BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Turquia

Como alugar apartamento em Istambul

Como alugar apartamento em Istambul

Como uma cidade de mais de 16 milhões de habitantes, Istambul pode ser bem complicada e estressante para encontrar um lugar onde morar.

Por isso, antes de começar a procura, a primeira decisão deve ser escolher a área (o que eles chamam de ilçe, ou distrito, mas, para nós, pode ser entendido como bairro), porém, para fazer essa escolha, é preciso entender os estilos de cada bairro.

Escolhendo o bairro

Üsküdar é localizado no lado asiático de Istambul, é grande e caracterizado por ser moradia de famílias, principalmente religiosas. O aluguel por lá costuma ser mais barato do que no vizinho Kadıköy, que é o contrário de Üsküdar, uma vez que tem mais jovens, estrangeiros e galera que gosta de rock, barzinho, música em geral. Em Kadıköy, existem vários estúdios de tatuagem e piercing espalhados e é aqui onde eu moro, desde o meu começo em Istambul. Também tem Moda, uma parte de Kadıköy onde vivem famílias que gostam de parques, esportes e arte. Os aluguéis costumam ser mais altos do que os do centrinho de Kadıköy (Kadikoy meydan).

Maltepe, Göztepe e bairros próximos têm fama de aluguéis mais em conta, porém ficam longe de qualquer agito. Bostancı é o bairro chique e moderno do lado asiático, é um lugar ótimo para passeios de bicicleta na beira mar, oferecendo barzinhos e restaurantes mais sofisticados. Costumamos ir até lá, na primavera, para fazer piquenique na beira mar, bem típico do gramadão perto da Cadde Bostan, mas aluguel ali é altíssimo.

Já no lado europeu, existem outras possibilidades como Beşiktaş, um lugar parecido com Kadıköy, mais moderno e livre, com bares e pubs mais em conta. Estrangeiros também costumam morar em Taksim, há muitas opções de aluguel barato por lá, e é o bairro que mais tem baladas, bares e pubs da cidade toda, mas, infelizmente, Taksim tem mudado muito de uns tempos para cá. Hoje em dia, vemos um lugar cheio de polícia e segurança, já que é a área mais lotada de Istambul, portanto a mais provável de sofrer ataques terroristas.

Perto dali tem opções em Osmanbey e Şişli que também são boas escolhas em termos de aluguel. Se você está de mudança para Istambul com família e prefere conforto e tranquilidade, eu recomendo Etiler, uma parte de Besiktas, mas mais sofisticada, ou Bebek, um bairro muito bonito e cheio de vida, com casas grandes e luxuosas, perto da segunda ponte (a ponte Fatih Sultan Mehmet), porém, alugar algo nessa área tende a ser bem salgadinho para o bolso.

Como alugar

Decidido o bairro onde você vai alugar, o segundo passo é ver as possibilidades, existem as emlaks (agências imobiliárias) e o site mais famoso, para esse fim, é o Sahibinden.

Para conseguir alugar no seu próprio nome, como estrangeiro, você deve seguir uma série de regras e ter alguns documentos e contrato por, no mínimo, um ano. A maioria das opções são apartamentos não mobiliados e, além do depósito (uma espécie de caução no valor de um mês de aluguel que, normalmente, é devolvido ao final do contrato, quando se deixa o apartamento), o aluguel por emlak costuma ser mais caro. A vantagem é que te proporciona um caminho mais curto para provar sua moradia ao se candidatar para o Residence Permit (documento de permissão de residência).

Veja aqui como requerer este documento.

Já alugar direto com os donos é um caminho um tanto mais fácil e menos burocrático. Nas áreas mais comuns de se encontrar estrangeiros, existem apartamentos mobiliados que, diga-se de passagem, normalmente têm móveis mais modernos que os apês mobiliados oferecidos pelas emlaks.

Acontece que há vários donos que preferem alugar para estrangeiros pelo contrato ser, normalmente, por um tempo menor do que o procurado pelo pessoal local. Mas, também é bom lembrar que existem os malandrinhos que costumam tirar alguma vantagem, então a dica é sempre pedir ajuda a algum (a) amigo (a) turco (a) para o procedimento. E como encontrar esses apartamentos? O site Sahibinden é o melhor lugar para isso.

Outra opção, claro, para quem está procurando sozinho, não família, é alugar quarto, ao invés de um apartamento todo. É a maneira mais fácil e conveniente de encontrar lugar para morar, uma vez que é certo que será mobiliado e você lidará com os assuntos do apartamento diretamente com o dono ou, em alguns casos, com o locatário, sem precisar pagar conta por conta separadamente, ou se preocupar com tudo, uma vez que basta passar o valor do seu quarto e a pessoa faz o pagamento.

Mesmo alugando apenas um quarto, você deverá efetuar um depósito antes de começar a pagar o aluguel. O valor pode variar, mas, normalmente, devolvem ao final do contrato, caso não tenha precisado usar, como situações de estragar algo da casa. As desvantagens são as de dividir a casa com pessoas que você não conhece e isso pode ser um tiro no escuro. Eu, particularmente, não tive muitos problemas ao fazer isso, mas, para o meu estilo de vida, esse esquema se encaixa perfeitamente já que quase nunca fico em casa mesmo, mas, quando ficava, tinha meu quartinho tranquilo. Existem grupos de aluguel no Facebook e também a famosa Craigslist, onde eu encontrei o meu.

De qualquer forma, sempre é válido lembrar de pesquisar sobre a região, sobre o apartamento/casa e também a respeito do seu locador. É importante agir de maneira formal, fazer o contrato e ler os seus termos, com atenção, antes de assiná-lo, para, assim, evitar problemas futuros.

Related posts

Como alugar apartamento na República Tcheca

Mariana Oliveira

Problema habitacional em Los Angeles

Natália Baldochi

Aluguel em Viena

Ana Dietmüller

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação