BrasileirasPeloMundo.com
Casamento Pelo Mundo Irlanda

Como casar no civil na Irlanda

Quem quer juntar as escovas de dentes oficialmente ou casar no civil na Irlanda, deve saber que o procedimento é simples, porém mais demorado do que no Brasil. Se do outro lado do Atlântico a papelada fica pronta em 15 dias, por aqui são três meses de espera para a liberação da data.

Já a lista de documentos solicitadas para quem vai casar com cidadão irlandês é composta de apenas três documentos:

  • Passaporte
  • Certidão de nascimento com tradução juramentada
  • Evidência do seu visto atual com a imigração (GNIB Card e o carimbo no seu passaporte)

Porém, os documentos precisam ser legalizados pelo Consulado Irlandês no Brasil, e no Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), pessoalmente, ou pelo correio. Isso pode demorar algum tempo para ser liberado, mas o processo é gratuito. Se preciso, a Embaixada Brasileira, na Irlanda, poderá emitir uma Declaração de Estado Civil – a qual pode ser solicitada para noivos divorciados ou viúvos.

De posse dos documentos, é só dirigir-se ao HSE Civil Registration Office do condado onde a cerimônia será realizada. Lá, você e seu noivo(a) irão assinar uma declaração, informando que ambos são solteiros, informar o número do PPS (número do seguro social) e escolher a data  da cerimônia entre as opções disponíveis – em certos meses do ano, principalmente no verão, a fila de espera é grande, por isso corra para garantir a sua data de preferência. Alguns casais preferem casar-se no interior, por exemplo, por conta da alta demanda em certos locais.

Fonte: Morgue File
Fonte: Morgue File

A taxa cobrada pelo registro do casamento é de 200 euros (além de outras taxas menores que podem aparecer a depender do caso), e é preciso a presença de duas testemunhas de qualquer gênero e que não precisam ser casadas – você precisará informar o nome completo e a data de nascimento delas na hora do registro.

O casamento civil pode ser realizado em separado no próprio cartório, durante o casamento religioso, ou em outro local de escolha, desde que um juiz ou ministro reconhecido pelo HSE esteja presente. A cerimônia é bastante simples, porém o casal precisa trocar votos (mensagem de compromisso) entre si. Vale ressaltar que o casamento civil entre pessoas do mesmo gênero também é permitido por lei na Irlanda.

Após a realização da cerimônia, a certidão de casamento é emitida em cerca de 30 dias. Já o nome de casado da esposa ou do marido não é automaticamente alterado: fica a seu critério tirar um novo passaporte e a forma como irá ou não adotar o nome de seu marido ou esposa.

Leia também: dez motivos para morar na Irlanda

E o casamento civil na Irlanda é reconhecido no Brasil?

Sim, mas não de forma automática. Para isso, você terá que fazer o registro do casamento no Setor Consular da Embaixada Brasileira na Irlanda, de acordo com as instruções fornecidas pelo órgão.

Na sua próxima visita ao Brasil, você deverá buscar um cartório que atende a este tipo de questão, fazer o reconhecimento do registro feito na Embaixada, e retirar uma certidão brasileira.

E como fica o meu visto após o casamento?

Brasileiros casados com cidadão irlandês, ou europeu, têm direito ao visto Stamp 4, o qual garante residir e trabalhar no país sem restrição. Após três ou cinco anos de casamento (para quem é casado com irlandês ou europeu de outro país, respectivamente), é possível entrar com o processo de cidadania.

O visto para pessoas casadas não precisa ser regularizado anualmente (a Imigração costuma dar um visto válido para dois, três, ou até os cinco anos de uma vez só) e não há cobrança de taxa durante a renovação.

Tem gente que paga para casar com irlandês?

Sim, e como os casos de fraude têm aumentado na Irlanda, atualmente é preciso passar por uma entrevista detalhada no caso de casamento entre irlandês e cidadão não-europeu. Casais que não falam uma língua comum, noivados em que houve pagamento de dote, ou cujo tempo de namoro foi curto são os que mais levantam suspeitas das autoridades locais. Casos confirmados de fraude são repreendidos com sentença mínima de cinco anos de prisão e multa de 250 mil euros.

Related posts

Relacionamento e Casamento na Turquia – Parte II

Rubiana Ozturk

10 perguntas sobre moradia na Irlanda

Luciana Damasceno

Dicas para casar em Bali com pouco dinheiro

Mariana Neder Petrini

13 comentários

DANIELLE LOPES Junho 8, 2017 at 2:46 pm

Oi Luciana!!

Tenho agendado o dia 19/06/2017 para ir até o HSE marcar a data do meu casamento. Mas o meu visto de estudante vence em 16/06/2017. Você acha que posso ter problemas para marcar a data? Pq pensei em depois de ter a data ir até a imigração e tentar uma extensão do meu visto ou alteração para ao menos o visto de turista.

Resposta
Luciana Damasceno Junho 8, 2017 at 4:08 pm

Oi Danielle! Pode ser um problema sim, já que vc estará ilegal sem nem mesmo ter marcado o casamento. Vá imediatamente à Imigração e tente agendar uma data com eles para solicitar a extensão do seu visto, o qual eles podem decidir te dar (como vc sabe, fica a critério da Imigração fazer isso ou não). Mas leve um comprovante da data marcada no HSE e, se possível, leve o seu noivo junto com vc. Espero ter ajudado e boa sorte.

Resposta
DANIELLE LOPES Junho 13, 2017 at 9:47 pm

Oi Luciana!! Muito obrigada, fui até a imigração hoje, mas eles me negaram a extensão. Decidi deixar o país e retornar como turista. Recebi agora a tarde a carta do HSE com a listagem dos documentos. Estão pedindo Evidence of Civil Status. Ou outro documento dizendo que sou solteira no Brasil. Vc sabe se consigo isso na embaixada em Dublin? E para confirmar a autencidade do documento, ( minha certidão de nascimento) vc sabe como devo proceder? Mais uma vez muito obrigada pela atenção

Resposta
Luciana Damasceno Junho 14, 2017 at 10:07 am

Que pena que foi negado…essas informações que vc quer dependem e eu não tenho uma informação atualizada sobre isso. Sugiro que vc vá ao Facebook e busque pelo grupo Noivas, Casadas, Grávidas e Mamães na Irlanda porque tem sempre alguém que acabou de passar por algo semelhante e tem informações frescas. Boa sorte!

Resposta
Aline Julho 20, 2017 at 11:25 am

Oi Danielle Lopes tudo bem? Estou passando pela mesma situacao. Voce tem mais informacoes sobre o Evidence of Civil Status? Se e possivel conseguir na Embaixada brazieira de Dublin e o tempo entre a solicitacao e a entrega?

Resposta
Priscila Agosto 30, 2017 at 2:48 pm

Olá!
Eu e meu noivo estamos pensando em nós casar na Irlanda. Ele é britânico e eu brasileira, o procedimento é o mesmo? Preciso de visto apropriado ou de turista já serve? Obrigada!

Resposta
Ingrid Dezembro 5, 2017 at 10:22 pm

Boa noite,tenho uma dúvida. Vivo aqui no BR com meu noivo,mas queremos casar na Irlanda. Provavelmente o visto que vou receber é o de turista ,tem como o casamento acontecer ? Ou levaria mais tempo e eu teria que sair e voltar do país na data do casamento? Como turista eu não teria GNIB. Eu estou confusa sobre o processo…mesmo com data marcada eu não poderia permanecer ou estender o visto ?

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 6, 2017 at 2:34 pm

Olá Ingrid,
A Luciana Damasceno parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Irlanda.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Ingrid Dezembro 30, 2017 at 1:27 pm

Obrigada Liliane!

Resposta
Antonio Novembro 6, 2018 at 8:43 am

Oi tudo bem?
Eu estou pra casar porém vou me casar na Dinamarca. Ele me propôs há uns meses atrás e a data é 10 dias antes do vencimento do meu visto de estudante na Irlanda. Na espera de que meu pedido de stamp4 seja efetuado meu visto vencerá. Pois 10 dias depois de nos casarmos meu visto vence. Você sabe se teria problema ?

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 6, 2018 at 3:13 pm

Olá Antonio,
A Luciana Damasceno parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Lucas Lima Setembro 4, 2019 at 4:45 pm

Meu visto vence dia 01 de Dezembro,todavia, o casamento está marcado para o dia 06 de Dezembro( e a entrevista nem aconteceu ainda). Você acha que eu devo solicitar uma extensão do visto agora, ou somente após a entrevista?

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 4, 2019 at 4:48 pm

Olá Lucas,
A Luciana Damasceno parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação