BrasileirasPeloMundo.com
Irlanda Moda - Fashion

Como é a Moda na Irlanda

Como é a Moda na Irlanda.

Moda é um assunto subjetivo, mas também cultural. A gente pode não perceber, mas o modo como nos vestimos reflete muito a sociedade na qual estamos inseridos. Além disso, por mais que haja toques pessoais nas nossas vestimentas, sem perceber, estamos nos vestindo como outras pessoas do nosso contexto também se vestem. Hoje vou falar sobre a moda na Irlanda.

Quando cheguei na Irlanda, notei imediatamente que me vestia de maneira diferente das irlandesas. Aliás, comecei a reparar não só o estilo das irlandesas se vestirem, mas também o das brasileiras aqui. Ao estar fora da sua zona de conforto, você passa a observar e ser mais crítico em relação à sua própria cultura também.

As irlandesas adoram maquiagem. Mas não é pouca maquiagem não: a pele está sempre feita, e muitas vezes carregada de uma base num tom mais escuro do que o da cútis original. Elas gostam de parecerem bronzeadas, inclusive muitas fazem bronzeamento artificial, e por isso utilizam-se de artifícios como produtos bronzeadores ou bases mais escuras. Além disso, a sobrancelha é sempre bem marcada e os olhos, destacados com muito delineador e máscara de cílios.

Na verdade, às vezes me sinto nos anos 90: calças de cós alto, blusa amarrada na cintura e aquele colarzinho que imita uma tatuagem no pescoço estão com tudo por aqui. Além disso, as irlandesas andam usando bastante esses cropped top, um top curto que deixa um pouco da barriga à mostra.

Ainda em termos de roupas, acredito que o queridinho seja o combo vestido/saia + meia-calça, principalmente em mulheres adultas. Sempre vejo essa combinação pelas ruas, acompanhada de tênis (elas levam o sapato de trabalho na bolsa) ou uma botinha de cano curto.

Leia também: como tirar carteira de motorista na Irlanda

Meia-calça fina até mesmo no inverno. Fonte: arquivo pessoal.

Falando em botas, as irlandesas não usam bota de cano alto tanto quanto as brasileiras não, e nunca colocam a calça jeans por dentro da bota. O que é bem comum são as botas com um cano menor com fivelas grandes ou tachinhas num estilo mais rocker. No verão as sandálias ganham as ruas – mesmo as de plataforma. Nas lojas, vejo vários modelos que parecem ter saído do armário da Geri Halliwell (ex-Spice girl) ou da Lady Gaga.

Vejo poucas irlandesas usando o cabelo solto, o que até compreensível, visto que aqui venta muito e é difícil manter o cabelo bonito com tanta ventania. Muitas delas usam o cabelo preso num coque – esse é o penteado mais comum por aqui. É possível comprar um acessório que faz o coque ficar mais cheio, e frequentemente vejo coques no alto da cabeça com os fios bem puxados pra trás. Ultimamente também tenho visto muito da tal boxer braid (uma trança em dois atrás da cabeça) nas irlandesas mais novas.

E já que estamos falando das adolescentes irlandesas, vale mencionar os shorts utilizados por elas no verão. Confesso que fiquei um pouco chocada quando cheguei aqui, pois muitas vezes os shorts são tão curtos que é possível ver mais do que apenas as pernas delas. Nas lojas dá pra achar shorts mais longos e até mesmo no joelho, mas de maneira geral, eles são sempre bem curtinhos.

Coques no cabelo e shorts curtos. Fonte: arquivo pessoal.

A moda escolar varia um pouco: na maioria das escolas há um uniforme, que é composto de uma saia plissada no joelho, meia ¾ escura (depende da cor do uniforme) e tênis estilo keds preto. Na parte de cima, uma camisa e gravata – o que quase nunca vejo, já que na maioria das vezes elas usam um suéter por cima. Também há o uniforme para os dias de Educação Física, que engloba uma camiseta comum (ou polo) e calça de tactel. No inverno morro de dó das meninas indo pra escola, já que elas nunca estão de meia-calça por debaixo da saia. Em outras escolas, onde não há obrigatoriedade de uniforme, os alunos podem usar o que quiserem.

Uniforme feminino escolar na Irlanda. Fonte: arquivo pessoal.

Já nas mãos, as irlandesas adoram uma unha postiça ou de gel. Nas perfumarias e farmácias há uma abundância de unhas nesse estilo pra comprar, de vários tipos, tamanhos, formatos e estampas. Nos salões, as unhas de gel são as mais populares – e de fato, valem a pena, principalmente se você pensa em viajar, já que elas duram muito tempo sem lascar ou descascar.

Leia também: trabalho de Au Pair na Irlanda

Em termos de acessórios, o mais comum são os maxi colares ou colares de um modo geral. Eles podem ser usados quando a gola da camiseta é baixa, mas também pode ser usado por cima da roupa caso a gola seja mais alta.

A moda irlandesa sofre muita influência da moda do Reino Unido: em viagens pra terra da Rainha, sempre vejo as mulheres vestidas do mesmo modo que aqui . E o mais interessante da influência é que ela pode vir pro nosso lado também: hoje, eu uso muito mais vestidos e meia-calça, num estilo mais irlandês, do que calça jeans com bota, num estilo brasileiro. Não é bom poder se transformar e absorver mais da cultura na qual estamos inseridos? Eu adoro, mas o coque no topo da cabeça, esse eu não faço, não!

Related posts

Como comprar casa na Irlanda

Luciana Damasceno

Nem só de pub vive a Irlanda

Annaline Stepien

Visto de estudante para brasileiros na Irlanda

Luciana Damasceno

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação