BrasileirasPeloMundo.com
Casamento Pelo Mundo Suíça

Como casar na Suíça

Como casar na Suíça?

Vamos a um pouco mais de burocracia? Neste post falarei sobre os documentos necessários para uma brasileira se casar com um suíço ou com um residente na Suíça. Você já encontrou o seu “príncipe”, está dando pulos de alegria , mas antes de viver o “felizes para sempre” precisa se inteirar de alguns procedimentos práticos. A brasileira casadoira precisará apresentar os documentos abaixo:

  •  Comprovante de residência no Brasil.
  •  Autorização para ficar na Suíça . Para quem não tem a B ou a C, solicitar a L.
  •  Certidão de nascimento, contendo nome dos pais , horário e local de nascimento.
  • Passaporte ou atestado de nacionalidade.
  •  Comprovante de estado civil. Se a noiva for divorciada ou viúva precisará apresentar a sentença de divórcio ou o atestado de óbito do marido. Os solteiros também precisam apresentar um atestado. O comprovante deve ser solicitado em um cartório brasileiro.

O noivo suíço deve apresentar os comprovantes de estado civil e residência, carteira de identidade ou passaporte. Mais informações aqui.

Os documentos devem ser traduzidos para uma das línguas oficiais da Suíça. Você pode conseguir uma lista com nomes de tradutores residentes na sua região no cartório de registro civil. A tradução deve ser juramentada e autenticada por um órgão oficial suíço. No Brasil, devemos procurar o Consulado Suíço. Os documentos devem ser emitidos num prazo inferior a 6 meses.

Se os noivos optarem por casar no país do parceiro estrangeiro, deve-se consultar a repartição consular do país em questão.

Na Suíça como no Brasil, pode-se casar na igreja após a cerimônia civil e esta é realizada no cartório de registro civil. Uniões entre uma brasileira com um suíço ou o portador de uma permissão B ou C pode ser realizado no consulado brasileiro em Zurique. O regime mais comum de casamento é o da comunhão parcial de bens. Os outros regimes precisam ser acertados por meio de um acordo pré-nupcial.

O encontro do amor exige providências práticas, principalmente em uniões binacionais

Ok. Você casou-se e foi viver na Suíça. Mas alguns meses ou anos se passaram e você descobriu que o príncipe encantado era na verdade um sapão ou simplesmente uma ótima pessoa que não combina contigo. Conversa vai. Conversa vem. O casal descobre que a melhor saída é o divórcio. E aí? Divórcio é um tema complicado no país de origem. Imaginem numa terra estrangeira? Muitas vezes a brasileira em questão quer se divorciar do marido, mas não da Suíça. O que fazer?

 O que impede uma mulher brasileira divorciada de dar adeus à Suíça?

Como comentei em meu primeiro e segundo textos, mulheres que se divorciam em menos de 5 anos de homens suíços ou com permissão C, sem filhos, não podem permanecer na Suíça. O mesmo vale para mulheres que se divorciam em menos de dez anos de homens com permissão B, sem filhos. Quando uma mulher tem um filho que nasce na Suíça , ela tem o direito de ficar no país. Se a mulher quiser regressar ao Brasil com o filho, precisará pedir a autorização do ex- marido.

Um contrato de trabalho também pode segurar uma brasileira na Suíça. Vale ressaltar que estas regras são gerais e quando ocorre um divórcio, cada caso é analisado particularmente. Se a justiça suíça entende que existe possibilidade de regresso do casal, o visto da brasileira pode ser prolongado em até 4 anos. Se o casal viveu junto por pelo menos três anos e a mulher em questão está bem integrada no país e tem possibilidade de arrumar um emprego, seu visto também pode ser esticado.

O que significa estar bem integrado ? Saber falar o idioma do cantão, ter contatos de amizade, demonstrar interesse pela história e cultura do país. Uma pessoa pode demonstrar interesse pela Suíça , por exemplo, fazendo cursos de integração ou participando de alguma associação. Uma mulher divorciada na Suíça pode contrair um segundo casamento apenas depois de 300 dias após o divórcio. Mais informações aqui.

É recomendável se inscrever no seguro aposentadoria logo após o divórcio, mesmo que não esteja empregada. Existe a possibilidade de por algum tempo receber o seguro-desemprego.

 

Em casos de violência doméstica comprovados , a mulher brasileira tem o direito de permanecer mais tempo na Suíça para reorganizar a vida , independente de seus contatos e conhecimentos culturais , além de receber um tratamento diferenciado, que visa apoiá-la.

Existem casas que acolhem mulheres brasileiras vítimas de violência doméstica , concedendo às mesmas assistência médica , jurídica, psicológica , auxiliando-as financeiramente e ajudando-as a encontrar uma nova moradia. Mais informações aqui.

Em caráter de curiosidade, na parte alemã da Suíça, existem duas instituições que defendem os direitos dos homens que são vítimas de violência doméstica ou ficam sem casa depois de um divórcio. Achou estranho? Acesse o link  e até o próximo post!

Related posts

Onde comprar móveis na Suíça

Mel Barbieri

Tradições de casamento nos Estados Unidos

Carleara Weiss

Relacionamento e casamento na Turquia – Parte I

Rubiana Ozturk

57 comentários

Vanessa Julho 27, 2015 at 9:02 pm

Olá, gostaria de saber se assim que a estrangeira casa já pode viver legalmente na Suíça?

Resposta
Silvia Marques Julho 27, 2015 at 9:47 pm

Olá Vanessa! Pode sim! Casando com um suíço ou residente na Suíça, você recebe a permissão B. Boa sorte e felicidades!

Resposta
Luane Agosto 11, 2016 at 3:13 pm

Ola sou luane moro no brasil,gostaria de saber se pra morar na suica em zurick,tem que casar no brasil pimeiro??

Resposta
Cristiane Leme Agosto 11, 2016 at 10:07 pm

Luane, a Silvia parou de colaborar conosco.
Para morar na Suíça é preciso ter um visto que lhe permita viver no país. Casamento com cidadão suíço pode ser uma das condições para obtenção desse visto. Se for casar com alguém do Brasil e quiser morar na Suíça é preciso que você ou a pessoa tenham visto para viver na Suíça.
Procure um consulado suíço para se informar a respeito de reciprocidade no caso de casamentos (para saber se o casamento no Brasil tem validade legal na Suíça e vice-versa).
Edição BPM

Resposta
Sthe Julho 29, 2015 at 10:32 pm

Oi Silvia tudo bem ?
Bom para início , parabéns pelo seu texto muito esclarecedor !
Bom eu namoro um Suíço – italiano a 1 ano, e resolvemos casar, nao sei por onde começar , eu não tenho permisso na suíça e obrigatoriamente eu ter que ir ao consulado suíço no Rio de Janeiro ? Por favor me de uma luz por onde começar , pois estou perdida !
Obrigada desde já !
Beijinhos

Resposta
Silvia Marques Julho 29, 2015 at 10:50 pm

Vc vai viver na Suíça italiana? Que tudo! Vc vai precisar de uma permissão L, que entre outras coisas, te dá 9 meses para preparar o seu casamento. Entrando com a papelada do casório, vc recebe esta permissão. Vc precisa reunir os documentos listados no início do meu artigo. Não se esqueça de pegar o atestado de estado civil. Este atestado deve ser solicitado em um cartório brasileiro. Com os documentos em mãos , vcs precisam fazer a tradução dos mesmos para uma das línguas oficiais da Suíça. No meu artigo, indico um link com tradutores em várias cidades. A tradução deve ser juramentada e autenticada no consulado suíço aqui no Brasil. Na hora de casar , se vcs optarem por realizar a cerimônia na Suíça, esta será feita no consulado brasileiro em Zurique. Observações importantes: os documentos devem ser emitidos num prazo inferior a 6 meses e caso vcs não façam nenhum acordo pré-nupcial, o casamento de vcs será automaticamente considerado uma união parcial de bens , que é o regime mais comum na Suíça. Qualquer dúvida, escreva! Baci e buona fortuna!

Resposta
Sthe Julho 30, 2015 at 8:19 pm

Grazie Silvia !
Vou viver em Bern !
Tenho tbm outro pequeno grande problema , estou ilegal a 9 meses , eu vou para o Brasil daqui 2 meses, mais estou com muito medo de receber o carimbo de expulsão ! Eu devo dar entrada no casamento aqui na suíça ou no Brasil no consulado suíço , essa e a minha grande dúvida !
Obrigada

Resposta
Silvia Marques Julho 30, 2015 at 9:46 pm

Hum…então vc precisará aprender alemão…ou já sabe? Sobre a sua questão, vou dar uma pesquisada e te retorno brevemente. Beijos!

Resposta
Fernanda Janeiro 17, 2016 at 9:49 pm

Sthe, meu caso foi um pouco parecido, porém fiquei 4 meses e já tinha dado entrado no casamento,mas tive uma urgência e precisei voltar para o Brasil,antes de sair do país tive que ir até a imigração e pedir uma declaração explicando o Pq fiquei esse tempo todo na Suíça, para junto da minha saída entregar a carta a polícia.. Boa sorte! Bj

Resposta
Sthe Julho 30, 2015 at 10:46 pm

Já sei um pouco …
Não muito, mais consigo me virar , prefiro o italiano ou qualquer outra língua latina kkk o alemão e bem complicado aprender !
Mais me esforço !
Nossa Silvia você não tem idéia o quanto está me ajudando , e tão difícil está na situação que me encontro, até por que cada um fala uma coisa divergente e eu fico perdida !
Meu noivo quer casar aqui na suíça, e sinceramente não sei o que devo fazer, já que tenho essa situação sensível , tenho medo de ir , e ser expulsa e ficar distante dele !!!
Muito obrigada pela atenção !
Deus te abençoe !

Resposta
Silvia Marques Julho 31, 2015 at 11:05 am

Também amo a língua italiana. Comecei a estuda-la. É belíssima! Indico um texto bem interessante para vc entender melhor quais são os seus direitos e possibilidades. Continuarei pesquisando! Beijos!

http://www.swissinfo.ch/por/estrangeiros-podem-casar-mais-facilmente-com-su%C3%AD%C3%A7os/31752512

Resposta
Sthe Julho 31, 2015 at 11:32 am

Obrigada pelo texto !!!
Vou ler e reler com muita atenção !!!
Muito obrigada pela atenção

Resposta
Silvia Marques Agosto 1, 2015 at 12:43 pm

Conversei com uma amiga e acho que o mais prudente no seu caso é procurar orientação no consulado brasileiro em Zurique. Como vc pode ver no texto que te enviei, atualmente é possível um ilegal se casar na Suíça. Mas para fazer tudo direitinho, aconselho buscar ajuda no consulado. Te desejo boa sorte e que tudo se ajeite o mais breve possível. Baci!

Resposta
Sthe Agosto 3, 2015 at 6:34 am

Obrigada Silvia ,
Ir ao consulado na minha atual situação e um pouco delicado kkkk
Olha fazendo minhas pesquisas olha o que encontrei …
Cada hora fico mais perdida kkkk
https://www.eda.admin.ch/countries/brazil/pt/home/prestacao/estado/casamento-parceria-registrada-entre-pessoas-do-mesmo-sexo.html

Resposta
Allan Robson Setembro 9, 2015 at 9:19 pm

Ola, imigrantes em situaçao ilegal na Suiça nao podem ser impedidos de se casarem, existe uma alternativa sem que você tenha de deixar a Suiça, você precisa preparar os documentos citados (peça para alguem no Brasil fazer para ti e lhe enviar) eles devem ser traduzidos aqui na Suiça. Você da entrada no pedido de casamento sem é claro comprovar a legalidade de sua estadia porque você nao tem visto e esta como ilegal, eles vao lhe mandar uma carta dizendo que você tem 60 dias para enviar a comprovaçao de sua legalidade, com esta carta é que você consegue o visto para preparaçao ao casamento e entao podera se casar aqui sem a necessidade de voltar ao Brasil, a Suiça assinou e concordou com os direitos humanos e nao pode impedir o casamento de pessoas ilegais.

Resposta
Ste Setembro 14, 2015 at 6:01 am

Obrigada Allan ,mais isso serve para todos os cantões ? Por que vou te falar esta complicado o casamento viu !

Resposta
ray Maio 5, 2016 at 1:22 am

Olá Allan, pode me passar algum link q explica melhor essa situação?
Obrigada

Resposta
Augusta Julho 2, 2017 at 10:51 am

Olá
Gostaria muito de entrar em contato contigo. Estou com um problema parecido com o seu.
Obrigada

Resposta
Augusta Julho 2, 2017 at 10:52 am

É para Sthe.

Resposta
Sthe Setembro 17, 2017 at 6:38 pm

Oi Augusta pode entrar em contato comigo no meu email [email protected]
Já estou casada a um ano e posso te dizer como eu fiz

Resposta
JANAINA WIGET Agosto 27, 2015 at 7:13 pm

BOA NOITE FUI CASADA HA 16 ANOS E ESTOU ME SEPARANDO O MEU MARIDO MINHA PERGUNTA E EU POSSO FICA COM O NOME DELE PQ EU QUERO E MEU FILHO TAMBEM TEM O NOME DELE . WIGET

Resposta
Silvia Marques Setembro 14, 2015 at 12:17 am

Não tenho esta informação, mas posso pesquisá-la.

Resposta
JANAINA WIGET Agosto 27, 2015 at 7:17 pm

E OUTRO COMENTARIO NEM EM TODOS AS CIDADES DA SUIçA (KANTAN) TEM O MESMA VALOR DE PENSAO PARA CRIANçAS SCHWYZ E DIFERENTE E PENSAO DAS CRIANçAS E REGRA E IGUAL PQ AQUI EM SCHWYZ E DIFERENTE E PENSAO DA CRIANçA E VERDADE IGUAL PARA TODAS AS CRIANçAS OU CADA CIDADES TEM SUAS REGRAS DE PENSAO

Resposta
Márcia Pinto Setembro 6, 2015 at 5:47 pm

Silvia, parabéns pelo texto. Muito esclarecedor. Eu tenho uma pergunta. Por favor, você conhece alguma agência de casamento, idônea, com endereço físico, na Suíça? Sou do Rio de Janeiro, 47 anos, sem filhos, e quero casar com uma cidadão suíço. Não conheço ninguém na Suíça, mas interesso-me pela cultura do país e residir no local. Agradeço a resposta. Não confio em agências pela Internet, já tentei algumas, sem êxito. Márcia.

Resposta
Silvia Marques Setembro 14, 2015 at 12:10 am

Olá Márcia. Infelizmente não conheço nenhuma.

Resposta
Bruno Borges Outubro 1, 2015 at 5:13 pm

Olá Silvia, tudo bem ? Minha namorada é brasileira, e o padrasto dela é suiço de renome, empresaria e possui ótimas influencias no`pais, e mãe dela é casada com ele e vive lá hoje. Minha namorada é maior de idade, porém, seu padrasto irá tentar entrar na justiça para conseguir o visto para ela permanecer no País (provavelmente o B). Ela conseguindo o visto B para permanecer lá, poderá se casar comigo para eu obter o documento e viver por lá tambem ?

Ah, e parabéns pelo seu texto, maginifico !!! Bruno Borges.

Resposta
Amanda Janeiro 23, 2016 at 8:15 pm

Silvia você é top!! Preciso de ajuda com urgência. Meu namorado ta vindo para o Brasil começo de fevereiro para darmos entrada no consulado do rio. Consegui todos esses documentos e mais um pouco tipo o da polícia federal (nada consta) comprovante de residência e etc… Preciso saber quais os documentos necessários para ser traduzidos e depois que ser entrada no rio se posso voltar com ele pra suíça pois já estou de passagem comprada.
Faz pouco tempo que voltei de lá 1 mês e tenho medo da pf em Portugal me barrar pq fui e voltei em pouco tempo.
Desde já agradeço muito !! Ah vc tem
Email? Ahah
Beijao

Resposta
Patricia Janeiro 31, 2016 at 4:23 pm

Nossa estamos com mesmo problema. So que eu estou ainda na suica. Estou de ainda como turista. Tenho medo de demorar
Se voce quiser me add no whats 6281108632

Resposta
mara miranda Outubro 26, 2016 at 6:10 pm

ola estou com o mesmo problema, dei entrada no consulado Suíço no Rio de Janeiro para casamento na Suíça e visto de permanência e eles ficaram com meu passaporte, dizendo que sera entregue no meu endereço do Brasil assim que o visto for autorizado. porem estou de passagem comprada para Suíça, alguém sabe me dizer quanto tempo demora para devolver o passaporte. me add 63- 9-8125-6005

Resposta
Franci Janeiro 28, 2016 at 3:00 pm

Ola Silva, tudobem? Sou brasileira e, me casei recentemente em portugal, meu marido vive na suiça tem o permisso b, dei entrada no visa D. No consulado suiço no RJ, mas ja faz 3 meses e meio e ate agora nada, vou deixar completar 4 meses e pedir meu passaport de volta, caso nesse tempo nao me digam nada, se eu entrar na suiça sem esse visa posso dar entrada no meu permisso, existe uma outra alternativa? Por favor me da uma luz!

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 2, 2016 at 10:58 am

Olá. A Silvia parou de colaborar com o blog.
Edição BPM

Resposta
Patricia Janeiro 31, 2016 at 4:20 pm

Boa tarde¡
Vou casar com un Alemão que tem permanencia B aquí na suiza. Boom precisó desses documentos . Gostaria de saber se um despachante pode me enviar esses documetos ou eu tenho que ir ate o brasil pegar esses documentos ¿
E quanto tempo precisa.?

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 2, 2016 at 10:54 am

Olá. A Silvia parou de colaborar com o blog.
Edição BPM

Resposta
isabela Janeiro 31, 2016 at 9:13 pm

Boa noite
a minha situaçao e muito complicada, e nao sei oque fazer.
vivi na suiça por 3 anos casada, e deixei a suiça mais não me divorciei e agora faz 5 anos que ainda estamos casados, resolvi voltar pra tentar reaver meus documentos e voltar, e tambem tenho um filho fora do meu casamento com um cidadao que vive na suiça. Como devo fazer para saber os meus direitos?

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 2, 2016 at 10:53 am

Olá. A Silvia parou de colaborar com o blog. Sugerimos que entre em contato com um advogado especializado para responder a sua dúvida.
Edição BPM

Resposta
Lilia Abril 13, 2016 at 5:48 am

Ola,Preciso de ajuda urgente, casei na Suiça no ano de 1991 mas na minha certidao que foi verbada no brasil nao consta o regime que fui casada, preciso fazer a escritura de uma casa que tenho no brasil, porque so tenho o contrato de compra e venda mas nao consigo fazer porque na minha certidao nao consta o regime que fui casada. Por favor preciso de uma resposta , o que devo fazer?????

Resposta
Cristiane Leme Abril 14, 2016 at 7:06 am

Lilia, a Silvia parou de colaborar com o blogue. Sugerimos que entre em contato com um advogado para resolver a sua questão.
Edição BPM

Resposta
Joice Abril 16, 2016 at 5:48 am

Bom dia, me separei com 2 anos e meio,mas tenho um filho com o suíço,agora já estamos 2 anos separados,em Dezembro fazemos 5 anos de casados,quero saber se tenho direito de receber o permiço C ou so recebo com 10 anos?

Resposta
Vagner Maio 11, 2016 at 10:16 pm

Olá Silvia tudo bem?
gostaria de contatar o seu servico..

teria algum meio de comunicacao que podemos nos falar e responder ao mesmo tempo???
tipo whatsap ou Facebook? ?

presiso falar com voce com urgência. .
desde ja agradecido.

Resposta
Cristiane Leme Maio 11, 2016 at 10:51 pm

Olá. A Silvia não é advogada e parou de colaborar conosco.
Edição BPM

Resposta
Vagner Maio 18, 2016 at 8:50 pm

Olá.
É obrigatório ter o seguro saude viagem para ir para Suíça Zurich ??

E se pode me indicar um site para fazer ??

Resposta
Cristiane Leme Maio 18, 2016 at 9:23 pm

Sim, é obrigatório para qualquer viagem ao exterior. Faça diretamente pela companhia aérea ou agência de viagens onde for comprar a passagem.

Resposta
Adriane Maio 27, 2016 at 8:18 am

Ótimo texto, parabéns!
Também tenho uma dúvida, namoro um cidadão suíço e estou na Suíça faz dois meses porém como turista, resolvemos nos casar então pedíramos documentos necessários, no caso a certidão de nascimento emitida a menos de 6 meses é válido também como declaração de solteiro ? E se meus documentos não chegar antes que meu visto de turista acabe devo regressar ao Brasil ou vou poder me casar com o visto vencido ? Agradeço desde já

Resposta
Cristiane Leme Maio 27, 2016 at 12:57 pm

Adriane, a Silvia parou de colaborar conosco. Sugerimos que entre em contato com um órgão oficial do governo suíço, como o departamento de imigração, para responder a essas dúvidas.
Edição BPM

Resposta
Sthe Agosto 22, 2016 at 10:33 am

Não é válido !
Casei recentemente , a declaração de solteira tem que ser tirado no cartório de onde vc reside no Brasil, mediante duas testemunhas !

Resposta
jadete ferreira Junho 27, 2016 at 12:21 pm

quero min separa meu marido e suico,como faco ja tenho 16 anos e tenho passaporte suico,e duas criancas suica com 10 e 13 anos,quero volta p. o brasil,elas e eu temos pensâo,e se eu fica qual meu direitos,estou muito nervosa com tudo nâo sei onde comeca o divorcio.

Resposta
Cristiane Leme Junho 27, 2016 at 8:28 pm

Jadete, a Silvia parou de colaborar com o blogue. O ideal seria você tentar entrar em contato com um advogado aí na Suíça para ajudar no seu caso. Acredito que existam advogadas brasileiras que possam ajudar. No momento infelizmente não temos nenhuma para indicar.
Boa sorte,
Edição BPM

Resposta
Crisoti Agosto 21, 2016 at 7:32 pm

Boa noite , queria saber os custos para um divórcio letigioso (somos os 2 portugueses) na Suíça. … obrigada

Resposta
dana Setembro 30, 2016 at 3:00 pm

Ola Silva. Eu agradeco pela sua resposta. Meu namorado e italiano e vive na suiça , ele tem o permisso b, ele quer passar um ano morando junto antes de se casar. Qual procedimento ele teria de tomar para eu pode morar com ele legalmente?

Resposta
Cristiane Leme Outubro 1, 2016 at 9:08 am

Jordana, a Silvia parou de colaborar conosco.
Edição BPM

Resposta
mara miranda Outubro 26, 2016 at 6:18 pm

ola você conseguiu alguma resposta? porque estou em uma situação parecida, meu namorado e Italiano mais tem permisso C e queremos casar na Suiça dei entrada nos papeis no Brasil mais eles ficaram com meu passaporte e pediram para espera que sera enviado para meu endereço assim que o visto for liberado. estou com medo de demora muito porque estou com passagem comprada para Suíça

Resposta
sassa Dezembro 13, 2016 at 3:08 pm

Oi pode me ajudar? Estou casada na suiça e agora quero saber do divorcio e direitos mais meu querido marido q ficou com os documentos e nao me fala nem a data e como estou no Brasil ja nao me lembro da data mais ja faz 10 anos q estou casada com ele, como devo fazer?

Resposta
Elisangela Blaudt Janeiro 29, 2017 at 6:39 pm

Interessante o tema. Eu me separei com 5 anos de casada com um cidadao suiço,nao tinhamos filhos! Meu permisso era o C! E nao tive que ir embora. Pelo contrario, recebi todo apoio,assistencia juridica etc… Mais tarde recebi ainda meu pass por tempo de residencia!
Acho que depende muito de kanton para kanton! Eu vivo no zurich.

Resposta
Lília Abril 4, 2017 at 10:36 am

Ola , meu nome e Lilia e me casai na suiça no ano de 1991 e registrei meu cssamento na suiça, na epoca nao controlei a certidão que o consulado fez, e depois verbei ela no brasil, hoje estou com muito problema porque o consulado nao colocou o regime que sou casa na suiça que e regime parcial de bens e assim minha certidao do brasil tbm esta escrito que nao consta regime, hoje nao consigo fazer escritura do meu imovel por este motivo, o cartorio no brasil falou para eu ir ao consulado do brasil para eles corrigir este erro , mas o consulado nao adimite que ele erro e nao quer consertar este erro, o cartorio do brasil falou so com a declaraçao do consulado em zurique que o cartario pode mudar o regime que sou casada. Ja nao sei mais o que fazer para colocar minha certidao de casamento em ordem pois o consulado em zurich nao quer consertar o erro que eles mesmo fezeram no passado.Me ajuda por favor o que devo fazar?

Resposta
Cristiane Leme Abril 5, 2017 at 9:39 pm

Olá. A minha sugestão pra você é traduzir a certidão do casamento na Suíça com tradutor juramentado e apresentá-la como certidão de casamento válida e apostilada no Brasil. Com a certidão traduzida juramentada você pede a mudança na certidão brasileira.

Resposta
livia Maio 6, 2017 at 6:00 pm

ola boa tarde. fui casada com portugues por 6 anos na suica. nos divorciamos. tenho 1 filho 22 anos qual na epoca casamento ele fez familia nachtzug. hoje ela esta internada clinica psiquiatrica. nao sei q ela saira de la.
me divorciei dele em janeiro 2013. ele faleceu dia 20.4.2017 . ele antes havia sido tb casado com outra pessoa. com quem teve 2 filhos. hoje adultos. tenho algum direito na pensao kasse ou em pensao alimenticia? no momento moro com outra pessoa nao trabalho nao tenho uma renda minha mesma. tenho 1 crianca pequena de sse novo relacionamento. devo entrar contato com a gemeide de onde ele vivia ou devo esperar que me contatem?

Resposta
Cristiane Leme Maio 7, 2017 at 2:54 pm

Livia, a Silvia parou de colaborar conosco.
Sugerimos procurar as autoridades competentes no país para sanar a sua dúvida.
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação