BrasileirasPeloMundo.com
Israel

Como é morar em Israel?

São tantas as coisas para se falar sobre morar em Israel que é até difícil começar. Mas para meu post de estreia no blog, achei interessante falar de Israel de uma forma geral e abordar temas que são duvidas recorrentes de muita gente que ainda não conhece o país.

Israel é assim: tem que ver para crer. Muita coisa só se acredita quando está aqui. Vamos descobrir?

Costumo dizer que Israel é um pequeno grande país. Geograficamente, tem o tamanho do Estado do Sergipe e uma população de quase 8 milhões de pessoas. É o único país democrático do Oriente Médio e com o mais alto padrão de vida, sendo que seu índice de desemprego está por volta de 5%. Sua educação está entre as dez melhores do mundo. Seus idiomas oficiais são hebraico e árabe, mas todas as placas de trânsito e todas as outras importantes também estão em inglês.

A religião predominante é o judaísmo, com parcela de 75% da população; depois vem o islamismo e em seguida, o cristianismo. Tem uma economia forte e estável, sendo que o valor do salário mínimo é o equivalente a 4 mil reais.

Tem clima mediterrâneo, ou seja, verão muito quente e inverno muito frio e chuvoso.

Optimized-4eb3d69d-5933-4e25-842f-524be8548384

Sua capital política é Jerusalém, que ao longo da história foi destruída duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes e capturada e recapturada 44 vezes. A capital financeira e cultural é Tel Aviv. Oficialmente o Estado de Israel foi criado em 1947, ou seja, o país tem apenas 69 anos e já é uma grande potência mundial, mesmo com todos os conflitos religiosos e militares.

É um país privilegiado no Oriente Médio: tem lindas praias, desertos, vales, montanhas verdes e até neve. Isso mesmo, neve!

O grande foco da mídia internacional é o conflito militar e pouco se fala do lado positivo de Israel.

Um fator extremamente importante de Israel é a sua segurança.

“Como assim?” você deve estar se perguntando. Saiba que este é um país muito seguro para se viver e onde o índice de violência urbana está próximo de zero. Para quem vem do Brasil como eu, isto parece um sonho, mas é realidade. Não é muito incomum de se ver aqui carros (muitas vezes bem caros) ligados na rua enquanto seus donos foram buscar o filho na escola ou comprar leite no mercado.

Optimized-3988ce79-58ea-4b5e-845c-3c135dc23ab1

Levo meus filhos para as dezenas de parquinhos espalhados por todos os bairros levando comigo uma mochila com água, fralda etc e também chave do carro e celular e simplesmente a deixo em algum banquinho enquanto vou brincar com as crianças. Simples assim, sem preocupação.

Por isso, quando me perguntam no Brasil se não tenho medo de morar num país tão perigoso faço questão de esclarecer o que a mídia geralmente não faz. Não, gente, perigoso é o Brasil, infelizmente. Já é comprovado que se morre mais em crimes urbanos do Brasil do que nas guerras aqui. Portanto, quando se fala em paz cotidiana, com certeza Israel é um ótimo exemplo.

Claro que não posso ignorar o fato dos conflitos entre árabes e judeus, como a questão Palestina x Israel, o que gera tensão por aqui, mas de uma certa forma a população está preparada e tem total noção do perigo. De uma maneira geral, todas as casas têm um quarto de proteção à prova de bombas, assim como abrigos protegidos espalhados por cidades na fronteira com a Faixa de Gaza. Isso sem falar no preparo e técnica dos soldados e toda a tecnologia do exército para proteger o seu povo.

Optimized-2330386a-cd6f-4a42-aed8-f17787be9732

Muita gente acredita que Israel é um país predominantemente machista. Vejamos: todas as mulheres devem se alistar no exército; no ano de 1969, Golda Meir iniciou seu mandato como Primeira-Ministra; lindas mulheres participam de concurso Miss Universo e muitas são modelos famosas internacionalmente, como Bar Rafaeli. Voce também acredita que Israel pode ser considerado um país machista?

Outro ponto importante é que quando se pensa em Israel, para muitos só vêm à cabeça um local religioso, a Terra Santa, o berço sagrado para judeus, árabes e cristãos. Porém o que poucos sabem é que Israel tem vida noturna agitada, gastronomia super diversificada, cultura de alto nível e lindos lugares para se visitar, muito além dos famosos Muro das Lamentações e Via Dolorosa.

Além disso, Israel, que tem 95% de solo árido, tornou-se um milagre econômico, isto em apenas 69 anos. É um dois países mais inovadores e empreendedores do mundo. Certamente você já utilizou, utiliza ou conhece alguma tecnologia criada por israelenses, como por exemplo o pendrive, o aplicativo Waze, tomate-cereja, depilador Epilady, processador Intel, etc.

Leia também: dez curiosidades sobre Israel

Aqui, cai muito pouca chuva e ainda assim, não falta água. Isso acontece graças à tecnologia desenvolvida para dessanilizar água do mar, tecnologia para reaproveitar 100% da água de Tel Aviv, aproveitamento de água da chuva, etc.

Portanto, quando pensar em Israel não pense apenas em deserto ou bombas caindo por todos os lados e caos geral. Sim, é um país que enfrenta guerras por mais de 60 anos, contudo tem uma energia incrível, um povo feliz e orgulhoso, lindas paisagens, boa comida, ótimos pontos turísticos, e muita, muita história para conhecer.

Related posts

Transporte público em Israel

Marianne Swirski

Israel é um país multicultural

Priscilla Yosef

Onde fica Israel?

Marianne Swirski

61 comentários

Johara Stefano Março 3, 2016 at 12:20 am

Não imagina que fosse assim. .fiquei surpresa e feliz também. obrigada

Resposta
Priscila Yosef Março 5, 2016 at 3:19 pm

Muito obrigada Johara. Gostaria realmente de passar uma informação verdadeira de Israel. Fique atenta aos próximos posts! Bj

Resposta
Regiane Gimenez Del Cielo Março 3, 2016 at 10:02 pm

Adorei o artigo! Parabéns Pris!! Artigo de pessoa bem informada, culta e mto bom gosto!! Fiquei com vontade de conhecer Israel e visitar minha querida amiga!!

Resposta
Priscila Yosef Março 5, 2016 at 3:26 pm

Obrigada Re! Em breve tem mais! Aproveite! Bj

Resposta
Flavia Março 5, 2016 at 2:23 am

Só uma pessoa extremamente instruída geograficamente e politicamente pode fazer um comparativo tão precioso/detalhista como este. Tendo com referencial o último INGE que estimou a sobrevida do brasileiro em aproximadamente 75 anos, só temos a lamentar! Como disse muito bem a blogueira Priscila Israel é no mínimo 5 anos mais jovem que a sobrevida estimada ao brasileiro, mas com um diferencial indiscutível: cultura, história, educação, saúde, bem estar social e politicamente muito bem estruturado. Tudo isso se resume: temos que aprender é muito! Excelente post!

Resposta
Priscila Yosef Março 5, 2016 at 3:23 pm

Muito obrigada Flavia. De fato, o país tem muito mais a oferecer do que medo e ódio como se tenta passar mídia direcionada. Espero que leia os próximos posts e conheça um pouco mais desse pequeno e grande país! bj

Resposta
Elias Março 5, 2016 at 2:43 am

Olá Priscila! Qual é a cidade israelense que você mora?

Resposta
Priscila Yosef Março 5, 2016 at 3:25 pm

Oi Elias, na verdade moro num moshav, entre Lod e Ramle.

Resposta
Gabriel Março 5, 2016 at 10:18 pm

Dividiram a Palestina entre palestinos e judeus após a segunda guerra mundial, hoje os palestinos não tem nem país pra morar devido ao controle israelense enquanto os judeus tem um país de primeiro mundo graças aos estados unidos. Isso faz a gente pensar pelo ponto de vista do outro lado

Resposta
Priscila Yosef Março 5, 2016 at 10:56 pm

Gabriel, obrigada pelo comentário. É sempre bom analisarmos os dois lados. Mas não sei se você sabe, o nome “Palestina”, é criação do imperador romano Adriano, que para provocar os judeus, criou este nome, que é derivado da palavra Filisteus. E por muitos anos essa denominação é usada incorretamente e acabou confundindo as pessoas. Chamar Israel de Palestina é como chamar a Rússia de “União Soviética”.
Na verdade a região da Palestina nunca foi uma nação ou um estado independente, nem desenvolveu uma cultura ou sociedade distinta.
E infelizmente trata-se de uma região muito pobre pois é dominada por terroristas, que investem milhões de dólares anualmente no terrorismo, ao invés de cuidarem de seus hospitais, escolas, etc.
Você já esteve em Israel? Se sim, espero que tenha visto o quanto o povo judeu quer a paz. Se não veio ainda, venha e veja com seus próprios olhos o que a mídia não mostra. É uma viagem muito interessante.
Caso queira entender com mais detalhe a história do povo palestino, acesse o link
http://ensinandodesiao.org.br/artigos-e-estudos/historia-e-significado-de-palestina-e-palestinos/.
Att

Resposta
Elias Março 6, 2016 at 6:40 pm

Olá Priscila! Essa região da Palestina ainda é controlada por Israel, ou já é uma região autônoma? Há barreiras que separam esses locais? E quem nasce em território palestino adquire qual cidadania?

Resposta
Priscila Yosef Março 6, 2016 at 7:10 pm

Oi Elias, sugiro que leia artigos específicos sobre a Palestina. Assim poderá se aprofundar mais no suas questões, que são ótimas.

Resposta
Adriana de Oliveira dos Santos Outubro 5, 2019 at 8:58 pm

Com sobrenome arabe,Yosef , legal ver seu ponto de vista sobre eles…

Luciana Setembro 22, 2017 at 2:10 am

Essa terra é do judeus, eles foram os primeiros habitantes e foram expulsos pelos romanos, por isso, tem judeu por toda parte do mundo.Veio esse povo árabe e expulsou os romanos e foram apelidados de palestinos…eu só sei que os judeus retornaram para sua casa e tentam permanecer nela. O dinheiro dos EUA ajudou, porém se não tiver união,honestidade e investimento, nada feito.Os judeus trabalhavam nos EUA e mandavam suas doações para os que estavam em Israel, para tentar erguer o país, viram que não ficaram com um lado fértil da terra, então, foram para outro rumo…turismo,tecnologia,indústrias bélicas e etc.São guerreiros,trabalhadores,estudiosos,tiveram foco e objetivo.

Resposta
Ricardo Dezembro 23, 2017 at 10:33 pm

Ok, aceitemos então que os judeus foram os primeiros habitantes da região. Isso significa então que eles podem retomá-la a qualquer momento, sem nenhuma consideração pelas pessoas que passaram a viver lá depois?

Me permita reformular a pergunta: se a população indígena do Brasil invadir as casas de pessoas não indígenas, as expulsar e as forçar a viver em favelas controladas por eles, você acharia isso justo? Afinal de contas, os primeiros habitantes tem o direito de retomar a sua terra quando eles bem entenderem, certo? Você e a sua família achariam justo ter morar em uma porção de terra comparável à Faixa de Gaza, correto?

Resposta
Maria Fevereiro 10, 2019 at 8:41 pm

Os palestinos não têm um país para morar porque eles são recusaram inúmeras vezes os acordo de paz e divisão do território. E Israel não foi construído exclusivamente com o dinheiro americano e sim o dinheiro de judeus do mundo inteiro (judeus que imigraram para os Estado Unidos, inclusive), que enviavam ajuda para formar o Estado. E quanto a questão da pobreza na Palestina, sim é verdade. Em grande parte porque:

1) é um território controlado por grupos terroristas que, em lugar de investir em saúde, educação e infra-estrutura, investe em armamentos, usando inclusive a ajuda humanitária dada por ONGs e pela ONG para troca de armas;

2) A palestina e Israel são dois países basicamente cercados por países árabes: Líbano, Jordânia, Síria, Egito. Ali perto também estão os primos ricos árabes: Catar, Árabia Saudita e EAU. Ora, Israel construi-se com o apoio de judeus do mundo inteiro que enviaram dinheiro para ajudar na construção do país, por que os árabes não se unem e fazem o mesmo com a Palestina? Se unir para guerrear, eles se unem (vide a guerra de 1967). Por que não se unem para ajudar no desenvolvimento local?

3) Os palestinos já foram expulsos de outros países árabes: Jordânia (com o Rei Hussein) e Líbano depois da Guerra Civil. E você se pergunta, mas por que eles foram expulsos justamente pelos irmãos árabes? Porque causavam desordem e causavam atos terroristas nos países onde eram acolhidos.

Resposta
Marlene Herrera Março 6, 2016 at 11:09 pm

Priscilla, obrigada pelas informações sobre Israel. Sempre é bom sabermos sobre outras culturas.
Já estou esperando mais texto para saber tudo desse país, que você aprendeu a amar com tanta maestria.

Resposta
Gabriela Herrera Março 14, 2016 at 3:57 pm

texto incrível, autora com ótima bagagem cultural para dissertar sobre o assunto. Parabéns!!!

Resposta
José Carlos Março 23, 2016 at 8:50 pm

Excelente texto! Muito bom mesmo. Certa vez, eu assisti um vídeo sobre Israel e um homem dizia que é o lugar mais seguro do mundo. Sobre o que vc escreveu, eu já pesquisei bastante e percebi que é ótimo viver aí (vide o IDH, índice de felicidade etc).

Vc é judia? Cristã? Muçulmana? Sem religião? Sinceramente, estou estudando para me converter ao judaísmo; e como pretendo ser ortodoxo existem duas opções: EUA ou Israel. Prefiro a segunda opção porque a moeda é mais barata (kkkkkkkkkkk…)

Shalom!

Resposta
Priscilla Yosef Março 28, 2016 at 8:40 pm

Oi Jose, fico feliz que gostou do texto. Sou judia. Sugiro fazer sua conversão aqui, pois terá acesso à muitas informações, hábitos e costumes, além de viver na pele, todo o cotidiano do judaísmo, desde shabat à todos os feriados. É um lugar único. Boa sorte!!

Resposta
Bianca Nunes Abril 2, 2016 at 6:17 am

Adorei as informações, estava querendo ler algo bem prático assim, e tudo o que você disse me remete a bíblia, absolutamente tudo, não sei se já leu, mas recomendo demais, com certeza vai te acrescentar ainda mais sobre esse país tão rico em história.

Resposta
Bianca Nunes Abril 2, 2016 at 6:26 am

Digo, saber de todas essas informações na prática e ler algo tão verdadeiro e antigo, é fascinante… 🙂

Resposta
Priscilla Yosef Abril 3, 2016 at 8:03 am

Oi Bianca, muito bom saber que gostou do artigo. Com certeza, já e li e continuo lendo a Bíblia e viver em Israel é como passear por ela todos os dias. Como você disse, fascinante!

Resposta
Conceição Almeida Abril 5, 2016 at 11:59 pm

Visitei Israel em novembro de 2015.Era uma sonho conhecer lugares bíblicos.Me encantei com tudo,muito lindo e seguro.É normal ver os soldados armados no shopping,hotéis e até dentro de ônibus escolares.Eu senti que a população sabe que isto é para a sua segurança.Espero retornar em breve.

Resposta
Priscilla Yosef Junho 26, 2016 at 7:23 pm

Conceição, muito legal que você pode ver de perto que Israel é um lindo país, e também muito seguro. Espero que volte!

Resposta
Leandro Junho 23, 2016 at 3:58 am

Quando fala em Israel eu penso em guerra, mais que ótimo saber que não é bem assim.

Resposta
Priscilla Yosef Junho 26, 2016 at 7:21 pm

Pois é Leandro, infelizmente a imagem que se passa de Israel é só em relação à guerras e conflitos, mas não é verdade. Tem muitas coisas bacanas para se conhecer aqui e é um país muito moderno. Venha um dia conhecer!

Resposta
Ana Lucia Meschke Novembro 26, 2016 at 3:34 pm

Só penso em israelenses tomando uns bons drink, beliscando aperitivos enquanto assistem à Gaza ser bombardeada.

Resposta
Paulo Setembro 4, 2017 at 11:02 pm

Pra que isso aqui? Não é um fórum de discussões políticas. Colabore com algo mais de acordo com a proposta deste espaço e se quiser expressar suas observações e cinismo encontre outro espaço para isso.

Resposta
Gerson Novembro 30, 2016 at 1:16 am

Priscilla, excelente o seu artigo.

Pretendo ir a Israel em Julho de 2017, Vou passar pelo menos 15 dias para conhecer o país, irei sozinho. Você poderia me dá algumas dicas?

Vou ficar em Jerusalém ou Tel Aviv.

Um grande abraço.

Resposta
Ann Moeller Novembro 30, 2016 at 11:40 am

Ola Gerson, a Priscilla não colaborar mais com o BPM e no momento não temos outra colunista em Israel para lhe responder, desculpe. Equipe BPM.

Resposta
Marcio Puchek Janeiro 9, 2017 at 7:09 pm

Sem falar nas festas rave… essas festinhas q vc vai aqui no Brasil também foram importadas de Israel, não é à toa que muitos dos principais nomes do Psy são de Israel. Infected Mushroom, Astrix, GMS, Skazi… só pra começar

Resposta
heber do prado silva Abril 8, 2017 at 8:53 pm

boa tarde

estive em quase todo Israel, desde a fronteira do Egito até Jerusalem, passando por Tiberiades, Jerico, visitando seus locais turisticos, nao sabia falar bem o ingles, porem me sai bem. Em jerusalem, fui so ao centro a noite perto da cidade antiga, e foi incrivel estar ali so, peguei o vlt, perto do hotel e me dirigi ao centro a noite. Foi perfeito. Hoje tenho um sonho, de ir viver ai definitivamente. Penso que se ali eu morrer , morrei em paz, na cidade santa, povo escolhido de Deus, lugar maravilhoso, berço da minha fe.

Resposta
PASTORA E ESCRITORA DORILENE ARAUJO Maio 1, 2017 at 7:04 pm

Pricilla
Como foi a viagem a Israel,
Ainda tem amigos por lá?

Resposta
Menahem Felthman Maio 15, 2017 at 1:41 pm

Já morei na Europa e nos Estados Unidos hoje moro em Israel e não quero mais sair daqui! Quando vim para aqui fui morar em Hayfa e hoje moro em Telavive! Trouxe a minha Família, junto comigo, e hoje temos orgulho deste Pais fenomenal e abençoado pelo Eterno de Abraão! Somos felizes aqui e quando saímos e vamos visitar os nossos parentes no Brasil (Sou Gaúcho, nascido em Erechim) é que descobrimos como Israel é diferente do Brasil! Hoje o Brasil é considerado pela UNESCO como um dos piores Países do Mundo para se visitar e para se morar! Parabéns Priscilla! Sem medo de errar hoje tenho e Orgulho e a Certeza de dizer que moramos no melhor País do Planeta! Aqui somos respeitados, aqui temos perspectiva de vida que no Brasil jamais teríamos! Israel é o nosso Povo, é o nosso País! Shallon!

Resposta
JOSIANY Agosto 7, 2017 at 4:18 pm

Boa tarde…como você fez para morar em Israel? Você é descendente direto, foi convidado, empregado? Obrigada por responder!

Resposta
PATRICIA Setembro 22, 2017 at 3:40 pm

shallon! muito bom!

Resposta
Adriana Borges Junho 30, 2017 at 3:45 pm

Bom dia mi há família que se mudar para Israel, o que exatamente vc precisamos saber, poderia nos dá dica?
Como lugar, emprego, comprar casa ou alugar.? O que vc nos orienta não conhecemos ninguém.

Resposta
teresa leão Agosto 19, 2017 at 4:56 pm

Boa tarde! Priscila, estou amadurecendo a idéia de ir morar em Israel. Vc poderia me ajudar? Por onde devo começar? Obrigada.Teresa

Resposta
Paulo Setembro 4, 2017 at 10:57 pm

Infelizmente alguns leitores utilizam este espaço para expressar suas posições ideológicas e políticas quanto ao conflito nesta parte do oriente médio.
Não me parece que este espaço tenha sido idealizado com esta proposta e sim para que pessoas possam trocar experiências, orientar outros que tenham o sonho de um dia mudar de país e continuar amando a terra, o povo e a cultura de onde vieram.
Expor cinicamente aqui neste espaço suas crenças e ideais políticos com o intuito de provocar e atacar uma colaboradora e até um povo é um ato ignorante e nada construtivo.
Sugiro que tais indivíduos procurem espaços e fóruns que tenham como proposta este tipo de discussão.
Aqui não é pra isso!!!!!!

Resposta
Ronaldo Outubro 8, 2017 at 11:39 pm

Estou Querendo muito ir morar em Israel e viver um pouco está cultura, fui em uma caravana evangélica passei 11 dias maravilhoso gostaria de saber como faço pra ir morar um tempo em Israel
Alguém poderia me dar dica

Deus abençoe a todos

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 13, 2017 at 3:12 pm

Olá Ronaldo!
A Priscilla Yosef parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista em Israel.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Rosilane Mouzinho Novembro 22, 2017 at 7:31 pm

Oi.
Eu e minha familia temos muita vontade de ir morar aí

Resposta
levy Dezembro 9, 2017 at 6:33 pm

é verdade que neva em israel?

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 11, 2017 at 2:37 pm

Olá Levy,
A Priscilla Yosef parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista em Israel.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Osvaldo Janeiro 12, 2018 at 7:19 pm

Incrível, como eles são ocidentais!

Resposta
Cecilia Fevereiro 13, 2018 at 1:03 pm

Amei a postagem. Muito esclarecedora. Achei otimo “ver” Israel no olhar de uma Brasileira. Obrigada !! 🙂

Resposta
JQP Março 13, 2018 at 1:48 am

Olá!, Queria saber sobre a lingua, é muito dificil aprender hebraico??

Resposta
Liliane Oliveira Março 13, 2018 at 2:22 am

Olá Ronaldo,
A Priscilla Yosef parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista em Israel chamada Marianne Swirski que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
nilce goes Maio 13, 2018 at 1:19 pm

Prezado Ricardo você disse que Israel, que chegou primeiro, não tem direito de prevalecer sobre outros povos,de ficar naquele espaço mínimo que é Israel. Então sugiro que os portugueses, que chegaram primeiro ao Brasil, também não tem nenhum direito aqui, pois muitos imigrantes que chegaram depois, já encontraram terras e propriedades, e poder, conquistados pelos portugueses e muitas vezes fizeram muito mais do que eles,por exempl veja o Sul. E não venha me dizer que os negros e índios foram tratados pelos portugueses de forma igualitária porque não o foram. Na verdade, se você pesquisar e se aprofundar – vai ter a chance de se educar e aprender mais, pois dentro de Israel, até os árabes tem direito a saúde e educação .Israel é a democracia perfeita no Oriente Médio.Se você não gosta..direito seu…

Resposta
Rogerio Faria Julho 12, 2018 at 6:32 pm

Como cristão católico pode morar em Israel?

Resposta
Liliane Oliveira Julho 14, 2018 at 2:30 pm

Olá Rogerio,
A Priscilla Yosef parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Jorge de Lima Novembro 3, 2018 at 1:56 am

Adoro Israel como faço para ficar uma temporada ou mesmo morar emn Israel alguem pode me ajudar , agradeço

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 3, 2018 at 3:14 pm

Olá Ronaldo,
A Priscilla Yosef, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Gisele Brasil Moreira Abril 6, 2019 at 10:49 pm

Próxima parada Israel!

Resposta
Silvana Abril 16, 2019 at 3:48 am

Olá Priscila lindas palavras eu sonho em conhecer e morar em Israel uma cultura e um povo maravilhoso onde as crianças podem sair sozinhas sem perigo algum olha que D’us me ajude pq sonho em criar meus filhos aí só preciso de dinheiro rsrs um grande bjs.

Resposta
JORGE M NASCIMENTO Maio 31, 2019 at 6:16 pm

Olá, Priscilla!

Bela reportagem.

Eu conheço Israel, onde já estive por duas ocasiões e, confesso que atualmente, tenho pensando em morar nesse país, que como você mesma mencionou, é uma país adorável.

Resposta
Claudia Setembro 2, 2019 at 8:47 pm

Estive em Israel à passeio, foi a realização de um sonho. Hoje o maior, é morar neste País.
Procuro vaga de emprego, mas já observei que é bem difícil

Amei seu post 🙂

Resposta
Marcelo Arcanjo Outubro 29, 2019 at 2:23 am

Gostaria muito de conhecer Israel, admiro muito esse país, acho tudo muito interessante, seus costumes, a organização, a educação, a história de um povo que superou muitos obstáculos e não perdeu sua identidade cultural. Um país democrático e povo unido para o bem da nação, inclusive os que não moram em Israel.
Muito bom os relatos da Priscilla sobre o dia-a-dia em Israel, se um dia tiver condições, visitarei Israel.

Resposta
Thiago Novembro 20, 2019 at 4:47 pm

Olá alguém sabe me dizer se 9500 NIS por mês é suficiente para sustentar uma família (dois adultos e uma criança) em Israel?

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 21, 2019 at 4:10 pm

Olá Thiago,
A Priscilla Yosef, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação