BrasileirasPeloMundo.com
Chile Transporte de animais pelo mundo

Como levar seu gato para o Chile

Um dos assuntos que causa bastante preocupação numa mudança de país são os animais domésticos. Como levar seu melhor amigo numa viagem, muitas vezes, tão longa e com muitas horas de espera? Quais são as exigências e os documentos necessários? Como é a legislação local do país de destino? Como levar seu gato para o Chile, que era o meu caso.

Graças ao Google, responder a essas perguntas é fácil. O ideal é começar a pesquisar por aí. Foi exatamente o que eu fiz quando vim morar no Chile há quatro anos e decidi trazer meu gato de estimação, o Fritz.

Eu já tinha passado pela experiência de transportá-lo de um destino a outro em avião quando me mudei de Brasília para Porto Alegre. Mas as regras para transporte de animais dentro do Brasil não são as mesmas que para sair do país. Além disso, o Chile tem sua própria legislação para isso.

Se você costuma levar seu gato, ou cachorro ao veterinário regularmente, numa hora dessas não enfrenta muitos problemas. A principal exigência é com relação à vacina contra raiva, que precisa estar em dia. Um detalhe essencial: ela tem que ser feita no mínimo 30 dias e no máximo 12 meses antes da entrada do pet no Chile.

Esse é um ponto bem importante porque geralmente, durante a mudança, ficamos tão ocupados pensando em tudo o que precisamos fazer, que deixamos o item veterinário lá para o fim da lista. Não pode! Se você vacinar seu bichano menos de 30 dias antes da viagem, ele não vai poder entrar. É sério!

No caso do meu gatinho, como ele tinha as vacinas em dia, não precisei vacinar especialmente para a viagem. Mas precisava ter a carteirinha de vacinação com o registro da data e do produto usado. Geralmente, os veterinários colam a etiqueta do vidrinho da vacina na carteira de vacina de cães e gatos.

Isso é fundamental! Sem essa informação, seu animal não pode entrar no Chile. Não adianta nada ter um atestado afirmando que ele está vacinado se você não tiver o número e o lote do princípio ativo usado. Nem preciso lembrar que a data de aplicação da vacina é indispensável, já que eles fazem esse controle quanto aos dias para liberar a entrada.

Como eu já tinha a vacina em dia, quando chegou perto da minha viagem ao Chile, fui ao veterinário aplicar os produtos que eles exigem para o tratamento antiparasitários interno e externo (contra vermes e pulgas). O veterinário aplicou os produtos e preparou um documento legal informando que o Fritz estava em excelentes condições de saúde, atestando a vacina e os produtos aplicados.

Com esse documento em mãos, fui até o aeroporto de Porto Alegre ao posto de atendimento do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para solicitar o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). Lembro que fui bem perto da viagem porque o atestado de saúde tem validade de três dias. Por isso, é muito importante ir, dentro desse prazo, até a unidade do Vigiagro mais próxima para obter o CZI, que tem validade de dez dias.

1475800_233333373499937_1793575990_n
Foto: Arquivo pessoal

Outra preocupação fundamental é com relação às regras das companhias aéreas. Geralmente, elas permitem no máximo dois animais por vôo. Além disso, nem todas as companhias áreas permitem levar os animais de companhia na cabine do avião. Dependendo do porte do animal, essa é uma opção inviável. Não tem jeito: você tem que despachá -lo como bagagem.

A caixa do Fritz era bem grande. Outra exigência das companhias aéreas, que também deve ser observada, é de que o animal possa dar uma volta completa dentro da caixa. O Fritz não é um gato de pequeno porte, portanto, a caixa era bem grandinha para dar conta do recado, e garantir o conforto nas mais de cinco horas de viagem.

O primeiro trecho era Porto Alegre-Guarulhos e foi tranquilo. Viajamos pela TAM e despachei o Fritz como bagagem. Muita gente me pergunta se eu dei algum remedinho para ele se acalmar. Não dei nada. Inclusive, perguntei ao veterinário e ele desaconselhou. Disse que quando o animal não está acostumado com isso, pode ser pior.

Quando chegamos em Guarulhos, havia troca de aeronave e de companhia aérea, já que a TAM e a LAN, nessa época, operavam vôos em conjunto, mas não eram LATAM. Aqui, foi a primeira parte triste da viagem do Fritz. Tive que esperá-lo na esteira, porque assim como ele foi despachado como bagagem, foi devolvido como tal. Estava chovendo e a caixinha chegou toda molhada.

Depois de resgatá-lo na esteira, fui para o balcão da LAN despachar novamente o Fritz para a segunda etapa da viagem. Tudo estava bem até chegarmos no Chile, no Servicio Agrícola y Ganadero (SAG). Era bem tarde da noite, mas os funcionários não descansam. Eles revisaram os documentos e encontraram um problema.

O veterinário não tinha incluído o número e o lote dos produtos aplicados para desparasitar o Fritz. Eu tinha duas opções: mandar o Fritz de volta, ou pagar um veterinário chileno para vir e aplicar novamente os produtos. Vendo que meu gato já estava super estressado, faminto e cansado, assim como eu, optei pela segunda alternativa.

O pessoal do SAG ligou para uma veterinária e ela aplicou os produtos e entregou um novo atestado com o registro dos remédios usados. Feito isso, finalmente conseguimos desembarcar e começar a nossa nova vida chilena.

Foi uma tremenda aventura! Procurei me informar de todos os detalhes para não ter nenhum problema e ainda assim tive esse percalço. Portanto, muito cuidado. Parece simples, mas vai depender de quem você encontrar pela frente.

Ainda bem que terminou tudo bem. O Fritz é um grande companheiro e não poderia me separar dele, principalmente, se fosse de uma maneira tão brusca como essa. Se você vai vir morar no Chile e quer trazer seu pet, revise bem as exigências do Vigiagro no Brasil e do SAG no Chile antes da viagem. Assim, você evita problemas e pode viajar numa boa.

Related posts

Chile – Nascer em Santiago

Joy Matta

Creche e jardim da infância no Chile

Joy Matta

Mercado de trabalho para mulheres no Chile

Isabela Vargas

14 comentários

Simone Novembro 16, 2016 at 4:52 pm

Oi Isabella! Obrigada pelas informações! Eu tenho dois gatos e já nos mudamos de cidade dentro do México e o procedimento aqui foi o mesmo, com a diferença que eles aqui nao pediram os lotes dos medicamentos e vacinas usados. Eles chegaram um pouco assustados. Mas tudo bem.
Você pode informar um pouquinho sobre os preços da viagem do Fritz?

Resposta
Isabela Vargas Novembro 19, 2016 at 12:19 am

Oi Simone! Obrigada por acompanhar o blog e pelo seu comentário. A nossa viagem foi há quatro anos, portanto, os valores com certeza devem estar defasados. Além disso, os valores variam de acordo com o peso do animal e da caixa de transporte. Lembro que no ato da reserva, eles fazem uma previsão. Mas o valor exato é calculado na hora do embarque. Sinto muito não poder ser mais precisa, mas lembro que paguei menos que o valor de uma passagem.

Resposta
Nadia Radice Fevereiro 17, 2017 at 4:29 pm

Oi Simone! Vc sabe se é preciso apostilar e traduzir o CZI? Obrigada!!!

Resposta
Isabela Vargas Junho 14, 2017 at 2:14 am

Oi Simone! Nao é necessário apostilar, nem traduzir.

Resposta
MrsGueda Junho 30, 2017 at 9:57 pm

Olá Isabela, Obrigada por compartilhar a sua história e a do Fritz! Estou embarcando dentro de duas semanas para Santiago, coincidentemente também partindo de Porto Alegre. As exigências continuam praticamente as mesmas… Há dois meses levei meus peludos para atualizar as vacinas, incluindo a anti-rábica, e a veterinária colou as etiquetinhas das vacinas no passaporte deles. Uma semana antes do embarque terei de levá-los novamente ao veterinário para pegar o Atestado de Saúde e aplicar o tratamento parasitário, no atestado deverá ser informado o nome da droga, lote e data de aplicação. Neste link tem um modelo de atestado ( http://www.agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/arquivos/Modelodeatestadodesaudeanimaleditavel.pdf/view ). Depois, com o atestado em mãos, vou ao Posto da Vigiagro do aeroporto emitir o CZI, o prazo de 10 dias antes do embarque continua o mesmo. Viajaremos de GOL, que permite o transporte de animais na cabine, desde que o peso do pet+caixa de transp. não ultrapasse 10kg, o valor atual é de R$ 200,00 por gato. Para a caixa de transporte comprei a Aeropet p.43 que já tem as dimensões exigidas pela GOL.
Já fiz uma viagem internacional com meus peludos e realmente corta o coração ter que pegá-los na esteira junto com as malas, por isso, felizmente desta vez poderei viajar juntinho deles! Depois eu conto aqui se mais algum procedimento foi necessário. Espero ajudar um pouco, assim como seu post me ajudou 😉

Resposta
Thamys Avila Trindade Julho 10, 2017 at 7:41 pm

oi, isabella. tudo bem?

estou indo para santiago em agosto com dois cães. o que você indica de lugares pet friendly (além de restaurantes e hotéis)? gostaria de incluir eles em alguns roteiros 🙂

obrigada 🙂

Resposta
Isabela Vargas Julho 10, 2017 at 9:25 pm

Oi Thamys! Obrigada pelo seu comentário. Eu nao tenho cachorro, portanto, vou te passar os dados que encontrei no página Chile es Tuyo, da Sernatur, o organismo responsável pela promocao de turismo no Chile. Em Santiago, você tem alternativas de parques e alguns cafés. Segue link com a localizacao e o nome dos lugares: http://www.chileestuyo.cl/nuevos-espacios-en-la-ciudad-para-disfrutar-con-tu-mascota/

Resposta
tatiana fonseca Agosto 21, 2017 at 8:29 pm

Olá Isabela necessito saber de alguma caixa de transporte interno na cabine sem ser de plastico uma mas confortável vcs indicam alguma?

Resposta
Isabela Vargas Agosto 22, 2017 at 1:26 am

Oi Tatiana! Obrigada pelo seu comentário! Em primeiro lugar, você tem que consultar o site da companhia aérea e ficar atenta às exigências quanto ao tamanho e à estrutura da caixa de transporte. A partir daí, você pode pesquisar o modelo de acordo com o que você procura. Esse é o link da Latam com as especificacoes da caixa para transporte de animais de pequeno porte na cabine: https://www.latam.com/pt_us/informacao-para-sua-viagem/como-viajar-com-seu-animal-domestico/

Resposta
Priscila Fevereiro 23, 2018 at 4:19 pm

Olá! Serei expatriada para Santiago e tenho três gatos. A empresa responsável pelo home search avisou que não poderei levar os três, somente um devido a regras de animais em apartamentos em Santiago. Vc saberia me dizer se isso procede? Fico desesperada em pensar que teria que deixar dois pra trás. Obrigada pela ajuda

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 24, 2018 at 4:31 pm

Olá Priscila,
A Isabela Vargas parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Chile que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Nivaldo Junho 3, 2018 at 7:43 pm

Boa Tarde Isabela ! Primeiro quero agradecer sua postagem me ajudou muito. Agora uma duvida estou indo para Santiago este mês de carro com meu cachorro vc sabe me disser se na aduana terrestre faz o mesmo procedimento da aduana do aeroporto ?

Resposta
Liliane Oliveira Junho 4, 2018 at 1:02 pm

Olá Nivaldo,
A Isabela Vargas parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Chile que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Paulo Lavagnoli Março 21, 2019 at 8:33 pm

Olá Isabela, tudo bem?
Estou indo em agosto para Santiago com meu cachorro, creio que deva ficar cerca de 20 a 25 dias.
Gostaria de saber como é para emitir o certificado do Chile para o Brasil, ou se consigo ir e voltar com o mesmo certificado.
Caso precise emitir outro certificado no Chile, eu preciso registrar meu cachorro no Registro Nacional de animais de estimação ou animais de estimação mesmo não morando no Chile?
É dificil emitir o certificado de exportação Zoosanitarios (CZE) no Chile?
Estou com medo de viajar com meu cachorro por não saber como emitir o Certificado no Chile caso seja preciso. Na pagina do SAG do Chile está muito confuso.
Por favor me ajude, tenho essas dúvidas.
Muitissimo obrigado.
Abs
OBS: Se mais alguém puder responder, ficarei agradecido. 😀

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação