BrasileirasPeloMundo.com
Advogadas Pelo Mundo Espanha

Como morar legalmente na Espanha

Muita gente vem para a Espanha achando que aqui é fácil e rápido tirar a documentação necessária para estar legal no país, mas isso não é verdade.

Quem acha que é chegar e começar a trabalhar vai ter uma grande decepção, porque para morar e trabalhar na Espanha é preciso de uma autorização administrativa. E para conseguir essa autorização o interessado tem que iniciar um dos trâmites que se ajuste às suas circunstâncias pessoais junto à Delegação de Governo. A média de tempo de espera para receber a resposta da Administração Pública é de seis meses.

Se uma pessoa vem à Espanha como turista, estará legal aqui por 90 dias, com direito a ampliar esse período por outros 90 dias, mas sem poder trabalhar. Passado este período, se a pessoa resolver permanecer no país entra numa situação de ilegalidade, ou como dizem aqui “em situación irregular”.

Estando numa situação de ilegalidade a “Ley de Extranjeria” permite que a polícia atue tanto na identificação do estrangeiro em dependências policiais como na sua detenção durante um período máximo de 72 horas.  A atuação policial gera a abertura de um expediente administrativo que terminará com a expedição de uma carta de expulsão do território nacional ou com uma multa  administrativa que pode passar dos 501 euros.

unnamed (2)
Foto: Luca Pereira

Nesses casos,  a recomendação é recorrer judicialmente à resolução administrativa o quanto antes possível, porque uma vez firme a ordem de expulsão, há pouco o que se fazer. O recurso apropriado para estas questões é o que se apresenta no Contencioso Administrativo.  Nesse documento se pode alegar toda classe de circunstâncias pessoais que convençam o juiz a anular a sanção imposta.

De todas as formas, deixo algumas dicas que podem ser úteis num futuro trâmite administrativo mesmo estando no país irregularmente. Inicialmente mencionaria que, se quer residir na Espanha,  deve se “empadronar” na primeira oportunidade que tenha. O empadronamento é um registro municipal onde consta a lista das pessoas que vivem no município, e serve para  certificar o seu lugar de residência para uma multitude de trâmites. Isso se faz indo à “Junta Municipal” levando uma autorização do dono da casa ou do inquilino que lhe permita se empadronar lá. Em segundo lugar, deve comprar o que puder com “factura” (nota fiscal), incluindo seu nome e número de passaporte. Por último, você deve abrir uma conta bancária para constar que de fato vive aqui. Em Madri, por exemplo, muitas vezes quando vai tramitar uma autorização de residência por circunstâncias excepcionais, na Delegação de Governo pedem, além do “certificado de empadronamiento”, as justificativas que provem que nos últimos três anos a pessoa esteve de fato em Madri.

Um assunto no qual vejo que muitos conterrâneos fazem confusão é em relação ao NIE e DNI.

  • NIE (Número de Identificación de Extranjeros) é a autorização que deve ser solicitada para residir e trabalhar na Espanha.
  • O DNI (Documento Nacional de Identidad) é concedido unicamente aos cidadãos espanhóis que adquiriram a cidadania (nacionalidad) espanhola ou que são espanhóis de sangue. Quem tem DNI tem passaporte espanhol e a renovação do documento se faz em média a cada 5 ou 10 anos, dependendo da idade.

O prazo de renovação do NIE vai variando com o passar do tempo e quase sempre lhe exigem que esteja trabalhando no momento de renovar. A primeira renovação costuma ser no ano seguinte da aquisição do documento; a segunda, dois anos depois da primeira renovação e a terceira, depois dos 5 anos da segunda renovação.

[ad_inarticle]

Para se ter uma ideia, há vários tipos de autorizações para estrangeiros. Indico as mais importantes, a saber:

  •     Estância na Espanha: Permanência na Espanha por um período máximo de 90 dias (exceto no caso de estudos, estágio ou voluntariado).
  •     Residência temporal: residência temporária na Espanha, sem ter autorização para trabalhar.
  •     Reunificação familiar.
  •     Residência e trabalho na Espanha.
  •    Estudantes, estância para investigação ou formação, mobilidade de alunos, estágios não laboráveis e voluntariado.
  •     Autorizações de residência por circunstâncias excepcionais.
  •    Residência temporária do estrangeiro que retornou voluntariamente ao seu país.
  •    Residência de “larga duración“. Autoriza a residir na Espanha indefinidamente e a trabalhar nas mesmas condições que os espanhóis.

Além disso, devemos ter em conta que dentro destes tipos estão os subtipos. Por esta razão, tentarei nos próximos artigos ir comentando um pouco mais sobre os mais importantes.

Como veem o assunto é muito extenso e um pouco complexo, cheio de requisitos e normas que devem ser cumpridas até chegar o dia de conseguir o tão sonhado DNI .

Se tiver problemas com o idioma, entre em contato comigo, que sou advogada brasileira ou com um outro advogado brasileiro na Espanha, que tenha claro, permissão de advogar no País.

Related posts

Mercado de trabalho em Madri

Tati Sato

Direitos das empregadas domésticas em caso de acidente de trabalho em Nova Iorque

Camila Medici

Nacionalidade espanhola e os documentos oficiais para morar no país

Marcela Bueno

488 comentários

Jaira Valeria Lemes Moreira Agosto 8, 2015 at 8:26 am

Nossa e muito interesante saber a verdade por um advogada(o) e nao confiar no que dizem otras pesoas.Valeu diutora Suzana.

Resposta
sstoledo Agosto 9, 2015 at 5:56 pm

Obrigada Jaira pelo comentario.

Resposta
marcelle Março 10, 2016 at 8:58 pm

Olá.
Sou brasileira e tenho passaporte italiano.
Estou vendo para fazer um mestrado e morar em Barcelona por 09 meses.
Com o passporte italiano tenho mais facilidades, certo? Como tiro o NIE? Ele é meu RG na Espanha?
Queria entender se indo apenas com o passaporte italiano posso morar, trabalhar, tudo legalmente. é preciso ter algum outro documento no dia a dia (que não seja passaporte) para demostrar que sou italiana?
Muito obrigada.

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 10, 2016 at 9:14 pm

Boa noite Marcelle

Se tem o passaporte italiano é porque tem nacionalidade italiana e pode sim estuar aqui na Espanha. Mesmo sendo comunitaria tem que fazer os tramites para ter documentação, como vc disse tem um tipo de RG aqui. Lhe posso assessorar nesses tramites, se tiver interesse me envia um email ou mensagem no whatsapp e lhe passo um orçamento.

Pode me contactar no 0034669115646 e no email [email protected] , além de poder me seguir no http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Meu email é

Resposta
cristiane pereira Junho 27, 2016 at 11:19 pm

boa noite doutora suzana, estou querendo ir morar na espanha com meu marido, nao temos passaporte de nenhum lugar da europa mas somos muito trabalhadores e determinados. voce acha que tem como nos vivermos legalmente na espanha?

Karen Dinalli Junho 10, 2017 at 1:38 pm

Ola Dr. tudo bem? Eu tenho cidadania Italiana tambem e estou querendo mudar para a Espanha no proximo ano. Estou entre Madri ou Barcelona. Atualmente moro em Dublin, mas estou planejando tudo para a mudanca. Vc sabe se demora muito para tirar esses documentos? Mesmo se eu for sem uma proposta de trabalho eu consigo tirar os documentos? Muito obrigada 🙂

david ,maia weinstein Junho 30, 2016 at 5:08 pm

Boa tarde, meu nome é David Maia, sou empadronado em zaragoza, gostaria de saber se mesmo já sendo empadronado preciso estar no Brasil para pedir autorização para residir e trabalhar?. como eu devo proceder? posso ir para a Espanha e simplesmente procurar um emprego por já estra empadronado?

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 30, 2016 at 5:22 pm

David

O simples fato de estar empadronado não lhe dá direito de residir e trabalhar na Espanha. Não sei quem lhe deu essa informação, já que não é certa.

Um abraço

Resposta
Gabriela Lopes da silva Outubro 4, 2019 at 4:55 pm

Oi Boa tarde, eu morei 4anos na Espanha consegui o Nie e antes de vim de férias para o Brasil eu perdi e dei entrada na segunda via porém não voltei pra Espanha e o prazo de pegar a segunda via venceu porém o documento tinha validade de 5 anos e chegaria a vencer em 2020/2021. No final do ano penso em voltar pra Espanha depois de ter ficado no Brasil Por 2 anos, minha mãe agora tem a nacionalidade. Poderia voltar e pegar o mesmo documento depois de ter ficado 2anos no Brasil ou tenho que dar entrada em tudo denovo?

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 4, 2019 at 9:48 pm

Olá Gabriela,
A Susana Sawa Toledo, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Juliana de souza Agosto 31, 2016 at 5:38 pm

Olá boa tarde! Estou na Espanha desde abril deste ano , estava grávida tiver o bebê aqui , já passou dos 90 dias estou ilegal aqui já ?

Resposta
Rosane Setembro 1, 2016 at 10:43 am

Preciso falar com vc ..

Resposta
Cleverson Janeiro 28, 2017 at 6:03 pm

Olá Susana gostaria de tirar uma dúvida minha esposa tem cidadania italiana somos casados estamos planejando ir para Espanha esse ano qual o procedimento no aeroporto quando chegarmos na imigração ele tem o passaporte italiano e eu o brasileiro

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 5, 2017 at 3:00 pm

Boa tarde Cleverson

Vc tem que cumprir os requisitos como turista, que esteja casado com italiana não tem privilegios por isso.. Posteriormente se vocês vão viver aqui ela terá que pedir uma autorização de residencia e vc em seguida outra.

Um abraço

Resposta
Marcos Fevereiro 14, 2017 at 11:35 pm

Olá Susana, queria saber se tem como conseguir meus documentos antes dos três anos, explico, morei aqui faz 6 anos na Espanha e não fiz os documentos, agora voltei e to ilegal tenho 5 meses que estou aqui, e paguei um advogado e ele conseguiu o número do nie, mais só o número nenhum papel, da pra fazer alguma coisa com isso? Obrigado.

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 26, 2017 at 5:15 pm

Boa tarde Marcos

Só o número de NIE não vale para nada depois de 90 dias nem lhe dá direito a trabalhar na Espanha. Terá mesmo que esperar os 3 anos.

Um abraço

Resposta
Alessandro Agosto 17, 2017 at 5:58 am

Oi Marcos preciso falar com vc meu imail é [email protected]

Resposta
Valdenice Março 3, 2017 at 1:13 pm

Ola, tudo bem ?
Gostaria de saber como faço pra ficar legal na Espanha, tendo um filho espanhol documentado ?

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 26, 2017 at 5:11 pm

Boa tarde Valdenice

Dou assessoria para este tipo de tramite. Se tiver interesse entra em contato comigo no https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Hélio de Paula Dezembro 2, 2015 at 11:45 am

É bom ter informações dentro da legalidade é claro,mas é bom também ouvir o outro lado,porque viví aí com minha familia por 3 anos e meio esperando a documentação e não demos nenhum problema às autoridades e não tivemos nenhum tipo de problema com elas.Vivíamos com cidadãos brasileiros e éramos respeitados como cidadãos brasileiros. Claro que não incentivo ninguém a fazer isso,mas é só para que saibam que não é bicho de 7 cabeças,desde que a pessoa ande honestamente.

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 3, 2015 at 11:04 pm

Boa noite Helio

é verdade que tem muita gente que vive aquí sem documentos durante anos e não tem problemas, mas tem outros que tem medo cada dia de sair de casa. O caso é para quem não etá acostumado ir parar na policía por estar na ilegalidade, além disso não tem direito praticamente a nada.. Trabalhistas e uma aposentadoria para receber um dia não terá..
Bicho de 7 cabeças nõa é mas depende muito da sorte que tenha cada um, e se é honesto mais chances terá que tudo saia bem.. mas infelizmente nem sempre é assim..

Um abraço e obrigada pelo comentário

Resposta
Alex Machado Abril 18, 2016 at 6:18 pm

Bom dia Dra. Susana.
Eu sou brasileiro casado tenho cidadania Polonesa e brasileira, resido atualmente na Polonia.
Comprando uma casa ou apartamento na Espanha daria o direito para minha mae e irma “Brasileiras” residir em Espanha?
Minha mae e aposentada tem 66 anos teria um plano de saude., Minha irma talvez monte um negocio próprio ou trabalhe.

Obrigado. Alex

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 18, 2016 at 6:29 pm

Boa tarde Alex

para conseguir documentos comprando uma casa ou apartamento o investimento teria que ser como minimo de 500.000 euros.De todas as formas, a resposta dessas perguntas seriam para uma consulta. Teria que conhecer mais as circunstancias pessoais de voces.

Caso tenha interesse pode me contactar no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Irene Simão Olsen Setembro 18, 2019 at 3:03 pm

Bom dia. Tenho um sobrinho que mora na Espanha a nove anos e este ano fui passar uma temporada na sua casa. E ele gostaria que fosse passar mais um ano com ele, mas não quero ficar no país de forma ilegal, quais seriam os procedimentos para ficar durante esse tempo legalmente ele mora em Madrid. Não tenho interesse em morar por mais tempo na Espanha, pois após esse período irei retornar ao Brasil para morar perto do meu filho e trabalhar.

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 20, 2019 at 1:37 pm

Olá Irene,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Isabelle Maio 10, 2016 at 1:00 pm

Olá Dra Susana,
Meu nome é Isabelle, eu e meu “marido” temos união estável ele passou no pôs doc em Valência onde fez o sanduíche do doutorando, nessa época nós moramos lá por 6 meses e não tínhamos união estável e eu fui fazer um curso de espanhol o visto foi tranquilo porém cada um tirou o seu de forma espetada, mas agora gostaria de ir como esposa. Será que o documento de úniao estável basta para o visto? Ou teremos que casar no civil?
Obrigada Att

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 14, 2016 at 12:58 pm

Hola Isabelle

Não sei que tipo de documento tem o seu esposo, porém para fazer os tramites as circunstancias são diferentes se tem nacionalidade ou não. Para cada documento tem umas regras para aceitar união estavel em outros países ou mesmo casamento.

O tramite tem que ser feito no Consulado da Espanha, o mais facil seria que vc solicitasse directamente informação pra eles. Se eu tenho que analisar sua situação isso seria uma consulta e tem custo.

De qualquer forma deixo meu contacto https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Claudia Maio 2, 2017 at 6:54 pm

Susana, boa tarde
Tenho uma dúvida próxima do que a Isabelle colocou. Meu marido fará pós doc na Espanha em setembro e queremos ir junto. Estamos pleiteando uma bolsa de estudos que garantirá renda para nós 3 (marido eu e minha filha de 2 anos). Ele pedira como estudante. E nós duas, minha filha e eu, pediríamos de residência para reagrupamento familiar em regime geral ? ele não possui cidadania.
E se for, podemos pedir ao mesmo tempo que ele pedirá de estudante, ou só depois que ele estiver na Espanha?
Grata desde já

Resposta
Claudia Maio 2, 2017 at 6:56 pm

Vamos à Valencia.

Gilberto Góes Maio 1, 2019 at 3:19 pm

Boa tarde, disse que na Espanha após o vencimento dos 90 dias normais, há possibilidade de renovar para mais 90 dias.
Favor informar qual documento é este e onde posso obte-lo e se taxas.

Pois tenho necessidade de programar, sabendo que logo vencerá os meus 90 dias.

Aguardo suas orientações.

Resposta
Liliane Oliveira Maio 3, 2019 at 1:32 pm

Olá Gilberto,
A Susana Sawa Toledo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
aline Junho 14, 2019 at 2:32 pm

Liliane, tem outra pessoa pode explicar para nós sobre isso da Espanha?

Resposta
Marcela Bueno Junho 15, 2019 at 10:39 am

Olá Aline, eu morei muito tempo na Espanha e talvez possa ajudá-la. Qual a sua dúvida?
Marcela

Patricia azevedo Agosto 8, 2015 at 8:47 am

Oi quería saber quanto tempo agora se estar tardando pra consequi a nacionalidade uma vez que ja esta legal aqui por 20 anos

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 12, 2015 at 5:48 pm

Patricia, se vocè está em situação legal na Espanha já deveria ter solicitado a nacionalidade ou cidadania espanhola. Fique atenta ao próximo artigo que vou publicar porque estará falando da nacionalidade e as mudanças de leis.

Resposta
Taiana Agosto 8, 2015 at 9:03 pm

Oi Susana, adorei sua postagem por ser bem esclarecedora.
Em novembro entra em vigor o novo processo para obter nacionalidade, espero que seja mais rapida.

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 12, 2015 at 5:50 pm

Tatiana, o meu próximo artigo que será publicado falará sobre esse assunto. Por um lado, vai ser mais rápido conseguir a nacionalidade; por outro, mais complicado. Fique atenta, vai ser bastante esclarecedor também. Obrigada pelo comentário!

Resposta
William Cezar. Agosto 9, 2015 at 6:09 am

Olá, tenho uma duvida e gostaria de saber se você pode me responder.
Minha mãe mora na Espanha faz 5 anos, ( completou 5 anos em junho ), ela já deu entrada no pedido de nacionalidade,pra ela e para meu irmão pequeno que mora com ela,gostaria de saber se depois que ela conseguir a nacionalidade eu posso de alguma forma entrar com o pedido para conseguir também,estou perguntando isso pois tenho 21 anos e pretendo ir morar com a minha mãe no próximo e obviamente a ideia de ficar ilegal em um pais não me agrada nem um pouco.Portanto, vou poder morar/trabalhar/estudar legalmente? Ou pelo fato de eu ter mais de 18 anos não posso mais obter a documentação necessária.

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 12, 2015 at 5:57 pm

William, para poder lhe responder corretamente, precisava conhecer outros dados. Uma coisa é ter autorização para residir na Espanha e trabalhar e outra coisa é a nacionalidade que lhe dá os mesmos direitos que qualquer espanhol. Provavelmente a sua mãe solicitou a nacionalidade por residência, não por ter sangue espanhol.
Se quiser fazer uma consulta na medida da sua necesidade pode me contatar através do 0034 669115646 ou no email [email protected] , que indicarei como deve proceder para solicitar e o custo. Obrigada pelo seu comentário e desculpa não poder esclarecer muito, já que não conheço os detalhes.

Resposta
Igor Takase Agosto 13, 2015 at 4:24 am

Olá, tenho uma dúvida.minha noiva e eu estamos pensa do em ir para a Espanha. No caso, ela tem dupla cidadania espanhola, o pai dela nasceu em Astúrias. Estamos para casar e a minha dúvida, é que indo para a Espanha, se consigo tirar algum visto para residir e trabalhar, talvez pelo fato de ser casadoe ela ter dupla cidadania. Obrigado pela ajuda e abraços!

Resposta
Igor Takase Agosto 13, 2015 at 4:26 am

E também seria possível tirar a cidadania espanhol por estar casado e morando lá com ela? Obrigado novamente!

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 15, 2015 at 10:23 am

Bom dia Igor

Por estar casado com uma cidadã espanhola, você tem o direito a solicitar uma autorização para residência e trabalho. Para fazer essa solicitação terá que cumprir todos os requisitos. Caso venha à Espanha e precise de assessoria jurídica, meu telefone directo é 0034 669115646 e meu e-mail: [email protected]. Pode solicitar orçamento.

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 15, 2015 at 10:26 am

Igor, por estar casado com cidadã espanhola não tem direito de solicitar cidadania espanhola. Ela pôde adquiri-la porque seu pai deve ser espanhol de sangue.

Resposta
Rosana Agosto 30, 2015 at 2:16 pm

Olá, boa tarde!

Meu filho nasceu aqui na Espanha; Eu sou brasileira e meu marido romeno…A pergunta é: que nacionalidade ele pode ter primeiro e quais os procedimentos?

Obrigada!

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 30, 2015 at 4:54 pm

Rosana

Boa tarde, essa não é uma questão que se possa responder sem outros dados. Não sei como está vivendo na Espanha se tem tarjeta de residencia e trabalho, ou é ilegal ou tem D.N.I. Tem lugares da Espanha que se o pai e a mãe não diz nada no momento do registro eles permitem que a criança tenha nacionalidade espanhola com valor de simples presunção. Se a sua prioridade é que a criança tenha a nacionalidade dos dois, tem que ver se existe alguma norma de conflicto que impeça isto, porque no geral a criança teria dupla nacionalidade.

Se quer simplesmente que o seu filho tenha nacionalidade dos pais, teria que registrá-lo nos consulados dos países correspondentes, porém essa ação teria efeitos imediatos em relação ao que pretende fazer na Espanha, em relação a documentação e outras questões.

Por este motivo, Rosana para responder correctamente a sua perguntar precisaría conhecer as circunstancias pessoais sua e do seu marido e o que tem pensado fazer. Se precisa de assessoria judirica pode entrar em contacto comigo no 0034 669115646 ou [email protected] e lhe passo um orçamento.
Um abraço e obrigada pelo seu comentário

Resposta
Bruno Santos Setembro 6, 2015 at 2:32 pm

Olá Suzana
Prazer em conhecê-la, estou na faculdade de história no Brasil, pretendo migrar para Espanha, e para isso vou fazer o mestrado em alguma universidade espanhola, o projeto será para 2017, por exemplo quando eu iniciar o mestrado na Espanha terei apenas o visto de estudante, mas no caso de surgir oportunidade nesse período de dar aulas ou outro emprego remunerado, a mudança de situação perante às autoridades espanholas será tranquila ou complicada?
Obrigado
Bruno

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 6, 2015 at 5:09 pm

Oi Bruno

Se vem para Espanha fazer um master o máximo de horas que pode trabalhar são 20 horas semanas e num horario que seja compativel com os seus estudos.
Se os seus estudos vão ser por um período superior a 6 meses terá que pedir uma tarjeta de residencia na Espanha e posteriormente quando tenha um contrato de trabalho que não supere o antes indicado pode pedir a autorizáção para trabalhar. Se trabalha sem autorização quando for renovar o visado de estudos terá problemas.
Se precisar de assessoria jurídica para solicitar o visado ou outro tramite meu contacto é 0034669115646 e [email protected]

Um abraço

Resposta
Bruno Santos Setembro 6, 2015 at 4:53 pm

Olá
Suzana, sobre a situação da minha esposa, ela já é formada, quero saber se já seria viável requerer no consulado a homologação do diploma dela, pois a minha dúvida é se existe validade a homologação de diploma, por exemplo se haveria algum prazo para entrar na Espanha após a homologação? Pois no site do consulado e da embaixada informa somente sobre o processo, mas não explica essa dúvida , porque eu já gostaria de deixar tudo preparado com bastante antecedência, para na hora que eu for para Espanha não ter óbices nenhum.
Obrigado
Bruno

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 6, 2015 at 5:22 pm

Bruno
eu não entendí muito bem a sua dúvida.. Vc vai vir para Espanha estudar, e a sua esposa? vem para te acompanhar? ou vem por outra razão?
Se ela vem para te acompanhar não poderá exercer nenhuma atividade lucrativa, isso quer dizer que os meios económicos que prove que tem para se manter todo o tempo da sua permanencia aquí tem que ser suficiente para mantê-la também.
Se for outro caso o da sua esposa, faça outra pergunta por favor.

Um abraço

Resposta
Ana Cristina Cyreno Rangel da Silva Setembro 30, 2015 at 12:50 pm

Bom dia Susana. Me chamo Ana Cristina Cyreno, nasci em Toledo, na Espanha, no período em que meu pai esteve trabalhando em um laboratório de química de cimento, na mesma cidade, na ocasião minha mãe já foi grávida, nasci e vivi 3 meses em Toledo.
Fui registrada como espanhola e também no consulado brasileiro, como brasileira. Possuo 2 passaportes, o brasileiro e o espanhol e participo das eleições em ambos os países.
Tenho uma filha de quase 4 anos, brasileira, nascida em Recife, onde moro. Sou solteira. Sou formada em Odontologia e sou funcionária publica municipal da Prefeitura da Cidade do Recife, trabalho como Dentista do Programa de Saúde da Família, para o SUS (Sistema Único de Saúde).
Gostaria de saber a burocracia, os trâmites, caso eu, como cidadã espanhola, queira viver e trabalhar na Espanha. Sendo eu espanhola, minha filha tem algum “privilégio” na regularização de sua papelada?
Gostaria de saber à respeito de assistência médica e escolar no caso meu e de minha filha.
Agradeço sua atenção.
Ana Cristina Cyreno

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 30, 2015 at 2:04 pm

Boa tarde Ana

A sua filha tem direito a documentação no caso que venha viver na Espanha. Mas para responder todas as suas perguntas precisaría saber outras circunstancias pessoais suas e da sua filha, para responder as suas perguntas. Essa se enquadra como consulta e poderia respondê-las como assessorá-las nos tramites que teria que efectuar para vir aqui com tudo mais ou menos encaminhado.

Se estiver interessada lhe passo um orçamento, meu telefone é 0034 669115646 e meu email [email protected]

Um abraço

Resposta
Sabrina Alves Outubro 14, 2015 at 4:01 pm

Boa tarde Susana,
Tenho 2 perguntas?
1. Quanto tempo em média demora pra eu fazer o “El padrón”?
2. Existe alguma chance de não conseguir mesmo com os documentos em mãos?

Resposta
Ann Moeller Outubro 15, 2015 at 10:53 am

Ola Vivian, a Ana não é mais colaboradora do blog. Entre em contato com as outras colunistas da França. Obrigada. Equipe BPM

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 31, 2015 at 10:57 am

Sabrina Alves

o empadronamento é feito com a autorização da pessoa proprietaria da casa ou com um contrato de aluguel no seu nome ou de pessoa que lhe autorize empadronar-se.

Se pode fazer com o passaporte.. Se tem tudo isso não terá nenhum problema.

Um abraço

Resposta
leandro Outubro 21, 2015 at 4:52 pm

Olá.
tenho uma dúvida, queria conseguir a nacionalidade espanhola ou qualquer uma aí da Europa.
Minha pergunta é se tem como conseguir morar aí na Espanha por 2 anos, totalmente legal sem ter muito dinheiro?
e outra pergunta é se depois de dois anos pode solicitar a nacionalidade espanhola.
espero que responda..muito obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 21, 2015 at 6:44 pm

Prezado Leandro

Cada país europeu tem sus leis para que as pessoas adquiram nacionalidade. Sim para viver legal tem que se manter e ter dinheiro para isso, para estar legal tem que probar que pode assumir gastos médicos y diarios. Se não estiver legal não pode pedir nada. Estar legal é ter uma autorização para residir e trabalhar aquí, siendo complicado conseguir.

Um abraço

Resposta
Bárbara Outubro 24, 2015 at 1:59 pm

Bom dia , tenho uma dúvida . morar legal ae e pedir a cidadania depois de dois anos isso pode se dar também quando eu estou estudando ? Se eu for com o visto de estudante depois de dois anos posso pedir a cidadania ou residência? Tenho essa dúvida pois viver legal ae acho q e só dessa forma ou contrato de trabalho mais e se eu não conseguir contrato de trabalho entendeu , posso ir com o visto de estudante e depois pedir a cidadania? Obrigada!

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 31, 2015 at 10:55 am

Bom dia Barbara

O visto de estudante não é considerado residencia legal para cumprir o prazo de tempo que exige para solicitar a nacionalidade. O tempo começaria contar se vc consegue posteriormente uma tarje de residencia e trabalho.

Para continuar na Espanha vai precisar de um contrato de trabalho e estar empadronada durante um tempo superior de 3 anos.

Um abraço

Resposta
Jéssica Barnabé Rodrigues dos Santos Outubro 27, 2015 at 6:25 pm

Boa tarde, Sou formada em Serviço Social( Assistente Social) no Brasil, gostaria de realizar uma especialização na Espanha, no entanto tenho duvida se já devo ir matriculada em algum curso, ou se posso ir como turista e começar os estudos nos 90 dias que estarei ai como turista? Aguardo retorno.

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 27, 2015 at 8:02 pm

Boa tarde Jéssica

Se o curso é de menos de 90 dias você pode vir com o visto Schengen, porque se vem estudar suponho que não terá carta convite. Se não quer fazer nada disso e o curso é para esse período, pode arriscar e vir com dinheiro suficiente para a estadia, um convênio médico e a reserva em hotel.

Formalizar a sua vinda seria aconselhável mas se vem para casa de amigos ou quer estar sem visto não terá problema se cumpre todos os requisitos de entrada. O curso deveria contatá-la estando ai, mas se vem para ter um curso rápido de espanhol, pode tentar fazê-lo diretamente aqui. Tudo vai da sorte de encontrar vaga no período que quer.

Se é um curso de especialização superior a 90 dias você tem que tramitar tudo no Brasil e vir com o visto na mão. Aqui não se pode tramitar nada, tem que ser no lugar da sua atual residencia. Se o curso for oficial e você cumprir todos os requisitos, não tem problema. Você tem que ser aceita na Universidade ou no lugar onde queira fazer o curso antes de começar a tramitar o visto.

Um abraço

Resposta
Jéssica Barnabé Rodrigues dos Santos Novembro 11, 2015 at 2:18 pm

Bom Dia,

Tenho uma prima que reside na Espanha (Barcelona) e que me oferecer hospedagem, ela virá para o Brasil em novembro 2015 e retornará em dezembro 2015, eu posso retornar com ela em Dezembro 2015, como turista e verificar pessoalmente as universidades que oferecem a especialização que tenho interesse em cursar? E posteriormente retornar com a documentação necessária e o visto para iniciar os estudos?
É necessário alguma quantia para ingressar no país?
Tem algum prazo para retornar ao país?

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 11, 2015 at 4:26 pm

Boa tarde Jessica

Vc pode vir a Barcelona, ver as universidades que gostaria de estudar.. Para fazer o pedido numa universidade para que te aceitem terá no geral que começar o proceso em Janeiro.. Eles te aprovam, pode fazer tudo por email.. Depois tem que cumprir um montão de requisitos para solicitar o visto no Consulado da Espanha na zona da sua residencia no Brasil.. Então aceitam ou negam o direito de vc vir estudar aquí..

Esse tempo terá que voltar ao Brasil e esperar lá até o próximo ano letivo que é em setembro de 2016. Se faz um curso numa Universidade, tipo especialização que dura varios anos, tem possibilidade de ficar mais tempo aquí e depois tentar conseguir a residencia..

Se faz um curso de espanhol quando tenha chegado até o nivel máximo não pode mudar para outra coisa.

Se precisar de assessoria jurídica para isto, envía-me um email ao [email protected] ou 0034669115646 e lhe passo quanto custaria.

Um abraço

Resposta
Tiago Galhardo Outubro 27, 2015 at 8:40 pm

Boa tarde.

Tenho uma dúvida, meu bisavô era espanhol, gostaria de saber se posso tirar cidadania espanhola a partir disso.

Ou então minha mãe é neta de espanhol, ela pode tirar cidadania espanhola? E eu utilizar da cidadania dela para poder tirar a minha como filho de uma “espanhola”?

Obrigado desde já.

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 30, 2015 at 10:40 pm

Tiago

Se seu bisavô era espanhol e a sua mãe não fez trâmite nenhum, você não tem privilégio. De todas as formas, se morar legalmente na Espanha durante dois anos pode conseguir a nacionalidade. Se fosse menor de idade e a sua mãe espanhola poderia adquirirá diretamente, sem residência. Existia uma lei que dava diretamente mas agora já não está vigente.

Um abraço

Resposta
judith Outubro 28, 2015 at 4:31 pm

estou morando em barcelona e meu visto de estudos termina em fevereiro, porém, obviamente não quero ir embora, pretendia voltar para o brasil e voltar para ca em maio, junho, para fazer uma pós que começa em outubro do ano que vem.

perguntas:
– quantas vezes posso pedir visto de estudos ?
– o que preciso para conseguir essa renovação?
– se eu conseguir o visto para o tempo da pós, eu posso entrar como turista antes e ficar 3 meses?

muito obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 30, 2015 at 10:37 pm

Boa noite Judith

Para poder responder tudo isso seria uma consulta e precisaría saber mais sobre suas circunstâncias pessoais. É uma questão que faz falta estudar o caso e favor consultas junto ao Ministério. Não é um caso genérico.

Meu email é [email protected] e meu telefone: 669115646. Entre em contato por email que te passo o orçamento.

Um abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 5, 2015 at 3:28 pm

Judith
Teria que estudar seu caso para poder responder as suas dúvidas.. A maioria das pessoas o que pedem é renovação dos vistos.. mas tinha que ver o seu caso.
Para isto teria que enviar-me um email e lhe indico o preço da consulta. Meu email é [email protected] e meu telefone 0034 66915646

Um abraço

Resposta
Fernando Rillo Guidi Novembro 5, 2015 at 10:41 am

Bom dia a minha dúvida é a seguinte: Sou filho de espanhol já tenho passaporte Dni e já morei na Espanha. Me casei no Brasil e já tenho a certidão de matrimônio espanhola juntamente com livro de família registrado tudo no consulado de São Paulo. Se eu for viver em Espanha com minha esposa sei que ela pode adquirir a cidadania espanhola depois de 1 ano. Minha dúvida é: Ela pode ter o passaporte Espanhol depois disso?

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 6, 2015 at 10:41 pm

Boa noite Fernando

Para ter o passaporte espanhol é preciso ter a nacionalidade.. quando a sua esposa estiver a nacionalidade terá um DNI como o seu e o passaporte.
Antes disse ela terá somente um NIE que terá que cumprir os requisitos para que ela esteja legal..
Um abraço

Resposta
Mariana Novembro 10, 2015 at 4:22 pm

Olá. Meu noivo tem cidadania Italiana, mas estamos pretendendo nos casar no Brasil e mudar na Espanha ( Ele fez parte da graduação em Vigo e amou o país) e quer fazer o doutorado aí. E como tem cidadania europeia, ele poderia morar legalmente na Espanha? E se sim, no meu caso, o que precisaria fazer para morar legalmente também, sendo casada com ele?
Obrigada.
Abraços

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 10, 2015 at 5:55 pm

Boa tarde Mariana

Seu noivo por ser comunitario pode residir na Espanha, mas tem que cumprir também uns requisitos no momento que pedir a autorização.. O seu caso é diferente, teria que orientá-la os passos.
Por isso, essa assessoria a enquadro como uma consulta, já que teria que assessorá-la em varios sentidos.. Se estiver interessada lhe passo um orçamento por email. Meus contactos são [email protected] e 0034669115646

Um abraço

Um abraço

Resposta
Vanilson Novembro 20, 2015 at 12:35 pm

Olá bom dia! Gostaria de saber o seguinte: Regressei ao Brasil pelo retorno voluntário em 2009 , e na folha assinada por mim dizia q não poderia retornar a España por três anos , tinha a tarjeta de residência e trabalho no qual a próxima seria a de larga duração, agora quero retornar e dizem que tenho que buscar uma oferta de trabalho o que desde aqui do Brasil isso torna quase impossível…Não sei se você poderia me orientar neste caso mas gostaria de saber se tenho mesmo que ter está proposta ou se já posso dar entrada em meus documentos pedindo a de larga duração. Muito obrigado.

Resposta
Claudia Novembro 20, 2015 at 2:59 pm

Gostaria de tirar uma dúvida,morei na espanha de 2007 até 2010,agora estou nó Brasil,quero voltar para a Espanha e gostaria de saber se o meu empadronamento ainda vale,para da entrada a tarjeta resideresidenci

Resposta
Luis Novembro 20, 2015 at 11:56 pm

Boa noite,
Sou neto de espanhóis e possuo cidadania espanhola. Estou planejando me mudar para a Espanha ano que vem, já providenciei a inscrição de meu casamento no consulado de São Paulo e estou providenciando a tradução para o espanhol da certidão de nascimento de minha filha (através de tradutor juramentado indicado pelo consulado).
A minha pergunta é: Minha filha e minha esposa necessitam solicitar um visto de longa duração para morar comigo na Espanha?
Este visto, deve ser solicitado no Brasil ou na Espanha?
Quanto tempo depois elas poderão solicitar cidadania?
Existe algum trâmite que devo realizar para facilitar o processo?

Muto obrigado pela atenção.

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 21, 2015 at 11:29 am

Bom dia Luis

A autorização de residencia e trabalho da sua esposa e da sua filha, terá que tramita-la aquí. As traduções dos documentos deveria fazê-las aquí porque o tradutor juramentado tem que ser do país onde vai usar o documento, que no seu caso é Espanha. Tem coisas que poderia fazer no Brasil que economizaría tempo para tramites aquí na Espanha. Se quiser assessoria jurídica pode entrar em contacto no [email protected] ou 0034 669115646

Um abraço

Resposta
Nilton Lima Novembro 23, 2015 at 2:55 am

Susana boa noite, tudo bem?

Minha duvida e a seguinte:

Quando citado que precisamos passar 3 anos obtendo notas fiscais com o numero do passaporte para que comprove o tempo de residencia, isso é só no caso de estar legal no pais, correto? ilegal seria arriscar solicitar notas de mercado, etc?
Outra questão é sobre a moradia, caso eu vá como turista e conseguir que um colega me “acolha” para morar com ele, eu estaria legal, passado os 90 dias?
(minha real intenção como a de todos e morar e trabalhar ai na Espanha, porem sou casado e tenho uma filha de 6 meses, e gostaria de leva-las pra morar comigo, qual o melhor caminho?)

Desde já agradeço pela oportunidade.

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 23, 2015 at 9:34 am

Bom dia Nilton

Se vem como turista, passados 90 dias você estaria em situação de ilegalidade, sem possiblidade de regularizar sua situação, porque não é descendente de espanhol nem veio como estudante, etc.. Se está na Espanha empadronado três anos sem uma ordem de expulsão pode, se consegue um contrato de trabalho, regularizar a sua situação, porém a da sua familia seria somente depois da sua e se cumprirem os requisitos.

As notas fiscais da compra de produtos, abertura de conta bancária, etc são somente mais uma prova que nesses três anos você esteve na Espanha e que em alguma ocasião pedem.

Com familia a situação muda um pouco, porque estar ilegal não é fácil.

Sorte e um abraço

Resposta
Nilton Lima Novembro 23, 2015 at 11:48 am

Muito obrigado Susana, vou me programar pra que tudo ocorra legalmente.

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 23, 2015 at 11:53 am

De nada Nilton, mas vir para trabalhar aquí legalmente sem vínculos espanhóis é complicado e trabalho sem autorização de trabalho muito mais complicado. Tem gente que corre o risco mas isso é uma decisão de cada um.

Um abraço e muita sorte, se precisar de algo meu telefone é 0034669115646 ou [email protected]

Resposta
José Henrique Cavalheiro Castro Novembro 30, 2015 at 6:05 pm

Olá!

Meus avós são espanhóis e atualmente moram na Espanha (região da Galicia).
Sei que só é permitido a nacionalidade espanhola para netos caso os netos tenham um ano de residência fixa na Espanha.

Há alguma forma de eu trabalhar e morar na espanha sem ter a nacionalidade? Possuo inglês fluente e existem muitas oportunidades de trabalho lá para mim.

Desde já agradeço
José Henrique

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 30, 2015 at 8:51 pm

Boa tarde José

Pode tentar vir para Espanha se seus avós se fazem cargo do seus gastos (comida, estudos, etc) Isso te daría direito a uma autorização e trabalho se consegue. Depende da situação económica dos seus avós e se querem asumir estar responsabilidade.

No caso que precise de asesoría jurídica para este caso especifico, pode me contactar no 0034 669115646 e no [email protected]

Um abraço

Resposta
Valeria Dezembro 7, 2015 at 10:24 am

Suzana, boa tarde! Sou estudante e tenho visto de 1 año minha noiva tem de seis meses, surgiu uma oportunidade de trabalho e vou deixar os estudos de.momento de lado e quería saber o que devo fazer para alterar meu visto de estudante para trabalho e qto tempo demora esse trámite. Súper obrigada pela atencao.

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 8, 2015 at 11:20 am

Bom dia Valeria

O que vc pretente não é possível. O visto de estudos dá o direito ao estudante de trabalhar 4 horas em alguns casos. No tem como mudar isso para trabalhar por 8 horas. Se deixa os estudos quando for tentar ampliar seu visto não vai poder.. Vão denegar a ampliação, porque não passou no curso que veio fazer aquí.

Sinto muito

Um abraço

Resposta
Larissa MJ Dezembro 8, 2015 at 4:45 pm

Ooie, post massa, um monte de info util sempre 😉

Deixa perguntar uma coisa, o NIE eu tenho que provar exatamente com que documentos para pedir, depois de estar empadronda ?
Porq vejo que teoricamente, até pelo que é escrito no proprio site oficial espanhol (interesse economico,social,etc) é só ir lá pedir e pronto estando legal dentro dos 90 diasa? Mas tem tanta gente q coloca tnta dificuldade q ja nem sei… eu por exemplo sou cidadã europeia (Italiana) e quero trabalhar/estudar em BCN mas vou precisar de um tempo maior q 3 meses para me organizar certo, mas tenho dinheiro do aluguel, já gostaria de me mudar para lá para melhorar o espanhol para estudar na area depois e procurar emprego,etc.. entao precisava do NIE para imobs, banc,etc e poder ficar mais que 90 dias, certo… então nao vao me dar o NIE enquanto eu nao tiver emprego ou matricula, mas nao me deixam ter mais tempo de ir atras disso ? rss ou tô mto equivocaaada ? Obrigadaaa

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 10, 2015 at 2:50 pm

Boa tarde Larissa

Todos os documentos e requisitos que tem que cumprir para ter residencia legal na Espanha forma parte da assessoria jurídica que dou. Tudo não é tão fácil como parece..
Se fosse uma pequena dúvida respondería sem problema, mas tudo essa informação forma parte do meu trabalho.
Caso quería assessoria para resolver todas as suas dúvidas e saber o que tem que fazer pode enviar-me um email e lhe envio um orçamento do valor da consulta. Meu email é [email protected]

Um abraço

Resposta
Márcio de Mello Dezembro 12, 2015 at 6:04 pm

Não entendi muito bem o post, não estou dizendo que está ruim, ao contrario está ótimo, só queria saber o seguinte, nós entramos na espanha com o passaporte brasileiro e ganhamos o visto de turista para permanecer durante 90 dias, depois desses 90 dias estaremos ilegais, ai podemos dar entrada em algum ”orgão” em um tipo de visto de residencia e trabalho no pais.

Você recomenda a pedimos este visto antes dos 90 dias, ou depois?

Desde já muito obrigado!!!

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 17, 2015 at 7:41 pm

boa tarde Márcio

Passando os 90 días na Espanha, não tem forma de legalizar sua situação. As formas para conseguir documentação aquí são muito restritas. Um estrangeiro sem vínculos aquí e estando de passeio não tem forma de conseguir uma autorização de residencia e trabalho.

O que pode conseguir tramitar no seu país de origem através do Consulado Espanhol é uma visto de estudante ou de algo similar.. mas um visto não é o mesmo que residencia legal, porque limita muito mais na hora de trabalhar aquí.

Um abraço

Resposta
Diego Moura Dezembro 23, 2015 at 7:36 pm

Olá gostaria de tirar uma dúvida, sou Brasileiro e estou me programando para morar na Espanha em alguns anos , estou para entrar na faculdade e gostaria de estudar algo , que eu possa trabalhar na Espanha , tem alguma dica que possa me dar e como posso morar legalmente na Espanha, sou Descendente de Espanhóis mas acho que isso não conta se meus pais não forem , pode me ajudar ?

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 23, 2015 at 11:49 pm

Boa noite Diogo

Ou tem que vir com um visto de estudante ou que algum parente espanhol seu, dependendo do grau de parentesco, faça os documentos para vc e assuma a responsabilidade de mantê-lo..

Se vem estudar poderá trabalhar somente 4 horas e em trabalhos que sejam permitidos no seu caso.

Caso precise de maiores informações pode me contar no:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Josimele Maia Dezembro 26, 2015 at 4:47 pm

Óla,Suzana. Gostaria se possivel você me tirasse algumas dúvidas. A mãe do meu namorado mora na Espanha e é casada com um italiano. Qual seria a chance dele conseguir morar la legalmente? Ele pretende ir pra estudar mas posteriormente gostaria de morar la.
E depois para eu ir, se casarmos também tenho direito ?

Resposta
Susana Sawa Toledo Dezembro 27, 2015 at 11:42 am

Bom dia Josimele

Depende da idade do seu namorado e da situação economica da mãe. Sem a autorização do marido dela não é possível que o filho tenha documentos.. E depois se o seu namorado consegue documentos se casam você teria direito de cumpre os requisitos.. Ele terá que provar que tem meios para mantê-la também..

Sempre tem requisitos que devem ser cumpridos.. os direitos não são absolutos..

Caso precise de mais informação pode me contactar no:
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Alceu Janeiro 5, 2016 at 12:38 am

Bom dia. Doutora Suzana. Buscando informações tiv . Felicidad . E sorte. D . Encontra . Suas. Respostas. E. Conselhos. D . Como. Agir dentro d . Legalidade para. Residir. Na. Espanh . Sou. Brasileir . Estou passando. Com. Meu. Filh . Que. Tem. 15 anos.as. festas. De. Fim. De ano. Tenh . Minha. Irma. .qu . Reside. Aqui. N . Espanh . Em. Pontevedra. Na. Galíci . Lev . Vivendo aqui 3 . Anos. Com 2. Filhos .espanhóis. . Te . Nacionalidade .espanhol . El . .é. Viuva. D . Um cidadão espanho . Eu. Estou. Divorciado. . 10. Ano . E. Tenho. A. Guarda. Custodia d . Menin . Ma . Estou. Em. Um . Circunstância ..excepcional ….poi . Resíd . No. Brasil. Na. Mesma. Cas . Com. U . Irmão. Alcoólatr . Drogado e. Estremamente violento. gostaria. Qu . Me. Esplicasse. . O que .devo. .fazer para ..trazer. O meu. Filho. De .15 anos .para. Residir. Na espanha. Poi . Lá. É.. Impossível. Eu. Deixar. L . O rapaz. Lá. Pois. Nao. Consigo. Dar uma.educação adequada. Devid . O. Ambient . De alcoolismo e drogas .obrigado pela atençao. Doutora. Espero sua resposta

Resposta
Alceu Janeiro 5, 2016 at 12:52 am

Minha irma reside aqui na galicia a. 30 anos. E la. N . Brasil. Eu nao tenho mais ninguem ..nao tenho onde deixar o menino por. Estas. Questoes dess . Meu irmao que e..alcoolatra e. Drogado . sou divorciad . Faz . dez ..anos e. A mae. .d . Me . Filho ..concorda .que em .que ..eu. Trazer .o menino .para espanha ..ela. ..ja ..vive .outro matrimonio ..bom..mais uma vez. Agradeço.

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 5, 2016 at 9:14 am

Bom dia Alceu

Acho que houve um problema na pagina no momento de deixar a sua pergunta.. Não entendi bem se você quer trazer seu filho para a Espanha ou quer deixar ele com a sua irmã. Se você está divorciado, tem a guarda da criança e a mãe permite que você o traga pra Espanha precisará de uma autorização da mãe permitindo a viagem e que você possa tramitar todo tipo de documento para a criança. O melhor que toda essa situação constasse numa sentença, se é não é possível tem que fazer um documento público num tablelião e posteriormente legalizá-ki e traduzi-lo aqui.
Precisava de mais detalhes para dar uma resposta mais clara.

Se quiser maiores informações pode contactar-me em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 5, 2016 at 9:39 am

Bom dia Alceu

Se a sua irmã tem nacionalidade ela podia tentar solicitar uma autorização de residencia e trabalho para o seu filho. Por ser sobrinho é um pouco complicado, porém poderia tentar.. teria que provar que ajuda a manter a criança enviando dinheiro para isso e que tem condições financeiras para cuidá-lo aqui..

No caso que precise se mais informações pode contactarme em

http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Resposta
Alceu Janeiro 5, 2016 at 3:20 pm

Bom dia. Doutora primeiro obrigado pel a atenção sim. Minha irma ..vive na. Galícia. A….trinta anos. ..eu no momento. Estou. .aqui na .Galícia. Volto para. .o. Brasil. .nesta. Quarta feira. Bom eu.sou divorciado e. Tenho .a. guarda .do meu filho. De 15 anos a. Mae. Dele. Concorda …que. Ele .venha . pois no brasil. .onde .vivo. Com. Ele .mora. Um irmão. .alcoólatra .e . .drogado .muito. Violent . Essa. ..minha. Irma.tem. nacionalidade. Espanhola . e .casa. Própria. ..ela. ..é. .viuva e ..tem condições. De ..ajuda . A. Criar. O rapaz. Bom doutora. A .minha. Duvida. É ..onde .ir. No brasi . ..para. Arrumar. A ..documentação necessária. Ou. Por ond . Começar …aqui. ..hoje. Eu. . e. A. Minha irmã. Já empadronamos ele. Bom a. Minha. Irmã ..que . reside na Galícia vai entrar. Em contato. Com..a senhora.obrigado. sim quero trazer ele pra .Espanha. Mais legalmente. Obrigado espero que. Eu tenha conseguido explicar melhor.

Resposta
Alceu Janeiro 5, 2016 at 4:22 pm

Bom doutora. Ele. Só te . 15 anos. Por isso. Não sei. Por onde. Começa . Mas gostaria de. Trazelo. Para ele se adaptar o quanto antes melhor. Sai . Daquele ambiente terrível….OK

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 5, 2016 at 4:37 pm

Boa tarde Alceu

Teria que estudar o caso e ver saber das condições da sua irmã. Nesse caso teria que enviar-me um email ao [email protected] O estudo do caso teria o preço de uma consulta.

Um abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 5, 2016 at 4:38 pm

Muito bem Alceu, A sua irmão pode me ligar ao 0034669115646. Tenho whatsapp.

Um abraço

Resposta
Eduardo Janeiro 5, 2016 at 7:16 pm

Boa tarde Susana. Parabéns pelo seu trabalho, vejo que está sendo útil para muitas pessoas.
Eu também tenho algumas dúvidas e gostaria de sua ajuda. Eu e minha esposa somos advogados, sendo que ela é filha de espanhol e está tirando o passaporte no consulado do Rio de Janeiro. Vamos também tentar registrar nossa filha no consulado. Já estivemos em Barcelona onde ela tem vários primos e tios.

Há possibilidade de trabalho para advogados brasileiros aí na Espanha? Sei que não será fácil já que cada país tem sua própria legislação e teríamos que fazer alguns cursos. Você sabe como validar o diploma brasileiro ai na Espanha? Existe alguma entidade semelhante a OAB ai na Espanha? Se for demorado ou complicado trabalhar como advogado, como está o mercado de trabalho em Barcelona fora da área jurídica?

Muito obrigado pela sua atenção

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2016 at 8:43 pm

Boa tarde Eduardo

Como advogado aqui vc tem que ter o diploma reconhecido e passar na prova.. Tudo um pouco parecido ao Brasil, porém os estudos no estrangeiro para ser reconhecido aqui tem todo um tramite que no nosso caso do Direito desconheço.. Eu estudei Direito no Brasil e fiz a licenciatura aqui quase completa, já que tudo é muito diferente. Preferi o pior caminho que ficar perdida com tantos aspectos que desconhecia..

Pode que vc possa arrumar algúm trabalho aqui se eles aceitam que vc tem uma licenciatura, mas não pode exercer como advogado. Conheço gente que fez tipo uma curso de adaptação para conseguir que reconhecem os estudos aqui, mas trabalham em áreas bem restritas já que é tudo bem diferente.

O mercado de trabalho sempre é um pouco de sorte, estamos com uma taxa de desempleo próxima dos 20€. Sinto muito não poder ajudar-lhe mais.

Um abraço

Resposta
Eduardo Janeiro 8, 2016 at 5:03 pm

Muito obrigado

Resposta
Alceu Janeiro 6, 2016 at 2:58 pm

OK. Doutora obrigado pelas informações. A. Minh . Irma vai sim contatar a. Senhora. Para. trazer o. Menino. De. 15 Anos para. Espanha e obter. As informações OK. Ela s .chama Verónica. Gracias.

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2016 at 3:07 pm

ok.. fico à espera..

Um abraço e boa viagem ao Brasil

Resposta
Karina benedito Janeiro 7, 2016 at 5:13 am

Doutora boa tarde,minha mae e filha de espanhol ,mas mora no Brasil normal ,nao tem nacionalidade espanholl,quero ir.com a minha familia marido e filhos morar na espanha e trabalhar qual o procedimento?

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 7, 2016 at 9:17 am

Karina

Por você ser neta de espanhol nem tem nenhuma vantagem em relação aos demais. A sua mãe se não solicitou a nacionalidade espanhola não a tem. Nessas condições é muito complicado conseguir autorizações de residencia e trabalho para viver na Espanha. Se não tem outras circunstancias que acrescentar é dificil.

sinto muito. Um abraço

Resposta
Oliveira Janeiro 9, 2016 at 12:08 pm

Bom dia, minha esposa e neta , e na estamos preparando tudo para deixar Brasil, minha única dúvida e,,, como fazer. Sem ter que comprovar esse valor de 11mil reais. Pois eu ganho este valor mas só comprovo 54000.

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 9, 2016 at 12:19 pm

Bom dia Oliveira

Sinto muito mas a informação que deseja é uma consulta de assessoramente jurídico. Por outro lado, se a sua esposa simplesmente é neta de espanhol isso não lhe dá vantagem de conseguir as autorizações na Espanha. Precisaria de mais informação para estudar o caso e também os 11 mil euros que se refere não sei a que se refere. Existem varios tipos de visados e é importante saber quantas pessoas viriam, se tiver filhos, etc..

Não ache que é simples vir com documentos para viver na Espanha, tem que realizar tramites e cumprir requisitos, e nem sempre te dirão que sim.

Se quiser mais informação sobre a consulta pode contactar através de
http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Resposta
Alceu Janeiro 10, 2016 at 1:37 pm

Doutora já estou no Brasil mas queria pelo menos. Que a senhora me dissesse por onde começar. Ou dar o primeiro passo. Com quem falar para qu . E . Consiga. Leva . Meu filho de. 15 anos para Espanha bom não quero tomar seu tempo apenas uma luz como já explique para a senhor . Minha irmã. Viv . A . Na Galícia estive aí. Empadronamos ele .pois aqui no Brasil vivo com um irmão que é alcoólatra e drogado e não tenho condições para criar o garoto minha irmã vive a 30 anos ai na Galícia é viuva e tem casa própria. E é pensionista .mas como eu to aqui no Brasil queria ajudar eu tenho a guarda da criança sou divorciado e . Mãe dele também concorda que ele para ir pára Espanha mas por onde ou com quem falar disculpa incomodar apenas um luz por onde começar obrigado Alceu. Minha irmã vai a Madri falar com a senhora .o nome dela é Veronica ….obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 11, 2016 at 10:39 pm

Boa noite Alceu

A sua irmã pode me ligar, não precisa vir a Madrid.. Já lhe respondi a consulta posterior.. De todas as formas, se a mãe do menino está de acordo facilita tudo pra ele poder vir pra cá.

Um abraço

Resposta
Alceu Janeiro 10, 2016 at 9:26 pm

Boa tarde doutora boa noite ai na Espanha bom disculpa mais uma vez de perguntar para a senhora e tomar seu tempo bom retornei ao Brasil santa Catarina .gostaria de saber o que eu posso fazer aqui para ajudar ou onde vou para me informar sobre como. Levar o menino para Espanha legalmente como já disse para a senhora tenho um filho de 15 anos e tenho minha irmã que reside na Espanha a 30 anos tem nacionalidade espanhola é pensionista e tem casa própria .e aqui onde vivo é difícil pois moro com um irmão que é alcoólatra e drogado bom a senhora já sabe da historia. Sou divorciado legalmente e tenho a guarda do menino e. Sua mae ta de acordo que ele vá viver lá bom eu aqui no Brasil e a minha irmã ai a Espanha mas .por onde. Começar.obrigado.

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 11, 2016 at 10:37 pm

Boa noite Alceu

É como já lhe disse precisava saber mais dados pessoais para poder orientar correctamente. Na ultima vez que vc me escreveu disse que a sua irmã ia me ligar.. ou vc pode me ligar pelo whatsapp.. mas para poder orientá-lo não posso fazê-lo gratis porque esse é o meu trabalho. Uma resposta simples respondo sem problema mas uma assessoria jurídica tem um custo.

Por isso, pode me enviar um email [email protected] ou me ligar no 0034669115646 e lhe passo um orçamento e me envia os dados..

Um abraço

Resposta
Rafael Janeiro 12, 2016 at 11:14 am

Ola Suzana! Estou na Espanha a 04 meses como estudante (meu visto tem validade de um ano) e surgiu essa semana uma oportunidade de trabalho fixo! Saberia me dizer como faco esse tramite ? Muito obligado.

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 12, 2016 at 3:10 pm

Boa tarde Rafael

Se tem um visto de estudante não pode ter um trabalho de 8 horas somente de 4 horas e tem que ser aprovado.. Vê se te dão a oportunidade com meio período..

se tem outra questão pode contactar no:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Resposta
Osvaldo de Jesus Seixas Janeiro 17, 2016 at 3:57 pm

Boa tarde doutora Susana, sou neto de espanhois, porém minha mãe ja é falecida e nunca tirou cidadania e sou de maior (bem de maior), pelo que procurei sendo neto de espanhois depois de residir legalmente na Espanha por um ano posso pedir cidadania, também li que aposentados podem viver legalmente na Espanha por um ano se provarem poder se manter no país, e renovar por até mais um ano, minha duvida principal é, se viver legalmente como aposentado conta pra pedir essa cidadania. Obrigado pela atenção.

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 17, 2016 at 6:04 pm

Oswaldo

Esse tipo de autorização somente para residencia, conta para a nacionalidade sem. Por outro lado, tem que ter em conta que para consegui-la tem que cumprir todos os requisitos.. tem que ter uma renda suficiente para residir aqui.

Se precisar de assessoria para esse assunto pode entrar em contacto
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Resposta
Osvaldo Jesus Seixas Janeiro 18, 2016 at 1:02 am

Na verdade estou dando entrada na aposentadoria agora, e isso deve demorar algum tempo ainda, mas como a resposta é positiva vou começar a estudar espanhol agora, quando for o momento entrarei em contato sim, obrigado pela atenção

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 18, 2016 at 11:30 am

Oswaldo

de nada.. Um abraço

Resposta
Daniela Janeiro 19, 2016 at 1:57 pm

Olá Susana, tudo bem? Esse ano meu pai vai se mudar para trabalhar e viver na Espanha. Minha mãe, minha irmã e eu (todas maiores de 18 anos) temos direito de ir com ele? Se não, caso após ele viver na Espanha tempo suficiente para ganhar a nacionalidade Espanhola, teremos direito? Ou só se conseguirmos trabalho lá? Aguardo retorno!

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 19, 2016 at 3:38 pm

Daniela

a pergunta é complexa, já que tem que ver como o seu pai vem pra residir na Espanha, além de ter que observar outros aspectos. Para obter uma resposta correcta teria que estudar o caso familiar e isso tem um custo pro cliente. Não é a simples resposta considerando aspectos gerais.

Caso tenha interesse pode contactar-me em:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Rafael Vasquez Furlan Janeiro 23, 2016 at 1:52 am

Prezada Susana, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo site. Excelente trabalho. Aproveitando o espaço cedido, gostaria de lhe fazer uma pergunta. Tenho a dupla nacionalidade à 6 anos, ou seja, tenho o passaporte espanhol desde 2010. Gostaria de saber o que preciso fazer para solicitar o DNI. Isso é possível? Novamente, agradeço pelas orientações. Atenciosamente, Rafael Vasquez Furlan

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 23, 2016 at 11:26 am

Bom dia Rafael

Obrigada pelo seu comentario. Para ter o DNI tem que vir a Espanha, se empadronar e depois tramitar o DNI na Policia. Sem estar na Espanha e sem a certidão de empadronamento não pode tramitá-lo.

Um abraço

Resposta
Cláudia Ribeiro Janeiro 24, 2016 at 3:33 pm

Olá Susana. Obrigada por dividir seu conhecimento com todos que precisam de informações honestas.
Sou casada s/filhos. No momento estou desempregada (sou analista de suporte) e meu marido (militar) vai para a reserva no fim do ano (2016).
Fizemos em 2013 uma viagem pela Europa e nos identificamos muito com a Espanha.
Estamos lendo muitos artigos, na internet, sobre “Morar na Espanha”.
Gostaria de algumas informações com relação a morar na Espanha.
1 – Qual documentação devemos começar a providenciar (somente temos o passaporte)?
2 – Quanto de renda mensal temos que ter no Brasil para conseguir viver na Espanha (pelo menos por três meses);
3 – Conseguiremos alugar um local para morar (vimos algumas casas pela internet, mas é seguro?)
Desde já agradeço a atenção e aguardo contato.

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 24, 2016 at 5:31 pm

Boa tarde Claudia

Se vocês não tem nacionalidade espanhola a solução é vir com um visto somente para residencia. Para isto terão que apresentar uma serie de documentos que exigem as autoridades espanholas. Não é fácil conseguir autorização para residir e trabalhar aqui. Se pedissem este visto não teriam direito a trabalhar, somente residir.. Talvez fosse o mais fácil nos caso de vocês.

O gasto media diario que um turista tem que ter por dia é de 80 euros por pessoa. Por isso que quer vir morar aqui, essa não é a melhor opção.

Sobre aluguel de casa é sorte, tem agencias honestas e outras não. O melhor é estar aqui para ver o bairro e o edificio, além do apartamento.

Se quiser mais informações pode contactar-me no
http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Jose Carlos Janeiro 25, 2016 at 3:22 am

Bom dia Susana,

viajo para Barcelona em março. Entro com visto de turista por 90 dias, como renovo por mais 90?

Obs.ficarei na residencia de uma amiga que viajei pela Argentina.Irei para fazer curso de pintura na DAVINCI escuela d´art.

Abraços

Grato Carlos.

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 25, 2016 at 10:41 pm

Boa noite José Carlos

Terá que justificar o motivo pelo qual quer ficar outros 90 dias na Espanha é um tramite que se faz na policia. Ou pede uma carta de invitação pra sua amiga ou pede um visado por estudos de curta permanencia, para não ter problemas para entrar..

Se precisar de mais informação pode me contactar no:
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Maria Farias Fevereiro 2, 2016 at 7:55 pm

Minha situação é o seguinte, pretendo ir trabalhar na Espanha, meu patrão e espanhol e minha patroa brasileira, estão querendo me levar, mas não sei quanto tempo posso ficar lá. Vc acha que fica mas fácil pra eu conseguir ser legal no país já que estou a 4 anos trabalhando para um cidadão espanhol.

Resposta
França Fevereiro 8, 2016 at 1:31 pm

Dra., a Sra trabalha com causa desse tipo, como por exemplo, dos judeus com possibilidade de cidadania espanhola?

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 8, 2016 at 9:20 pm

Boa noite França

Sim trabalho com isso também, na área civil e de imigração que entra nacionalidade. No final deste mês fiz um artigo sobre esse assunto e os requisitos minimos necessários, para que as pessoas tenham uma ideia.. não é muito fácil para juntar todos os documentos e cumprir os requisitos.

Mais informação vc pode contar-me no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Rodrigo Doern Fevereiro 9, 2016 at 10:00 pm

Boa Noite Susana!

Eu e minha esposa, somos apaixonados pela Espanha, nunca tivemos a oportunidade de visitar, pelo fato da falta de dinheiro mesmo, por isso queremos ir, mas não voltar, pois o dinheiro que temos é para uma viajem, decidimos pela cidade de Valencia, achamos o lugar lindo e de padrão de vida bom, sou formado em Educação Física, e minha esposa, está cursando pedagogia, o que precisamos ter para ir?
Preciso comprovar algum valor em conta bancaria? (PARA O CANADA PRECISA)
e quais os outros documentos e valores que irei precisar?
Outra coisa, todos sabemos que a Europa está em “crise” desde 2008 (o que não concordo vendo o restante do mundo) assim como falam que esta faltando emprego no brasil, (mas na verdade quem realmente quer trabalhar consegue) na Espanha, existe uma realmente uma oportunidade de emprego, logico não pensando na minha área de trabalha, mas sim qualquer área remunerada, ganhar 1.000,00 euros por mês é um absurdo o que estou falando ou é algo normal?

Obs. Não temos vinculo de parentesco nenhum com a Espanha (somos descendentes de alemães).

Um forte abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 10, 2016 at 9:24 am

Bom dia Rodrigo

Se você tiver nacionalidade alemana, pode ter uma saida pra vir aqui com documentos.. se não tem é muito complicado. Por outro lado, os estudos que tenha ai tem que ser homologados ou convalidados para ter valor aqui. Não é nada facil..

Se quiser mais informação ou aqui fazer uma consulta jurídica para saber o que pode fazer no seu caso, pode contactarme em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Vinicius Souza Fevereiro 11, 2016 at 2:42 pm

Bom dia,

Tenho um bisavô falecido que era espanhol, pelo que pesquisei, minha avó poderia solicitar a cidadania e depois passar para mim.

Mas para conseguir a cidadania precisaria morar ao menos 1 ano na Espanha. O período que eu ficar lá com o visto de estudante conta nesse caso?Ou é necessário um visto de trabalho e residência?

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 11, 2016 at 11:19 pm

Boa noite Vinicius

tinha que ter um visto nem que fosse de residencia.. o de estudante não conta..
se quer seguir noticias espanholas pode entrar em:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
viviane Fevereiro 12, 2016 at 11:42 pm

Ola boa noite.Tenho algumas duvidas. Tenho 2 filhos que nasceram na Espanha . Eube meu marido moramosb10 anosbna Espanha e adquirimosno DNI. Retornamos alguns anos para Brasil . E nosso DNI caducoj . Gostaria de saber se com as crianças dento a nacionalidade Espanhola . Conseguimos tirar estando aqui no Brasil novamente o DNI . obrigada .

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 15, 2016 at 11:26 pm

Boa noite Viviane

O DNI se obtem por ter nacionalidade. A residencia de 10 anos dá direito ao NIE de larga duração. Si se refere ao DNI das crianças somente vai poder renová-los quando esteja na Espanha. No Consulado o que consegue é renovar o passaporte, porém a nacionalidade delas por ter nascido na Espanha e perder os vinculos pode perdê-la.. os únicos que não perdem a nacionalidade são os filhos de espanhóis de origem, podem recuperá-la em qualquer momento..

Um abraço

Resposta
leandro rodrigo Fevereiro 14, 2016 at 2:21 pm

Olá uma pergunta rs
eu tenho minhas tias que moram na espanha a uns 18 anos
eu consigo ir pra ficar e fazer o empadroamento la e residir junto com ela la

Resposta
Daniela Fevereiro 14, 2016 at 2:41 pm

Susana boa tarde!Adorei seu blog e tenho uma questão que não vi em nenhum lugar…Meu marido e português e eu sou brasileira,como deveríamos proceder para poder morar na Espanha?Qual a parte do governo não sei que devemos buscar?Aqui na Inglaterra temos o home office que faz uma lista de exigências para que seja concedido o direito de eu viver aqui,demorou 5 meses o processo…gostaria de saber onde posso pegar esse tipo de informação se souberes…muito obrigada!

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 15, 2016 at 11:09 pm

Boa noite Daniela

Posso assessorá-la, dando todas as respostas que precisa sobre as questões antes feitas.. Pode me enviar um email ao [email protected] e lhe passo um orçamento, é o preço de uma consulta.. Precisaria de mais informação sobre as circunstancias pessoais de vocês.

Obrigada pelo comentario sobre os artigos

Um abraço

Resposta
jonata garcia Fevereiro 14, 2016 at 10:10 pm

olá doutora eu fui para Espanha como turista e acabei ficando la um ano e tres meses agora estou no brasil tenho dupla nacionalidade a paraguaya e a brasileira ,da vez q fui eu usei o paraguayo e agora queria ir de novo visitar minha mãe ja faz mas de um ano que estou aqui e queria saber se eu for com o passaporte novo brasileiro eles vão de alguma forma saber que fiquei ilegal e me empediremde entrar ,o carimbo fica vinculado ao nome da pessoa ou so na folha do passaporte ? muito obrigado desde ja agradeceria muito se voce pudece me ajudar

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 15, 2016 at 10:54 pm

Boa noite Jonata

Se vc não tem uma ordem de expulsão não terá problema para entrar.. lembra que no passaporte ficam as impressões digitais.. poderiam te identifcar por isso não pelo número de passaporte.. mas seria dificil que isso acontecesse porque pelo que me diz não parece que foi obrigado a voltar. O único que te sugiro é que volte com uma carta de invitación da sua mãe para não ter problema de ser deportado.

Qaulquer coisa pode me contactar no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Fernanda Carolina Solla Lozano Fevereiro 18, 2016 at 3:43 pm

Ola Susana, boa tarde!!
Agradeço as infos.

Em março vou à Cartagena estudar espanhol por seis meses (com visto) e consequentemente procurar o documento do meu falecido avô (que nasceu em Murcia) para tentar uma cidadania.
Uma vez eu li que na Espanha estudantes com 15 ou mais de 15 horas / aula por semana, pode vir a trabalhar meio período (como na Austrália, Dublin e Nova Zelandia).
Você tem conhecimento se a informação procede?
E referente aos trabalhos de garçonete ou prestação de serviços (manicure, dog walker, vendas autônomas etc), existe alguma possibilidade de conseguir para eu me manter esses 6 meses?
Eu tenho a quantia para esse período, mas é sempre bom um trabalho. Afinal, se vou estudar só 3 horas por dia, oq vou fazer depois?
Desde já agradeço a att ????

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 18, 2016 at 5:57 pm

Boa tarde Fernanda

Ter simplesmente avós espanhois, não te dá a possibilidade de conseguir a nacionalidade. A Lei de Memoria Histórica já não está vigente. No geral os estudantes tem direito a trabalhar meio periodo, porém tem que pedir uma autorização para isso e que te permitam trabalhar em determinadas áreas.

Tem que ver se com essas poucas horas vão te permitir ter a autorização.. se trabalha ilegalmente, perde o visado e acaba com uma ordem de expulsão na mão.

Se quiser saber informação atualizada na Espanha pode entrar em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

um abraço

Sorte

Resposta
Jacqueline Fevereiro 19, 2016 at 2:32 am

Olá Susana.

Preciso de sua ajuda. Sou noiva de um, na verdade romeno que vive na Espanha. Ele virá daqui a alguns meses ao Brasil me buscar para vivermos na Espanha e casarmos. Eu tenho o passaporte, mas não sei nada sobre visto, é obrigatório, o que garante, como consigo? O que posso fazer para viver com ele lá, legalmente. Como é vista nossa situação?

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 20, 2016 at 12:17 pm

Bom dia Jacqueline

A sua pergunta envolvem varias questões que vc não indicou.. não sei que tipo de documento ele tem na Espanha para viver.. o tramite para que vc seja legal aqui depende disso, depende do seu casamento, etc.. as respostas fazer parte de uma consulta jurídica.. Não é facil chegar aqui e conseguir os documentos e ficar na ilegalidade não vai ter ajudar muito a ter uma vida normal e poder trabalhar..

Por isso, se tiver interesse meu email é [email protected] e meu whatsapp 0034669115646 tem que detalhar mais a situação dele e a sua e lhe passo o preço da consulta.. o ideia que ele me enviasse a fotocopia do documento dele aqui digitalizada..

e pode chegas as noticias de Espanha em https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Rubens Pinheiro Fevereiro 21, 2016 at 10:32 pm

Oi Susana.
Uma pergunta. Minha sogra tem passaporte da comunidade. Caso minha esposa vá com nosso filho primeiro, para solicitar seu visto, quanto tempo demora a autorização do visto de residência, seria temporal creio. Isto é factível ?
Quanto tempo depois minha esposa pode solicitar meu visto. E pergunto, eu devo estar lá, ou devo aguardar por quanto tempo o processo antes de entrar no pais
Ou devemos entrar um como estudante?
Muito obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 23, 2016 at 5:45 pm

Boa tarde Rubens

As suas dúvidas fazem parte de uma consulta jurídica.. A sua esposa para ter documentos aqui vai depender dos requisitos que cumpre e das circunstancias pessoais da mãe dela.

Caso deseje saber o preço da consulta juridica pode me escrever no [email protected]

Um abraço

Resposta
NELSON E S JR Março 1, 2016 at 4:37 am

SOU BISNETO DE ESPANHOL NASCIDO NA ESPANHA.
MEU PAI JÁ TIROU A CIDADANIA DELE ANTES DE DEZ DE 2011(ANTES DE CADUCAR A LEI DA MEMÓRIA HISTÓRICA).
TENHO DIREITO DE REQUERER A MINHA CIDADANIA SE RESIDIR LEGALMENTE NA ESPANHA POR 1 ANO (COMO DIZIA A LEI ) OU TEM QUE SER POR 2 ANOS (PRAZO COMUM A QUALQUER PESSOA QUE TENHA RESID LEGAL)?
DEVERIA PEDIR O VISTO DE RESIDENCIA PELO BRASIL OU NA ESPANHA, POR QUE PRAZO, CONSIDERANDO QUE APRESENTARIA APENAS UM SALDO BANCÁRIO SUFICIENTE PARA OS 2 ANOS SE FOR ESTE O PRAZO, OU SEJA VISTO APENAS DE RESIDENCIA NÃO NECESSITANDO TRABALHAR.

Resposta
andrea Março 5, 2016 at 8:55 am

Oi Suzanne, gostaria de saber eu tenho permisso p viver na suiça e é sou brasileira. E ppossível ir morar na eespanha?

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 5, 2016 at 12:21 pm

Bom dia Andrea

Em geral a resposta seria negativa. Se tem uma simples autorização para viver num país determinado não pode ir viver em outro, porém existem excepções as regras dependendo muito do tipo de documento que tenha. Se tivesse nacionalidade seria outra coisa diferente.

Um abraço

Resposta
Eduardo Março 7, 2016 at 10:49 pm

Boa noite,eu tenho muito interesse de morar na Espanha,visitei ano passado e me apaixonei por lá….então,eu trabalho com ações,e não vou para trabalhar e sim para morar…gostaria de saber quais são as dificuldades que tenho,para conseguir morar legalmente la……pois acredito que só tenho a somar com o pais…obrigado.

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 7, 2016 at 11:26 pm

Boa noite Eduardo

Se quer vir morar simplesmente, pode conseguir autorização para viver na Espanhas se tem recursos suficientes.. É um tramite que tem que cumprir muitos requisitos, porém que pode te ajudar a cumprir seu sonho.

Se precisa de assessoria meu telefone é 0034669115646 e [email protected] . Também pode me seguir no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
cesar moser Março 8, 2016 at 8:36 pm

sou cidadao austriaco, ja tenho cidadania e passaporte , minha esposa nao so o brasileiro ,somos casados aa 20 anos e ja traduzimos os documentos de casamento certidao para o alemao juramentado e esta na austria , gostariamos de morar na espanha . tenho uma duvida, ela pode me acompanhar ou tirar o visto de conjuge para viajar temos amigos que vao fazer carta convite se precisar para minha esposa se puder me ajudar

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 10, 2016 at 7:37 pm

Boa tarde Cesar

Por ser cidadão austriaco, não vai ter problemas em regularizar sua situação na Espanha. Acho que está fazendo documentos desnecessários, porque não entendi muito bem porque tem os documentos juramentados para o alemão.

As autorizações para residir e trabalhar aqui tem que cumprir os requisitos, mesmo sendo europeu. Primeiro você terá que fazer seus documentos e somente depois que ela fará o dela.. Para vir de passeio a sua esposa pode entrar no país com uma carta convite ou com dinheiro e reserva de hotel. Tem que ter uns 83 euros diarios para cumprir os requisitos.

Se for precisar de assessoria e querer organizar tudo uns dois meses antes, pode me contactar no 0034669115646 e no email [email protected]
além de poder me seguir no http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Luísa Março 9, 2016 at 11:09 pm

Oi Suzana, tudo bem?
Tenho cidadania italiana e vou me mudar para a Espanha com meu marido brasileiro em outubro. Pelo fato de ser cidadã européia – ainda que não seja espanhola – eu consigo com que ele tire um visto de permanência e possa trabalhar aí?

Obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 10, 2016 at 7:30 pm

Boa tarde Luisa

Sim vc consegue que ele tenha documentos aqui, porém mesmo sendo comunitaria terá que fazer documentos aqui e conseguir a autorização do Governo e depois é que poderia fazer os documentos dele. Não conheço as suas circunstancias pessoais, por isso não lhe posso dizer mais que isso. Deveria planejar sua vinda, porque para agendar o inicio do tramite pode demorar uns 60 dias em algumas épocas de maior afluencia de pedidos e as autorizações o Governo tem de prazo 90 dias para responder.. Isso para cada tramite, porque enquanto não tenha o seu ele não pode iniciar o dele..

Se for precisar de assessoria e querer organizar tudo uns dois meses antes, pode me contactar no 0034669115646 e no email [email protected]
além de poder me seguir no http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Alberto Março 10, 2016 at 1:35 pm

Bom dia Susana, tenho cidadania portuguesa e gostaria de viver na Espanha (estudar e trabalhar), é possível?

Poderia adquirir a nacionalidade espanhola após 2 anos morando aí?

Obrigado pela atenção.

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 10, 2016 at 7:24 pm

Boa tarde Alberto

Sendo português pode se cumpre os requisitos, Para adquirir a nacionalidade espanhola teria que renunciar a portuguesa.

Mais detalhes em:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Luna Março 10, 2016 at 1:45 pm

Bom dia Dra
Estou interessada em me mudar para Espanha na metade do ano que vem, existe a possibilidade de preparar toda documentação legal daqui e mudar de vez sem a necessidade de passar os 90 dias como turista? Obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 10, 2016 at 7:23 pm

Boa tarde Luna,

Mudar para Espanha não é tão facil se não tem alguma circunstancia que lhe dê direito a pedir uma autorização de trabalho e residencia. Vc. não esclarece muito como pensa vir.. Para poder confirmar algo teria que me contar suas circunstancias pessoais e eu estudar o assunto.

Qualquer coisa pode me encontrar no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Edson Março 10, 2016 at 3:08 pm

Oi susana,meu nome é edson e eu gostaria de te fazer uma pergunta,o meu sobrinho vem de ferias passar 3 meses aq comigo na espanha e eu ja sou residente daq a 10 anos e ele tem o pensamento
De ficar aq,ele so tem 14 anos e os pais dele me deram autorizaçao para ele morar e estudar aq,como eu posso regularizar a situaçao dele?aguardo a tu resposta …

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 10, 2016 at 7:21 pm

Boa tarde Edson

Vc tem uma autorização para estar aqui do regime geral, as regras são mais duras para trazer parentes que para comunitarios.Teria que conhecer as circunstancias pessoas de vocês para estudar o caso, porque não é facil trazê-lo assim.. Tem algumas saidas, porém todas são tramites que tem que se fazer e cumprir os requisitos.

Qualquer coisa pode me contactar no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Valeria Março 10, 2016 at 7:52 pm

Hola susana, casei vai fazer dois día 20 maio e dei entrada na tarjeta más eles nao me mando nem uma carta más com 20 días que casei mudei para londres e aqui deu entrada do no visto día 27 marco faze um anos eu posso da entra na nacionalidade.obrigada

Resposta
LEANDRO Março 10, 2016 at 10:37 pm

Olá!! Moro no Brasil, mas quero registrar minha união estável com um residente legal na Espanha, para dar entrada no direito de viver legal e trabalhar na espanha.
Ela já vive ai há mais de 5 anos, e tem residência, tem filhos espanhois (não têm registro da parte do pai, somente da mãe).
Qual seria o melhor meio de requerer? Qual o procedimento mais rápido?
Adoção das crianças?
União estável?
Por favor me dê uma luz!!!
Faço união estável aqui? vou até ai fazê-la? Qual a menos burocrática?
Tenho que fazer um curso na Irlanda neste período, isto me prejudicaria no processo de pedido de legalização(NIE)?

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 10, 2016 at 11:13 pm

Boa noite Leandro

Para responder todas essas perguntas precisaria saber mais dados das circunstancias pessoais de vocês e isso seria uma consulta jurídica junto com a assessoria para fazer todos os tramites. Você tem razão tudo isso é muito burocracia e tem que ir cumprindo todos os requisitos, caso contrario lhe denegam a solicitação e o único remedio seria um recurso contencioso-administrativo que demora bastante.
Se quiser saber tudo que pode fazer e como pode me contactar no 0034669115646 e no email [email protected]
além de poder me seguir no http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Deveria ir preparando antes de chegar aqui os documentos que vai precisar.

Um abraço

Resposta
Meyre Lepize Março 11, 2016 at 5:31 pm

Boa tarde, susana!
Sou neta de espanhola e meu pai possue passaporte espanhol….. Gostaria que me orientasse: Qual a possibilidade para eu ter o direito de requerer pra mim e minha família . Pois sou casada e com três filhos?

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 11, 2016 at 10:58 pm

Boa noite Meyre

Que seu pai tenha passaporte e ser neta de espanhol, teria que analisar a documentação e saber mais dados pessoais de vocês. A sua nacionalidade vc deveria a te-la recebido quando era menor de idade e quando completasse 18 anos ter dito que queria continuar sendo espanhola.. Os casos são restrictos que a lei permita outra coisa. Se não tem direito teria que residir legalmente um ano aqui para tê-la e os seus filhos menores que teriam direito de recebê-la através de você. O seu marido somente quando tivesse o casamente registrado aqui teria que estar outro ano, e os maiores também.
Se quiser saber tudo que pode fazer e como pode me contactar no 0034669115646 e no email [email protected]
além de poder me seguir no http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Led Fernandes Março 13, 2016 at 3:47 pm

Boa tarde
Meu marido veio transferido a trabalho para Barcelona e tem o visto. A empresa está entrando com o processo para eu e minha filha Tb termos. Será um visto de dependente, familiar. Você sabe me informar se nesse visto poderei trabalhar Tb?
Desde já agradeço

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 13, 2016 at 8:48 pm

Boa tarde Led

No geral esses vistos são para acompanhar o trabalhador, não vem vinculado com autorização de trabalho para a familia. O seu marido tem que falar com a empresa para que eles lhe explique que tipo de visto estão tramitando para você. Nem para todos os casos são iguais.

Um abraço

Resposta
Vanessa Março 16, 2016 at 2:33 am

Oi gostaria de tirar uma dúvida a 7 anos atrás ganhei uma permissao de trabalho e residencia na espanha então fui pra Espanha e fiquei um mês e voltei não dei alta no.meu documento e com isso minha permissão foi anulada gostaria de saber se posso tenta de novo e se tem alguma chance de eles me conceder novamente…tentarei com a mesma pessoa que me ofertou o emprego da primeira vez…sera possivel pela segunda vez?

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 18, 2016 at 10:28 pm

Boa noite Vanessa

Pode sim, não tem um vinculo você ter desistido. Com o desemprego agora está mais dificil, porém se não tentar não vai saber.

Se quer me seguir pode ver as noticias em https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Cátia Março 16, 2016 at 9:37 pm

Olá Susana,
Eu sou cidadã portuguesa que vive em Barcelona. O meu namorado é brasileiro com residência legal e visto de trabalho em Portugal. Está trabalhando na mesma empresa há 3 anos consecutivos, mas decidimos casar e não esperar que ele complete os 4 anos para poder obter o visto de igualdade comunitária. A minha pergunta é: após o casamento em Portugal, ele teria acesso ao visto de trabalho em Espanha por estar casado com uma Europeia? Eu resido em Barcelona e tenho os meus papéis em dia, assim como tenho trabalho fixo. Haverá algum entrave em trazer o meu marido para Espanha por ele ser brasileiro?
Agradeço-te desde já a tua resposta. Cumprimentos.

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 18, 2016 at 10:31 pm

Boa noite Cátia,

Se você tem residencia legal na Espanha e se casa, o seu marido terá direito a residencia si se cumpre os requisitos exigidos. Antes de decidir detalhes do seu casamento deveria informar-se das complicações ou facilidades que pode ter. No caso que precise de assessoria para isto ou para ele tramitar depois o seu documento presto esse tipo de serviço.

Pode contactar-me no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Jessica Março 18, 2016 at 1:43 pm

Olá,

Minha duvida é a seguinte: estando ilegal e fazendo o empradonamento o governo, policia e etc sabem onde vc está, quais as chances de irem atras de vc já que têm seu endereço?

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 18, 2016 at 10:26 pm

Boa noite Jessica

A policia não vai atras de você dessa forma. Pode passar que ao apanhar um avião, trem, onibus ou em alguma batida na rua lhe peçam os documentos e vejam que vc está ilegal. Geralmente o primeiro é uma multa e na segunda vez a carta de expulsão. Para tudo isso tem defesa e se deve apresentar um recurso contencioso administrativo, que eu faço também.

Se quer me seguir meu facebook é https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Thiago Barbosa Março 23, 2016 at 3:50 pm

Meu sobrenome “Barbosa” está na lista dos sobrenomes de judeus sefarditas que foram expulsos da Península Ibérica há séculos. Parece-me que o Governo espanhol está concedendo cidadânia aos descendentes desse povo. Não sou judeu e não sei comprovar se tenho origem judaica, a não ser pelo meu sobrenome. Sinceramente, quais são as minhas chances nesse caso? A Senhora pode me assessorar?

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 27, 2016 at 12:30 pm

Bom dia Thiago

O único não é ter o sobrenome sefardita, tem que cumprir um montão de requisitos para poder solicitar a nacionalidade por essa via.. deixo o artigo deste mes que explica esse processo.
http://www.brasileiraspelomundo.com/espanha-os-sefarditas-e-a-nacionalidade-espanhola-321727642

Indico a maioria dos requisitos.

Um abraço

Resposta
Larissa Março 23, 2016 at 11:39 pm

Olá Susana,

No caso de querer aplicar para cidades que precisam aumentar o numero populacional (e estão dando incentivo em dinheiro para isso), como funciona para aplicar?
Li algumas matérias sobre a cidade de Ponga -Espanha que precisa de casais vivendo lá pois contam somente com 900 habitantes.
Nesse caso, pode-se somente ir la e tentar aplicar, ou voce acha que isso não é aberto para estrangeiros?

Obrigada.

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 27, 2016 at 12:28 pm

Bom dia Larissa

Aplicar o que? esse tipo de ajudar são para pessoas residentes na Espanha, não para pessoas que estejam no exterior. Eles não tramitam residencia, porque não existe nenhuma forma jurídica par aisso.

Sinto muito

Um abraço

Resposta
Mary Faria Março 24, 2016 at 3:35 am

Olá Susana, minha filha se formou e foi a eurpa a passeio, agora quer fazer uma Pos em Valência. Como ela pede autorização p/ficar? Antes de dar os 90 dias ela tem como prolongar a estadia? Meu irmão tem casa lá e pode empadrona-la, eu tenho NIE turístico e conta bancária lá. Isto ajuda? Moro no Brasil mas, passo 3 meses na Espanha todos os anos.

Resposta
Larissa Março 24, 2016 at 11:44 am

Oi gostaria de me mudar para Espanha … Moro no Brasil tenho um filho com um britânico e sou casada com ele a 5 anos como eu faço todo esse procedimento !!!! ?

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 27, 2016 at 12:22 pm

Bom dia Larissa

Estar casada com um britanico facilita as coisas. Teriam que vir todos para a Espanha, porém existem alguns aspectos de informação que vc não indica e ,por outro lado, existem requisitos aqui na Espanha que o seu marido e você teriam que cumprir. Por isso, seria conveniente que agendasse comigo uma consulta, para que você soubesse tudo que vai ser exigido e se tem condições de conseguir seus documentos aqui. Depois lhe daria assessoria para os tramites.

Se tiver interesse lhe passo um orçamento e pode contactar no [email protected] ou pelo Facebook em https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Pablo Silva Lima Março 30, 2016 at 2:03 pm

Bom dia, Susana!

Achei muito interessante e bem informativa sua matéria!
Enviei a você um e-mail, espero que possa me ajudar.

Parabéns e Sucesso!!

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 11, 2016 at 4:11 pm

Boa tarde Pablo

Não me lembro de ter recibido um email seu.. Se não o respondi volta a enviar.. [email protected]

Obrigada pelo comentario

Um abraço

Resposta
Gustavo Ysnard Março 30, 2016 at 2:36 pm

Boa tarde Susana, primeiramente quero agradecer por todas as informações contidas em seu site, são mais que úteis e de alguém que sabe das Leis.

Sou brasileiro, casado com brasileira no Brasil . Estamos residindo em Portugal desde Junho de 2015.

Temos visto de residência/trabalho válido até dezembro de 2016, caso não seja renovado.

Recebi uma proposta de emprego da Escola Americana de Barcelona para dar aula. Gostaria de saber se consigo trabalhar legalmente na Espanha e se iria facilitar nós já possuirmos um visto de residência válido em Portugal.

Consegueria resolver toda a documentação pelo Consulado Espanhol em Portugal ou teria que retornar ao Brasil para dar entrada no visto de trabalho pelo Consulado Espanhol no Brasil.

Vi algumas matérias em seu site que falava sobre o NIE, será se me enquadro nele, por já estar na União Europeia. Seria apenas ele?

Desde já agradeço.

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 30, 2016 at 6:33 pm

Boa tarde Augusto

No geral as autorizações de outros países não dão direito a trabalhar na Espanha.O NIE é uma autorização para residir e em algumas ocasiões trabalhar na Espanha. Por outro lado, para poder resolver as suas dúvidas seria preciso verificar documentação e isso seria uma consulta. Se tiver interesse lhe passo o valor.

Pode me contactar no: https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Resposta
Gustavo Ysnard Março 30, 2016 at 6:27 pm

Boa tarde Dra. Susana.

Sou brasileiro, casado com brasileira no Brasil. Moramos em Portugal e possuímos visto de residência/trabalho com a primeira emissão em Dezembro de 2015 válido até Dezembro de 2016.

Recebi uma proposta de emprego da Escola Americana de Barcelona. Gostaria de saber se posso aceitar esse emprego por possuir visto de residência em Portugal.

Havendo possibilidade, consigo resolver todos os trâmites no Consulado da Espanha em Portugal ou preciso retornar o Brasil?

Desde já agradeço pela atenção.

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 30, 2016 at 6:31 pm

Boa tarde Augusto

No geral as autorizações de outros países não dão direito a trabalhar na Espanha. Por outro lado, para poder resolver as suas dúvidas seria preciso verificar documentação e isso seria uma consulta. Se tiver interesse lhe passo o valor.

Pode me contactar no: https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Jayne Março 30, 2016 at 11:32 pm

Boa noite
Estou com um visto de estudante na Espanha que se vence em 11/04. Meu curso aqui vai até 29/04 posso ficar aqui direto e a partir de 11/04 automaticamente começa a contar 90 dias como turista, ou tenho que sair da Espanha e voltar pra começar a contar?

Grata desde já

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 31, 2016 at 11:53 am

Boa tarde Jayne

Deveria ter ampliado o visto por mais tempo. Suponho que seu visto era de 90 dias. De modo geral, quando termina o visto tem que voltar. Vai na Delegação de Governo e tenta ver se pode amplia-lo.

Um abraço

Resposta
Cleriton Abril 4, 2016 at 2:59 pm

Bom dia. Sou Neto de espanhol , mas a minha mãe ainda esta fazendo os tramites para pedir a nacionalidade dela ( por ser filha de espanhol de sangue ). Eu tenho 25 anos. Ainda consigo resgatar a nacionalidade? Dizem que tenho que morar lá legalmente por 1 ano. Esse pedido é feito no consulado no Brasil ? A minha mãe se tornando espanhola eu nao seria filho de espanhol de origem, ao inves de neto?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 9, 2016 at 12:52 pm

Bom dia Cleriton

Em principio terá que morar legalmente na Espanha durante um ano e depois solicitar a nacionalidade.

Um abraço

Resposta
Tatiane dos Santos Abril 6, 2016 at 2:10 pm

Olá, vi uma reportagem que diz que a cidade de Ponga na Espanha paga para casais jovens e/ou com filhos pequenos para morar lá por estarem com a população cada vez menor, sabes me informar se isto é verídico? Se é, como isto funciona, como poderia fazer para conseguir morar lá?
Obrigada!

Resposta
Maressa Priscila Abril 6, 2016 at 2:19 pm

Oi Susana, adorei sua postagem,
Tenho uma duvida a respeito do seguinte , no final do ano estaremos indo morar na Espanha eu e meu marido, eu tenho nacionalidade espanhola porem ele não,, eu vi que as leis deram uma mudada a respeito da tarjeta comunitaria certo? gostaria de saber se esta muito difícil de conseguir a tarjeta comunitaria no caso para meu marido,e qual é o valor que a estrangeria considera suficiente pra mim poder ¨manter¨nossa família enquanto ele não esta trabalhando? provavelmente ele ira empregado aqui no brasil
pois ele presta serviço em casa pra empresas de softwer, como podemos comprovar essa renda extra?

Desde já agradeço.

Resposta
Raquel Abril 7, 2016 at 2:19 am

Ola, sou brasileira, formada, tenho uma empresa, recursos e patrimonio para me mudar, falo muito pouco espanhol, mas falo ingles intermediario para fluente e portugues, obviamente. Pensei em mudar para Portugal mas 500 mil euros seria impossivel ai pensei no visto D2, estou analisando as possibilidades mas confesso que prefiro a Espanha. Existe algum visto semelhante onde possa fica regular e procurar um emprego com calma e me manter com recursos oriundos do Brasil?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 7, 2016 at 8:16 am

Bom dia Raquel

Não sei como são os vistos em Portugal, porém 500.000 mil aqui é pra comprar uma casa e conseguir documentos. Um visto que te permita trabalhar e residir seria talvez o mais facil esse que lhe indico. Não é facil conseguir documentos para trabalhar aqui.

Um abraço

Resposta
Priscila Abril 7, 2016 at 2:19 pm

Olá! Gostaria de saber se é possível abrir uma filial de uma empresa brasileira na Espanha e quantos brasileiros sem dupla cidadania poderiam trabalhar na empresa. Obrigada!

Resposta
José Corrêa Abril 7, 2016 at 7:17 pm

Boa tarde gostaria de morar um tempo na Espanha , e minha companheira quer fazer mestrado em Espanhol, já que é formada, como faço, e nesse tempo precisaria trabalhar, sou construtor, mas, não tenho formação academica.
Como Fazer?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 9, 2016 at 12:12 pm

Bom dia José

Isso é uma questão que precisaria que ser analisada numa consulta e que tem custo para o cliente. Com um visto de estudante ela pode trabalhar 4 horas dentro de um tipo de trabalhos, porém se vc a acompanha não pode trabalhar. O visto seria somente para residir, não trabalhar. Por outro lado, vc poderia solicitar um visto para estudar espanhol e ter o dinheiro para trabalhar 4 horas..

Se quiser aprofundar no assunto e ter uma consulta comigo pode me contactar no:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

um abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 9, 2016 at 12:20 pm

Bom dia Priscila

O que me pergunta é um assunto para uma consulta. Precisaria ter mais dados e isso tem um custo pro cliente. Não é possível responder num blog.

Se tiver interesse na consulta pode me contactar no:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Gisele Abril 11, 2016 at 1:29 am

Olá Susana!
Estou indo para Espanha estudar espanhol primeiramente e minha dúvida é a seguinte, após o curso de epsanhol gostaria de fazer uma pós graduação, consigo renovar o visto de estudante de lá mesmo, ou teria que retornar ao Brasil?
Obrigada!

Resposta
Everton Oliveira Abril 11, 2016 at 7:46 pm

Estou morando aqui em Portugal mas tenho interesse de ir para Espanha, meu passaporte é brasileiro fiz a escala por Madrid isso pode me ajudar em alguma coisa? já tem um mês que estou aqui ,pra mim é fácil morar na Espanha ?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 12, 2016 at 8:15 pm

Boa noite Everton

Como regra geral o documento que tenha em Portugal como simples residencia não ajuda em nada a residencia na Espanha

Um abraço

Resposta
Ana Paula Abril 12, 2016 at 1:29 pm

Olá Susana!
Sou neta de espanhol e gostaria de saber qual a melhor forma de morar e trabalhar na Espanha,para posteriormente pedir a cidadania?
Ir como turista, estudante ou só através de emprego mesmo?
E no caso sou casada no Brasil como faria para o meu esposo e filha morar e trabalhar na Espanha?

Desde já agradeço!

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 12, 2016 at 7:58 pm

Boa noite Ana Paula

Para poder responder correctamente as suas perguntas é necessario uma analise das circunstancias pessoais e familiares suas. Nesse sentido este estudo corresponde a uma consulta que se pode fazer por whatsapp, porém que tem um preço.

Se tiver interesse pode contactar-me em:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Maressa Abril 13, 2016 at 1:40 pm

Hola Susana,
Sou espanhola e meu marido brasileiro , em dezembro estaremos indo embora pra Espanha e gostaríamos de dar entrada na tarjeta comunitaria dele, nós temos uma micro empresa aqui no Brasil que esta no nome dele , a qual no da um lucro de aproximadamente 1000 euros, O que gostaria de saber é o seguinte, mesmo a empresa estando nome dele existe alguma forma da gente comprovar esse recurso económico e o mesmo é suficiente suficiente para tirar a comunitaria?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 13, 2016 at 9:10 pm

Boa noite Maressa

Os recursos economicos no geral eles aceitam o que está aqui.. Terá que mandar o dinheiro pra cá.. Se não consegue cumprir os requisitos é dificil ele conseguir documentos.

Se precisar de assessoria pra esse tipo de documento entra em contacto e lhe passo um orçamento, pode contactar no:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

um abraço

Resposta
Lucas Rocha Abril 14, 2016 at 4:14 am

Boa noite, Susana, eu gostaria de tirar algumas dúvidas contigo a respeito do visto de residência, visto que minha vó vive em Mataró há 16anos e é viúva de um espanhol. Como faço para entrar em contato? E-mais? Um abraço. Sucesso!!!

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 18, 2016 at 3:30 pm

Lucas

já lhe respondi por email..

Um abraço

Resposta
Lucas Rocha Abril 14, 2016 at 4:15 am

Boa noite, Susana, eu gostaria de tirar algumas dúvidas contigo a respeito do visto de residência, visto que minha vó vive em Mataró há 16anos e é viúva de um espanhol. Como faço para entrar em contato? E-mail? Um abraço. Sucesso!!!

Resposta
Poliana Setembro 26, 2019 at 2:55 pm

Olá, Suzana, tem como conseguir residência digamos “permanente” na Espanha sem ter privilégios, como nacionalidade de algum país europeu, sem ser casada com espanhol, essas coisas? Qual a possibilidade? Tem como trabalhar?

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 26, 2019 at 3:45 pm

Olá Poliana,
A Susana Sawa Toledo, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
liliane Abril 15, 2016 at 11:13 pm

Ola susana obrigada pelo seu belo trabalho, meu marido ta sendo contratado por uma empresa espanhola mais gostaria de saber minha filha e eu teriamos que pedir visto tambem para entrar com ele? E ele tambem deverar pedir visto aqui ainda no brasil mesmo com o contrato de trabalho.

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 18, 2016 at 12:28 pm

Bom dia Liliane

A empresa que está contratando seu marido deveria cuidar de toda a documentação. Deveria tramitá-la antes de vir.. tenta falar com eles sobre isso.Para que tenha direito terá que ver se o seu marido cumpre os requisitos solicitados.

Um abraço

Resposta
Oziel Abril 16, 2016 at 1:05 am

Boa noite susana!!! sou brasileiro e minha esposa paraguaia,nos vivemos na Espanha por mais de 3 anos e tivemos um filho em Madrid com registro espanhol.viemos para o Brasil faz 8 anos e tivemos mais 2 filhas no Brasil. Nós não éramos legalizados ai.minha pergunta é se podemos pelo filho menor de idade nascido na Espanha tramitar visto de residência e trabalho para voltar legalizado? desde já agradeço a atenção.

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 18, 2016 at 12:26 pm

Bom dia Oziel

para responder as suas duvidas teria que ter mais informação. Em alguns casos é possível conseguir documentação se seu filho continua sendo espanhol.. Se quiser poderiamos ter uma consulta por whatsapp, e se tiver interesse lhe indico o valor se me contacta. Pode fazê-lo em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Oziel Abril 19, 2016 at 12:13 am

Obgd vou entrar em contato com vc ,meu filho eu registrei primeiro no cartório espanhol, logo me forneceram o registro espanhol o livro de família e em seguida registramos no colsulado do brasil,temos familiares que seguem vivendo em Madrid legalizados. minha cunhada pode ir em seu escritório ou te ligamos ok obgd pela atenção.

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 20, 2016 at 8:03 pm

Boa noite Oziel

Sem problemas meu contacto na Espanha é 0034669115646 e [email protected]

Se vai fazer algum tramite para os documentos indico que os agendamentos estão demorando muito.. tem que começar o tramite com 3 meses de antecipação.

Um abraço

Resposta
Priscila Abril 16, 2016 at 11:59 pm

Oi Susana!
Cuido de duas crianças na Argentina e seus pais vão mudar para Espanha a motivo de trabalho, eu preciso de visto para ir para Espanha com eles? Qual visto seria? Preciso de carta convite? Ou eu posso ser empadronada?
Obrigada!

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 18, 2016 at 12:16 pm

Bom dia Priscila

Os documentos terão que tramitar seus patrões em Argentina para você. Não é possível tramita-lo depois.. No caso que queira fazer uma consulta pode contactar-me e lhe passo o valor:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Rosiane Abril 19, 2016 at 7:10 pm

Ola Susana, tudo bem? Sou casada com um holandês vivemos no Brasil e pretendemos morar na Espanha. Tenho 2 filhos que não sao dele uma menina dde14anos e um menino de 16.Gostaria de saber quais as possibilidades de vivermos na Espanha legalmente
Um abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 20, 2016 at 7:34 pm

Boa noite Rosiane

Depende das circunstancias pessoais de vocês e da capacidade economica. Em relação aos dois filhos que não são dele, tinha que ver se vc tem sentença com a custodia das crianças.

Tudo isso seria um assunto para uma consulta..se tem interesse pode solicitar o valor no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Rogério Abril 20, 2016 at 3:40 pm

Vivir na espanha cuasr 5anos voltei retorno volutario cumprir todos tequesito que levo na embaixada espanhola para pegar meu nie permanete

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 20, 2016 at 6:11 pm

Boa tarde Rogerio

Para saber o tramite que tem que cumprir e os requisitos teria que ver o documento que tinha.. enviando-me uma fotocopia.. depois esse assunto se trata através da contratação de uma assessoria.. Se quiser um orçamento pode solicitá-lo e contactar-me no:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Giulia Abril 21, 2016 at 3:50 pm

Ola Susana! Estou em Barcelona desde Dezembro, meu visto de turista venceu em Marco. Pretendo ficar pelo menos mais 1 ano aqui ilegalmente (sou artista, autonoma), e depois disso queria voltar pro Brasil. Eu li varias coisas dizendo que se eu voltar pro Brasil nao posso vir pra Europa de novo por 5 anos (ou algo do tipo). Isso procede? Eu preciso pagar uma multa quando voltar se quiser vir para ca de novo? Isso me proibe de ir pra outros lugares alem da europa?
Meu namorado e Irlandes e a gente cogita casar se for facilitar a minha situacao, mas eu nao sei quanto tempo os tramites do casamento podem demorar, se com isso eu conseguiria alguma cidadania ou algo que pudesse limpar a minha situacao e se adianta no caso deu querer voltar pra Europa de novo.
Minha pergunta no final e essa, como sair da ilegalidade depois que voltar pro Brasil?
Obrigada desde ja!

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 21, 2016 at 5:37 pm

Boa tarde Giulia

As suas dúvidas fazem parte de uma consulta.. tem muitos pontos importantes que acho convinha que esclarecesse para fazer as coisas bem feitas. Para isso precisaria conhecer mais sobre suas circunstancias pessoais e por orientá-lo convenientemente. A sua pergunta final não é facil de responder depende de muitas coisas que precisam ser analisadas.

Se tiver interesse entra em contacto comigo através do

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/ ou [email protected]

Um abraço

Resposta
Gabriel Folli Abril 21, 2016 at 10:04 pm

Olá Susana, tudo bem?
Obrigado pelo conteúdo, muito valioso.

Veja se consegue me ajudar, tenho algumas dúvidas.

1: Tenho cidadania italiana, então chegando na espanha basta pedir o NIE para ter direito a residência e trabalho?

2: Minha esposa terá direito a ficar como parceira, qual seria o procedimento para ela?

Vi que em Portugal exige-se contrato de residência de pelo menos 1 ano para que ela tenha direito a residir e trabalhar com mesmos direitos de cidadã europeia, como seria na Espanha?

Obrigado mais uma vez

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 21, 2016 at 10:15 pm

Boa noite Gabriel

Para poder responder as suas dúvidas preciso conhecer suas circunstancias pessoais. Um europeu ao chegar a Espanha não tem autorização de residencia e trabalha automatica. Tem que cumprir uns requisitos e a sua esposa depois terá que fazer o mesmo para conseguir através do seu documentação.

Por este motivo se quiser uma consulta por whatsapp pode entrar em contacto comigo por email [email protected] ou https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/ e lhe indico o valor e como efectuar o pagamento.

Um abraço e obrigada pelo seu comentario

Resposta
Débora Nortes Abril 22, 2016 at 1:05 pm

Bom dia Susana.

Eu gostaria de saber quais as minhas possibilidades de morar na Espanha. Meu avô é espanhol e falecido. Não foi naturalizado brasileiro, já possuo a certidão negativa dele. Minha mãe nunca foi a Espanha e não tem passaporte espanhol. Sou casada e tenho um bebezinho. Este ano completo 34 anos. Quais as minhas chances e o primeiro passo?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 23, 2016 at 12:34 pm

Bom dia Debora

Pelo avô vc teria que residir na Espanha legalmente para solicitar a nacionalidade. O problema é ter uma causa que lhe dê a documentação para estar legal. É bem complicado

Um abraço

Resposta
Débora Nortes Abril 23, 2016 at 3:29 pm

A minha mãe consegue a cidadania dela? Ela conseguindo facilitaria para eu solicitar a minha?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 23, 2016 at 5:42 pm

Debora

o processo é o mesmo se a sua mãe tiver nacionalidade vc tem que morar 1 ano legal aqui para solicitar a sua..

Um abraço

Resposta
Débora Nortes Abril 24, 2016 at 7:34 am

Ela precisa residir na Espanha também? Obrigada

Susana Sawa Toledo Abril 24, 2016 at 9:05 am

Bom dia Debora

As suas duvidas são muitas a este respeito e nem mais dados é impossível estar dando informação, por isso se deseja fazer uma consulta e esclarecer todas elas, pode me contactar em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Ana Cecilia Sanchez Abril 22, 2016 at 7:22 pm

Boa tarde Susana!
moro em são Paulo;
mais vou viajar para Madrid; em alguns meses com meus filho adultos;aqui temos uma micro empresa;gostaria
de ficar por lá;abrindo uma micro empresa ; como investidora; tenho opçâo de obter documentos?eu vi esse tipo de opção Sociedad Limitada Nueva Empresa
Voçê pode me orientar?
Aguardo resposta
Obrigada
Ana Cecilia

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 23, 2016 at 12:25 pm

Bom dia Ana

Se não vinculas com a Espanha a solução é solicitar as autorizações de residencia e trabalho através de um visto para montar uma empresa. O valor do investimento medio é de 70.000 euros para que te aprovem e acreditar que gerará postos de trabalho ou é de beneficio para a comunidade. O tramite se no país de origem..

Se não consegue as autorizações de residencia e trabalho não pode abrir uma Sociedad Limitada Nueva Empresa.

No caso que precise de assessoria ou consulta pode entrar em contacto comigo no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Virgínia Campana Abril 23, 2016 at 4:12 pm

Olá Susana
Moro em Madrid fazem 7 meses com meu marido e já temos o nie. Viemos pelo serviço dele. A minha permissão é de residência. A minha dúvida é, porque eu só posso trabalhar depois de 1 ano de residência? Por ser dependente do meu marido? Obrigada e parabéns pelo blog.

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 23, 2016 at 5:44 pm

Boa tarde Virginia

Existem varios tipos de autorizações de residencia e trabalho. Eu não sei qual é a do seu marido. Pelas regras se vc acompanha o seu marido não pode trabalhar, porque autorizado está ele pelo trabalho que tem. Não sei quem te disse que depois de um ano podia trabalhar. A autorização no geral está vinculada ao contrato de trabalho, se o perde também a perde.

Um abraço

Resposta
Hanna Abril 28, 2016 at 12:27 pm

Bom dia Dr. Susana,

Ficaria muito feliz se pudesse me tirar uma dúvida.
Vejamos:
Em 2013 fui à Espanha como intercambista. Estudei em Salamanca por 10 meses e estagiei em Madrid por 2 meses. Durante esse tempo comecei a trabalhar informalmente para um espanhol, fazendo serviços de tradução para o seu site e ajudando a migrá-lo para o português. Após voltar ao Brasil, gerenciei sua página e a contratação de tradutores, até decidir abandonar o gerenciamento para iniciar um novo curso. Bom, o fato é que atualmente ainda trabalho para ele no serviço de tradução, porém, fui convidada a retornar a Salamanca para assumir um posto de trabalho ali, porém, esse retorno não envolve um visto de trabalho e sim um visto de estudante, afinal, a ideia do meu chefe é me pagar um valor razoável, que me permitirá pagar meu mestrado e viver tranquilamente. Eu estou realmente disposta e tenho muita vontade de ir, principalmente por conta desse mestrado e de eu gostar do trabalho que desenvolvo para ele, porém, eu gostaria de saber se, uma vez que eu esteja na Espanha com visto de Estudante para estadia de 1 ano para fazer o mestrado, e queira permanecer por país para morar e trabalhar, seja possível dar entrada nesse processo de permanência, ou se terei que retornar ao Brasil para tentar uma outra modalidade de visto.

Muitíssimo grata!

Att. Hanna

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 1, 2016 at 8:10 am

Bom dia Hanna

Só poderia ter um autorização de trabalho depois de 3 anos.. Como estudante só pode trabalhar 4 horas.. O caminho que seu chefe arrumou pra que você trabalhe pra ele não é a correcta. Não sei se como estudante você fez um contrato de trabalho e estava cotizando ou estava trabalhando ilegalmente sem contrato.

Um abraço

Resposta
Natalia Carvalho Maio 2, 2016 at 6:31 am

Olá!
Já morei em Barcelona por 8 meses ilegalmente, hoje vivo no Brasil, se for possível, gostaria de saber se eu tirar outro passaporte novo, quando eu for passar pela imigração, todo meu histórico é puxado, ou somente vão olhar meu passaporte, sem nenhum carimbo e ok…
Porque acho que também podem perguntar se já estive lá por outras vezes ..
E uma outra questão é que tenho um casal de amigos brasileiros que vivem em Barcelona e já possuem permissão de residência, pois tiveram um filho lá, gostaria de saber, se eles com esse NIE, eu posso ir trabalhar como babá deles, e assim ter a permissão pra morar lá, ou pegar uma permissão de residência ..
Desde já agradesço pelo que puder me responder.

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 2, 2016 at 10:45 am

Bom dia Natalia

As questões que apresenta são para uma consulta.. teria que pedir o valor por email [email protected]

O unico que lhe informor que para entrar na Espanha ou Europa estão sendo muito rigorosos. Se não cumpre os requisitos ou tem suspeita que vem pra ficar te mandam para trás.

Um abraço

Resposta
Giuseppe Maio 3, 2016 at 1:42 pm

Olá Susana!

Tenho uma pergunta sobre casamento, Eu tenho a cidadania italiana e moro me Barcelona, para eu casar com uma brasileira lá, ela pode ir apenas com a certidão de nascimento original e traduzir e legalizar lá para casar, ou tudo isso tem que ser fazer ainda no Brasil?

Gracias!!

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 3, 2016 at 6:40 pm

Giuseppe

já te respondi por email.

Um abraço

Resposta
maykow Maio 4, 2016 at 5:57 am

Bom dia,
Gostaria de tirar algumas duvidas se possivel
1 – Tive um problema na espanha e acabei ficando mais de tres meses no pais..porem sai voluntariamente sem problemas..eu.teria problemas para retornar como turista se quiser???
2-caso nao tenha problemass…posso tirar o nie sendo brasileiro mesmo com o visto de turista??ou somente com visto de estudnate???
Grato tenha um excelente dia

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 8, 2016 at 9:29 pm

Boa noite Mayhow

Não sei ao certo quanto tempo ficou ilegal na Espanha, porém agora estão policiando mais as entradas de pessoas e estão mandando de volta quando verificam que ja estiveram antes sem documentos. Como digo isso é sorte.. pode chegar e não olharem o seu voo.

O NIE só tira quando cumpre os requisitos e se não é cidadão europeu ou esteja casado com um não tem como fazê-lo. O visto de estudante tem que fazer os tramites no Brasil e te dá direito somente de trabalhar 4 horas.

Se precisar de assessoria para algum tramite pode me contactar no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
ALMEIDA Maio 4, 2016 at 10:21 am

Bom dia
Morei na Espanha por 4 anos de 2007 a 2011 ,sou casada com um espanhol, desde 2011 estou no brasil cuidando de um irmao que tem problemas de saude.

Meu NY venceu como posso fazer para renovar se estou morando no brasil?posso entar na Espanha com o meu documento vencido? por que pretendo voltar para Espanha breve.

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 8, 2016 at 9:25 pm

Bom dia Almeida

Para renovar o NIE tem que estar vivendo aqui e seu marido tem que autorizar, cumprindo sempre todos os requisitos. Se vocês não estão aqui nem tem renda é quase impossível renovar.

Entrar com o NIE caducado não lhe posso garantir que não é um problema.. Se vem o seu marido e entra com os requisitos exigidos pode que saia tudo bem no final.. deveria tentar resolver a questão o antes possível ou quando venha terá que começar tudo de novo.

As citas agora para começar os tramites estão muito complicadas, estão dando pro mes de setembro ou outubro. Se precisar de assessoria pode entrar em contacto comigo através do
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Eduarda Maio 5, 2016 at 8:25 am

Ola Susana, preciso de uma advogada para um processo de cobrança indevida de um aluguel de carro. Atualmente resido em Ibiza. Voce faz esse trabalho? Ou tem alguem aqui para indicar?? Me passe um email se possivel! Obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 8, 2016 at 9:21 pm

Boa noite Eduarda

Sim faço esses tramites, porém preciso saber exatamente do que se trata. Pode me contactar no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Angélica Maio 6, 2016 at 12:52 pm

Olá Susana,

As informações são esclarecedoras e me ajudaram muito, porém tenho uma dúvida. No caso, tenho uma irmã que reside na Espanha, casada, com DNI, empregada e está dando entrada nos papéis para cidadania, por meio dela eu posso ter direitos de obter o DNI ou só no caso dos pais?

Atualmente, estou estudando a língua e tentando mudar meu visto de turista para estudante. Existe este processo? Segundo algumas pessoas é inviável, tenho que voltar para dar entrada.

Grata pela atenção,

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 8, 2016 at 9:19 pm

Boa noite Angelica

Na Espanha vc não consegue um visto de estudante, tem que voltar ao país de origem se quiser ficar um ano por exemplo. No caso de conseguir um NIE pela sua irmã é um pouco complicado, tem muitos requisitos que cumprir, porém nada é impossivel.

Se precisar de assessoría juridica pode me contactar no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Cecilia Maio 8, 2016 at 9:01 pm

Olá Susana! Td bem ? Meu marido é espanhol e tem passaporte espanhol. Para morar na Espanha, onde ele deve ir e como fazer para ter DNI ? obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 8, 2016 at 9:17 pm

Boa noite Cecilia

Quando esteja na Espanha deve ir directamente a uma delegacia que consta de la lista das que faz DNI. Esta delegacia tem que estar na zona onde ele pretende residir. Te deixo o link: http://www.policia.es/documentacion/docu_esp/oficinas.html
Primeiro deve trazer do Consulado da Espanha no Brasil um “certificado de residencia para la expedición de DNI”, vão solicitar também esse documento e fotos.

Um abraço

Resposta
Livia Maio 9, 2016 at 2:30 am

Olá Susana tudo bem?
Morei em Madrid 3 anos e tive um filho. Mas após o parto tive uma depressão que me forçou a vir para o Brasil com o bebê com 45 dias. Eu o empadronei fiz e fiz o registro dele aí. Eu tenho o livro de família, inclusive tive que seguir as leis daí é colocar o sobrenome do pai primeiro e o meu depois. Depois fui no consulado Brasileiro, o registrei e fiz o passaporte BRASILEIRO. E possível eu fazer a documentação agora. Se a resposta for sim, me manda um orçamento pq temos muito interesse em sua assessoria. Pós estamos regressando no próximo mês.
Obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 9, 2016 at 8:32 am

Bom dia Livia

Posso lhe assessorar sem problemas, porém o primeiro é saber se o seu filho conseguiu ter a nacionalidade espanhola. Se quiser me envia o certificado de nascimento espanhol que dou uma olhada. Meu email é [email protected]

Um abraço

Resposta
Hittuyara Quidute Maio 9, 2016 at 4:58 am

Suzana, eu sendo advogada no Brasil decidindo morar na Espanha poderia trabalhar como advogada? Como devo proceder?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 9, 2016 at 8:30 am

Bom dia Hittuyara

Como advogada não. Aqui vc não pode exercer diretamente. Entre em contacto com o Colegio de Abogados da localidade que pretende exercer como advogada para saber os passos. O primeiro é homologar o diploma que demora um bom tempo.

Infelizmente eu decidi fazer o meu curso inteiro aqui e não posso lhe ajudar.

Um abraço

Resposta
Caio Vergara Maio 9, 2016 at 4:37 pm

Boa tarde!
Me chamo Caio e tenho cidadania espanhola. Me casei no Brasil, com uma brasileira, e gostaria de levar minha esposa para morar comigo na Espanha.
Sabe qual a documentação necessária? Ela tem este direito? Sabe quais são os procedimentos?

Um abraço!

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 9, 2016 at 4:41 pm

Boa tarde Caio

Isso tudo depende das circunstancias pessoais de voces.. precisaria saber uns dados mais concretos.. e a resposta de toda estas perguntas formam parte da assessoria que dou para esse tramite.

Se quer um orçamento meu email é [email protected] e detalha mais a situação real de vocês.

Um abraço

Resposta
Miranda Valeriano Maio 9, 2016 at 7:15 pm

Boa tarde. Por favor, poderia informa-se sobre a exigência da quantia necessária para solicitar a residência não lucrativa, que é de 2.130,00 euros mensais o seguinte: Essa quantia deve ser comprovada que entrará em conta bancária mensalmente acumulando 25.560,00 euros anuais, ou basta comprovar que se tem esse valor disponível no momento da solicitação? Obrigada.

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 14, 2016 at 1:01 pm

Boa tarde Miranda Veleriano

Tem que provar que tem uma renda mensal que chega a esse montante. A lei diz:
Documentación acreditativa de disponer de medios económicos para el período que se solicita.
Se podrá acreditar por cualquier medio de prueba, incluyendo la aportación de títulos de propiedad, cheques certificados o tarjetas de crédito acompañados de una certificación bancaria que acredite la cantidad disponible como crédito en la tarjeta.

Si los medios proceden de acciones o participaciones en empresas españolas, mixtas o extranjeras, radicadas en España, se acreditará mediante certificación de las mismas que el solicitante no ejerce actividad laboral alguna, acompañando declaración jurada en tal sentido.

Os documentos que vai apresentar são diversos, depende do que queiram aceitar. Se precisar de assessoria juridica pode me contactar no:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
David Rodriguez Maio 10, 2016 at 7:34 pm

Olá Suzana. Em primeiro lugar parabéns por compartilhar seu conhecimento e auxílio dado,
Estou dando entrada na documentação para solicitar a Cidadania Espanhola. Aguardo a Certidão de Nascimento de meu pai ser enviado pela Justiça Espanhola. Um dos documentos solicitados pelo consulado é o DNI ou passaporte, acontece que meu pai veio para o Brasil ainda criança durante a Segunda guerra e não possui estes documentos. Sabe se consigo dar entrada sem este documento ou se ele pode solicitar o DNI aqui no Consulado?
muito obrigado pela ajuda que puder dar.
Abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 14, 2016 at 12:53 pm

David

O primeiro é saber se ele tem nacionalidade espanhola, quer dizer foi inscrito no Registro Civil daqui.. para saber isso tem que se informar no consulado se ele não tem uma copia da certidão de nascimento espanhola.

Se ele foi registrado na Espanha tem que ver se consegue inscreve-lo no Consulado e pedir o passaporte dele. DNI somente pode conseguir aqui na Espanha.

Se precisar de outra coisa pode me contactar no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Angela Maio 11, 2016 at 9:58 am

Hola susana,tudo bem?
Minha duvida é a seguinte… Vim pra España como turista a un año e meio. Conheci um español e começamos namorar. Ele foi Pro Brasil e me pediu em casamiento. Vendí tudo que tinha la,deixei meu trabalho e compramos os billetes de avión e vim. Cuando chegou aquí minha vida tornouse un pesadelo. Me deixava presa em casa,me batia. Eu limpava e cuidava dos seus filhos e nem empadronada eu estava. Minha visinha me empadronou sem que ele soubesse e me ajudou a fugir. Acabei ficando sem dinheiro para voltar Pro meu país. Sou depiladora e manicure e comecei a fazer uña más casas e limpieza para poder voltar. Más nesse meio tempo conheci uma pessoas e nos apaixonamos. Más ñ quería casar por papeis. Gustaría que me aconselhace. Estou muito feliz aquí com minha Nova vida. Sou voluntaria em projetos sociais. Más estou ilegal. Como podería resolver minha situación. Gracias por sua ayuda.

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 14, 2016 at 12:50 pm

Angela

Vc está ilegal se tiver problemas com a policia de imigração além de passar uma situação muito desagradavel vai acabando sendo expulsa. A saida é casar. Se precisa de assessoria pra isso pode me contactar no [email protected]

Para regulariza sua situação agora precisaria de um contrato de trabalho e empadronamento só conseguiria depois de 3 anos

Um abraço

Resposta
Andrea Petersen Maio 12, 2016 at 12:21 pm

Bom Dia Susana!
Adorei seu blog ajuda muito as pessoa, a minha pergunta é qual documentos que preciso para pedir a residencia na Espanha, sou casada com um dinamarquê,e meu marido ja tem a residencia dele aqui na Espanha,.
Por mais agradeço
Deus te abencoe

Andrea Petersen

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 14, 2016 at 11:51 am

Bom dia Andrea

Tem que começar um tramite administrativo e cumprir varios requisitos. Dou assessoria para este tipo de tramite, pode detalhar mais sus circunstancias pessoais e solicitar o valor dos honorarios por email [email protected]

Um abraço e obrigada pelo comentario

Resposta
Luiz Caetano Maio 14, 2016 at 3:29 pm

Eu tenho 28 anos, sou casado e tenho 2 filhos. Durante minha graduação, fui para a Espanha e gostei muito do país. Após me formar, realizei um máster online, pela OBS Business School/EAE Business School.
Estou buscando um novo máster na Espanha, mas para faze-lo de forma presencial.
Pretendemos ficar por no máximo 2 anos na Espanha. 01 ano para eu fazer o máster e mais 01 ano para trabalhar na minha área na Espanha após a conclusão do máster.
É possível que com o visto de estudante eu possa ir com minha esposa e filhos para a Espanha?
O que precisaria? Quais documentos e quais procedimentos?
Poderia nos auxiliar?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 26, 2016 at 5:36 pm

Boa tarde Luiz

Se vc cumpre os requisitos pode trazer sua familia para o master, porém nenhum deles poderá trabalhar e vc terá que tem renda para todos esses gastos..

Agora de trabalhar na sua área 1 ano somente se uma empresa quisesse lhe contratar e sendo uma empresa estrategica, caso contrario terá que voltar ao Brasil quando termine o curso.

Um abraço

Resposta
Elaine Pereira Maio 15, 2016 at 8:37 pm

Susana, boa tarde.

Onde posso solicitar mais 90 dias. Já estou na espanha quase 3 meses e quero ficar mais 90, onde posso pedir isso?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 26, 2016 at 5:33 pm

Boa tarde Elaine

Pode solicitar uma prorroga se tem um motivo, por exemplo está fazendo um curso.. Tem que ir na policia para solicitar essa autorização entregando todas as provas que possa.. eles lhe diram se é possivel ou nao.. tem que ser antes de chegar nos 90 dias.

Um abraço

Resposta
sabrina Maio 16, 2016 at 6:40 pm

Oi Susana. Sou brasileira mas eu e meu marido tbem somos cidadãos britânicos. Estamos pensando em mudar para a Espanha e comprar um imovel. Quero trazer a minha mãe do Brasil para morar conosco. Ela já é aposentada, tem 67 anos mas não tem cidadania europeia. Temos condições de bancar a minha mãe. É possivel pedir um vistode residente para que ela possa morar c a gente na Espanha?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 18, 2016 at 11:18 pm

Boa noite Sabrina

Se vocês são comunitarios podem solicitar uma residencia legal na Espanha. É preciso fazer um tramite e não é precisa comprar um imovel pra isso. A sua mãe depois pode trazé-la se cumpre os requisitos e pode provar que ela depende de você nos ultimos dois anos ou poderá solicitar outro tipo de visto, por exemplo só para residir se pode provar que tem renda para viver.

Qualquer coisa pode entrar em contacto comigo no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Bonfim Maio 16, 2016 at 10:38 pm

Olá Boa Noite.
Se eu estiver empadronado e voltar ao meus país, eu perco o empadronamento, ou há um prazo?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 18, 2016 at 10:56 pm

Boa noite Bonfim

O empadronamento caduca com dois anos, se não renova se perde.. Ou se outra pessoa que morar na casa mandar cancelá-lo

Um abraço

Resposta
Polly Maio 17, 2016 at 9:59 am

Sou Brasileira e estou vivendo na Espanha há 3meses…Descidir ficar mas agora recebi uma carta de expulsão e tomaram meu passaporte o que fazer?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 18, 2016 at 10:55 pm

Boa noite Polly

Se vc recebeu a carta de expulsão está em tempo acho para recorre-la. Se quiser me envia por email para dar uma olhada [email protected] ou em https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Se não faz nada terá que ficar fora do espacio Schengen durante o tempo que determinam na carta.Também tem que ver as suas circunstancias pessoais se tem algo para defender-lhe

O passaporte é pra vc comparecer na delegacia os dias que lhe indicam até encontrarem um bilhete para expulsa-la. Também não sei porque tomaram essa medida dão dura com vc, porque costumam dar uma multa a primeira vez.

Se quiser entra em contacto, porém precisa contratar um advogado.. eu poderia defendé-la.

Um abraço

Resposta
Karyn Rodrigues Maio 18, 2016 at 6:56 pm

Olá Suzana! Gosto muito dos seus post pois eles são muito claros e bastante profissionais. Eu estou com duas dúvidas simples, mas que não estou conseguindo a resposta definitiva.
Estou indo para a Espanha (BCN) agora em junho com visto para Estudos (vou fazer um curso de espanhol e emendar um mestrado que dura até Junho de 2017).
1a. Quando fui buscar meu visto aqui no consulado em São Paulo fui orientada a chegar no pais e já dar entrada no NIE. Porém tenho lido em alguns blogs e até na comunidade dos brasileiros que preciso fazer o empadronamiento ANTES, para dar entrada na identidade depois. Isto procede? Uma amiga retornou de Madri recentemente e me garantiu que tirou o NIE sem ter definido o apartamento ainda…Meu receio é não encontrar nada definitivo para morar em menos de 1 mês, visto que vou estudar em dois locais diferentes e penso em me mudar para perto da universidade quando o curso de espanhol acabar.
2a. Sabendo que o NIE tem validade de um ano e provavelmente a validade dele vá coincidir com a semana final do meu mestrado, você acha que tenho que renová-lo? Tenho receio de não dispor de tempo hábil para organizar a minha volta ao Brasil e ficar “ílegal” alguns dias. Também penso em fazer um estágio na universidade e gostaria de saber se a validade dos estágios pode exceder o final do curso, ou se, obrigatoriamente, tudo acabaria na mesma data. Obrigada e abraço,

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 18, 2016 at 10:04 pm

Boa noite Karyn

Para poder lhe ajudar e orientá-la melhor o apropriado seria uma consulta. Poderia lhe explicar bem como funcionam as coisas aqui. Tem cuidado com muitas informações que encontra nos foros de internet.

Se tiver interesse lhe passo o valor e pode me contactar no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Obrigada pelo comentario.

Um abraço

Resposta
Micheli I.B. dos Santos Maio 19, 2016 at 1:17 pm

Ola Suzana!
Eu e meu esposo temos uma menina de 2 anos e estou gravida de 3 meses.Mas temos muita vontade de ir morar ai.Nao temos passaporte ainda,vamos começar a correr atras disso agora.
Tem como voce me falar tudo que preciso pra poder morarmos ai?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 19, 2016 at 10:29 pm

Boa tarde Micheli

Não sei em que condições vc vai vir morar pra cá, se tem documento espanhol ou não. Para poder responder adequadamente teriamos que ter uma consulta e vc contar detalhes das suas circunstancias pessoais. Se tiver interesse lhe passo o valor e podemos fazer por whatsapp

Pode me contactar nesse caso no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Amanda Maio 22, 2016 at 1:44 am

Olá, tenho uma dúvida!!
Tenho visto de estudante por seis meses. Mas recebi uma proposta de emprego por um ano. Posso receber a permissao pra trabalhar uma vez que vencer meu visto de estudante?
Obrigada.
Att

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 22, 2016 at 10:22 am

Bom dia Amanda

Em principio não, o seu empregador deveria fazer uma tramite para tentar traze-la a Espanha e vc teria que voltar. Estando aqui não existe tramite que possa tramitar nesse sentido.

Um abraço

Resposta
Francisco Antunes Guimarães Maio 25, 2016 at 2:35 am

Boa noite Doutora Susana,
Parabéns pela inestimável ajuda que vem prestando com muita qualidade.

Sou militar aposentado e atualmente atuo como advogado no Rio de Janeiro.
Tenho condições próprias de prover meu sustento mensal estando na Espanha, mas trago a nobre colega as seguintes questões:

1 – Entrando na Espanha na condição de aposentado terei como pleitear, no devido tempo, residência com posterior cidadania? (Pois, em Portugal o visto D2 não me dá esta condição)

2 – Pode-se laborar e contribuir normalmente em tais condições?

2 –Ao valor da aposentadoria podem ser agregados outras rendas como alugueres e pequeno investimento para composição do valor para o sustento?

Desde já grato pela atenção,
Estimando a nobre colega votos de saúde, paz e sucesso.

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 25, 2016 at 6:15 pm

Boa tarde estimado colega Francisco

Você poderia vir a Espanha com uma autorização somente para residir se pode provar uma renda mensal superior a 2300 euros. Essa renda pode utilizar todo tipo de provas validas em Direito e os bens e rendas diversas que tem no Brasil.

Se fica dois anos com esse tipo de autorização poderá solicitar posteriormente a nacionalidade espanhola.

Se quiser fazer uma consulta para aprofundizar no assunto ou assessoramento para o tramite pode me contactar no [email protected]

Muito obrigado pelo seu comentario..

Um abraço

Resposta
Marcos Maio 25, 2016 at 6:40 pm

Olá Susana,
Abriu uma possibilidade de ir trabalhar em Barcelona.
Estou noivo e vou casar em outubro, porém, caso essa possibilidade venha a se concretizar talvez precise ir antes para lá.
Minha pergunta é: consigo casar no Brasil no cartório e ela ir comigo apenas com meu visto de trabalho? precisamos estar casados há algum tempo para que o casamento seja valido lá?
Obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 25, 2016 at 9:21 pm

Boa noite Marcos

Isso depende do visto que tenha.. o recomendavel é que fizesse os documentos estando casado.. assim faria a papelada toda junto. Tera que provar que tem renda para manter a sua esposa para poder trazê-la.

Um abraço

Resposta
iara Maio 26, 2016 at 2:45 pm

ola ,sou brasileira e estou vivendo na Espanha,tive que sair fugindo devido ameaças sofrida pelo meu ex marido,e não posso viver no brasil .o que devo fazer.

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 26, 2016 at 9:30 pm

Boa noite Iara

Não lhe posso dar uma resposta clara se não conheço todas as circunstancias. Para analisar todas as questões teriamos que ter uma consulta e lamentavelmente isso tem um custo, é de uma hora e por whatsapp. Se tiver interesse pode me contactar no:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Marcos Maio 31, 2016 at 4:46 pm

Olá Dra. Susana,

Foi aprovado no final do ano passado pela União Européia novas regras que ampliam a possibilidade de trabalho à estudantes internacionais e a principal mudança fala do seguinte:

“As novas regras mesclam diretivas já existentes e garantem que estudantes não-europeus e pesquisadores possam permanecer por, no mínimo, mais 9 meses após completarem seus estudos ou pesquisas, a fim de procurar por um emprego ou abrir um novo negócio. Em um comunicado oficial, o Parlamento Europeu disse que o movimento garante que a Europa se beneficie das habilidades qualificadas destes estudantes internacionais.”

Por isso pergunto, o que você sabe a respeito desta diretiva e se com esta ampliação poderemos adquirir residência legal através do pedido deste tipo de visto?

Fonte: http://intercambistas.com/2016/05/19/uniao-europeia-aprova-permissao-de-trabalho-para-estudantes-internacionais/

Grato,
Marcos

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 4, 2016 at 7:09 pm

Boa tarde Marcos

As directivas sempre levam um tempo até que sejam aplicadas nos Estados Membros. Como leu na noticia os Estados tem dois anos para se adaptar a directiva. Na Espanha que eu saiba ainda não mudou nada nesse sentido, unicamente os estudantes estrangeiros tem direito a trabalhar 4 horas diarias, mas isso já se aplica faz tempo. Como sabe um estudante não tem direito a pedir nacionalidade, só teria se tivesse uma residencia legal.

Terá que ficar no aguardo

Um abraço

Um abraço

Resposta
Arthur Marcelo Junho 3, 2016 at 8:04 am

Ola, Dra. Bom dia sou brasileiro e estou na Espanha a menos de uma semana estou em ZARAGOZA, estou deslumbrado por este país e quero fazer minha documentação Espanhola, sou trabalhador, no Brasil sou eletricista, e, também trabalho com construção civil pois o meu pai é mestre de obras eb aprendi muito com ele, vim para a Espanha com a minha namorada éla já teve documentos daqui mais caducou ela tem até uma filha nascida aqui porém está no Brasil com o pai. Mas na verdade eu gostaria de a ajuda até mesmo um conselho sobre como conseguir a documentação pois aqui só se consegue serviço se estiver devidamente documentado. Assim vou ficando e agradeço a oportunidade e também parabenizou pelos serviços de orientação que li obrigado pela atenção até logo!

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 4, 2016 at 6:46 pm

Boa tarde Arthur

Nas condições que me descreve não tem como obter documentos, somente se tivesse empadronado tres anos seguidos e tivesse um contrato de trabalho. Já a sua namorada é outra situação se a filha dela tiver nacionalidade espanhola. Precisava ver a certidão de nascimento espanhola da criança.

Meu email é [email protected]

Um abraço

Resposta
Lucia Junho 4, 2016 at 9:30 pm

Bom dia Dra Suzana
Gostaria de saber se tenho direito da nacionalidade espanhola, sendo bisneta de espanhois ?
Obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 5, 2016 at 10:49 am

Bom dia Lucia

Tem os mesmos direitos que qualquer brasileiro se é somente bisneta de espanhois. Tem que residir legalmente na Espanha durante dois anos para ter direito a solicitar a nacionalidade.

Um abraço

Resposta
Paula Stecca Junho 5, 2016 at 8:26 pm

Boa tarde Dra Susana. Tenho muitas dúvidas.
Sou brasileira e tenho cidadania italiana. Eu e meu namorado queremos nos mudar para Madrid.
1) devemos nos casar aqui no Brasil pra facilitar a entrada dele? E traduzir a cert de casamento para o italiano ou espanhol?
2) chegando em Madrid alquilar un piso e dar entrada na documentação na prefeitura? Para ter legalidade no trabalho?
3) eu, como cidadã italiana, tenho algum privilégio ou as mesmas condições para ambos?
4) ele é motorista. Deve tirar uma nova habilitação européia?
5) devemos nos casar novamente na Espanha ou posso já solicitar a cidadania dele também (em Madrid)?
Agradeço desde já!

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 7, 2016 at 9:15 pm

Boa noite Paula

Infelizmente todas essas dúvidas poderão ser respondidas numa consulta, porque é necessário mais conhecimento da sua circunstancia pessoal.. Por ser italiano ele não chega aqui e tem documento.. tem que tramitar e cumprir os requisitos para que vc depois tenha.

Se tiver interesse na consulta lhe passo o valor, a duração é de uma hora e pode ser por whatsapp.. pode me contactar no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

um abraço

Resposta
Clarisse Junho 6, 2016 at 6:41 pm

Hola Susana,

Fico feliz de achar um post bom nessa internet.
Sou brasileira e tenho um noivo espanhol, estou no Brasil para pegar os documentos e entrar com os papeis de casamento ai na espanha ( barcelona), O processo para que autorizem nossa união pode demorar de 6 meses a um ano para que depois podemos marcar a data do casamento. Estou voltando para barcelona no dia 5 de julho e gostaria de saber como funciona essa renovação do visto de entrada na espanha, para que eu consiga passar 6 meses por ai. Sei que temos 3 meses com o visto de turista, mas como renovar esse mesmo?
E se depois dos 6 meses se eu sair do pais, ir a Marrocos e voltar, teria mais 3 meses de validade?
Gostaria de saber se isso é possível
Uma pena que você não se encontra em Barcelona, pois gostaria muito de ter um advogado cuidando do meu processo de casamento e cidadania. Fico sem saber o que fazer depois do casamento, já sou empadronada desde out de 2015 e já tenho uma conta bancaria em conjunto com ele.
Agradeço desde ja a atenção e o carinho nas respostas de todos os que li aqui.
Obrigada
Clarisse

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 12, 2016 at 6:13 pm

Boa tarde Clarisse

Já tivemos um consulta por telefone.

Um abraço

Resposta
Natália Junho 6, 2016 at 7:09 pm

Estou em Barcelona com visto de estudante que termina em 30 de novembro. Gostaria de saber se, saiu da UE perto dessa data posso retornar alguns dias depois com visto de turista para permanecer 90 dias mais ou tenho que esperar mais tempo?

Outra dúvida que tenho é que tenho uma empresa registrada no Brasil e me mantenho na Espanha com a renda dessa empresa, trabalhando à distância. Queria saber se existe alguma forma de conseguir uma autorização de residência para essa situação, já que não pretendo encontrar trabalho aqui. Sei que na Alemanha eles têm um visto para esse tipo de caso.

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 7, 2016 at 5:28 pm

Boa tarde Natalia

Para que possa contar os outros 90 días tem que sair do Espaço Schengen durante 90 dias, segundo determina a lei.. Pode conseguir um visto para abrir uma empresa na Espanha se investe 70 mil euros.

Um abraço

Resposta
Roberto Junho 7, 2016 at 6:23 am

Tirei minha cidadania e passaporte espanhol….sou casado e tenho uma filha de 5 anos,, estarei tirando a cidadania dela também…vamos morar os 3 , juntamente com minha esposa brasileira, na espanha, pergunto: posso comprar imovel financiado na espanha, sou aposentado e tenho renda fixa recebendo pelo Brasil

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 7, 2016 at 5:26 pm

Boa tarde Roberto

Se tem DNI e comprova renda para um banco pode financiar uma casa. A aprovação do negocio será uma determinação da entidade bancaria que tente negociar.

Por outro lado, a sua esposa vai precisar de documento espanhol para residir legalmente na Espanha. Não se esqueça que esses tramites demoraram e precisa cumprir os requisitos

Qualquer coisa pode me contactar no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Clarisse Junho 7, 2016 at 2:47 pm

Hola Susana!
Muito boa as informações daqui! Finalmente se encontra um pouco de conteudo na internet.
Estou com algumas duvidas, Estou no Brasil com meu noivo, vim tirar os documentos necessários para o nosso casamento, sei que o governo da Espanha demora bastante, uma vez que devo pedir “autorização” para eles ate receber a permissão de me casar e marcar a data, isso demora em torno de 6 meses a um ano, estou chegando em Barcelona dia 5 de Julho 2016, Gostaria de saber se com o meu visto de entrada de 3 meses eu consigo renovar para mais 3 meses e como faço isso? Depois desses 6 meses se eu for a marrocos e voltar esse visto e renovado?
Ja sou empadronada desde out 2015 e temos uma conta em conjunto na espanha. Ele agora conseguiu um trabalho, porque antes trabalhávamos em um navio, e esta com contrato em Barcelona de trabalho.
Gostaria que me orientasse ou ao menos enviasse um advogado de confiança em Barcelona, fico triste que seu escritório não e por la.
Agradeço desde ja
Clarisse

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 7, 2016 at 5:00 pm

Boa tarde Clarisse

Eu dou assessoria para toda Espanha, tenho e tive varios clientes em Barcelona.. Os tramites são os mesmos nesses aspectos. As suas dúvidas deveriam ser respondidas numa consulta, porque preciso saber mais dados das suas circunstancias pessoais para orientá-la correctamente.

Se tiver interesse pode contactar-me através do https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

A respeito do empadronamiento precisa ser renovado cada dois anos e também tem que ter em conta que o pode anular qualquer morada da residencia.

Um abraço

Resposta
Carolina goncalves Junho 7, 2016 at 4:50 pm

Boa tarde, gostaria de saber se posso casar com um primo de primeiro grau, ele tem nacionalidade espanhola. Ai disseram que nos temos que ir a espanha e dar entrada la pra casar que é mais rapido?
Procede ? Realmente posso casar com ele? E estando la….ate sair o casamento …posso ficar no pais e ir renovando ,como é? Se puder me ajudar. Grata.

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 7, 2016 at 5:18 pm

Boa tarde Carolina

Isso são perguntas que devem ser respondidas numa consulta, porque se tratam de assuntos delicados e que precisaria de mais informação. Se tiver interesse pode me contactar no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

O casamento na Espanha pode demorar uns 6 meses ou mais, dependendo muito onde for residir e se dispõe de toda a documentação necessária. Isto o seu casamento seria possivel.. para que tenha uma ideia o Código Civil Espanha determina que:
Artículo 47

Tampoco pueden contraer matrimonio entre sí:

1.º Los parientes en línea recta por consanguinidad o adopción.
2.º Los colaterales por consanguinidad hasta el tercer grado.
3.º Los condenados por haber tenido participación en la muerte dolosa del cónyuge o persona con la que hubiera estado unida por análoga relación de afectividad a la conyugal.

Um abraço

Resposta
Jeane Mota Junho 8, 2016 at 11:31 am

Olá Doutora tenho uma duvida tenho um filho que tem a nacionalidade espanhola por simple presunção, ele nasceu lá ele agora tem 6 anos faz 4 anos que estamos no Brasil e agora estou querendo voltar a Espanha é possível tramitar alguma permissão de residência e trabalho através do meu filho?

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 8, 2016 at 8:06 pm

Boa tarde Jeane

sim é possível.. tem que cumprir todos os requisitos, mas conseguiria teus documentos como do pai da criança. Se precisar de assessoria pode entrar em contacto conmigo no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

um abraço

Resposta
Danilo Golao Junho 10, 2016 at 5:33 pm

Boa tarde Dra!

Minha namorada possui a cidadania espanhola, gostaria de saber quais as possibilidades de adquirir a cidadania!?!

Muito obrigado!!!!

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 12, 2016 at 6:45 pm

Boa tarde

Por ter uma namorada espanhola nenhuma, nem que se casasse. Tem que residir legalmente dois anos na Espanha para consegui-la nas susas condições atuais.

Um abraço

Resposta
alice matos Junho 11, 2016 at 2:03 am

Sou brasileira, Estou grávida meu marido é de Madri.
Se eu ter a criança em Madri e se registra-lá em Madri, Posso ficar por mais tempo no Pais (n sou casada) Quando quiser voltar pro Brasil com minha Filha tem algum problema.ou pra mim viajar tem q ter autorização do pai. (Em caso de separacao).ou pra compre os 90 dias pedidos.

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 12, 2016 at 6:44 pm

Boa tarde Alice

todas essas dúvidas posso responder numa consulta conhecendo mais dados da sua vida pessoal. De forma generica poderia através da sua filha conseguir o direito de residir aqui, porém somente se a criança tiver nacionalidade espanhola.

Se quiser uma consulta lhe passo o importe e pode me contactar no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Maristela Junho 12, 2016 at 3:58 pm

Hola Suzana,

Soy estudiante de doctorado en Valladolid y ya viví aquí a casi tres años. Mi hija más vio aquí y le registramos e hicimos el libro de familia. Fuimos a Brasil cuando ella tenía dos meses y también la registramos en el consulalado brasileño para hacer el pasaporte brasileño. Vamos regresar a Brasil en un año y medio. Quería saber si es posible que ella obtenga la nacionalidad española. Que transmites son necesarios.

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 12, 2016 at 5:52 pm

Boa tarde Maristela

Para poder responder estas dúvidas suas seria preciso conhecer mais informação e dados pessoais. Por outro lado, esse tipo de respostas (quando são dúvidas) ou assessoria seria tratado de forma privada e gera um custo ao cliente. Infelizmente não tenho como responder correctamente somente com esses dados e a orientar para realizar os tramites.

Uma coisa lhe posso adiantar, o visto de estudante não dá direito de solicitar a nacionalidade espanhola. No caso do seu bebê teria que analisar todas as circunstancias e o tipo de NIE que possue.

Se tiver interesse pode me contactar através de

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Marianna Junho 15, 2016 at 8:49 pm

Ola Susana!

Obrigada pelo post.

Uma amiga disse que se estudar por dois anos e meio em Barcelona pode aplicar para o visto de residência e trabalho. Eh isso mesmo?

Em Barcelona durante a pos e mestrado pode fazer estagio. E com Doutorado?

Obrigada.

Abs.
Marianna

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 15, 2016 at 9:04 pm

Hola Mariana

tudo depende do visto que tenha e para que.. Depois de tres anos se estiver empadronada pode tentar uma autorização e trabalho.. As coisas não são tão simples como dizem por ai..

Um abraço

Resposta
MARIA FARIAS Junho 18, 2016 at 5:47 am

Oi me chamo maria, minha situação e o seguinte, meus patroes foram transferido para trabalhar na Espanha, sou baba dos filhos dele, tenho alguma chance de poder trabalhar legal com eles, ou tem algum procedimento para isso, obrigada.

Resposta
Susana Sawa Toledo Junho 18, 2016 at 2:01 pm

Bom dia Maria

O procedimento para que vc possa acompanhá-los legalmente deve ser efetudos por eles..

Um abraço

Resposta
Tallys Junho 21, 2016 at 8:52 pm

Olá! Nossa, quanta informação, parabéns!
Li num dos seus comentários que é possível comprar um imóvel acima de 500 mil euros e depois pedir o visto de residência e autorização para trabalhar. Este investimento tem que ser um imóvel só ou poderiam ser vários imóveis compondo esse valor?
Neste caso, posso morar em um e alugar os demais?
Agradeço a atenção!

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 9, 2016 at 6:39 pm

Boa tarde Tallys

Tem que ser um unico imóvel.. o que tem planejado fazer não é possível.

Um abraço

Resposta
Gilberto Hissa Junho 21, 2016 at 9:46 pm

Olá,
Parabéns pelas informações. Gostaria de saber o seguinte: é muito difícil a renovação do período de permanência por mais 90 dias?
Grato,
Gilberto Hissa

Resposta
Marcela Lui Junho 22, 2016 at 2:17 am

Boa tarde Susana,
Tenho uma dúvida. Meu bisavó é italiano e por isso eu tenho a cidadania européia. Eu pretendo ir morar na Espanha ano que vem, e meu namorado atual também iria comigo. Se nós nos casarmos legalmente, ele poderá morar lá por tempo indefinido?

Resposta
Tayara Junho 28, 2016 at 2:42 pm

Olá Doutora, sou neta de espanhol, mas minha mãe não tem cidadania, minhas duas irmãs fizeram a cidadania em 2012 apenas com os docs do meu avô, mas agora os netos não podem mais tirar a cidadania sem antes não morar por pelo menos 1 ano na espanha…..isso procede? Obrogada!

Resposta
Susana Sawa Toledo Julho 1, 2016 at 10:05 pm

Boa noite Tayara

Sim procede, porque a lei que eles conseguiram a nacionalidade já não está em vigor.

Um abraço

Resposta
Paulo Julho 3, 2016 at 6:14 pm

Bom dia,
Em setembro completo dois anos em Espanha como estudante de um mestrado y realizei estágio durante 6 meses. Buscanod algumas informações, desocbri que existe um tipo de permissao de residencia chamado de “Arraigo laboral” como “Autorizaciones de residencia por circunstancias excepcionales” que diz que se estou a dois anos em Espanha e posso comprovar 6 meses de trabalho tenho direito a um ano de residencia.
Minha dúvida é: posso usar meu contrato de estágio como comprovante de trabalho? nele tem o empregador, carga horário, endereço da firma, trabalhador y salário.

Outra dúvida é se posso pedir renovação do NIE como estudante outro tipo de mestrado ou escola de idiomas.

Grato

Resposta
Ezio Julho 4, 2016 at 12:55 am

Boa noite! Minha questão: Meu namorado é Holandês e mora/trabalha na Espanha mais de ano. Eu sou Brasileiro. Queremos morar juntos (na Espanha), Como turista eu só posso ficar 90 dias. Queríamos poder ficar juntos mais tempo que isso e não nos separar mais, mas eu não posso e nem quero ficar na ilegalidade ultrapassando esses 90 dias. Então o que seria apropriado fazermos? Estamos com vontade de casar, mas ainda temos dúvidas sobre como funciona o processo de casamento entre dois estrangeiros? Obrigado.

Resposta
Nelson Junior Julho 4, 2016 at 2:20 am

Oi Susana, tudo bem? parabéns pela prontidão em tirar tantas dúvidas! minha namorada é filha de espanhol e já tem a nacionalidade. Estamos planejando nos casar aqui no Brasil e ir morar na Espanha no ano que vem. O que precisamos fazer para conseguir a residência por lá? imagino que para conseguir um trabaho no mercado formal apenas com a residência regularizada, né? obrigado!

Resposta
Rodrigo Julho 12, 2016 at 2:32 am

Olá, estou pensando em abrir uma empresa na Espanhêa, e conforme informado pela Câmara de Comércio Espanhola e o capital mínimo é de EUR 3,000.00. Me orientaram sobre o processo de pedido de visto de permanência, e por ser neto de espanhol, poderia solicitar a cidadania após 1 ano. Esta informação procede? A Dra. trabalha com este tipo de serviço. Teria uma idéia do custo total do processo?

Resposta
Olivia Julho 12, 2016 at 2:47 pm

Olá!
Gostaria de saber se consigo residência em Barcelona abrindo uma empresa, quais seriam as possibilidades?

Resposta
Isis Medeiros Julho 15, 2016 at 3:02 pm

Ola susana, bom dia! Parabéns pelo site, me ajudou bastante. Peço perdão por incomodar, mas gostaria de te fazer mais algumas perguntas.

Sou advogada no Brasil formada ha 4 anos, atuo na área do direito tributário em uma empresa multinacional em Pernambuco, mais precisamente com ICMS de telecomunicações. Ha bastante tempo tenho o desejo de ter uma experiência de morar fora do país, e acho que esse é o momento adequado, vez que não sou casada ainda nem possuo filhos.

Minha ideia inicial seria utilizar minha nota do enem para conseguir uma bolsa de estudos na universidade do Algarve em Portugal, pois tenho amigas que estão lá dessa forma, com bolsa de 50%, no entanto elas não podem trabalhar pois o visto é de estudante, além disso, abandonaram completamente suas áreas de formação no Brasil e estão fazendo novas graduações, mas ambas tem como se manter pois recebem auxílio da família.

Com o agravamento da crise no Brasil, venho a algum tempo repensando drasticamente esses planos, pois esse processo leva de 1 a 2 anos para se concretizar. Assim sendo, possuo duas amigas que moram na Espanha, uma em Madrid e uma em Murcia, ambas me chamaram para ir morar com elas e trabalhar ilegalmente, e tentar conseguir os papais depois, pois elas estão la ha 5 anos e já conseguiram.

A proposta é para trabalhar imediatamente em um restaurante, com salario de 1500 euros. A proposta para mim acaba sendo extremamente interessante, pois apesar de ser advogada com carteira assinada no Brasil em uma grande empresa, eu ganho bem menos que esses 1500 euros quando convertidos, alem disso, o custo de vida aqui, impostos, taxas, são tão altos que não me sobra nada para poupança ou especialização, somado isso ao quadro reduzido cada vez mais devido as demissões e ao acumulo de funções, eu praticamente não tenho qualidade de vida, seja em tempo livre ou dinheiro, ja fazem 4 anos que trabalho sem hora pra sair, pois tenho que cumprir os prazos de defesa de Autos de Infrações milionários de todo nordeste, e no entanto, vivo em função do próximo dia 30 quando receberei o pagamento novamente para pagar contas e sobreviver.

Apesar de sair da minha área ir trabalhar em um restaurante, não consideraria um retrocesso, pois eu seria muito melhor remunerada, alem do fato de que devido ao custo de vida espanhol ( ja fizemos todos os cálculos) tendo as despesas divididas por duas, ainda me sobraria 70% desse salario para poupar, coisa que no Brasil é impossível, após pagar todas as contas, mês após mês, nada sobra.

Desculpe me alongar, agora vai meu questionamento:
A curto prazo, só quero sair dessa rotina exaustiva e sem tempo/remuneração, não me incomoda o trabalho árduo, o que me desmotiva e a falta de retorno financeiro e qualidade de vida

O que gostaria de saber,relativamente a minha profissão, existe possibilidade que de alguma forma, mesmo que demore, ela possa me ser útil profissionalmente aí na Espanha ou posso esquecer?
Existe possibilidade (e vale a pena) de validar o diploma ou tentar alguma especialização para conseguir uma colocação na área mesmo que não seja advogando, mas só a nível de estagio ou assessoria?

Desde já agradeço pela sua atenção.

Abraços e parabéns mais uma vez!

Resposta
Edgar Julho 15, 2016 at 6:55 pm

Dra. Suzana, Boa tarde.

Sou neto de Espanhol e meu pai já possui a cidadania. Como me aposentei recentemente gostaria de saber se para adquirir a cidadania espanhola:
– E preciso algum visto especial para residir na Espanha;
– Se preciso comprovar recursos para me manter durante o tempo de residência.

Obrigado pela atenção.

Resposta
Deborah Julho 19, 2016 at 8:55 pm

Fui casada por 7 anos com um espanhol
Eu morava ma Espanha com ele mais tivemos q vim morar no Brasil pq minha tia tava com câncer e mu pai muito doente
Acabei me separando dele e meu documento foi caducado a uns 4 anos
Será q consigo renovar meu documento mesmo estando separada agora?

Resposta
Matheus Julho 21, 2016 at 2:18 am

Boa noite. Gostaria de saber algumas informações.

Vamos lá. Tenho uma tia que leva 12 anos na Espanha, ela ainda vive com visto ( esse ano sai a nacionalidade), eu tenho 18 anos já. Ela sempre me chama para ir viver com ela lá. Gostaria de saber como eu poderia estar indo pra lá morar com ela. Sendo que não precisarei trabalhar, pois eles me bancarão por lá. Obs: ela tem um namorado espanhol ( logo casarão) ele é aposentado lá e disse pra mim ir também.

Resposta
Susana Sawa Toledo Julho 25, 2016 at 8:41 am

Bom dia Maria Eduarda

Se você depende do seu padrasto e da sua mãe possívelmente conseguiria uma autorização para residir e trabalhar na Espanha. O mesmo caso é o da sua mãe, já que a nacionalidade não se transmite por estar casada. Para que consigam os documentos vai depender um pouco da situação economica que possam provar aqui e de organizar tudo bem para não ficar meses ilegal..

Se precisar de assessoria ou querer uma consulta pode contactar-me https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid ou via email [email protected]

Um abraço

Resposta
Josiane Aparecida Almeida Julho 27, 2016 at 2:13 pm

Olá! Como uma grávida deve proceder para conseguir o NIE pelo bebê ? É possível ? Preciso estar empadronada a quanto tempo ?
Grata

Resposta
Jessica Julho 29, 2016 at 3:46 pm

Olà, Boa tarde

Pode me explicar como funciona os tramites para pedir o visto de trabalho no brasil?
Jà tenho a empresa espanhola que vai me contratar, gostaria de saber onde ir, se posso resolver por correio, sou de MS, entao meu consulado è o de SP. E sabe quanto tempo demora o tramite?

Resposta
Susana Sawa Toledo Julho 29, 2016 at 9:03 pm

Boa noite Jessica

O tramite se inicia na Espanha pela empresa que contrata e nesses assuntos não é simples dizer o que tem que fazer, tem que cumprir uns requisitos e cada caso é um caso. Se não aporta correctamente a documentação negam o pedido. Depois se aprovam aqui é que vc pode ir no Consulado apresentar outra documentação.

Por isso se precisar de assessoria pode entrar em contacto comigo no [email protected] ou no facebook https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/ e lhe passo um orçamento.

Um abraço

Resposta
Grasiéle Agosto 4, 2016 at 8:19 pm

Meu Marido e meu filho menor vivem no brasil mas tem nacionalidade espanhola. Pretendemos morar na Espanha no próximo ano, Como ficaria minha situação, sou casada legalmente no brasil. Que tipo de documento terei que pedir para ficar na Espanha com eles. E em relação a saúde, terei direito a saúde pública na espanha? Pois como sou diabética isso para mim é ponto fundamental.

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 8, 2016 at 7:53 pm

Boa noite Grasiele

As dúvidas que tem é um assunto para tratar numa consulta. Mesmo tendo filho e marido espanhol o seu documento não é automatico e pode demorar até 90 dias desde a solicitação.

Se estiver interessada numa consulta pode me contactar no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Luiz Fernando Agosto 8, 2016 at 3:18 am

Olá Susana, tudo bem?

Meu nome é Luiz Fernando. Tenho interesse juntamente com a minha esposa de irmos para a Espanha, mas
com a pretensão de empreender. Não dispomos de um capital tão grande, a nossa ideia seria montar um pequeno negócio.

Saberia me informar se existe essa possibilidade? E caso exista, qual seria o capital minimo aceitável segundo as regras espanholas?

Abraços
Luiz Fernando

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 8, 2016 at 7:46 pm

Boa noite Luiz

O mais facil é se tem um capital de 70.000 euros, porque le daria direito de residir e trabalhar. Com valores pequenos é mais dificil que aprovem..

Um abraço

Resposta
Brisola Janeiro 20, 2017 at 1:37 am

Boa noite Susana, como vai, como posso saber mais sobre empreender na Espanha e sobre o mencionado acima de 70.000 euros, gostaria de saber se é para investir em um pequeno negócio, ou basta ter no banco (na espanha). Tenho muito interesse em investir na Espanha. Grande abraço – Brisola

Resposta
Marquys Rubens Agosto 9, 2016 at 6:52 pm

Olá !Tenho uma dúvida.
Pretendo ir até a Espanha no final deste ano (2016). Até o momento estou na condição de turista,mas pretendo morar no país, na casa de uma cunhada.
Quais os documentos necessários para legalizar esta ação ?

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 11, 2016 at 9:52 pm

Boa noite Marquys

Vir pra casa da sua cunhada não te abre a porta para conseguir autorização de residencia e trabalho. O seu caso teria que ser analisado para que eu pudesse dizer algo.

Isso seria assunto para uma consulta. Se tiver interesse pode me contactar no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Manuel Agosto 10, 2016 at 12:05 am

Boa noite Susana,
Queria saber se existe a possibilidade de eu obter o visto de residencia na Espanha.
Sou venezuelano ( com residencia permanente no brasil), 25 anos, Minha mãe tem nacionalidade venezuelana e está para conseguir a residencia espanhola já que é casada com um espanhol. Ambos moram na Espanha, tem Apartamento, trabalho. Tem alguma chance?

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 11, 2016 at 9:50 pm

Boa noite Manuel

Depende um pouco da sua idade e de quando saia a nacionalidade da sua mãe. No seu caso tem que analisar as suas circunstancias pessoais para ver qual o melhor caminho.. até que vc consiga tramitar a sua propria nacionalidade.

Se quiser uma consulta para analisarmos o seu caso pode me contactar em

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid
Um abraço

Resposta
FRANCIELLE Agosto 11, 2016 at 8:31 pm

OLÁ SUZANA TUDO BEM?

MEU ESPOSO TEM CIDADANIA ITALIANA, ESTAMOS PENSANDO EM MORAR NA ESPANHA , TEMOS UM FILHO DE 04 ANOS , DEMOS ENTRADA NA MINHA CIDADANIA E NA DO MEU FILHO, SÓ QUE O MEU PROCESSO É UM POUCO DEMORADO, PODENDO CHEGAR EM ATÉ TRÊS ANOS, GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO ALGUMA AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHAR ENQUANTO MINHA CIDADANIA NÃO SAI?

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 11, 2016 at 9:48 pm

Boa noite Francielle

Se o seu marido é italiano você pode conseguir uma autorização de trabalho aqui.. mas seu marido quando venha tem primeiro que cumprir os requisitos para pedir os documentos dele pra depois pedir o seu. O problema é o tempo que demora o agendamento para entregar os documentos, o tempo que eles vão demorar pra decidir o seu, por isso se quer vir se organize ao menos 3 meses antes para chegar aqui e perder o minimo tempo possivel.

Se precisar de assessoria para os tramites pode me contactar no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Jaqueline Agosto 13, 2016 at 10:25 pm

Hola, já morei ilegalmente na España en 2007. Me empadronei na época, tinha conta bancária no país e trabalhava. Agora quero voltar com minhas filhas Q nasceram no Brasil. Como faço para legalizar? Eu nunca mais fui a junta do bairro para retirar o cadastro. Jaqueline

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 16, 2016 at 10:08 pm

Boa noite Jaqueline

Tem um único caso que pode conseguir outra vez seu documento. Se a tarjeta não é de larga duração perdeu o direito que tinha. O empadronamiento caduca depois de 2 anos se não for renovado.

Infelizmente se não tem um filho ou marido espanhol é dificil poder voltar a residir aqui legalmente.

Um abraço

Resposta
Cleber B Gouveia Agosto 13, 2016 at 11:55 pm

Sou enfermeiro e minha esposa é Arquiteta, com mestrado em Engenharia Civil. Temos um filho de 3 anos. Li que algumas cidades rurais da Espanha incentivam migração para estes lugares. Gostaria de saber como faze para nos enquadrar num destes programas destas cidades. Não falo espanhol fluentemente mas entendo bem tanto a leitura quanto a fala. MInha esposa é bisneta de Portuguêses e de Espanhois. Grato.

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 16, 2016 at 10:05 pm

Boa tarde Cleber

Quando vejam esse tipo de noticia girando em internet olhe a data.. a maioria é de 2009 antes da crise na Espanha, actualmente isso já não acontece por causa da quantidade de pessoas desempregadas aqui. E se tem alguma cidade que precisa pode encontrar gente com facilidade para isso faz anuncio para as pessoas legalmente residentes..cuidado com os rumores pouco fiáveis que andam na internet criam falsas esperanças!!!

Sinto muito Cleber.

Um abraço

Resposta
Larissa Agosto 17, 2016 at 7:50 am

Hola Susana, estou empadronada aqui na Espanha e gostaria de saber quais são os benefícios.. Se posso viajar pela Europa ou fora, se posso trabalhar..
Obrigado

Resposta
Danielle Agosto 22, 2016 at 4:55 pm

Olá, eu e meu marido iremos à espanha com o isto de residência não lucrativa, minha dúvida é:
Este visto inicia o trâmite no Brasil e quando entrarmos na Espanha precisamos em um mês fazer o TIE.
Para fazer o TIE acredito que antes preciso fazer o empadronamiento correto?
O mais indicado seria alugar um Airbnb por uns 15 dias e neste prazo ir atrás de imobiliárias, visitar imóveis e fechar um contrato de locação mais longo? Para poder empavonar precisa ser acima de 6 meses o contrato né?
Os proprietários e imobiliárias costumam conhecer quais documentos precisam nos fornecer e o tipo de contrato a ser feito ou “torcem o nariz” para isso?
Meu medo é não conseguir realizar tudo em tempo, visto que também os docs para o TIE (antecedentes e exame médico tem validade e no nosso caso vencem 16 dias após entrarmos na Espanha).
Pensei em já alugar um apartamento estando no Brasil, mas não sei se é confiável alugar sem ver o imóvel e saber que existe e está tudo certo…

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 23, 2016 at 5:16 pm

Boa tarde Danielle

Para responder corretamente todas as dúvidas seria preciso também conhecer as suas circunstancias pessoais. Nada é tão simples como parece e não sei se conhece as limitações deste tipo de visto. Depois aqui na Espanha é outro mundo, nem sempre todas as informações que vai tirando da internet são totalmente corretas e implicam questões genéricas.
Se quiser contratar a consulta ou consultoria para todo o tramite pode me contatar no:

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
aline Fevereiro 14, 2017 at 11:35 pm

Ola Daniele tenho as mesmas duvidas que voce ! Estou indo em Junho, mas acabei de ficar sabendo sobre ter que alugar um apartamento dentro de 01 mes. Essa informacao eh veridica? Atraves desse visto achei que poderia ficar soh de aluguel pelo airbnb.

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 26, 2017 at 5:19 pm

Boa tarde Aline

Não sei como pretende regularizar sua situação na Espanha nem o tempo que vai ficar.. mas tem que ter uma residencia fixa..

Se quiser tirar duvidas podemos ter uma consulta por whatsapp. Pode entrar em contato comigo no https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Hellen Agosto 24, 2016 at 12:28 am

Boa tarde Suzana,

Tenho muito interesse em residir na Espanha, mas pelo o que eu entendi, o visto de estudante não dá direito nem tarjeta de residência nem trabalho. Não tenho direito a cidadania européia por ascendência ou casamento, nem tenho como solicitar visto de trabalho porque não tenho um empregador, mas tenho possibilidade de viver na Espanha com recursos próprios por uns dois ou três anos. Então qual é a opção para obter residência legal na Espanha com objetivo cumprir o prazo de tempo que exigido para solicitar a nacionalidade.

Obrigada pela atenção,
Hellen

Resposta
Darlan Agosto 26, 2016 at 7:01 pm

Olá Susana boa tarde minha namorada é esponhola ela quer que eu vá morar na espanha com ela , e me disse se fôssemos casados as coisas na parte da documentação seriam bem mais fáceis . é verdade ?

Resposta
Susana Sawa Toledo Agosto 26, 2016 at 8:09 pm

Boa tarde

Se você se casa com uma espanhola em principio poderia ter direito a residencia na Espanha, porém teria que cumprir um serie de requisitos para que lhe concedessem. Tão facil não é..

Um abraço

Resposta
Felipe Agosto 29, 2016 at 2:52 am

Boa noite Susana,
Quando uma pessoa é pega em situação irregular na Espanha, se ela optar por pagar a multa, pode ficar por mais quanto tempo no país? A opção da multa é sempre dada, ou em alguns casos a pessoa é deportada direto? Outra dúvida, Posso ficar os 90 dias que tenho direito na Espanha, e passar outros 90 dias em outro pais fora do acordo Schengen dentro da Europa, e depois retornar à Espanha por mais 90 dias?
Obrigado!

Resposta
Tallys Agosto 30, 2016 at 6:02 pm

Boa tarde Susana!

Se eu for para Espanha com visto de residência temporal não lucrativa e, no período de vigência deste, encontrar uma oportunidade de trabalho, é possível mudar o tipo de visto na Espanha mesmo, ou tenho que necessariamente voltar ao Brasil? Qualquer informação que você tenha nesse sentido me ajudaria muito!

Agradeço desde já a sua atenção; e parabéns pelo seu trabalho!

Resposta
wiliam castilho sanches Agosto 31, 2016 at 10:54 pm

Boa noite Susana, como neto de espanhol e maior de idade sei que para adquirir a cidadania preciso morar um ano legalmente na Espanha, mas tenho duvidas quando a isso, como conseguiria morar um ano legalmente na Espanha? Existe algum visto especifico para quem se encontra nessa situação ou eu teria que arrumar um visto de trabalho?
Atenciosamente,
Wiliam

Resposta
Ana Setembro 15, 2016 at 3:42 am

Tallys, Eu sou casada com um espanhol aqui no BRA, estamos de mudança para a Espanha em novembro, já tenho o libro de familia e a certidao de casamento. Meu sogro espanhol mora lá, é aposentado e trabalha, tem residencia fixa. Comprei passagem só de ida, vc acha que corro algum risco de ser deportada ou que neguem minha residencia mesmo entrando no pais com meu esposo?

Resposta
Susana Sawa Toledo Setembro 15, 2016 at 10:16 pm

Boa noite Ana

Depende da sorte que tenha.. não cumprindo os requisitos se a policia quiser te manda pra tras.. tem que pensar que chegando aqui o seu documento também não vai ser automatico.. Tem que ter tudo organizado pra não ficar meses ilegal..

Se precisar de assessoramento para preparar tudo que vai precisar aqui e já ter data para a entrada dos documentos pode contatar-me no

https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
sampaio Setembro 5, 2016 at 8:38 pm

Boa noite Dra. Susana!! sou casada com portugues a 16 anos, porem ja nao vivemos juntos, gostaria de saber se atravez desse casamento posso adquirir a minha cidadania espanhola.
desde ja agradeço.

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 9, 2016 at 6:34 pm

Boa noite Sampaio

Se ela vem com vc pra Espanha e vc cumpre todos os requisitos, depois de dois anos de residencia legal poderá solicitar a nacionalidade espanhola.

Se precisar de uma consulta para esclarecer o assunto pode contactar-me no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Esmeralda Setembro 11, 2016 at 10:40 pm

Boa noite Dra Susana sou bisneta e neta de espanhol eu ouvi falar que para ter a cidadania eu teria que morar por 1 ano na ESPANHA isso procede? se sim como vou morar na Espanha por 1 ano ?? poderia me responder obrigada

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 9, 2016 at 6:33 pm

Boa tarde Esmeralda

Sim se reside 1 ano legalmente e pode provar que seus avós são espanhóis conseguiria a nacionalidade espanhola. O problema é como conseguir essa residencia, não é muito simples. Se precisar de uma consulta para esclarecer o assunto pode contactar-me no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Sonia Reinaldo Setembro 17, 2016 at 7:49 pm

Boa tarde Dra.Suzana. Sou casada com espanhol, que vive mais de 50 anos no Brasil e tem passaporte espanhol. Sou brasileira e gostaria de saber como fazer para poder residir na Espanha por tempo indeterminado. Nos nao vamos trabalhar, pois somos aposentados. Grata.

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 9, 2016 at 6:31 pm

Boa tarde Sonia

Se ele mantem a nacionalidade espanhola não terá muitos problemas para tramitar seus documentos. Poderia indicar-lhe todo o procedimiento como dar-lhe assessoria nesse assunto.

Pode contactar-me no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Vanessa Renner Setembro 19, 2016 at 3:57 pm

Boa tarde,

Acabo de chegar na Espanha, precisamente 5 dias, um bar aqui perto de casa vai me fazer uma proposta de emprego, com essa proposta posso solicitar o NIE? depois que eu tiver esse NIE, tenho que trabalhar uma ano no bar? Depois posso buscar algo na minha área? Desde já agradeço.

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 9, 2016 at 6:29 pm

Boa tarde Vanessa

Nada é tão simples como parece. Uma proposta de trabalho não vale muito se o proprio bar não tramitar seus documentos e muito complicado consegui-lo por essa via porque temos um paro muito alto na Espanha.

Pode tentar mas é complicado. Se precisar de assessoria pode contactar-me em
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Deise dios Setembro 29, 2016 at 1:31 am

Sou casada com Espanhol desde 1970, hoje sou viúva posso morar na Espanha legalmente com meus dois filhos que já são cidadãos Espanhóis . ?
Meu casamento está registrado na Espanha .
Preciso ter algum documento para residir na Espanha .?

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 9, 2016 at 6:27 pm

Boa tarde Deise

Poderá residir legalmente na Espanha através dos seus filhos espanhóis, ser viuva de espanhol não lhe dá acesso directamente aos documentos de residencia. Se precisar de assessoria para o tramite pode contactar-me no
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Jhonny Amaral Outubro 7, 2016 at 5:08 pm

Boa tarde doutora. Sou novo no seu blog.
Tenho várias dúvidas.
Eis uma delas.
Tenho uma prima em Sagunto, Espanha.
Estou pensando em ir morar la.
Se caso eu for como turista, durante os 90 dias legal, tem como eu conseguir a legalidade pra imigrar?
O que devo fazer?

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 9, 2016 at 6:51 pm

Boa tarde Jhonny Amaral

Por ter unicamente uma prima na Espanha não tem como conseguir documentos, teria que tentar por outras vias.

Um abraço

Resposta
Lindi Silveira Outubro 9, 2016 at 2:21 am

Olá Suzana, boa noite!
Primeiramente, parabéns pelo blog, muito informativo.
Sou brasileira, tenho 37 anos e sou neta de espanhol. Meu avô é nascido aí em Barrado, Provincia de Cáceres.
Estou indo para a Espanha com a intenção de residir e trabalhar aí legalmente.
Pelas informações que li por aí, eu teria que morar na Espanha por 1 ano antes de pedir a cidadania.
Minha dúvida é: como eu poderia morar e trabalhar aí na Espanha legalmente antes desse período de 1 ano? Qual visto seria para meu caso?
Aguardo ansiosa por sua reposta!
Muito obrigada!

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 9, 2016 at 6:22 pm

Boa tarde

Se não dispõe de recursos economicos ou de pai ou mãe originario da Espanha terá que conseguir antes um contrato de trabalho para tramitar um visto. É dificil conseguir um visto de residencia. Sem residencia legal não poderá solicitar a nacionalidade.

Um abraço

Resposta
Sandra Outubro 11, 2016 at 1:01 pm

Olá boa tarde Susana!
Queria pedir uma orientação a você eu estou casada 18 anos com um espanhol
Só que ultimamente ele não me ajuda em nada e tenho de renovar meu passaporte que está caducado tenho de renovar meu permiso de residência que eu perdi está caducando tbm não tenho dinheiro para fazer para viajar a Madrid para tirar toda essa documentação como é que eu posso fazer se moro em Astúrias e não trabalho tô no paro queria saber que posso fazer com minha situação

Resposta
Selma Outubro 14, 2016 at 7:26 pm

Ola Susana boa noite! vivo aqui em Espanha e pretendo trazer o meu filho, gostaria de saber quais sao as formas legais de ele entrar no pais con direito a estudar e trabalhar, e se uma pessoa fisíca pode fazer um contrato de trabalho. Muito obrigada

Resposta
Ana paula Villaça Outubro 15, 2016 at 10:01 pm

Olá. Meu comoanheiro brasileiro tem cidadania espanhola e viveu 11 anos em Barcelona . Temos interesse em casar e ir morar na Espanha . Tem curso de serviço social . Gostaria de homologar e ter direito de viver na Espanha . O que devo fazer ?

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 16, 2016 at 6:15 pm

Boa noite

Em relação a homologar seus estudos somente quando tiver autorização de residencia espanhola. Para o assunto do seu documento posso lhe dar assessoria, porém terá que provar que convive com o seu namorado a mais de um ano ou estar casada no Brasil em tempo similar. Se estivesse casada na Espanha as regras de tempo de convivio mudam.. Lembra também que esse não é o único requisito, tem outros mais que terá que cumprir.

Se quiser uma consulta ou assessoria entra em contacto comigo em
https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Lucia Outubro 21, 2016 at 6:52 am

Olá Susana!
Já vivo na Alemanha por muitos anos, tenho duas filhas nascidas também na Alemanha e uma delas vive e trabalha na Espanha. Gostaria de saber se existe a possibilidade de transferir meu visto de permanência da Alemanha por um visto da Espanha (infelizmente eu não tenho a cidadania alemã) e que me possibilite trabalhar lá.
Obrigada por alguma dica que você puder me dar.
Abraço,
Lucia

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 24, 2016 at 9:11 pm

Olá Lucia

Depende se vc tem marido alemão que queira vir pra cá ou filhos menores com nacionalidade alemã. Se tivesse a tarjeta UE que permite a movimentação de pessoas para trabalhar no Espaço Comunitario também seria possível.

Um abraço

Resposta
Jessie de Oliveira Outubro 21, 2016 at 5:01 pm

obrigada pelo tempo e dedicacao em nos tirar duvidas. Deus abencoe

Resposta
Susana Sawa Toledo Outubro 24, 2016 at 8:29 pm

de nada.. pode me seguir em https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Cecília Melo Outubro 25, 2016 at 6:20 pm

Olá Susana!
Estou na Espanha a quase 15 dias, meu esposo tem um visto de estudante e temos autorização para morar aqui por um ano, portanto temos que expedir a Tarjeta de identidad de extranjero. Minha dúvida é a seguinte, no visto dele há um NIE e no meu não, eu devo solicitar um NIE para mim ou na minha situação de familiar de titular de autorização sou vinculada ao número dele?
Desde já agradeço.

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 14, 2016 at 10:53 pm

Boa noite Cecilia

Se vc tramitou correctamente os seus documentos junto com o visto do seu marido, tem sim direito a um NIE. Com a resolução que tem pode tramitá-lo, se não pediu autorização para estar aqui um ano depois de 90 dias estará em situação irregular na Espanha.

Um abraço

Resposta
Enedina A.D.S.Leão Outubro 25, 2016 at 9:45 pm

Boa noite Susana,
Magnifico as respostas que muito tem cooperado pra que eu decida como vou me conduzir,
Preciso que me diga estou pretendendo o visto D2 em Portugal, te pergunto com esse visto poderei morar na Espanha e depois de dois anos requerer a cidadania? caso positivo como serei taxada nos meus rendimentos?, serei duplamente taxada?
Agradeço sua gentileza.

Resposta
Susana Sawa Toledo Novembro 5, 2016 at 1:46 pm

Bom dia Edina

De documentos de Portugal eu não sei nada.. porém para poder residir em outro países comunitario, se não tem nacionalidade comunitaria, tem que ter uma residencia UE e isso demora anos para que a tenha. Por outro lado, a nacionalidade espanhola somente vai poder pedi-la se reside aqui, se não reside não tem direito.

Acho que está dando muitas voltas para chegar num destino que tem caminho mais facil.. Se precisa de uma consulta para saber como funcionam as coisas na Espanha e ver como poderia solicitar sua nacionaldiade depois de dois anos, pode me contactar no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid

Um abraço

Resposta
Joice oliveira Novembro 15, 2016 at 3:28 am

Boa noite,sou brasilera e sou casada no Brasil com um español,temos um filho nacido na espanta,nosso filho esta mirando na espanta com minha sogra,gostaria de saber se eu posso entrar na espanta e validar nosso casamento sem problemas e se tenho direito de tirar minha nacionalidade espanta sem problemas,aguardo resposta obrigada.

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 6:27 pm

Boa tarde

Registrar seu casamento na Espanha sim que pode e também vir a residir com seu esposo e ter documentos. Devendo sempre cumprir todos os requisitos para isso. A sua nacionalidade espanhola é outra questão, já que terá que residir na Espanha legalmente durante 1 ano para depois a solicitar.

Um abraço

Resposta
Renata Rodrigues Pinaffi Novembro 15, 2016 at 10:49 am

Bom dia Susana,

Eu tenho nacionalidade portuguesa, e estou em processo seletivo para trabalhar aqui em Madrid.
Hoje fui solicitar uma cita na Extranjeria e a data mais próxima que deram foi dia 27/12/2016.
Acontece que se eu for realmente contratada, nao poderei esperar ate esse dia para poder ter meu NIE|
Voce poderia me orientar se ha alguma possibilidade de eu conseguir uma data mais proxima?
Ou se voce realiza este tipo de trâmite,
Obrigada desde jà
Renata

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 6:45 pm

Boa tarde

As citas para o Nie de fato demoram e tem que cumprir todos os requisitos para consegui-lo. O fato de ser comunitario não dá entrada automatica para residir e trabalhar na Espanha.

Em algumas ocasiões poderia tentar ver se existe alguma disponivel através do meu Colegio Profissional, mas atualmente anda escassas.

Qualquer problema entra em contacto comigo através de

https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Ana Garcia Novembro 26, 2016 at 7:54 pm

BOA TARDE DOUTORA,

Sou neta de espanhóis e meu Pai, que no caso é filho, vai para a Espanha ano que vem. Gostaria de ir com ele, mas tenho receio pois me parece que preciso morar lá LEGALMENTE por mais de um ano, Como posso morar legalmente na Espanha? (Considerando que ainda precisaria tirar minha cidadania estando lá).

Resposta
Ana Garcia Novembro 26, 2016 at 8:00 pm

BOA TARDE DOUTORA,

Sou neta de espanhóis e meu Pai, que no caso é filho, vai para a Espanha ano que vem. Gostaria de ir com ele, mas tenho receio pois me parece que preciso morar lá LEGALMENTE por mais de um ano, Como posso morar legalmente na Espanha? (Considerando que ainda precisaria tirar minha cidadania estando lá).
PS: Meu pai já tem cidadania! (muda alguma coisa o fato de eu estar sob tutela dele?)

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 11:34 pm

Boa noite Ana

Se o seu pai tem cidadania (nacionalidade espanhola) você poderia vir com ele e conseguir residencia legal, porém depende da sua idade e das circunstancias pessoais do seu pais, já que tem que cumprir muitos requisitos.

Se precisar de asssessoria ou fazer uma consulta pode contactar-me através do https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Amon Dezembro 2, 2016 at 12:45 am

Boa noite Suzana,

Gostaria de saber se abertura de empresa na Espanha com capital proveniente do Brasil e possível geração de empregos daria o direito de moradia legal no país. Qual é o menor capital social aceito para se estabelecer uma empresa na Espanha? O processo de estrangeiro abrir empresa na Espanha é muito burocrático e demorado?

Resposta
Melissa Dezembro 13, 2016 at 7:13 pm

Olá,

Quero ir para Espanha para trabalhar como au pair, já que a profissão não é regulamentada, sei que posso ir com visto de turista que dura 90 dias e renovar por mais 90 dias, teria a possibilidade de ir com visto de turista e já estando lá me matricular em um curso de espanhol e trocar o visto para estudante?

Também sou formada em Direito pela UMC 🙂

Obrigada!

Resposta
Junior Dezembro 20, 2016 at 3:58 am

Bom Dia Suxana,
Gostaria de saber se posso ir visitar a Espanha apos o prazo de validade do meu visto de residencia temporaria de portugal. (Os 90 dias de turismo poderiam se encaixar nessa situação?)
E com relacao ao visto de residencia temooraria espanhol, o que seria necessario alem da comprovacao financeira de se sustentar?
Muito obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 6, 2017 at 11:18 pm

Boa noite Junior

O normal que depois de vender seu visto de residencia temporal você volte ao Brasil.. De todas as formas, teriamos que ver suas circunstancias pessoais para responder todas suas dúvidas de forma mais adequada e isso seria uma consulta.

Se tiver contratar a consulta pode contactar-me no https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Residir legalmente na Espanha | ADVOGADO BRASILEIRO Dezembro 25, 2016 at 7:47 pm

[…] Se clica em leia mais poderá ler um artigo que escrevi sobre este assunto, dando uma pincelada nos aspectos gerais desse tipo de tramite. Não é tão fácil cumprir todos os requisitos e formalismos requeridos na apresentação da documentação. Um tramite feito de qualquer forma pode custar-lhe que a solicitude seja indefirida e seja preciso recorrer a decisão. <Leia mais…> […]

Resposta
Enrico Prieto Janeiro 19, 2017 at 1:02 am

Boa noite Susana,

Tenho um amigo que esta pensando em vir junto com seus pais para residir aqui na Espanha, onde estou vivendo atualmente, mas nenhum deles possui uma nacionalidade europeia. Estavam planejando vir pra ca e viver esses dois anos legalmente até poder dar entrada nos documentos. No caso iriam trazer dinheiro suficiente para viver esses dois anos sem nenhum problema, e já tem um lugar para se empadronar, minha casa no caso. Após esses dois anos vivendo aqui, com todos os requesitos ditos aqui nessa pagina como a conta do banco e a nota fiscal contendo todos os dados e a data de compra, etc… meu amigo e seus pais podem dar entrada nos documentos?

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 19, 2017 at 9:08 am

Bom dia Enrico

Pois não.. os seus amigos não consiguiriam documentos depois de dois anos.. Tem em conta que você está tirando informação de foros por ai que cada um põe a informação que quer.. essa informação não é correta.. se ler todos meus artigos nunca pus dois anos.. Para conseguir documentos por tempo de permanencia na Espanha são tem anos e tem gente que está a 10 anos e ainda não os tem. Existem varios requisitos que tem que cumprir e ter a sorte que durante esse tempo não tenham obtido uma carta de expulsão, porque a situação complicaria..

Se seus amigos quiserem uma consulta, pode contatar-me no

http://www.advogadobrasileiro-espanha.com

Um abraço

Resposta
Roxane Lorraine Ferreira Langaro Janeiro 19, 2017 at 1:14 pm

Ola Doutora,
Eu e minha mãe queremos morar em madrid, pretendemos fazer isso de forma legal, você oferece seu serviços para tratar coisas do tipo? como cobra pra isso? podemos tratar isso antes de irmos pra madrid?

Resposta
Anderson Castro Silva Janeiro 19, 2017 at 4:16 pm

Boa Tarde Susana,

Tenho tios de primeiro grau na Espanha, gostaria de ir como turista por 90 dias, e tentar tornar-me cidadão espanhol através desses tios.

Como proceder, e eu consigo tirar a minha cidadania?

Resposta
Rafael Nunes Janeiro 23, 2017 at 1:08 pm

Olá bom dia. Gostaria de saber, como sou bacharel em ciências contábeis, poderia trabalhar e me pós-graduar, mestrar e tudo mais por aí. Minha esposa fazia biomedicina aqui porém parou porque ficou grávida mas também quer voltar a estudar. Teria que ver se tem como eu estudar e trabalhar enquanto ela só estuda.

Resposta
Ezequias Janeiro 25, 2017 at 2:13 am

Boa noite meu nome é Ezequias tenho 34 anos sou neto de espanhol e meu pai nascido no Brasil tem nacionalidade espanhola estou empadronado na Espanha e queria ir morar lá pra conseguir minha nacionalidade como faço pra ficar legal por um ano obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 5, 2017 at 7:17 pm

Boa tarde Ezequias

Isso não é um assunto facil e seria tratado numa consulta.. Se tem interesse pode contatar-me em

http://www.advogadobrasileiro-espanha.com

Um abraço

Resposta
Vanessa Lucas Janeiro 26, 2017 at 5:20 pm

Dra Susana

Boa tarde ! Gostaria de proporcionar ao meu filho a oportunidade de morar e estudar na espanha,minha cunhada e cunhado se propõe a cuidar dele. Dessa forma gostaríamos de saber é necessário um visto ou autorização especial.Ele tem 09 anos.

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 5, 2017 at 6:55 pm

Boa tarde

Isso é um assunto para uma consulta, não é um assunto simples para uma criança de 9 anos. Se tiver interesse entra em contacto comigo através de www. advogadobrasileiro-espanha.com

Um abraço

Resposta
Araújo Gomes Janeiro 31, 2017 at 12:18 am

Olá, meu pai atualmente casou com uma Espanhola e pretendem ir morar com ela na Espanha, a minha dúvida é saber se não haverá problema para mim que pretendo ir junto, no caso o meu medo é de não conseguir o visto para residir e trabalhar por ser de maior, haverá algum problema?

Resposta
Susana Sawa Toledo Fevereiro 5, 2017 at 1:27 pm

Bom dia Araújo

O que me pergunta é um assunto para uma consulta, já que preciso ter mais informação das circunstancias e sua idade.. e também depende das circunstancias do casamento do seu pai se ele vai ter documento aqui ou não. O simples fato de ter casado com espanhola não dá documentação automatica..

Se estiver interessado na consulta pode contatarme através de http://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid ou https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Fillipe Donadio Araújo Fevereiro 13, 2017 at 8:46 pm

Bom dia Susana,

Parabéns pelo texto. Foi muito claro em relação aos documentos como o NIE e o DNI, necessários para se morar na Espanha por um longo período de tempo. No entanto, eu ainda possuo algumas dúvidas em relação à documentação que seria necessária para estadias de curto período de tempo, como é o meu caso.

Minha situação é a seguinte: Eu estou querendo passar alguns meses na Espanha (se tudo der certo, gostaria de permanecer lá entre o final de Fevereiro/Início de Março e retornar no final de Junho ou Início de Julho deste mesmo ano. Ou seja, será um período inferior a seis meses, porém superior aos 90 dias que o visitante pode obter para estar legalmente no país. Além disso, eu pretendo estudar e realizar um curso de idiomas neste período, e possivelmente terei de trabalhar para me sustentar durante este período de tempo.

Neste caso, eu precisaria do visto? Você saberia me aconselhar quais documentos e qual modalidade de visto eu deveria buscar? É melhor ir por meio de uma agência de intercâmbio ou ir de forma independente?

Além disso, eu fui aprovado para cursar medicina numa universidade brasileira e minhas aulas iniciarão na segunda metade de julho, então com certeza eu estarei de volta ao Brasil até lá. Esta informação seria relevante numa possível entrevista para obtenção do visto?

Grato pela atenção e pela disponibilidade.
Aguardo resposta.

Atenciosamente,
Fillipe Donadio Araújo.

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 26, 2017 at 5:23 pm

Boa tarde Felipe

Muito obrigada pelo elogio. Para orientá-lo precisa conhecer suas circunstancias pessoas.. Por isso, se vc quiser resolver suas duvidas numa consulta, pode entrar em contato e agendamos. Pode me contatar no https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Carlos Augusto Fevereiro 17, 2017 at 4:35 pm

Boa tarde, tenho Autorização de residência e trabalho de Portugal valida até 2018. Com esse cartão eu posso trabalhar na Espanha ? Ou somente posso circular pelos países e trabalhar em Portugal ?

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 26, 2017 at 5:13 pm

Boa tarde Carlos

De modo geral pode trabalhar em Portugal e viajar por Europa.

Um abraço

Resposta
wagner rocha Março 1, 2017 at 1:07 pm

bom dia, eu e minha esposa estamos indo para a espanha en fevereiro de 2018, porem tenho algumas duvidas,
vamos solicitar o visto de larga duração sem fins laborais , pois não vamos trabalhar.

1 neste caso a duvida são as seguintes, existe alguma forma de não pagar o seg internacional por este periodo?
2 meus ganhos no brasil com alugueis server como comprovação de renda( quais docs)?

obs: ja falamos o idioma e como minha esposa vai solicitar a cidadania quando for possivel,(por ser descedente) ela ja esta providenciando o D E L E,
OBRIGADO fico no aguardo

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 26, 2017 at 5:13 pm

Boa tarde Wagner

Todas essas dúvidas podemos esclarecer numa consulta que tem de duração 1 hora como máximo. O Blog é somente para responder alguma duvida.. no seu caso entra muito mais que pergunta para conseguir estar legal. Se tiver interesse entra em contato em https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Junior Março 4, 2017 at 2:47 pm

Bom dia, tenho uma dúvida e ainda não encontrei nenhuma resposta em minhas pesquisa na net. Sou casado e estou conseguindo um visto de trabalho na Espanha e eu e minhas esposa estaremos indo a Espanha nos próximos dias a passeio e entrevista, minha dúvida é em relação a minha esposa. Retornaremos ao Brasil e farei a solicitação do visto de trabalho para mim. Assim que o visto sair, minha esposa poderá retornar comigo? Haja vista, que o primeiro visto que pegaremos será de turista e tem aquele prazo de 180 dias. Por eu ter visto de trabalho, ela terá algum benefício de estar legal dentro país através de mim?

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 26, 2017 at 5:07 pm

Boa tarde Junior

Tem que pedir o visto da sua familia tudo junto, para eles aprovarem depende muito da renda que terá para manter todos.

Um abraço

Resposta
Fabricio Março 5, 2017 at 12:22 am

Boa tarde, eu e minha companheira viemos para Espanha estudar, temos união estável e visto de estudante. Ela termina o Master agora é eu vou começar uma universidade mas ela não vai mais estudar. Se eu renovar meu visto de estudante ela também tem direito a um visto? Obrigado

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 26, 2017 at 5:10 pm

Boa tarde Fabricio

Depende se vocês poderam cumprir todos os requisitos.

Um abraço

Resposta
Juan Março 15, 2017 at 2:52 am

Ola.. Sou brasileira e tenho nie.. E logo me caso con un espanhol. Tenho un filho de 4 años no br, e quero saber cómo é o trámite e que doc precisa para ele vir morar aquí.. Obg!

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 26, 2017 at 5:09 pm

Boa tarde

Posso orientá-la para trazer o seu filho, mas isso é uma consulta. Não é possivel responder pelo blog. Terá que ter tudo em ordem para conseguir que seu filho posso ter documentos aqui.

Se tiver interesse, entra em contato comigo no https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 14, 2017 at 11:20 am

Bom dia Juan

Depois que você se case com espanhol mudará seu documento e será mais facil trazer seu filho, porém vai precisar das autorizações necessarias para tramitar os documentos do menor aqui. Tudo isso lhe posso dar assessoria.

Por otro lado, mesmo tendo o NIE teria como trazer seu filho, mas teria que comentar-lhe certas matizes.

Se tiver interesse pode me contatar através do https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Nay Março 18, 2017 at 1:13 am

Olá, tudo bem? Primeiro de tudo… Parabéns pelo excelente artigo! ?

Gostaria de tirar algumas dúvidas…

Trabalho por conta própria, com serviços de Marketing Digital (e-commerce) e vivo deste ramo a mais de 3 anos. Já sou registrada como MEI – Microempreendedora Individual a mais ou menos 2 anos.

Trabalho única exclusivamente a partir de minha casa, onde uso a internet para poder atender
meus clientes online.

Como estou me planejando morar de forma DEFINITIVA na Espanha, e viver deste meu trabalho próprio, tenho interesse em saber:

1. Qual o capital mínimo aceitável para declarar no caso de uma empresa com atividades exclusivamente digitais? Pois, como não preciso de espaço físico para atendimento de clientes, só preciso do meu computador e uma internet, foi declarado como capital de empresa, o valor de apenas R$ 2.000,00.

2 Ah, e eu tenho que ter algum valor guardado em média na conta da empresa (jurídica) para mostrar algo na tramitação? Quanto em média?

3. Tenho que ter um valor mínimo para mostrar na imigração, para gastos de sobrevivência (pessoa física)? Ou isso só é necessário para quem vai morar por um tempo na Espanha sem trabalhar? O que não é meu caso, pois vou continuar trabalhando lá, apenas quero emigrar minha microempresa pra lá.

Aguardo resposta e desde já, toda minha gratidão! <3

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 19, 2017 at 1:46 pm

Bom dia

Obrigada pelo comentario sobre meu trabalho. Sinto muito mas todas estas perguntas que me faz poderiam ser respondidas numa consulta, que poderiamos fazê-la por whatsapp. No caso que tenha interesse me envia um email ao [email protected]

Um abraço

Resposta
Nana Março 26, 2017 at 1:37 pm

bom dia, Susana.
Eu e meu marido estamos querendo viver e trabalhar na Espanha, mas não gostaríamos de ficar ilegais.
Teria alguma possibilidade de ficarmos legais se arrumássemos um trabalho por lá? Estou gravida nos conseguimos nos legalizar se o bb nascer la?
Aguardo ansiosa sua resposta.
Abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Março 26, 2017 at 2:37 pm

Bom dia Naiara

Para responder todas essas suas perguntas precisava saber outras circunstancias pessoais de vocês. Tudo isso se pode responder numa consulta com duração de uma por whatsapp, que não tem custo de chamada para o cliente. Se tiver interesse por contatar-me no https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Cátia Março 29, 2017 at 7:52 am

Hola Suzana!
Uma dúvida, morei por 10 meses Ilegal na Espanha, neste tempo estava empadronada e fazia alguns bicos, faxina e etc.. precisei voltar ao Brasil, e na saída por Portugal me chamaram a atenção por estar ilegal, que não podia fazer isso que poderia levar uma multa, ou receber um carimbo e não poder voltar pelos próximos 5 anos… enfim o fiscal falou, falou e bateu o carimbo de saída e disse para eu não fazer mais isto.. faz 3 meses que estou de volta ao Brasil e quero voltar pq por mais que se ganhe pouco lá, se vive melhor.. acha que consigo entrar novamente como turista?

Resposta
Perla Carvalho Março 31, 2017 at 11:14 pm

Boa noite Susana,
Sou Brasileira e estou vivendo em Madrid há 3 meses. Vim com um visto de ESTANCIA válido por 6 meses. Estou querendo fazer um curso de formação aqui por mais alguns meses (9 meses). É possível trocar o visto para um visto de estudante já estando aqui em Madrid. Indo à Extranjeria? O curso me fornece a carta com comprovação de inscrição de matrícula, a duração e horas semanais. É possível ser feito isso por aqui?

Resposta
Sol Abril 3, 2017 at 4:34 pm

Boa tarde Susana!
Somos todos brasileiros e meu filho já reside em Barcelona por 3 anos ou mais e está entrando com o pedido de naturalização embasado em lei, está passando por todo o processo, provas, entrevistas, etc, até sair a decisão, me parece que ainda vai de um a dois anos para sair o resultado. Tem trabalho fixo e residencia fixa tb (não estuda).
Minha filha está querendo fazer um curso de Mestrado na Espanha (outra cidade do interior), ela poderia trabalhar (não nessa área) as 20 horas semanais para poder se manter? Atualmente ela reside, estuda e trabalha na Irlanda e gostaria de ir morar perto do irmão. Poderia me ajudar nessa questão? Fico grata.

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 3, 2017 at 6:56 pm

Boa tarde

Para poder responder-lhe teria que conhecer melhor as circunstancias pessoais, não é tão simples mudar de país para estudar. Se tiver interesse numa consulta pode contatar-me em

https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Cátia Abril 3, 2017 at 9:43 pm

Hola Susana!
Uma dúvida, morei por 10 meses Ilegal na Espanha, neste tempo estava empadronada e fazia alguns bicos, faxina e etc.. precisei voltar ao Brasil, e na saída por Portugal me chamaram a atenção por estar ilegal, que não podia fazer isso que poderia levar uma multa, ou receber um carimbo e não poder voltar pelos próximos 5 anos… enfim o fiscal falou, falou e bateu o carimbo de saída e disse para eu não fazer mais isto.. faz 3 meses que estou de volta ao Brasil e quero voltar pq por mais que se ganhe pouco lá, se vive melhor.. acha que consigo entrar novamente como turista?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 3, 2017 at 9:47 pm

Hola Catia

Isso não é tão facil e precisaria de mais dados para poder responder-lhe com precisão. Esse tipo de resposta se trata numa consulta.. não tem como dar uma resposta aqui. Infelizmente a consulta tem custo e dura uma hora.

Se tiver interesse pode me contatar no https://www.advogadobrasileiro-espanha.com/

Um abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 3, 2017 at 9:52 pm

Boa noite Catia

Tenta tirar outro passaporte e entrar por outro país.. não tem mais opções que esta.. se der sorte fica 3 anos residindo na Espanha e depois tenta se regularizar.

Sorte e um abraço

Resposta
Luis Carlos Silva Nascimento Junior Abril 10, 2017 at 1:15 am

Olá Susana tudo bem? Eu pretendo fazer uma pós graduação ou mestrado na Espanha, porém gostaria de levar minha esposa e 2 filhos que tenho, como seria melhor?Com visto de estudante eu posso traze-los legalmente ou tenho que pedir um visto de residência e familiar, gostaria de uma orientação pois sou completamente leigo no assunto. Eu pretendo seguir minha vida profissional na Espanha e depois de quanto tempo posso solicitar minha cidadania?

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 14, 2017 at 1:38 pm

Bom dia Luis

Tudo isso não é muito simples.. Você como estudante poderá trabalhar em determinados trabalhos, mas não nos que você quiser. E trazer a familia depende dos recursos economicos que possuam.
Se quiser uma consulta para esclarecer o assunto pode contatar-me no http://www.advogadobrasileiro-espanha.com

Um abraço

Resposta
Bárbara Martines Nogueira Abril 25, 2017 at 5:24 pm

Olá,

Pretendo ir pra Espanha em fevereiro de 2018 com visto de estudante, gostaria de saber se já posso dar entrada no visto ou tem que ser mais próximo da data da viagem.

Resposta
Cristiane Leme Abril 26, 2017 at 9:15 pm

A Susanna parou de colaborar. Sugerimos que entre em contato com a instituição de ensino e com o consulado ou embaixada da Espanha para informações a respeito de prazos para vistos.
Boa sorte,
Equipe BPM

Resposta
Daniela Silvério Abril 26, 2017 at 7:08 pm

Boa tarde!
Parabéns Suzana pelo seu Blog!! Muitas informações importantes…
Preciso de uma ajudinha… Estou pesquisando bastante e claro, quando mais informações melhor!
Meu esposo quer ir para Valência/Espanha. Ele tem um primo que mora lá a uns 16 anos, tem residência fixa e montou uma empresa à uns 10 anos (Transportes). Meu esposo vai para trabalhar com o Juninho (primo) e ficará uns dias em sua residência até se estabilizar.
Pergunta:
1º A empresa do Junior (primo) é que tem que enviar a carta convite para o trabalho?
2º Quanto tempo ele pode trabalhar com essa carta convite? Ou o visto para trabalhar?
3º Ele trabalhando na Espanha, como funciona a questão de enviar valores para o Brasil?
Ufaa.. quantas dúvidas.. e tem mais algumas que estou pesquisando rrss…
Penso em ir também para a Espanha, sei que não deve ser mil maravilhas mais devemos tentar não é mesmo?

Obrigado!!

Att
Daniela

Resposta
Cristiane Leme Abril 26, 2017 at 9:21 pm

Olá. A Susanna parou de colaborar com o BPM. Ela atende e dá informações do tipo das que você precisa em forma de consultoria, que é paga. Você pode procurá-la no Facebook e pedir a consultoria por lá.
Boa sorte,
Equipe BPM

Resposta
Adhara Aline Bezerra Batalha Maio 3, 2017 at 7:05 pm

Olá,tudo bom ?
Tenho uma dúvida em relação a estudar como turista. Pretendo viajar para a Espanha em meados de setembro- outubro e gostaria para passar 2 meses. Posso fazer algum curso que atenda o prazo inferior a 90 dias , possuindo apenas o passaporte normal de turista ou preciso de um visto de estudante ou carta de admissão da escola que irá oferecer o curso ,mesmo que o prazo seja curto ? Tenho uma tia que mora em Valencia e pretendo procurar algum curso por lá depois que chegar na Espanha,mas caso necessário, posso fazer a matrícula antes da viagem. Obrigada!

Resposta
Dante Bocchi Jr Junho 4, 2017 at 11:07 pm

Boa noite Susana Sawa Toledo !

Gostaria fazer-lhe uma consulta sobre uma questão que ainda não consegui um esclarecimento satisfatório. Se existe alguma tributação na Espanha, sobre renda de aposentadoria recebida no Brasil, caso venha residir na Espanha ?. Sou cidadão italiano, aposentado pelo INSS e paulistano. Como deve saber atualmente somos taxados em 25% sobre os rendimentos na aposentadoria se fixarmos residência exterior.

Resposta
Beatriz Morote Junho 5, 2017 at 6:42 pm

oi Suzana, em uma de minhas pesquisas acabei aqui no blog…
como muitos, duvidas despencam né…
Então no meu caso, a minha sogra tem a nacionalidade, para meu marido conseguir ele precisa morar um ano? poderá trabalhar? e no caso como entraria eu e meu filho?
outra hipótese seria que a prima dele mora já alguns anos ai, e tem empresa e disse que mandaria a carta convite para ele, mas no caso a pergunta seria a mesma e eu e meu filho como ficaria a situação?

Resposta
Maisa Junho 8, 2017 at 10:20 pm

Boa Noite
Minha mãe é Brasileira casada com espanhol e possui o NIE, mora na Espanha há 11 anos, tenho 26 anos existe algum visto que me de direito de morar e trabalhar na Espanha já que minha mãe mora ai? e meu esposo?

Resposta
Michelle Albertyne Junho 19, 2017 at 3:42 am

Suzana boa noite, tenho 28 anos e pretendo daqui a 2 anos ir morar na Espanha. Trabalhar e estudar para conseguir cidadania européia. Qual o melhor meio e mais barato de conseguir isto? Meu intuito é conseguir a cidadania e ir morar na Irlanda. Que é meu sonho e conseguir cidadania na Irlanda é muito mais difícil. Obrigada.

Resposta
Juliana Junho 25, 2017 at 6:22 pm

SUsana, tudo bem? Queria saber se consegue me ajudar..
Sou brasileira e tenho cidadania espanhola. Vou me mudar para espanha no final do ano, gostaria de saber como minha namorada poderia ir legalemnte também, para que pudesse trabalhar e viver la como cidadã…
Seria apenas através de casamento, se sim, tem alguma diferença entre se casar la ou aqui..?

MUITO obrigada!

Resposta
gabriela Junho 30, 2017 at 5:26 pm

Boa tarde,

estou morando na Espanha com minha mãe que também é brasileira porem ja possui a cidadania espanhola pois mora aqui a mais tempo que eu. Ja solicitei meu NIE pois irei estudar aqui, mas ainda esta no processo.. não me deram nenhuma previsão por enquanto, porem preciso ir ao brasil agora em julho e retornaria em agoto, mas se eu sair daqui não conseguirei entrar novamente pois ja estou aqui a mais de 90 dias do visto de turista, mas não posso esperar ate o NIE sair.. existe algum meio de eu conseguir ir para o Brasil e retornar em agosto e dai então dar continuidade ao meu NIE que ja dei entrada na solicitação??

obrigada !

Resposta
Isabelle Oliveira Agosto 16, 2017 at 7:19 pm

Oi, Susana, tudo bem?
Estou entrando com o reconhecimento de cidadania da minha avó e posteriormente tentaremos o reconhecimento dos descendentes mas ainda estou estudando as possibilidades da extensão da cidadania.
Eu sou advogada também aqui e queria saber sobre a possibilidade de advogar na Espanha, você precisou fazer outra faculdade na integralidade ou apenas disciplinas, como é? O campo de trabalho também é bom?
Abç

Resposta
Patrícia Outubro 17, 2017 at 5:41 pm

Boa tarde. Suzana, Tudo bem?

Mora no Brasil com meus esposo e filho, meu esposo tem um irmão brasileiro que reside na Espanha, em Bilbao a quase 10 anos, tem documentos e tem contrato de trabalho e residência fixa. Ele poderia nos empadronar ( eu, esposa e filho)?.

Desde já agradeço, um grande abraço.
Deus abençoe sempre.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 19, 2017 at 8:08 pm

Olá Patrícia!
A Susana Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Amaia Coimbra Novembro 7, 2017 at 11:12 am

Olá Susana, meu nome é Amaia e já possuo cidadania espanhola e passaporte espanhol
Gostaria de ter uma base do que preciso fazer pra morar na Espanha, como tirar o dni e como faço pra esclarecer no governo do Brasil que estou morando fora, quando houver eleições por exemplo.
Grata.

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 7, 2017 at 1:56 pm

Olá Amaia,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Yza Dezembro 4, 2017 at 12:08 am

Olá Dra Suzana .
Sou brasileira com nacionalidade portuguesa casada com cidadão português e residindo em Lisboa há 13 anos. Sou percussionista free-lancer profissional com toda documentação legal na área da música para além de professora primaria(com reconhecimento também em Portugal) mas só dou aulas de música nas atividades extra curriculares, quando tem vaga. Meu marido trabalha há 12 anos numa multinacional de cargas e pretende pedir demissão daqui um ano pois queremos mudar de vez para Espanha e gostava de saber de si quais sãos os trâmites que devemos fazer, pois queremos ter a mesma segurança que temos em Portugal (conta em banco, segurança social etc) Necessito também de orientação para o meu caso de free-lancer pois ele na área dele arruma emprego fácil e minha filha também maior é legalizada em Portugal já até trabalha para uma marca de beleza espanhola. Pode me orientar por favor sobre onde devemos ir, com que documentos etc…..
Um forte abraço que Deus a ilumine,
Yza

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 4, 2017 at 2:02 pm

Olá Yza,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Marco de Araujo Pacheco Dezembro 21, 2017 at 3:46 am

Olá Suzana! Me chamo Marcos tenho 45 anos e acabo de me formar em gastronomia (curso com chancela “Alain Ducasse Education”, Estacio), moro no Rio de Janeiro e irei em março 2018 conhecer a Europa. Passarei por alguns países. Mas estou mais curioso com Pallmas de Maiorca. Sempre trabalhei em outro ramo. Mas agora, com maior independência financeira, separado, filhos criados, e o Brasil como está, me empolgo e me entusiasmo em pensar em até morar em Palmas. Não tenho nenhuma ascendência espanhola. Acha que posso continuar sonhando?

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 22, 2017 at 5:50 pm

Olá Marco,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
francisco Bezerra de oliveira Silva Janeiro 6, 2018 at 1:32 am

oii boa noite Dr. recebi uma carta de trabalho da espanha gostaria de saber se preciso ir ao consulado no brasil pra pesi visto

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 6, 2018 at 8:16 pm

Olá Francisco,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Gabriela Janeiro 21, 2018 at 3:16 pm

Boa tarde Doutora!

Tenho uma prima(1 grau) que é naturalizada. Ela mora com o marido espanhol há 14 anos na Espanha.
Gostaria de saber se existe algum meio de morar com ela e receber algum tipo de visto familiar que possibilite permanecer no país sobre a “responsabilidade” dela.
Ela disse que se existir um meio, posso morar com ela sem problemas.
Gostaria de permanecer legalmente.

Resposta
Susana Sawa Toledo Janeiro 25, 2018 at 10:42 pm

Boa tarde Gabriela,

Infelizmente por ter uma prima com nacionalidade espanhola não da direito nenhum para conseguir uma residencia, tudo depende da situação pessoal de cada um. Ela teria que estar a mantendo durante dois anos seguidos e que você não tivesse outra fonte de renda.

Se quiser uma consulta para tirar duvidas ou ver outras possiblidades, pode entrar em contacto comigo no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Jeferson alves Março 28, 2018 at 7:59 pm

Boa tarde!! Morei na Espanha 5 anos ilegal e tinha conta em banco e a documentação na prefeitura, mas minha esposa com seis meses de gravidez e as coisas não estavam fácil, resolvemos vim embora pro Brasil, por estes anos vivido na Espanha tenho algum direito em consequir o NIE.
Detalhe que meu passaporte não foi carimbado nem quando entrei e sai da Europa, entrei pela França e vim pela Itália.
Fato curioso né.
Mas o da minha esposa sim teve os dois carimbos.

Resposta
Susana Sawa Toledo Abril 22, 2018 at 9:03 am

Bom dia Jeferson

Por ter estado ilegal durante varios anos na Espanha não lhe dá direito a ter o NIE infelizmente. Quando estava aqui poderia ter tentado estar legal se passado tres anos tivesse tentando regularizar sua situação com um contrato de trabalho. Por isso, o melhor nesses casos é sempre procurar assessoria com um advogado especializado nesses casos para ver como pode ir tentando legalizar sua situação em cada momento. É uma pena que perdeu a oportunidade. Se volta teria que começar tudo de zero.

Um abraço

Resposta
Vanessa Bastos Nunes Maio 10, 2018 at 12:38 am

Olá Dra. Tudo bem?

Sou bisneta de espanhol meu pai é vivo mas meu avô é falecido e minha bisavó é falecida, eu gostaria de saber se meu pai tem direito a tirar a cidadania e após passar para mim.
Motivo meu noivo teve uma oportunidade de fazer um intercâmbio na Espanha e ele não gostaria de ir sozinho e se caso eu não conseguisse ele desistiria da oportunidade, ele tem cidadania portuguesa estamos juntos a quase 5 anos se caso eu não conseguir a cidadania espanhola existe algum visto pelo qual eu possa tirar? No qual eu consiga trabalhar? Com cidadania portuguesa eu consigo morar na Espanha e trabalhar lá? Ele precisa tirar algum visto sendo cidadão português?

Aguardo seu retorno

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 18, 2018 at 9:12 am

Bom dia Vanessa

Se o seu noivo tem nacionalidade portuguesa, pode ser que você consegue residencia através dele. A nacionalidade no seu caso não se passa de mãe a filha, poderia tramitar a sua nacionalidade residencia legal aqui durante um tempo.
Por isso, se quer uma consulta lhe explico tudo como funciona. Se tem interese pode entrar em contato comigo através do https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 31, 2018 at 10:10 pm

Boa noite Vanessa

Para que seu pai tivesse nacionalidade espanhola teria que residir um tempo aqui e não a passaria para você, porque seria por residencia não consanguinea. Pelo o que você conta pode ter saidas, porém isso são assuntos que se trata numa consulta porque existem detalhes que preciso saber e explicar.
Se tiver interesse entre em contacto através do https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
MAIRA TATIANE DOS SANTOS Maio 23, 2018 at 3:04 am

Olá,
Dra. Suzana, estou querendo ir morar na Espanha com meu esposo, não temos passaporte de nenhum lugar da Europa.Temos disponibilidade para trabalhar e somos bastante determinados. Terá alguma possibilidade de vivermos legalmente no país ?

Resposta
Susana Sawa Toledo Maio 31, 2018 at 10:22 pm

Boa noite Maira

É bem complicado residir legalmente aqui, depende muito das circunstancias pessoais de vocês. Se quiser uma consulta para que lhe explique tudo como funciona pode contactar no https://www.facebook.com/advogadobrasileiromadrid/

Um abraço

Resposta
Marina Ramos Junho 13, 2018 at 1:30 pm

Olá!

Sou filha de pai espanhol, e já tenho o passaporte/nacionalidade. Gostaria de saber como fazer para legalizar a situação da minha mãe (brasileira), para que ela possa morar comigo na Espanha.

Obrigada!

Resposta
Liliane Oliveira Junho 13, 2018 at 4:31 pm

Olá Marina,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
curso recrutador 24 horas funciona Setembro 28, 2018 at 5:47 pm

Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso

Resposta
Diego Novembro 5, 2018 at 10:10 am

Olá,
Tenho interesse de morar na Espanha, usando o visto de residência não lucrativa, eu tenho rendas provenientes de investimentos no exterior, gostaria de saber se eu estando na espanha, vou precisa pagar o imposto na Espanha (sobre o rendimento do exterior), ou posso pagar o imposto no Brasil e transferir apenas a renda suficiente para me manter mês a mês na espanha?

Se for possível a primeira questão, eu quero saber, se eu pedir a cidadania depois de 2 anos, se eu vou ter que pagar o imposto de renda na Espanha, ou se posso continuar pagando no Brasil? (no caso, só transferindo para a Espanha o que preciso mês a mês).

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 5, 2018 at 2:46 pm

Olá Diego,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Diego Novembro 7, 2018 at 7:27 am

Obrigado, vou fazer isso.
Abraço.

Resposta
Basilio Vieira de Camargo Neto Novembro 24, 2018 at 3:15 pm

Doutora e colega,tenho um amigo bisneto de italianos morando na Espanha que no momento está ilegal naquele país, morando com a avó que reside legalmente na Espanha a muitos anos e inclusive tem cidadania espanhola, como faço para ajuda-lo, a resolver está situação para que ele consiga trabalhar e viver lá legalmente

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 24, 2018 at 4:52 pm

Olá Basilio,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Nina Março 27, 2019 at 2:08 pm

Posso fazer um master na Espanha , so com passaporte e passagem de ida?
Me darao permisso de residencia , durante o tempo de duraçao d o master?

Resposta
Liliane Oliveira Março 28, 2019 at 1:46 pm

Olá Nina,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Ines Abril 3, 2019 at 9:24 am

Eu estou vivendo na Espanha ilegalmente faz um ano. mas estou trabalhando em uma casa de família gostaria de saber se essas pessoas pode fazer minha documentação

Resposta
Liliane Oliveira Abril 3, 2019 at 1:32 pm

Olá Ines,
A Susana Sawa Toledo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Lúcia Maio 25, 2019 at 9:59 am

Gostaria de saber se é possivel pedir permisso de residencia(trabalho).
Faço colares, puelseiras de piedras semi-preciosas para vender,mas ñao está dando quase nada, porque online é dificil.Gostaria de alugar um pequeno escaparate, para colocá-las,porém ñao me alugam sem o permisso.Também sou escritora,tampouco vendo muitos livros em Amazon e editora Saraiva..Dou clases de português particulares.Sao atividades que ñao dao para provar o salário.É possível conseguir o permisso? Como?

Resposta
Liliane Oliveira Maio 28, 2019 at 2:06 pm

Olá Lúcia,
A Susana Sawa Toledo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.