BrasileirasPeloMundo.com
Estações do Ano pelo Mundo Nova Zelândia Turismo Pelo Mundo

Como é o Verão na Nova Zelândia

Verao na Nova Zelandia - Coromandel - Gabriela Nunes

Como é o Verão na Nova Zelândia?

“Brasileiro gosta de verão, sol e praia!”

Com raras exceções (até por que conheço algumas pessoas que são apaixonadas pelo inverno), todos nós contamos os dias no calendário para garantir o nosso cantinho no sol, uma bela praia para lagartear e um bom motivo para curtir a natureza. Com o horário de verão nos dando horas extras, então, nada poderia ser mais perfeito.

Quando estamos visitando ou morando em outro país, não dá para ser diferente. Aqui na Nova Zelândia há muito que se fazer no verão. Arrisco dizer que é o melhor período para visitar o país, apesar de ser altíssima temporada (o que significa que os preços também sobem bastante e que os lugares ficam muito mais cheios).

A Rosana já falou aqui, há algum tempo, sobre o Verão na Nova Zelândia, a estação da felicidade, recomendo também a leitura, mas neste post eu conto um pouco mais sobre como é o verão na Nova Zelândia para ajudar quem está planejando a viagem e quer se decidir se vale mesmo a pena chegar aqui na estação mais quente do ano.

Quando é Verão

Localizada no Hemisfério Sul, a Nova Zelândia segue a mesma tendência de todos os demais países localizados nesta região, inclusive o Brasil. Portanto o verão acontece entre dezembro e março, e assim sucessivamente com as demais estações.

Em tempo: por conta do horário de verão, no auge do verão, em janeiro e fevereiro, chega a escurecer bem tarde, depois das 8 horas da noite.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar Nova Zelândia

Temperaturas

Ao contrário do que acontece no Brasil, quando as temperaturas chegam no limite do suportável, em algumas regiões, além de muita umidade (leia “chuva”), por estar numa região de clima mais ameno, as temperaturas são quentes, sim, porém mais amenas e podem variar bastante, chegando a fazer até um friozinho a noite.

As temperaturas médias variam de 21 a 25 graus celsius (aqui eles usam esta como a medida de temperatura) e você pode comparar as médias em cada estação neste site do órgão de Turismo da Nova Zelândia.

Praias

O país é formado por diversas ilhas, as duas maiores concentram quase toda a população e elas são cercadas por lindíssimas praias. Portanto uma das melhores coisas em se estar no verão na Nova Zelândia é que há muitas praias para curtir.

Importante:

  • Use protetor solar forte e à prova d’água, e não esqueça de repetir a aplicação porque aqui a camada de ozônio é mais fraca e o sol, portanto, causa maiores danos
  • Não esqueça de trazer um óculos de sol com proteção para raios UV
  • Aqui é muito comum ver pessoas entrando na água de biquíni, shorts, camiseta, lycra e até roupas de neoprene
  • Traga sempre água e alimentos com você, ao contrário do Brasil, não existem quiosques nem vendedores ambulantes e se bater uma fome ou sede você poderá fazer um piquenique (aqui todos fazem “farofa” na praia, mas recolhem TODO o lixo e levam para casa – porque algumas praias não tem lixeiras)
  • Evite levar bebidas alcoólicas para parques e praias já que é proibido
  • Não se espante ao encontrar muitos cachorros curtindo a praia juntamente com as pessoas, aqui é um hábito (e permitido na maioria das praias)
  • Leve cadeiras ou esteiras para ter onde sentar ou deitar, se não quiser ficar na areia, porque não há quiosques ou locais de aluguel
  • Em todas as praias que visitei até agora havia banheiros públicos (em alguns até existem trocadores e chuveiros), todos em ótimas condições
  • Em várias praias há estacionamento gratuito, parquinhos para as crianças brincarem, churrasqueiras, bancos para sentar e admirar a paisagem e até rampas para barcos
  • Não é raro avistar baleias e golfinhos nas praias, e em muitas delas há reservas marinhas e portanto deve-se observar as leis locais antes de pescar

Piscinas

Várias cidades possuem as piscinas públicas, com aulas de natação e piscinas de lazer para todas as idades, onde você paga um valor para ter acesso e poder usar as piscinas.

Em Auckland há 24 locais com piscinas públicas e você pode ver todas elas neste site da prefeitura.

Parques

Os parques neozelandeses são o que há de melhor e também atraem muitas pessoas em todas as estações, mas podem ficar lotados durante o verão. Além de ocupar um espaço gratuito para fazer piquenique, caminhar pelas trilhas, passear pela natureza, brincar no parquinho, em alguns há infraestrutura de estacionamento, banheiros, restaurantes e cafés e até espaços para eventos e churrasqueiras.

É muito comum as famílias se encontrarem nos parques nos finais de semana e fazerem churrasco ou festas.

Aqui está o link para os parques mais famosos de Auckland, dos quais recomento o Botanic Gardens, Mount Eden, One Tree Hill (aquele da música do U2) e o Western Springs.

Eventos

Há vários eventos de verão, como mercados e os Desfiles de Natal (veja post anterior sobre o Natal Na Nova Zelândia) em dezembro, Cinemas ao ar livre, Atividades em parques, Shows e Eventos em praias, tudo para curtir o verão e as férias. Sugiro dar uma olhada no calendário oficial do país e das cidades visitadas para saber o que está acontecendo (e jornais locais).

Campings

Acampar definitivamente faz parte do espírito kiwi e isso vale para pessoas de todas as classes sociais e idades. Há campings para todos os gostos, desde os mais simples até os mais sofisticados, para barracas ou para campervans (ou trailers), com ou sem energia elétrica e wifi, com ou sem banheiros com água quente, e até os free campings (completamente sem infraestrutura e em áreas determinadas).

Para garantir, neste link você pode ter informações oficiais do turismo da Nova Zelândia, bem como link para o mapa dos locais onde é permitido acampar.

Esportes

A Nova Zelândia é um lugar ótimo para praticar todos os esportes, sejam eles de inverno ou verão. Os kiwis são inspiradores, estão sempre praticando algum esporte, nem que seja somente no final de semana. Também, com paisagens como estas, quem não gosta de sair e se movimentar?

Nas praias vemos pessoas praticando natação, surf, mergulho, pesca, SUP, windsurfe, kitesurf e rúgbi. Nos parques há também críquete, skate e bike (quando há um espaço com half-pipe) e alguns outros jogos de grupo. Nas ruas vemos pessoas correndo e andando de bicicleta (em algumas regiões há ciclovias). Já nos centros esportivos ou áreas específicas encontramos de tudo: lutas, jogos de equipe, bungee jump e muito mais.

Restaurantes e Cafés

Durante o verão é comum que restaurantes e cafés tenham horário estendido e ainda coloquem mesinhas nas áreas externas. Nas datas que antecedem as festas eles ficam lotados de pessoas confraternizando. Algumas sorveterias também só funcionam durante a primavera e o verão.

Recomendo consultar os sites dos estabelecimentos e até fazer uma reserva antes de arriscar. Se não conseguir, não desanime, as comidas simples (como os sushis e fish and chips), os mercados noturnos – Night Markets – e os food trucks são excelentes opções.

 

A ideia do post era ajudar a entender o espírito de Verão da Nova Zelândia. Caso queiram saber mais a respeito, postem aqui suas dúvidas que vou tentar responder a todas!

Related posts

Calábria e turismo no sul da Itália

Ana Patricia da Silva

6 lugares para passar o dia perto de Praga

Isadora Costa

Calábria, terra do meu coração

Ana Patricia da Silva

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação