Post Graduation Work Permit na Canadá?
Quando eu resolvi retornar ao Canadá para fazer um curso em uma instituição de nível superior eu achava que todos os cursos e universidades eram elegíveis para o Post Graduation Work Permit (PWGP). Porém, ao iniciar a minha pesquisa, percebi que não era bem assim, e que o programa tinha uma série de regras. Por conta disso, li muito sobre o PGWP no site do governo canadense e também contei com a ajuda de uma agência de intercâmbio para me ajudar a escolher um programa que me desse o direito de trabalhar após o término dos estudos.
Eu finalizei os estudos em junho de 2016 e dei entrada no Post Graduation Work Permit através do site do governo do Canadá em agosto. Demorou quatro semanas para o meu PGWP sair. Achei bem rápido, mas conheço outras pessoas que não deram tanta sorte, alguns já chegaram a esperar 4 meses. O valor gasto foi de 255 dólares que eu paguei com o cartão de crédito no momento da inscrição.
Com base na minha experiência pessoal e nas informações que estão publicadas no site do CIC (Citizenship and Immigration Canada) vou contar para vocês o que é o PGWP e as regras sobre o programa. Lembro a vocês que não sou uma consultora de imigração e, por conta disso, não posso auxiliar ou dar conselhos em casos específicos sobre visto e imigração, só posso contar a minha experiência. Para ver os profissionais regulamentados pelo governo canadenses que podem prestar consultoria quando o assunto é visto, permissões de estudo e trabalho e imigração, entrem no site do The Immigration Consultants of Canada Regulatory Council (ICCRC).
O que é o famoso Post Graduation Work Permit (PGWP) no Canadá?
É uma permissão de trabalho em tempo integral concedida para o aluno internacional que concluiu os estudos em uma universidade ou faculdade pública. No caso das universidades privadas, elas precisam ser credenciadas pelo governo canadense para dar direito ao aluno de solicitar o PGWP.
O Post Graduation Work Permit é concedido apenas uma única vez na vida de quem o solicita. Não importa quantos cursos você faça no futuro, você não poderá pedir o PGWP novamente.
Esse programa é bem interessante porque permite que os alunos estrangeiros ganhem a tão valiosa experiência no mercado de trabalho canadense que poderá ajudar aos que pensam em imigrar. Porém, vale ressaltar que não é um programa de imigração e sim, um tipo de permissão de trabalho. O fato de você ter estudado em uma instituição canadense e ter uma experiência de trabalho como um profissional qualificado poderá ajudar no processo de imigração, mas isso não é nenhuma garantia. Para migrar para o Canadá, você terá que passar por outro processo. Sempre consulte o site do governo canadense para mais informações ou contrate um profissional registrado.
Leia também: Apostila de Haia, onde e como fazê-la
Quem se qualifica para o PGWP?
Não são todos os cursos e universidades que permitem o aluno estrangeiro a solicitar o PGWP. Quem deseja obter essa permissão de trabalho após o término dos estudos precisa se enquadrar no perfil abaixo:
- Ter concluído com êxito um programa de tempo integral (full time) por, no mínimo, 8 meses;
- Ser graduado em uma universidade ou faculdade pública;
- Ser graduado em uma universidade ou faculdade privada que seja credenciada pelo governo e elegível para o PGWP. Veja a lista das instituições credenciadas no site do CIC.
Informações importantes sobre o programa:
- O aluno precisa ter uma permissão de estudos válida no momento que for pedir o PGWP;
- Quem participou de um programa de bolsa de estudos não tem direito ao Post Graduation Work Permit;
- O aluno não pode fazer nenhuma aula online. Todas as matérias escolhidas precisam ser presenciais.
- O PGWP deve ser solicitado no máximo 90 dias após a data em que a instituição de ensino informou que o aluno completou todos os requisitos do programa de estudo;
- Ao solicitar o PGWP o aluno deverá fornecer documentos originais emitidos pela instituição comprovando ter completado todos os requisitos do programa de estudo. No meu caso, como eu solicitei pelo site do governo canadense, digitalizei o final transcript, documento que informa as notas e carga horária, e também uma carta da universidade informando que eu completei os estudos.
Qual é a duração do Post Graduation Work Permit?
O PGWP terá no mínimo oito meses de duração e três anos no máximo. Isso vai depender do tempo total do curso.
A permissão de trabalho normalmente não é maior que o período estudado. Por exemplo, se o aluno estudar por um ano, a sua permissão de trabalho será de um ano. Todavia, se o curso for uma graduação de quatro anos, o aluno não receberá quatro anos de PGWP e sim, três anos, já que este é o período máximo de duração do programa.
Leia também: dicas para mobiliar a casa no Canadá
Um curso que tenha duração de dois anos ou mais poderá ter no máximo três anos de permissão de trabalho após os estudos. Entretanto, quem decide isso é o oficial de imigração que vai avaliar o seu caso. Eu conheço pessoas aqui em Victoria que estudaram na mesma instituição e fizeram o mesmo curso de 2 anos de duração. Uma teve o Post Graduation Work Permit emitido com validade de dois anos e a outra, por três anos.
Quando o assunto é vistos e permissões, o governo pode decidir alterar as regras a qualquer momento; por conta disso, encorajo aos leitores a sempre consultarem o site oficial do Canadá.
Leiam também o meu texto com dicas de planejamento para quem for vir estudar no Canadá.
2 Comments
Oii, eu planejava fazer um mestrado , via bolsa, e dpeosi pedir esse visto de PGWP… pelo que entendi pelo seu post não pode né? por ser bola, nao tinha achado essa informação e, nenhum lugar ainda..
Olá Grasiela,
A Priscila Carda, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM