BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Portugal

Como comprar imóvel em Portugal?

Como comprar imóvel em Portugal? Muitos brasileiros que querem investir em Portugal têm esta dúvida. Por isso, conversei com a consultora imobiliária Natália Guilherme, brasileira que vive em Lisboa e trabalha na empresa Remax. Ela dá dicas a brasileiros que queiram comprar e explica melhor como está o mercado imobiliário português, mais especificamente a região de Lisboa.

Foto: Arquivo pessoal Natália Guilherme, consultora Remax

BPM: Portugal tem sido cada vez mais procurado por brasileiros que querem morar no país definitivamente. Para quem busca comprar um imóvel em Portugal, quais dicas você dá?

Natália: Primeiramente planejamento. É importante saber para onde está indo, qual o custo de vida daqui e o que é necessário para adquirir uma autorização de residência. Para que tudo corra bem é importante seguir alguns passos para não ficar no meio do caminho.  É possível também pesquisar na internet, a fim de buscar o que o mercado tem a oferecer, assim como ter uma noção de preços. Sempre na descrição do imóvel em Portugal, há a letra T seguida por um número, que significa o número de quartos, por exemplo, T2 indica um imóvel com dois quartos, T3, com três e assim por diante. T0 significa ser um estúdio ou kitnet.

BPM: E como está o mercado imobiliário em Portugal? É um bom momento para investir?

Natália: O mercado imobiliário em Portugal está em uma constante crescente. Estima-se uma progressão de crescimento de 6% ao ano. Quem investe agora, em 5 anos terá uma rentabilidade de 30%. Podemos dizer que Portugal se destaca como um território fértil para investimentos. É, sim, um ótimo momento para investir.

Leia também: custo de vida em Lisboa

BPM: Para quem está no Brasil e quer comprar um imóvel em Portugal, é aconselhável já estar morando aqui ou é possível fazê-lo ainda sem ser residente no país?

Natália: Para quem quer investir na compra de um imóvel em Portugal não é necessário ser residente no país. Mas deve estar preparado financeiramente para os encargos de compra que podem ser entre 10% e 15% do valor total do imóvel. Antes de começar o processo da compra é necessário obter o Número de Identificação Fiscal (NIF) nas Finanças e abrir uma conta bancária. Para quem não é residente na União Europeia, é importante eleger um representante local a fim de efetivar o pagamento dos impostos referentes à compra. Neste ponto, um agente imobiliário pode ajudar e orientar da melhor forma, dependendo de cada caso.

BPM: Quem compra um imóvel em Portugal tem direito à residência? Como funciona o Golden Visa português?

Natália: Relativamente à compra de imóvel para conseguir autorização de residência há duas formas de se pedir o Golden Visa. A primeira é estar disposto a investir o montante igual ou superior a 500 mil euros na compra de um ou mais imóveis. A segunda é a aquisição de bens imóveis de valor igual ou superior a 350 mil euros, que a construção tenha sido concluída há pelo menos 30 anos, e localizados em áreas de reabilitação urbana. Há forma de adquiri-los em copropriedade ou sociedade unipessoal.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

BPM: Como brasileiros devem proceder para conseguir financiamento imobiliário junto ao banco?

Natália: Para quem quer recorrer a um financiamento bancário, há alguns bancos portugueses que o fazem, podendo financiar até 70% do valor do imóvel. É um processo relativamente fácil desde que cumpram os requisitos. Nada melhor que ter um agente imobiliário para ajudar em todo esse processo, tanto da análise financeira quanto na procura dos imóveis e concretização do negócio.

BPM: Vale mais a pena comprar ou alugar?

Natália: Isso depende de vários fatores. Como investimento, sem sombras de dúvidas, a compra é o melhor negócio. A aquisição de um bem imóvel, em zonas centrais, tem sempre garantido o retorno do investimento. Recorrendo à exploração do imóvel, através de arrendamento (aluguel) de longa duração ou alojamento local, o proprietário pode potencializar esse retorno financeiro.

Leia também: visto D7 para aposentados morarem em Portugal

BPM: Baseado em sua experiência, qual o perfil de brasileiros que têm comprado imóveis em Portugal? São na sua opinião maioria investidores ou pessoas que vêm morar no país?

Natália: Os dois. O brasileiro que vem para Portugal atualmente é o investidor e o que vem em busca de segurança. Há vários compradores já reformados (aposentados), que têm os filhos a estudar fora e procuram o país pelo seu clima, luz, segurança e qualidade de vida. Há também os investidores que não querem perder a oportunidade de investir no país. De acordo com a Confidencial Imobiliário, no último ano os estrangeiros foram e continuam a ser os que mais investem no imobiliário, destacando-se os chineses (21%), franceses (20%) e brasileiros (10%).

BPM: Quais são as zonas mais caras de Lisboa e região para comprar um imóvel? E quais são as zonas com melhores preços e boas oportunidades?

Natália: As zonas mais valorizadas na cidade de Lisboa são Baixa Chiado, Príncipe Real, Avenidas Novas, Estrela, Lapa, Campo de Ourique, etc., muito procuradas pelos franceses, ingleses e chineses, ou seja, a parte mais central da cidade. Ainda temos o Parque das Nações que é a parte mais moderna da cidade e Cascais, com grande procura pelos brasileiros. Os preços são variados, é sempre melhor estar acompanhado de um agente imobiliário especializado para acompanhar e ajudar em todo o processo.

BPM: Quem quiser informações, pode entrar em contato com você?

Natália: Com certeza! Eu trabalho muito com clientes estrangeiros e tenho feito muitos negócios com brasileiros. É muito importante para quem vem com intenções de ficar ou somente de investir, estar acompanhado de um profissional com conhecimentos no mercado imobiliário e que possa ajudar tanto na procura do imóvel quanto em todo o processo desde o início. Eu trabalho numa das melhores agências a nível nacional e temos uma equipe e parceiros prontos para receber os brasileiros que aqui queiram investir, com todo o suporte jurídico para fazer o acompanhamento do que for necessário.

Meu contato é: +351 962 932 462

Email: [email protected]

Related posts

Como abrir conta bancária em Portugal

Sílvia Macedo

Como validar o diploma de Psicologia em Portugal

Tamyris Almeida

Cinco coisas que você DEVE saber antes de mudar de país

Lyria Reis

4 comentários

Gislaine Abril 25, 2018 at 6:23 pm

Analu
tudo bom?
Existem brasileiros que compram imóveis para investimento(locação)?

Resposta
Analu Tavela Maio 3, 2018 at 12:01 am

Olá Gislaine, sim, compra para investimentos também tem sido uma opção.

Resposta
Jurandir Agosto 1, 2018 at 12:06 am

Boa noite, eu peguei um visto de residencia na categoria de aposentado aqui no Brasil para morar em portugal. Tem como eu somente com comprovante de renda no Brasil financiar um imovel em portugal?

Resposta
Patricia Henriques Agosto 13, 2018 at 7:21 pm

Boa Tarde Analu,

Meu Pai está em Portugal neste momento concretizando a compra de um imóvel. Eu pretendo dar entrada no vistoD7 porém, para isso, faz-se necessário que a casa esteja em meu nome. Gostaria de saber se uma vez que a escritura foi emitida no nome dele, se é possível passá-la para o meu nome sem necessitar que eu vá até lá? Quero dizer se podemos passar a escritura para meu nome daqui do Brasil, nomeando algum advogado lá para realizar estes trâmites?

Obrigada!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação