BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Transporte de animais pelo mundo

Como levar meu cachorro para a Alemanha

Como levar meu cachorro para a Alemanha.

Morar aqui na Alemanha nunca foi algo que almejamos, digo nós, pois minha pequena família é formada por mim, meu marido André e nossa cachorrinha Nina ( antes chamava Nega, mas tive que mudar de nome depois que chegamos aqui, mas isso é história pra outro post!).

 A gente sempre teve vontade de morar fora sim, desbravar esse mundão de meu Deus, o destino era desconhecido, mas já sabíamos que deveria ser em algum lugar da União Européia, por eu ter cidadania Italiana e também é claro,  em função da facilidade de levar animais.

Com isso começou nossa saga, que tentarei resumir aqui pra vocês!

 Tudo começou com a decisão, ok, vamos para algum lugar da Europa, primeira coisa a se fazer, pesquisar tuuuudo sobre como levar animais, tudo mesmo, histórias de pessoas que já viajaram, empresas de transporte, sites de companhias aéreas, sites oficiais do governo como da Vigiagro, Zoones e por ai vai.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

 Segunda passo, com uma certa antecedência, um ano talvez, foi castrar a Nina, depois disso, já com nosso veterinário de confiança, começamos o processo para a viagem mesmo, que se resume em algumas partes e alguns prazos que vou listar abaixo para ajudar vocês com um checklist:

– Aplicar o microchip

– – Esperar 1 ou 2 dias

– Aplicar a vacina antirrabica

– – Esperar 30 dias – –

– Fazer a coleta de sangue para sorologia

— Esperar 90 dias —

– Fazer o certificado de saúde com o veterinário

– – Depois de no máximo 72h 

– Emitir o CZI na Vigiagro

– – 10 dias no máximo —

– EMBARQUE

 Tudo começa então com a implementação do microchip e a vacina antirrábica, sempre bom lembrar que o chip deve ser implementado um ou dois dias ANTES da vacina, isso é bem importante, e já vi gente não fazer o CZI por esse pequeno detalhe.

 Após isso, tem que se esperar 30 dias, fazer a coleta e enviar uma amostra do sangue do bichinho para o Zoones de SP, que no Brasil hoje é o único lugar gratuito para se fazer. Depois uma espera de 90 dias após a retirada da amostra, com todos os documentos em mãos, é só embarcar! Parece simples falando assim, e é na verdade. O que deve ser levado em conta são os imprevistos que podem acontecer no caminho, que foi o que ocorreu conosco e vou contar minha triste ( e depois feliz!) história pra vocês.

 Começamos o processo da Nina em novembro de 2015, contando que iríamos embarcar para Alemanha em abril de 2016, teríamos mais que 5 meses para todo o processo. Fizemos tudo certinho como expliquei para vocês acima, tudo dentro dos prazos e quando estávamos lá em meados de fevereiro, e a amostra da Nina já estava na Zoones de SP, o atraso para a chegada do resultado começou a me deixar nervosa, eu ligada para o meu veterinário, para a empresa que enviou o sangue e nada de saberem. Até que resolvi ligar para a própria Zoones, e tive a pior notícia que poderia ouvir: o exame da Nina ( Nega) não tinha sido realizado, a amostra foi com um erro na escrita do nome, e eles pediram para ser trocado, só que a empresa que enviou o sangue não trocou e com isso o exame não foi feito, além disso havia acabado o reagente para fazer a sorologia e não tinham prazo para chegar esse bendito reagente.

 Imaginem como fiquei, meu mundo caiu! Todo meu planejamento foi por água abaixo, lembro que chorei como nunca, não via uma maneira daquilo dar certo novamente, e já estávamos com tudo agendado aqui na Alemanha, casa, emprego do meu marido, passagens compradas, TUDO!  Enfim, lembro que depois de algumas horas de desespero coloquei a cabeça no lugar e pensei: vamos dar um jeito, e ela vai ir de qualquer forma conosco pra lá.

 Quem tem animais e os ama como eu, sabe o desespero que é pensar em ficar longe deles, e isso nunca foi uma opção, deixar a Nina e ir em busca de uma vida nova nunca me passou pela cabeça, era toda família, ou ninguém.

 E com isso, com todo esse amor e união (hehehe sou um pouco dramática, eu sei!) que no final das contas a saga da Nina deu certo. A empresa que enviou a amostra para a Zoones e errou, se responsabilizou pelo gravíssimo erro e se dispôs as pagar o transporte na Nina sozinha depois dos 3 meses, sim, pois ela teve que começar o processo dos 90 dias novamente, tivemos que dar a antirrábica novamente, tirar o sangue, fazer a sorologia e ela teve que ficar no Brasil pela quarentena.

 No final das contas a Nina não veio conosco em abril, ela veio como carga viva, despachada por uma empresa especializada que só faz transporte de animais. Essa empresas são ótimas, eu super indico, mas para que tem grana, diferente da gente que não tinha todo esse dinheiro para desembolsar, fizemos todo o processo por nós mesmo, e se desse tudo certo ela teria vindo conosco e ok! Mas não foi o que aconteceu, a dona Nina fina e chique, embarcou com essa empresa e depois de 3 meses chegou aqui na Alemanha pra viver conosco!

 O final sempre é feliz ( ainda bem!) e deu tudo certo, como sempre dá. O que queria compartilhar é que há muitas opções para se levar os animais para outros países, e que com uma boa pesquisada, organizada e planejamento, é super possível e simples. As vezes umas pedras aparecem, mas nada que a gente, como boas brasileiras, não demos um jeito!

 Hoje a Nega Nina, Nina Nega vive feliz e faceira nas terras germânicas, anda de metrô, vai a restaurantes, shoppings, parques, bares e tudo que ela tem direito! Ah, e muito importante, assim que ela chegou aqui em Hamburgo, levamos ela ao veterinário para um check-up e para fazer o passaporte europeu (SIM!)  e é super simples, e hoje a Nina tem dupla cidadania, tem passaporte brasileiro e europeu, e é uma a vira lata muito da linda, como podem ver na fotinho.

 Mais informações:

 Ministério da Agricultura

Related posts

Vantagens de ser Au Pair na Alemanha

Gabrielle Moura

O que os alemães comem no inverno

Sarah Oliveira

Dificuldades de adaptação na Alemanha

Monique Abbehusen

41 comentários

Felipe Maio 11, 2017 at 9:14 pm

Oi, você teria como passar o site da Zoones? Eu não consigo encontrar e gostaria de levar meus cachorros para Portugal.
Muito Obrigado

Resposta
Marcela Vieira Maio 16, 2017 at 11:48 am Resposta
Dani Maio 20, 2017 at 5:32 am

Oi Marcela! Você teve alguma orientação sobre a idade da Nina? Se tem alguma recomendação de idade máxima para levar?

Resposta
Marcela Vieira Junho 8, 2017 at 10:59 am

Oi Dani! A Nina tem 8 anos, e pelo que li sobre o assunto não existe limite de idade máxima, e sim mínima, sei que babys muito novinhos não podem viajar, eu vi que existem sim muitas recomendações caso o cachorrinho sofra de alguns problemas respiratórios como, asma, ou coisas do tipo. Mas depende muito de cada companhia aerea e o ideal é sempre conversar com um veterinário e ter um de confiança para tirar todas as dúvidas! ; )

Resposta
Cássia Junho 4, 2017 at 5:38 pm

Olá, seria interessante saber a média de custo de todo esse processo

Resposta
Marcela Vieira Junho 8, 2017 at 11:03 am

Oi Cássia! Essa informação ficarei te devendo, primeiramente pois não fui eu quem pagou o valor, e sim a empresa que eu havia contratado e que errou e acabou arcando com os custos desse transporte mais caro. Eu tenho um vídeo no meu canal onde explico mais detalhadamente essa história toda, pois é bem longa, caso te interesse, vou deixar o link aqui. Mas o que podes fazer é solicitar um orçamento a essas empresas, eles são super disponíveis. A que fez o transposte da Nina é MM Cargo, fica em SP. Só entrar no google e ver o contato deles! ; ) Boa sorte! : ) Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-5UA3dEpsqA&t=1s

Resposta
Marcela Vieira Junho 8, 2017 at 11:07 am

Aqui o site da MM Cargo: http://mmcargologistics.com.br/

Resposta
Kate Junho 4, 2017 at 10:34 pm

Olá, por favor, qual empresa fez o transporte da Nina?
Obrigada!

Resposta
Marcela Vieira Junho 8, 2017 at 11:05 am

Oi Kate, foi a MM Cargo aqui o site deles: http://mmcargologistics.com.br/
Boa sorte! ; )

Resposta
Milena Melerski Junho 4, 2017 at 11:51 pm

Oi, Marcela!
Adorei ler sua história, preciso ficar tranquila, pois vou levar meus três bebês (rsrsrs) , 1 Labrador, 1 Dogue alemão e 1 Schnauzer gigante para Alemanha, já fiz o microchip e a vacina no meu caso três dias depois, a Vigiagro falou que pode ser até no mesmo dia a aplicação de microchip e a vacina, mas nunca a vacina antes do microchip!
Enfim estou com dificuldade de achar uma caixa de transporte para meu Dogue, aliás vou precisar encomendar!!
Vou ficar atenta quando o veterinário enviar os exames de sangue para o laboratório e fazer a sorologia !! Consigo viajar só em setembro e não vejo a hora de voltar para Alemanha!!
Qual companhia aérea Nina viajou??
Quero relatar todo o procedimento que estou fazendo no meu caso que são cães grandes!!
E ela se adaptou bem ao clima, digo principalmente no inverno quando neva?
Um abraço e toda felicidade pra vcs!

Resposta
Marcela Vieira Junho 26, 2017 at 8:24 am

Oii Milena! Aii que coisa linda, 3 babys <3 Eu imagino a sua ansiedade! Mas vai dar tudo certo, fica tranquila!;)
Então, essa infomação da Vigiagro de poder ser tudo no mesmo dia eu também tinha, mas uma amigona minha foi viajar com os gatos e eles tiveram que mudar a data da vacina, acredita? E já ouvi mais de uma história dessa, por isso sempre digo, não custa dar esse tempod e 1 ou 2 dias depois do chip! ; )é sempre bom ficar atenta e por dentro de todo o processo que está rolando entre veterinário, sorologia e etc, é a melhor coisa, fica em cima deles! A Nina veio com a Lufthansa, e foi ótimo! Eles só perderam a coleira dela e uma roupinha ( hehehe) sim, mas ela veio maravilhosamente bem e se adaptou ao clima da Alemanha melhor que todos nós! Ela ama morar aqui, mesmo!
Super boa sorte pra ti e pros teus peludos fofos, vai dar tudo certo! Um abração <3

Resposta
Gabi Sobral Abril 2, 2018 at 9:05 pm

Oie! Estou prestes a me mudar (de novo) pra Alemanha, mas dessa vez com meu cachorro. Bom saber que deu tudo certo no caso da Marcela, eu tô morrendo de medo de não dar pq querem que eu comece no meu emprego o qt antes e eu quero ver se consigo pelo menos os 4 meses necessários pra burocracia do cachorro. Mas enfim, muito me interessa o desfecho da Milena porque meu cachorro tb é grande (é um husky siberiano). Eu queria saber da parte da cia aérea… o q seria necessário e qt custaria? Pelo q eu pesquisei é uma taxa fixa de uns 300 euros + um tanto por quilo, é isso? E mais a caixa transportadora. Aliás, onde você conseguiu uma grande, Milena? Encomendou em q empresa?! Obrigada! 🙂

Resposta
Lilian Junho 5, 2017 at 1:58 am

Olá Marcela Vieira, esse exame de sorologia pode ser feito somente no CCZ de São Paulo ou se pago posso fazer em outro local ???

Resposta
Marcela Vieira Junho 26, 2017 at 8:26 am

Oi Lilian, no Brasil o único lugar que faz é o CCZ de SP sim, mas se pagar tem lugares que fazem nos EUA, que foi onde no fim das contas foi feito o da Nina. é só se informar com um veterinário que saiba, eu não sei te dizer o nome do lugar pois isso foi a empresa que acabou fazendo, mas existe sim!
Boa sorte! ; )

Resposta
Afonso Junho 5, 2017 at 12:15 pm

Marcela, obrigado por compartilhar sua experiência. Você pode citar o nome da empresa especializada em transporte de animais? Obrigado

Resposta
Marcela Vieira Junho 8, 2017 at 11:06 am

Oi Afonso, claro, posso sim! Foi a MM Cargo, aqui o site deles: http://mmcargologistics.com.br/
Boa sorte! ; )

Resposta
Camila Navarro Junho 23, 2017 at 12:59 pm

Quando você colocou ” Tudo começa então com a implementação do microchip e a vacina antirrábica, sempre bom lembrar que o chip deve ser implementado um ou dois dias ANTES da vacina, isso é bem importante, e já vi gente não fazer o CZI por esse pequeno detalhe.” fiquei em dúvida se é no mínimo 1 ou 2 dias antes, ou tem que ser exatamente esse tempo?

Resposta
Marcela Vieira Junho 26, 2017 at 8:20 am

Oi Camila, é o mínimo! Pode implementar o microchip e depois de 1 mes dar a vacina, não tem problema! Mas o mais comum é as pessoas fazerem tudo junto, que foi o meu caso, por isso eu disse o mínimo de 1 ou 2 dias, pois essas datas são bem importantes! Mas se colocar com antecedência melhor ainda! ; )
Boa sorte!

Resposta
Juana Belinaso Junho 28, 2017 at 8:45 pm

Olá!
Eu e meu namorado vamos nos mudar para Alemanha…mas ainda não temos a data certa, pois ele vai em função do doutorado e as bolsas demoram as vezes, hehe
Já estamos pensando em encaminhar as coisas do meu cachorro, que sem dúvida vai junto!
Já microchipamos e a antirabica está em dia!
A minha dúvida é se posso fazer esse processo antes (da sorologia) e só fazer a CZI, quando tivermos a data certa. Sabe se existe essa possibilidade?
Porque não temos a data certa e isso ta me deixando em parafuso! heheh
Obrigada e parabéns pelo post!

Resposta
Marcela Vieira Dezembro 8, 2017 at 5:31 pm

Oi Juana! Desculpa a demora em responder! Então, infelizmente não sei te responder! Acredito que não dê, pois eles são mega chatos com o processo todo. Mas te informa com a Aviagro, eles tem essas informações todas! E suuuuuuper boa sorte para vocês, espero e tenho certeza que dará tudo certo! ; ) Obrigada por ler e comentar, um beijo, Mah

Resposta
Nhaiara Moura Janeiro 3, 2018 at 6:39 am

Juana, você pode sim ter a sorologia. O resultado da sorologia de raiva não vence enquanto as vacinas de raiva estiverem sendo feitas dentro do prazo (nenhum dia de atraso é tolerado). Então, agora que já tem microchip, revacine para raiva caso não tenha feito uma vacina após o chip (a vacina precisa ser invariávelmente após o chip), aguarde 30 dias da vacina e colha o sangue para sorologia. Para emitir o czi vc precisará de um atestado emitido em até 72 horas antes, que a sorologia esteja nos níveis adequados e que a data da coleta para a sorologia seja de no MÍNIMO (pode ser mais) de 90 dias.
Vale acrescentar que não pode ser 90 dias antes da data do embarque, precisa ser 90 dias da data de solicitação do CZI, ok?

Caso eu tenha escrito de forma confusa, eu tento explicar melhor. Hehehe

Resposta
Eric Nascimento Junho 29, 2017 at 3:38 am

Oi Marcela, tudo bem ? Primeiramente preciso te parabenizar pelo atitude, assim como vc deixar o meus dois cães nunca foi uma opção.

Eu tenho duas dúvidas.

1 – Um dos meus cães é deficiente, vc acha que ele poderia ter a entrada barrada na Alemanha por conta disso?

2 – Os meus cães infelizmente não são tão educados como os cães na Alemanha, eles não são tão sociais (eles não são agressivos, mas eles costumam latir para estranhos e etc..) vc acha que eu conseguiria matrícula eles em um curso de socialização aí? Eu tenho muito medo deles atrairem atenção negativamente.

Abraços.

Resposta
Marcela Vieira Dezembro 8, 2017 at 5:34 pm

Oi Eric, tudo bem? Desculpa a demora em responder aqui! Sobre seu cãozinho ser deficiente, pelo que eu saiba eles encomodam quando o cão é muito velho ou tem problemas respiratórios, sei que nesses casos não pode viajar no porão. Dependendo do que ele tiver acredito que não impossibilite, mas melhor sempre confirmar na Aviagro. Sobre eles não serem sociáveis, hehehe a minha também não era tanto, aqui virou uma lady, acredito que eles aprendam olhando os outros cães educados, sabe? Mas aqui também tem uns latidores sim, nem te preocupa! E tem muita escola de boas maneiras pra dogs, fica tranquilo! ; ) Boa sorte pra vcssss! Obrigada por ler e comentar! Um beijo, Mah

Resposta
Nadja Bauerle Outubro 19, 2017 at 7:22 am

Marcela,
quase morri quando eu li o acontecido. Juro, pensei que haviam roubado a minha história.

Tb fiquei sabendo que eu viria pra Alemanha no final de 2015.
Minha cachorra tb se chama Nina.
Dei entrada no processo da sorologia e em algum momento tb achei estranho pois estavam demorando mt para dar um retorno. Resolvi entrar em contato qnd me flaram que o nome de documentos enviados para o exame estavam incorretos, quase morri de tanto chorar. Meu mundo tb se acabou.
Tb tivemos que comecar do 0 com a sorologia. A única diferenca é que meu marido acabou ficando no Brasil e trouxe a nossa Nina .

Por qual motivo voce trocou o nome dela?

Resposta
Marcela Vieira Dezembro 8, 2017 at 5:40 pm

Oi Nadja! hehehehe Jura? Mesma história então? Que loucura!!! E que bom que as Ninas jea estão bem lindas conosco!!!
Sobre o nome, é uma linga história, mas resumindo, no Brasil ela se chamava Nega, desde que adotei ela, sempre Nega pra lá, Neguinha pra cá! Sabe como é, no Brasil a gente tem esse costume, eu chamo todo mundo de nega, preto, nego, da maneira ais carinhosa possível, mas enfim. Chegando aqui, quando perguntavam o nome dela e eu falava Nega as pessoas só faltavam se esconder, ficavam mega constragidas, diziam pra eu falar baixo! hehehe Aí conversei com um amigo alemão, e com mais pessoas de fora, e eles me explicaram, que pra eles é super racismo, não se chama ninguem assim, nem nome de cachorro. E não adiantava eu dizer que chamada minhas amigas, e todo mundo de neguinha heheheh Aí resolvi mudar, virou Nina! Há quase dois anos a dona Nega Nina mudou de nome! hehhehe Obrigada por ler e comentar! Um beijo e lambidas da Nina pra Nina 😉

Resposta
Verônica Outubro 26, 2017 at 11:49 pm

Oi Marcela,
Que bom que sua história teve um final feliz.. Tenho uma maltês bem tranquilinha e muito agarrada conosco e moro no Brasil. Estou pensando em visitar a Alemanha no meio do ano que vem. Vc acha muito ruim para ela se nós a levarmos?
Obrigada..

Resposta
Marcela Vieira Dezembro 8, 2017 at 5:42 pm

Oi Verônica! Simmm um final super feliz, graças a Deus 😉
Então, acredito que não seja ruim não! Até porque pela raça, ela é pequena e vai com vocês na cabine, né? É mais tranquilo! Traga essa moça pra conhecer a Alemanha! 😀
Obrigada por ler e comentar, uma boa viagem pra vcs!
Um beijo, Mah

Resposta
Carolina Dezembro 11, 2017 at 2:23 am

Oie Mah tudo bem?
Então vou-me mudar p Berlin e vou na frente dos meus 2 filhos e marido,porém irei levar minha 2 cadelinhas a Flor viralatinha linda e educada e a Gaia uma buldogue inglesa linda e danada hihihi
Tenho algumas questões na hora de leva las, sobre todo o trâmite até pq a buldoguinha é Braquicéfalica
Vc pode falar cmg por e-mail ?
[email protected]

Resposta
Marcela Vieira Janeiro 2, 2018 at 3:25 pm

Oii Carol! O que eu puder te ajudar e auxiliar, fico a disposição! Mas te indico a conversar sempre com um veterinário sobre essas questões da tua cachorrinha buldog, pois como sou só mamis de cachorro, e não veterinária so posso te ajudar com a minha experiência mesmo, nada muito aprofundado. Um link bom para pesquisar também informações que me ajudou muito é esse aqui: http://www.pequenosmonstros.com/2014/05/como-levar-animais-para-a-uniao-europeia/
Espero que te ajude! Teu e-mail voltou =/ me escreva aqui novamente que tento te ajudar ao máximo.
Beijos e boa sorteee!
Mah

Resposta
Sofia Sterzi Janeiro 23, 2018 at 5:27 pm

Olá Marcela, muito obrigada pelas informações!
Pelo que entendi, já posso começar o processo do cachorro, sendo que ainda não tenho data pra ir pra lá, certo? É só parar na fase da sorologia né? Ou seja, fazer a coleta para sorologia e esperar saber as datas para dar continuidade no processo.

Você foi pra Hamburgo mas atualmente está em Berlim, é isso?
Sou DA em um agência atualmente, queria saber o q vc acha do mercado de trabalho pra DA e designer gráfico por aí. Será que é possível arranjar trabalho nessa área só com inglês (pretendo aprender alemão, mas sei que isso pode demorar, ainda mais pra ser fluente…)? Estou olhando muitos sites de emprego da Alemanha e já enviando CV e portfolio, mas queria saber o q vc acha, se é melhor procurar já estando lá, etc… O ideal, é claro, seria já ir pra lá com emprego, mas né? Sabemos q a chance é menor.

Resposta
Marcela Vieira Janeiro 24, 2018 at 2:39 pm

Oii Sofia! Sim, já pode começar, quanto antes melhor! 😉 Pois vai te dar tempo para aguardar a sorologia! Apenas uma ressalva, toma cuidado pois li em algumas reportagens que a Zoones de SP não está mais fazendo o exame, aqui está o comunicado: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/noticias/index.php?p=246918
Mas existem outros lugares que fazem, mas privados, como nos EUA e no Chile. Não tenho mais informações, mas nesse outro link tu encontra alguns telefones que podem te ajudar: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/sair-do-brasil/sair-do-brasil
Sobre trabalho, então, sim, morei em Hamburgo e agora estou em Berlim. Também sou publicitária e meu marido é DA, o mercado publicitário aqui na Alemanha está nem aquecido, e pelo que vejo tem bastante vagas sim, muitas agências aceitam só o inglês, como é o caso do meu marido, que só trabalha com o idioma. Claro que o alemão é essecial pra vida, mas na nossa área é possível encontrar vaga somente com inglês. Coisa boa que já está procurando por ai, e está fazendo super certo. Chegar com trabalho já é um grande caminho andado.
Espero que tudo dê certo, muita sorte e espero ter ajudado um pouquinho!
Beijos Mah

Resposta
Sofia Janeiro 25, 2018 at 1:50 pm

Muito obrigada pela atenção, Marcela!

Já abusando… Veio uma outra dúvida… Se o meu cachorro já tem a vacina antirrábica em dia, mesmo assim precisa vacinar novamente após microchipar? Se ele já está com a vacina em dia, somente a sorologia já não seria suficiente? E essa espera de 30 dias para colher para sorologia após vacinar é realmente necessária?

Obrigada pelas boas notícias sobre o mercado de trabalho em publicidade daí! 🙂

Resposta
Marcela Vieira Janeiro 25, 2018 at 7:02 pm

Oi Sofia! Imagina, é um prazer poder ajudar um pouquinho! 😉
Então, mesmo se teu dog já tenha tomado a vacina antirrábica, precisa sim dar novamente dentro dos prazos ali certinho, faz parte do processo!
Pois é obrigatório tomar depois do microchip, sabe?
Boa sorte pra vcs!
Um beijo,
Mah

Resposta
Sofia Fevereiro 15, 2018 at 1:50 pm

Oi Marcela, td bem? Obrigada novamente. 🙂 Qual o nome da agência onde seu marido trabalha?

Resposta
Anne Junho 9, 2018 at 1:37 am

Oi Marcela!!
Estamos aqui começando o processo, por favor, será que poderia me ajudar??
Os animais tem que ser castrados?
Meu gato é deficiente físico (peguei ele assim da rua) e meu cahorrinho é idoso… Haveria possibilidade de eles irem na aeronave comigo?
Fui informada que nas classes mais altas, pode… Vc sabe algo sobre isso??
Mto obrigada

Resposta
Raquel Hellen Janeiro 24, 2019 at 9:22 pm

Olá! Você fez o passaporte europeu da sua cachorrinha na Alemanha? Como foi? O que precisou? Qual o nome do órgão do governo alemão responsável pela emissão deste documento? Obrigadaaaa

Resposta
Marcela Vieira Janeiro 25, 2019 at 2:09 pm

Oii Raquel! Sim, fiz o passaporte dela na Alemanha. É super facil, na primeira consulta que você tiver com o veterinário é só levar os docs do seu dog que eles fazem lá mesmo. Não precisa ir a nenhum órgão do governo, o próprio veterinário que faz e te entrega! Obrigada por ler e comentar! E boa sorte! Beijos Mah

Resposta
Jana Mayara Miranda de Oliveira Fevereiro 27, 2019 at 10:09 pm

Gostaria de saber se pode fazer um vídeo dos custos que tem por ai com a sua menina. Isso é bem importante e fica além do valor da viagem

Resposta
Nayla Gianna Abril 15, 2019 at 9:44 pm

Olá Marcela,
Quando vi que você é de Porto Alegre foi uma alegria só! Sou de Canoas e meu cunhado recebeu uma proposta para ir trabalhar na Alemanha. Como moro com eles estou pensando em ir junto. Estamos aqui pesquisando valores de tudo, mas é muito complicado ter certeza de valores de impostos, de qual será o valor do salário líquido. Ele precisa dar o aceite esta semana. Por isso, se puderes ajudar, agradeço.
Sobre como levar nossa cadela, seu blog já nos informou tudo, obrigada. E como você foi muito precisa, será que ajudaria em saber valor de moradia em Berlim , o que é mais barato, casa ou apartamento de 2 ou 3 dormitórios, bairro mais seguro, família? Custo médio de gás, energia, água, alimentação.
Não falamos alemão, então teremos que estudar aí, alguma dica de escola?
Ele e minha irmã terão visto pelo trabalho dele, mas eu irei como estudante, algum alerta?
Sou formada em comunicação social, mas pretendo trabalhar pela internet com editoração.
Se puder, por favor, responda por email.
Obrigada.

Resposta
Marcela Vieira Abril 24, 2019 at 8:58 am

Oi Nayla! Que bom que o texto te ajudou, fico muito feliz! Então, tuas dúvidas são bem pontuais e específicas, talvez eu não consiga sanar elas por que depende muito mesmo essa questão de valores. Aqui em Berlim os bairros variam muito os preços de aluguéis, se é de 1,2 ou 3 quartos. Com certeza apartamento é mais barato, casa so se for afastado do centro, tipo, bem afastado. Aqui em Berlin é dividido por zona, zona A,B,C e D. Entao uanto mais ponge do centro mais barato os preços dos aluguéis e uanto mais central mais caro. Água, gás e alimentação também variam demais. Não tenho como te dar valores se não estaria te mentido, já que não sei como é seu estilo de vida. Mas adianto que Berlin é sim ainda a capital mais em conta da Europa para se viver. Espero er ajudado um pouquinho e boa sorte pra vcs! Um abraço, Mah

Resposta
Cassia Brasil Cunha Maio 9, 2019 at 11:14 am

Oiii Marcela!
Sou de Poa também e estou morando há 4 meses em Berlim. Meus cães chegam hoje do Brasil, nem preciso dizer que estou morta de saudades. Queria perguntar uma coisinha, assim que eles chegarem o que devo fazer para poder passear com eles? Tenho que ir imediatamente no Finanzan pra registra-lós? O passaporte europeu tem que ser feito imediatamente? Me ajudasse!!!
Bju e adorei seu blog

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação