BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Austrália

Como alugar apartamento na Austrália

Ao decidir vir para a Austrália, logo comecei a pesquisar a melhor localização, os diversos tipos de acomodação e seus custos. Eu pensava em alugar algo provisório para o meu noivo e eu mesmo à distância para chegarmos sem precisar ir para nenhum Airbnb, ou albergue que seria bem mais caro. Assim, poderíamos nos familiarizar com a cidade e realmente escolher um apartamento com a melhor localização para as nossas rotinas, que tivesse uma planta boa e por aí vai.

Após muito pesquisar e entrar com o pedido de aluguel, percebi que não conseguia alugar por não fazer as visitas aos apartamentos. Os corretores simplesmente não processavam o meu pedido. Então, só me restou a opção de vir e ficar por uma semana em albergue por ser muito caro. Em uma semana teríamos que fazer visitas e encontrar onde morar.

Nesta primeira semana, começamos as visitas e a única opção que nos agradou nos bairros eleitos por nós foi um quarto em uma casa compartilhada. Como precisávamos naquela primeira semana encontrar algo para sair do albergue, acabamos indo para a casa compartilhada. E de lá continuamos as buscas até que conseguimos nosso primeiro cantinho na Austrália!

Muitos casais aqui optam por morar em casa compartilhada pela socialização e talvez outros motivos por mim desconhecidos, pois financeiramente conseguimos uma quitinete no mesmo bairro da casa compartilhada pelo mesmo valor gasto pelo casal na última.

Listo abaixo algumas dicas importantes deste processo.

Em que áreas procurar?

A minha sugestão é que vocês procurem algum lugar para morar próximo da sua atividade mais frequente. Assim, você pode ir à pé, economizando tempo e dinheiro com o transporte. Além de fazer uma caminhada diária!

Como procurar?

Para a busca de apartamentos, sugiro os sites mais populares daqui que são Domain, Realestate.com.au e Gumtree. Nestes sites, pessoas físicas e imobiliárias colocam os anúncios das propriedades e você também pode verificar a próxima data de visitação.

Você também pode procurar diretamente no site das corretoras, mas será mais produtivo ir direto para estes sites que concentram todas as corretoras.

Para a busca de casas compartilhadas, fique de olho nos grupos de Facebook do assunto e também os grupos de brasileiros da cidade que anunciam muitas vagas. Além disso, tem o site Flatmates.com.au

Corretores

A grande maioria dos apartamentos é colocada nas mãos dos corretores, vejo muito raramente uma pessoa alugar seu apartamento sem a ajuda de um profissional. Pode acontecer da corretora ser responsável por encontrar o locatário e fazer o contrato de aluguel e o proprietário ser responsável pela manutenção do apartamento e recebimento do aluguel. Falarei sobre a manutenção e contas mais pra frente.

Apartamento mobiliado ou não?

Você encontrará apartamentos já mobiliados e também apartamentos vazios, porém, ambos terão no mínimo o fogão que é um item obrigatório para aluguel aqui. Você perceberá que o valor do aluguel para os apartamentos já mobiliados é mais elevado.

Veja também: Como economizar em Sydney?

Como funciona a visitação

Diferentemente do Brasil, aqui a visitação é única e dura apenas 15 minutos. Todos os interessados vão ao mesmo tempo ao local e, neste momento, você também pode tirar suas dúvidas.

Vá preparado para fechar negócio

Como a concorrência é grande e muitos casais vão ao mesmo tempo, você precisa ir preparado para tomar uma decisão rápida. Se você gostou do que viu, já envie o formulário e os documentos que eles solicitarem, pois baseado na aprovação de alguma tentativa daquela visita o contrato é fechado e aí não há necessidade de organizar uma nova sessão de visitas.

No dia da visita, o corretor lhe informará os documentos necessários para a sua solicitação. A maioria dos documentos é igual, mas pode haver alguma particularidade para cada corretora.

Pagamento de Aluguel e caução

Para que a corretora retire o anúncio e comece o processo de contrato, você precisará depositar o valor de uma semana de aluguel. Antes da assinatura do contrato, é solicitado o depósito da caução que é o equivalente a quatro semanas de aluguel e de mais uma semana de aluguel. Assim, ao se mudar você terá pago seis semanas, isto é, quatro semanas de caução que será devolvido no final do contrato (caso nada tenha sido danificado e não haja nenhuma dívida) e duas semanas de aluguel referente às semanas iniciais. A cada duas semanas este ciclo se repete.

Veja também: Green Card e Residência permanente após o casamento

Contas e Manutenção

Além do aluguel, você deverá pagar eletricidade, gás (caso haja instalação) a cada trimestre – isto é, se prepare! Já a conta da internet, se você quiser Wifi em casa, é cobrada mensalmente.

Em relação à manutenção do apartamento, é de responsabilidade da corretora, ou dos proprietários. E eles avisarão no momento da assinatura do contrato. Significa que qualquer lâmpada queimada, chuveiro vazando, ou qualquer coisa, é só ligar para eles virem resolver.

Apesar de ter tido essa experiência em Sydney, percebi que o processo é o mesmo para toda a Austrália. Por isso, tomei a liberdade de generalizar aqui no post. Qualquer dúvida, comente aqui que terei o prazer de esclarecer! Até a próxima!

Related posts

Onde morar em Sydney

Luciana Rodrigues

O que fazer com mil dólares no Missouri?

Renata Tavares

Particularidades do inglês australiano

Tasla La Pastina Worth

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação