bancos requerem um tempo mínimo de moradia na Suíça para solicitá-lo. Por isso você demora mais tempo para ter um cartão de crédito. Assim que receber o cartão de residência, você entra em contato com o banco, assina o contrato do cartão de crédito e é claro, também vai receber cartões e senhas via correio em dias alternados. Sempre bom lembrar da importância de deixar o seu endereço atualizado no banco, porque todas as informações necessárias e a comunicação do banco será feita via correio.

Alguns bancos permitem que você faça transações em dólares ou euros, ou os dois (isso é importante se você vai trazer dinheiro de outro país). Tenha em mente que o banco pode pedir comprovante de procedência de renda para qualquer transação.

A maioria dos bancos oferece contas que se adaptam às necessidades dos estudantes, são contas que não têm tarifas. O ideal é que se você for estudante consulte no banco escolhido sobre possíveis ofertas disponíveis. Em praticamente todos os casos eles fornecerão um cartão quando você abrir a sua conta. Você poderá utilizá-lo para sacar dinheiro fazendo uso da rede de caixas eletrônicos e para realizar transações online.

Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma informação é só escrever!

Related posts

Situação dos animais de rua na Suíça

Fabi Mesquita

Nove dicas importantes na hora de visitar um suíço

Teca Hungria

Do vibrante México para a tranquila Suíça

Fernanda Moura

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação