BrasileirasPeloMundo.com
Natal Pelo Mundo Taiwan

Como é o Natal em Taiwan

Família reunida, uma mesa bem posta, presentes embaixo da árvore de Natal, esse seria o cenário de uma noite de Natal de uma família brasileira, certo? Mas como é comemorado o Natal em Taiwan?

A verdade é que as comemorações de Natal são meramente comerciais. A religião cristã é representada por 5% da população já que a religião predominante por aqui é budista e taoista. Então, sem dúvida, o Papai Noel do pólo norte faz mais sentido que celebrar o nascimento de Jesus, por exemplo. No Brasil, é uma época em que ficamos reunidos com a família enquanto aqui, eles farão uma comemoração em família somente no Ano Novo Chinês, que é o feriado mais importante do ano – se for para comparar proporcionalmente os feriados.

Mesmo assim, terminada as comemorações de Halloween, é a vez do comércio se preparar para as decorações de Natal. São muitas lojas enfeitadas e claro, o Jingle Bells é sempre muito tocado como música de fundo de um shopping, lojas e até restaurantes. Encontramos bem mais lojas preparadas para o Natal que com artigos de Páscoa. E isso, sempre traz aquelas ótimas lembranças do Brasil, pois sempre sentimos um certo conforto quando identificamos algo que faz parte da nossa identidade.

Já tivemos a oportunidade de passarmos um Natal aqui em Taipei nesses três anos que estamos morando aqui. E como todo brasileiro, procuramos uma “família postiça” para comemorar e curtirmos o clima do Natal. Geralmente, os brasileiros se reúnem em uma das casas e cada um leva um prato para compartilhar, com direito a amigo secreto para os que gostam, árvore de Natal e até Papai Noel. Mas há de se lembrar de um detalhe importante: no dia 25 de dezembro não é decretado feriado. Então, no auge da festa, tem que fazer um levante porque no outro dia (se não coincidir com um fim de semana), crianças vão para escola e as empresas estarão de portas abertas como todos os outros dias do ano.

Escolas

Nesta época do ano, mesmo as escolas mais locais sempre preparam algo relacionado ao tema. No último ano, minha filha ainda estava no jardim e em todos os anos a escola preparou um evento para família participar com brincadeiras e até Papai Noel. Sempre nos solicitavam um presente que a criança pedia ao Papai Noel para que no dia de Natal na escola, o “Papai Noel” realizasse o pedido. Minha filha achava o máximo e perguntava: “Como o Papai Noel vem para o outro lado do mundo?”

Já as escolas internacionais, por terem um grande número de estrangeiros, preparam um grande bazar de Natal com direito a comida típica de vários países, artesãos, apresentação  dos alunos, brincadeiras e muita diversão. Nestes bazares é fácil encontrar artigos de Natal para comprar como: guirlandas, bolachinhas decoradas, toalhas com temas natalinos e muitos artigos lindos produzidos manualmente. Os bazares são abertos à comunidade e cobram uma taxa bem simbólica para entrada no evento.

Shoppings

As decorações dos shoppings estão longe de ter aquela magia e fantasia dos shoppings no Brasil. Mas confesso que no Natal passado, um shopping surpreendeu muito com uma decoração bem lúdica e nórdica. Mas também assim, não havia momento sozinho na foto, peguei minha filha um dia da semana depois da escola para conseguir fazer com que ela curtisse um pouquinho daquela magia de Natal, que vou confessar, me encantou também.

Foto: Arquivo pessoal – Shopping BellaVita em Taipei, 2016.

Na verdade, cada shopping tenta fazer uma atração diferente, mas não somente em termos de decoração. Por exemplo, o shopping da Torre 101 apostou em fazer um market com várias barracas e venda de comidas, bebidas, artigos e etc. Já aqui perto de casa, construíram uma pista de patinação no gelo gratuita e atraiu muitas famílias. Como os taiwaneses apreciam muito o Papai Noel, o boneco de gengibre, boneco de neve, árvore de Natal e renas, além de atrair estrangeiros, é muito interessante para o comércio local investir neste tipo de comemoração.

Cidade

Taiwan já é famosa por seus belos projetos para iluminar grandes prédios. Contudo, no Natal meus leitores, vamos dizer que exista uma certa falta de noção, pois há decoração de luzes para todos os lados. Os condomínios também se embelezam e alguns colocam tantas luzes que daria fácil para fazer um concurso de luzes de Natal. E o mais engraçado, é que a iluminação perdura por janeiro, entra fevereiro e vai até o Ano Novo Chinês. Passado tudo isso, eles removem as luzes e tudo fica mais normal, ufa!

Uma região super bacana, que todo ano tem uma praça bem iluminada e bonita de Natal é a de Banqiao – fica na região da Nova Taipei – a cidade metropolitana de Taipei. Outro lugar que vale um passeio fica próximo a Torre 101, no bairro Xinyi – é o centro moderno e lá tem iluminação garantida para os pequenos curtirem.

Supermercados

Agora não terei muito o que dizer, porque em se tratando de perus, panetones e chocolates, os mercados daqui não mudam em nada quando o assunto é fim de ano. Para não dizer que nenhum tem algo que costumamos comprar, o mercado americano Costco é o que está melhor preparado quando o assunto é comida para ceia de Natal. Já tivemos até panetone brasileiro e pasmem, mais em conta que no Brasil. Nas padarias, sempre têm algumas franquias, como a padaria Florida que investe em lindas bolachinhas e bolinhos.

Acredito que aqui não seja muito diferente da gigante e vizinha China, mas o bacana mesmo é tentar trazer um pouquinho dessa magia para os nossos pequenos da melhor forma possível. Também penso que o mais importante, na verdade, é estarmos reunidos com a família e aproveitar o momento para transmitir a ideia de amor e união.

Desejo a todos vocês que me acompanham um sincero Feliz Natal e Ano Novo. Que a paz e o amor irradiem para o mundo inteiro!

Feliz Natal!!

Shàn Dàn Jié!!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Curiosidades sobre o Natal nos Estados Unidos

Cleo Vassiliou

Três ótimos presentes para o Natal na Espanha

Fernanda Medeiros

Dia de Reis na Espanha

Juliana Bezerra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação