BrasileirasPeloMundo.com
Empregos Pelo Mundo Hungria

Como conseguir trabalho na Hungria

Como conseguir trabalho na Hungria.

A Hungria tem sido um país super atrativo para brasileiros que buscam uma oportunidade de trabalho no exterior. Se você que está lendo esse texto agora, recebeu uma oportunidade ou está pensando em morar aqui, muito provavelmente a Hungria não era o país dos seus sonhos ou primeira opção. No entanto…

É uma ótima porta de entrada para a Europa. Após a estadia de alguns meses ou anos, muitos brasileiros conseguem migrar para outros países, ou mesmo, transformar esse lugar como o novo lar.

Devido à mão de obra barata e multinacionais abrindo escritórios, existem muitas vagas em aberto. Passaporte europeu facilita muito, já que grande parte da burocracia é poupada. No entanto, a boa notícia é que existe uma demanda crescente para falantes de Português.

Atualmente, Budapeste concentra um número considerável de vagas para Help Desk e afins, que abrange dar suporte para clientes em diferentes idiomas. Só o Português não é suficiente, o Inglês avançado é fundamental. Outras línguas são um excelente diferencial.

Mesmo com passaporte brasileiro, é possível conseguir um visto de trabalho. Para isso, a empresa deve provar que as suas habilidades são necessárias e nenhum local se encaixa nos requisitos.

A burocracia é grande e o tempo de espera também, o processo em si pode ser frustrante. Algo que pode ser agilizado é a tradução do diploma universitário para húngaro. Geralmente a tradução deve ser juramentada.

Leia também: Recomeçar na Hungria (de novo)

Se você pensa em trabalhar na Europa, primeiramente, traduza o seu currículo e LinkedIn.

O LinkedIn é uma ótima ferramenta para ampliar o seu networking, solicitar recomendações, pesquisar sobre as empresas e quem são os funcionários. E claro, aplicar diretamente para vagas.

Invista em um currículo personalizado, criativo, preferencialmente com um bom design que seja agradável de ler, coloque um pouquinho sobre você e inclua uma foto. Quando o CV é super extenso e com muito texto, corre o risco do recrutador não dar a atenção devida pois está super poluído.

Uma plataforma simples e com diferentes templates (modelos) é o Canva.com.

Na Hungria é comum que multinacionais tenham incentivos para recomendação de amigos. Isso pode ser pago em dinheiro ou dias extras de férias (após o período de experiência do seu colega, 90 dias).

Por isso, o próprio Facebook é útil para encontrar oportunidades. Busque por grupos como “Work in Budapest”.

Também indico os grupos Brasileiros na Hungria e Brasileiros em Budapeste.

A Internet é uma ótima aliada nessa empreitada, o Glassdoor possui avaliações reais que dão uma ótima imagem do que é trabalhar na empresa desejada. Certas avaliações falam até mesmo do processo seletivo, pode te preparar até mais para essa etapa.

Alguns sites que você pode buscar trabalho na Hungria:

Profession

Jobs in Budapest

Job Info

Job Monitor

Workania

Career Jet

Indeed

Se você está em busca de um trabalho no exterior, essa dica vale para qualquer país! Faça uma pesquisa de mercado na sua área, para ter ideia da remuneração e principalmente, quais são as competências que esperam do candidato. Assim você pode se preparar melhor na criação de um bom currículo e se aperfeiçoar em algum estudo específico se necessário.

Algumas empresas que fornecem visto de trabalho para estrangeiros:

  • Nokia, Tata Consultancy Services, IBM, Prezi, Vodafone, Sony, GE, BlackRock, Morgan Stanley, Cognizant, Schneider, Exxon, Diageo e Bosch.

As entrevistas podem ser online ou por telefone, achei as perguntas bem diretas e específicas. Algumas companhias no estilo startup, serão dinâmicas e com perguntas bem inusitadas, chega a ser divertido participar do processo seletivo.

Quanto maior o cargo, mais entrevistas serão feitas.

Você sabia que terá férias já no primeiro ano de trabalho?

Leia também: Como funciona o período de férias na Hungria?

Além de Budapeste, pesquise também cidades como Debrecen, Győr, Pécs e Székesfehérvár.

Uma vez que você já trabalhou na Hungria, mudar de empresa pode ser mais fácil. Pois o diploma já está traduzido, e documentos como o TAJ (de seguridade social e utilizado como o cartão do SUS) e Tax number (equivalente ao nosso CPF e ligado à “Receita Federal” daqui, conhecido como NAV).

Related posts

A nova lei trabalhista no Qatar

Thais Cunha

Oportunidades de trabalho na Croácia

Nathália Nascimento

Dicas para entrevista de emprego na Alemanha

Karina Finke

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação