Como solicitar a carteira de identidade finlandesa

1
280
carteira de identidade finlandesa, Finlândia, documentos finlandeses, RG finlandês,
Fonte: https://www.poliisi.fi/identity_card/security_features_in_finnish_identity_cards
Advertisement

Como solicitar a carteira de identidade finlandesa.

Começar a vida em um novo país normalmente requer ter que fazer novos documentos. Saber onde e como fazer todos eles, pode ser complicado quando ainda não sabemos como o sistema funciona. No entanto, se você acabou de chegar na Finlândia ou ainda não tirou a sua carteira de identidade, saiba que o processo é bastante simples. Então pode ficar despreocupado!

Quem pode solicitar?

Qualquer pessoa com residência permanente pode aplicar para ter uma carteira de identidade finlandesa. No entanto, a que é emitida para estrangeiros é um pouco diferente da emitida para os outros cidadãos locais. De todas formas, é um documento legal já que o cartão com a permissão de residência, não é válido como documento de identificação. Pois, apesar de ser emitido por um órgão do governo – a imigração no caso -, ter todos os seus dados e foto, ele não é aceito como tal.

Qual a diferença?

A diferença entre a carteira de identidade de um estrangeiro para um local é a permissão para utilizá-la como documento de viagem. Portanto, se você solicitar a de estrangeiro, você ainda precisará de seu passaporte para sair do país.

Como requerer?

A forma mais rápida e fácil para pedir seu RG finlandês é através do eService da Polícia. Também pode ser feito direto no posto policial, porém a taxa cobrada é um pouco mais cara. Portanto, como quase tudo na Finlândia, o formulário é preenchido eletronicamente e, provavelmente, você precisará ir até um posto policial para se identificar. Ao terminar seu requerimento, o próprio sistema irá avisar se a visita será necessária ou não.

Documentos necessários para estrangeiros

Para o requerimento, você precisará apresentar:

  • Uma foto com menos de 6 meses no tamanho utilizado no passaporte;
  • Um documento de identificação (passaporte ou carteira de identidade europeia);
  • Caso o solicitante seja menor de 18 anos, o formulário preenchido do guardião;
  • Se o solicitante não puder apresentar um documento de identificação válido, deverá apresentar sua permissão de residência válida ou a carteira de residência;
  • Comprovante da taxa administrativa.

Observação: os dados no documento de identificação apresentado deverão estar iguais às informações inseridas no Sistema de Informação da População (Population Information System). O código de cidadão na carteira de identidade para estrangeiros também sempre será XXX.

Documentos necessários para cidadãos finlandeses

Se você tirou a cidadania finlandesa ou tem filho finlandês e quer solicitar a carteira de identidade, você vai precisar:

  • Uma foto com menos de 6 meses no tamanho utilizado no passaporte;
  • Um documento de identificação. Ao visitar um posto policial, você precisará de seu passaporte e no procedimento online, fazer a identificação eletrônica (normalmente feita através dos dados bancários);
  • Caso o solicitante seja menor de 18 anos, o formulário preenchido do guardião;
  • Um atestado militar para homens com idade entre 18 e 30 anos;
  • Comprovante da taxa administrativa.

Processamento

É importante que caso você precise se apresentar para se identificar, o agendamento seja feito com antecedência. Os postos policiais podem ficar bastante movimentados, especialmente durante o verão. Uma vez que o requerimento for finalizado, o tempo estimado do processo é de 5 a 8 dias úteis.

Quando a carteira estiver pronta, ela será enviada para o escritório da Matkahuolto ou empresas parceiras a Matkahuolto. Você pode escolher em qual endereço prefere retirá-la. Para isso, você será notificado através de mensagem no celular, email ou carta onde constará o número de rastreio que deverá ser apresentado na retirada. Você também vai precisar de um documento de identificação que poderá ser seu passaporte ou, a carteira de motorista finlandesa ou a PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Renovando a carteira de identidade

A carteira normalmente é válida por 5 anos. No entanto, a validade pode ser alterada caso o seu visto de residência expire antes desse tempo. Com isso, ela expirará junto com a data do seu visto e será necessário pedir uma nova.

O procedimento de renovação é o mesmo do já citado acima. O que pode mudar é não precisar ir até um dos postos policiais para se identificar, já que seus dados estarão no sistema. Ao receber a nova carteira, você também vai receber as instruções de como destruir e descartar a antiga ou em como entregá-la à Policia.

Caso você tenha qualquer alteração no nome, uma nova carteira também deverá ser feita e a antiga será cancelada.

Em caso de perda ou roubo

Caso ela seja extraviada é necessário informar a polícia. Você pode fazer isso indo até um posto policial ou preenchendo o formulário online e terá que explicar o porquê da perda. Se a ocorrência acontecer fora da Finlândia, você poderá ir a uma embaixada ou consulado finlandês.

Ao ter a informação, a polícia cancelará sua identidade. E, por se tratar de perda ou roubo, ela entrará para a lista de documentos procurados na polícia, no sistema de informação do Schengen e no sistema da Interpol. Se ela for encontrada, ela não poderá ser revalidada. Você precisará solicitar uma nova.

Até o próximo mês!

Lili

1 COMMENT

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.