BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Arábia Saudita

Como alugar ou comprar casa na Arábia Saudita

Como alugar ou comprar casa na Arábia Saudita.

Frequentemente recebo, por meio do Instagram, dúvidas acerca do custo de vida do expatriado e se você está se preparando para mudar-se para o Reino da Arábia Saudita, existe algo que você precisa considerar: o custo com moradia.

Leia também: Itens proibidos na Arábia Saudita

Afinal esse será seu maior gasto. O custo de vida na Arábia é relativamente baixo, se comparado à média salarial, com excessão do aluguel residencial.

Basicamente existem cinco principais tipos de moradia, com variações gigantes de preços que irei mencionar logo abaixo, mas antes gostaria de ressaltar que os valores podem variar muito de uma região para outra, esse artigo serve apenas como base para você ter uma noção do valor a considerar.

Fundamentalmente as residencias para expatriados podem ser dividas em:

  1. Compounds,
  2. Apartamentos,
  3. Hotéis,
  4. Casas, e
  5. Alojamentos.

Compounds

São complexos residenciais exclusivos para expatriados, alguns deles inclusive é proibida a entrada de sauditas. Esses complexos possuem infraestrutura de hotel, com restaurante, piscina, academia, sauna, biblioteca, lavanderia, mercado, ônibus para shoppings e supermercados, motorista, alguns possuem praia particular, escola infantil e até cinema e shopping.

Além disso é permitido usar roupas ocidentais dentro do compound (biquini, short).

Os preços são bem elevados, de modo geral o pagamento é realizado com um ano de antecedência, por esse motivo não há necessidade de fiador ou outros processos burocráticos.

Em geral os valores variam entre 19.000,00USD a 80.000,00USD, ao ano.

Apartamentos

Os apartamentos são a opção mais acessível, porém é preciso ter em mente que os padrões de moradia e limpeza brasileiros são, de modo geral, muito elevados. Não estou dizendo que os apartamento são ruins e sujos, nem estou generalizando uma cultura, mas é preciso estar ciente que o que é mostrado na foto provavelmente será bem diferente da realidade.

Leia também: A mistura de nacionalidade na Arábia Saudita

Os apartamentos são negociados diretamente com o dono ou por intermédio de imobiliária. Também não há burocracia para alugar, já que você também irá pagar antecipado.

Outro ponto positivo dos apartamentos é relacionado à flexibilidade na forma de pagamento, podendo ser acordado o pagamento trimestral, semestral ou anual, e até mensal, apesar de menos comum.

Os apartamentos não possuem portaria com segurança, o que deixa alguns expatriados inseguros, contudo a Arábia Saudita é um país muito seguro.

Outro ponto negativo é a ausência de facilidades e de atividades para crianças ou para o cônjuge que vier como dependente.

É possível encontrar bons apartamentos a partir de 12.000,00USD por ano.

Hotéis

Existem hotéis ou apart-hotéis para todos os gostos e bolsos. Em geral é uma boa opção para quem vem sem família, já que oferece algumas facilidades como limpeza do quarto semanal e alguns oferecem café da manhã.

Outra facilidade é que você pode escolher pela internet e se a realidade não for adequada à sua necessidade é bem simples para mudar.

Minha primeira moradia na Arábia foi em apart-hotel, e era na verdade um apartamento de 70mts, muito bem localizado, com internet, água e energia inclusos por um preço bem acessível

Casas

O aluguel de casas na Arábia Saudita funciona da mesma forma que de apartamento. A diferença é que, geralmente, são localizadas em bairros nobres e são enormes. O que eleva bastante o valor se comparado aos apartamentos.

As casas são, em geral, muito boas. Contam com facilidades como jardim, piscina e são bem espaçosas, com vários dormitórios (acho que nunca conheci uma com menos de 3 dormitórios, provavelmente tenha, mas não é comum).

O contrato e a forma de pagamento podem ser realizados por imobiliária ou direto com o proprietário e o processo é o mesmo para apartamentos.

É possível encontrar boas casa a partir de 20.000,00USD ao ano.

Alojamentos

Algumas empresas na Arábia são localizadas no meio do deserto, o que dificulta o acesso para os trabalhadores. Por esse motivo são construídos alojamentos, que apesar de serem chamados de acampamento se traduzido do inglês, possuem estrutura muito boa.

Os “acampamentos” são, na verdade, apartamentos em formato de container, e o alojamento oferece restaurante, academia e algumas facilidades. Esse tipo de residência está associada à empresa, e você não vai conseguir morar em um alojamento como esse sem o intermédio ou autorização.

Por esse motivo, a maioria dos trabalhadores que moram em alojamento, a moradia é um benefício da empresa, ou seja, o expatriado não tem nenhum custo com ela.

Uma excelente alternativa para expatriados em processo de mudança para o reino são as empresas de relocação, essas empresas introduzem efetivamente o cliente em em sua nova moradia de forma organizada e planejada.

Além de auxiliar no processo de residência, as empresas também prestam assistência na busca por escolas e outros serviços presentes no cotidiano.

O interessante dessas empresas é justamente o acompanhamento desde o momento da escolha da moradia até a efetiva mudança, tudo isso assessorado por consultores locais.

Expatriado pode comprar casa?

Embora tenha uma população e economia crescentes, a maioria das pessoas na Arábia Saudita não possui casa própria e a demanda por moradia é bem acima da oferta, o que justifica os elevados preços.

Até recentemente, não existiam hipotecas e as pessoas que compravam propriedades pagavam 100% em dinheiro adiantado. É por isso que apenas uma pequena minoria da população saudita possui suas próprias casas. Agora, leis recentes sobre hipotecas tornaram as finanças mais acessíveis.

A maioria dos bancos não oferece financiamento para expatriados na compra de imóveis. As cidades sagradas de Meca e Medina são estritamente proibidas para estrangeiros, a menos que a terra seja herdada.

Os expatriados que quiserem adquirir um imóvel na Arábia devem ter uma carta de permissão do Ministério da Habitação antes de comprar qualquer propriedade. Isso pode levar até um ano para ser processado.

Uma vez que um contrato de compra particular tenha sido negociado, o investidor deve ir ao tribunal local da Sharia (lei islâmica) para garantir que o terreno em questão seja realmente de propriedade do vendedor e deve registrar a transferência do título. O Tribunal carimbará o documento do título para indicar a transferência legal de propriedade.

O Ministério da Habitação fornecerá apenas uma carta de aprovação, portanto, os expatriados só podem financiar a residência principal. O financiamento de propriedades para investimento é reservado a cidadãos da Arábia Saudita.

Related posts

Como alugar um imóvel na Finlândia

Dicas para mudar de casa na Suíça

Janaína Abreu

Dicas para alugar imóvel no Japão

Alessandra Ozbir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação