BrasileirasPeloMundo.com
Páscoa Pelo Mundo Suíça

Como é a Páscoa na Suíça?

O meu primeiro pensamento quando passei a minha primeira Páscoa na Suíça foi que eu ia comprar o maior ovo de chocolate que eu pudesse encontrar. E adivinha qual foi o tamanho? Nenhum, porque praticamente não encontrei ovos grandes de chocolate… Isso mesmo! A Páscoa no país do chocolate dá destaque para os coelhos de chocolate e não os ovos. Então, se você está pensando em encontrar aqueles corredores enormes nos mercados com túneis de ovos de Páscoa, pode desistir! Já o coelho está por todas as partes,  em diversos tamanhos e de todas as marcas.  Diz a tradição que você deve começar a comer o coelho pelas orelhas, então quando comprar o seu não esqueça.

O que se encontra por aqui são os ovinhos pequenos de chocolates usados na tradicional “Caça ao Coelho”, muito comum no Domingo de Páscoa. Os adultos escondem os ovinhos nos jardins ou nos parques e a criançada sai em busca dos coelhos, que deixam os ovinhos como “pistas”pelo caminho. É realmente muito divertido.

E nem só de chocolate se faz a Páscoa suíça. Uma atividade muito comum para as crianças é pintar e decorar a casca do ovo, o ovo de galinha cozido ou mesmo ovos de plástico.Diversas lojas vendem os kits prontos para pintura. As crianças se divertem criando desenhos bem coloridos e depois esses ovinhos são usados para decorar a árvore de Páscoa – chamada de Ostenbaum. Como geralmente a Páscoa é perto da começo da primavera, as árvores ainda estão com os galhos secos e é só pendurar os ovinhos coloridos que ela já está pronta! Se o seu filho não quiser ou puder pintar nenhum ovinho, há a opção de comprar os ovos já prontos para a decoração da árvore.

A Ostenbaum faz parte da tradição da Páscoa nos Alpes que é enfeitar a casa para a data, como se faz no Natal em muitos lugares. Você encontra no comércio local muitos objetos de decoração de Páscoa para casa, desde enfeites de mesa e portas até guardanapos. As opções de decoração para varanda e jardim também são muito grandes, com coelhos coloridos e itens de madeira.  No Brasil, eu nunca decorei a minha casa para a Páscoa, mas com tanta coisa bonita por aqui estou pensando seriamente em começar a fazer!

Um tradição bem característica da Suíça nessa época do ano é o Eiertütsche –  a quebra dos ovos pintados e decorados. Muito comum em várias regiões do país, o Eiertütsche  mais famosa acontece na cidade de Berna, no centro antigo. A tradição consiste em bater a ponta do ovo na ponta do ovo do adversário. Se a casca quebrar, o adversário vence. Outra tradição bem famosa por aqui, principalmente em Zurique, é o  Zwänzgerle que exige bastante habilidade dos participantes. A criança segura o seu ovo pintado na frente do adulto, que joga uma moeda de 20 centavos de franco. Se a moeda ficar presa no ovo, o jogador fica com o ovo e com a moeda, mas se ela bater no ovo e cair a criança ganha a moeda.

Algumas tradições católicas que conhecemos do Brasil também sem mantêm por aqui, como a missa na Sexta-Feira Santa e no Domingo de Páscoa. É também costume comer peixe na Sexta-Feira Santa. E por falar em comida especial de Páscoa, se você gosta da tradicional Colomba Pascoal também temos por aqui! E um ponto muito importante é que na segunda feira após o domingo de Páscoa também é feriado, então podemos comer à vontade no domingo que ainda temos a segunda para descansar!

Feliz Páscoa, Frohe Ostern!!

E no país em que você mora, como são as comemorações de Páscoa?

Related posts

Páscoa na França

Ana Lozon

ETIAS – A nova autorização para entrar na Europa

Mel Barbieri

Curiosidades da Suíça

Selma Poncini

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação