BrasileirasPeloMundo.com
Finlândia Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Como solicitar a carteira de identidade finlandesa

carteira de identidade finlandesa, Finlândia, documentos finlandeses, RG finlandês,

Como solicitar a carteira de identidade finlandesa.

Começar a vida em um novo país normalmente requer ter que fazer novos documentos. Saber onde e como fazer todos eles, pode ser complicado quando ainda não sabemos como o sistema funciona. No entanto, se você acabou de chegar na Finlândia ou ainda não tirou a sua carteira de identidade, saiba que o processo é bastante simples. Então pode ficar despreocupado!

Quem pode solicitar?

Qualquer pessoa com residência permanente pode aplicar para ter uma carteira de identidade finlandesa. No entanto, a que é emitida para estrangeiros é um pouco diferente da emitida para os outros cidadãos locais. De todas formas, é um documento legal já que o cartão com a permissão de residência, não é válido como documento de identificação. Pois, apesar de ser emitido por um órgão do governo – a imigração no caso -, ter todos os seus dados e foto, ele não é aceito como tal.

Qual a diferença?

A diferença entre a carteira de identidade de um estrangeiro para um local é a permissão para utilizá-la como documento de viagem. Portanto, se você solicitar a de estrangeiro, você ainda precisará de seu passaporte para sair do país.

Como requerer?

A forma mais rápida e fácil para pedir seu RG finlandês é através do eService da Polícia. Também pode ser feito direto no posto policial, porém a taxa cobrada é um pouco mais cara. Portanto, como quase tudo na Finlândia, o formulário é preenchido eletronicamente e, provavelmente, você precisará ir até um posto policial para se identificar. Ao terminar seu requerimento, o próprio sistema irá avisar se a visita será necessária ou não.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Finlândia

Documentos necessários para estrangeiros

Para o requerimento, você precisará apresentar:

  • Uma foto com menos de 6 meses no tamanho utilizado no passaporte;
  • Um documento de identificação (passaporte ou carteira de identidade europeia);
  • Caso o solicitante seja menor de 18 anos, o formulário preenchido do guardião;
  • Se o solicitante não puder apresentar um documento de identificação válido, deverá apresentar sua permissão de residência válida ou a carteira de residência;
  • Comprovante da taxa administrativa.

Observação: os dados no documento de identificação apresentado deverão estar iguais às informações inseridas no Sistema de Informação da População (Population Information System). O código de cidadão na carteira de identidade para estrangeiros também sempre será XXX.

Documentos necessários para cidadãos finlandeses

Se você tirou a cidadania finlandesa ou tem filho finlandês e quer solicitar a carteira de identidade, você vai precisar:

  • Uma foto com menos de 6 meses no tamanho utilizado no passaporte;
  • Um documento de identificação. Ao visitar um posto policial, você precisará de seu passaporte e no procedimento online, fazer a identificação eletrônica (normalmente feita através dos dados bancários);
  • Caso o solicitante seja menor de 18 anos, o formulário preenchido do guardião;
  • Um atestado militar para homens com idade entre 18 e 30 anos;
  • Comprovante da taxa administrativa.

Processamento

É importante que caso você precise se apresentar para se identificar, o agendamento seja feito com antecedência. Os postos policiais podem ficar bastante movimentados, especialmente durante o verão. Uma vez que o requerimento for finalizado, o tempo estimado do processo é de 5 a 8 dias úteis.

Quando a carteira estiver pronta, ela será enviada para o escritório da Matkahuolto ou empresas parceiras a Matkahuolto. Você pode escolher em qual endereço prefere retirá-la. Para isso, você será notificado através de mensagem no celular, email ou carta onde constará o número de rastreio que deverá ser apresentado na retirada. Você também vai precisar de um documento de identificação que poderá ser seu passaporte ou, a carteira de motorista finlandesa ou a PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Renovando a carteira de identidade

A carteira normalmente é válida por 5 anos. No entanto, a validade pode ser alterada caso o seu visto de residência expire antes desse tempo. Com isso, ela expirará junto com a data do seu visto e será necessário pedir uma nova.

O procedimento de renovação é o mesmo do já citado acima. O que pode mudar é não precisar ir até um dos postos policiais para se identificar, já que seus dados estarão no sistema. Ao receber a nova carteira, você também vai receber as instruções de como destruir e descartar a antiga ou em como entregá-la à Policia.

Caso você tenha qualquer alteração no nome, uma nova carteira também deverá ser feita e a antiga será cancelada.

Em caso de perda ou roubo

Caso ela seja extraviada é necessário informar a polícia. Você pode fazer isso indo até um posto policial ou preenchendo o formulário online e terá que explicar o porquê da perda. Se a ocorrência acontecer fora da Finlândia, você poderá ir a uma embaixada ou consulado finlandês.

Ao ter a informação, a polícia cancelará sua identidade. E, por se tratar de perda ou roubo, ela entrará para a lista de documentos procurados na polícia, no sistema de informação do Schengen e no sistema da Interpol. Se ela for encontrada, ela não poderá ser revalidada. Você precisará solicitar uma nova.

Até o próximo mês!

Lili

Related posts

Visto de estudante na Espanha

Cíntia Aquino

Novidades sobre os vistos para morar na China

Christine Marote

Processo de transferência de veículos na Finlândia

Lili Simmelink

1 comentário

Como Tirar a Carteira de Identidade Finlandesa - Hey I am Lili Maio 30, 2018 at 8:14 am

[…] Como solicitar a carteira de identidade finlandesa […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação