BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para viajar sozinha

Como planejar uma viagem – 3 ferramentas incríveis

Como planejar uma viagem – 3 ferramentas incríveis.

As pessoas me perguntam muito sobre como planejar uma viagem. Às vezes, passamos mais tempo planejando do que efetivamente viajando. Apesar disso, para muita gente, essa etapa anterior à viagem é tão empolgante quanto a viagem em si.
Quase um ano e meio na estrada, planejar viagens se tornou parte do meu dia a dia. Então, se você ama ou odeia planejar viagens, vai querer ler este post até o fim porque aqui revelo quais são as 3 ferramentas incríveis que uso para planejar uma viagem de sucesso.

Falando em sucesso, já pensou em transformar um trabalho voluntário durante uma viagem em trabalho remunerado? Clique aqui para saber como!

Kayak

Kayak, na verdade, é um site de busca de passagens, hotéis e carros para alugar que criou um espaço para o viajante organizar a sua viagem utilizando a plataforma.
Após a inscrição no site é possível criar uma viagem manualmente: colocando todos os dados do seu destino e até dando um nome, como por exemplo: viagem de férias. Feito isso, uma página será criada para que todas as informações a respeito dessa viagem se concentrem ali.

Leia também: ETIAS – a nova autorização para entrar na Europa

Você deve estar se perguntando como funciona e a resposta é simples: quando você “loga” com o mesmo e-mail nas companhias aéreas, sites de reservas de hotel e no kayak, o site “puxa” através do seu endereço de e-mail as reservas e coloca automaticamente na página que você criou para essa viagem.
Além disso, é possível criar anotações para “onde comer”, “onde beber” e adicionar cidades e links ao seu roteiro.

Outras funções interessantes são:
– imprimir roteiro inteiro pronto (com todas as reservas, planejamento, dicas etc., tudo organizadinho);
– compartilhar a página com outras pessoas;
– mesclar a sua viagem com outras viagens;
– adicionar outros viajantes com você, concentrando ainda mais as informações.

Ao final da sua viagem, o site ainda faz uma estatística contando os países, fusos horários, quilômetros rodados.

O site ainda fornece a opção de criar avisos quando uma passagem está no preço que você pode pagar, mandando um e-mail para que não perca a oferta.

E se viajar barato é o seu objetivo, dá uma olhada nesse post com várias dicas para viajar barato em qualquer lugar do mundo.

Google My Maps

Muita gente não conhece o Google My Maps. Ele é diferente do Google Maps porque você pode criar o seu próprio mapa! (não é incrível?)
E isso é muito útil para um planejamento, principalmente numa escala mais local. Sempre uso essa ferramenta quando preciso fazer um roteiro do meu dia em determinada cidade, pois, assim, colocando todos os lugares que quero visitar em um mapa consigo visualizar quais atrações são próximas, onde posso almoçar, trocar dinheiro etc., e já deixo tudo registrado.

No My Maps é possível adicionar pontos (lugares), linhas (trajetos) e polígonos (área). E dentro de cada um você pode escrever sobre o lugar, adicionar links e fotos. Além disso, a ferramenta calcula rotas, distâncias e áreas.

A usabilidade é ótima porque você cria esse mapa no computador com a sua conta Google e, se tiver o aplicativo no celular, o seu mapa estará sincronizado automaticamente com ele.

Para que as informações não fiquem jogadas, é possível adicionar camadas ao mapa, por exemplo: cada camada sendo um dia da viagem, ou um tipo de atração, enfim, a imaginação e a criatividade podem fluir bastante.

Para que fique mais claro, seguem dois links de diferentes estilos de mapa que fiz usando a ferramenta:

8 lugares imperdíveis em Taipei

Roteiro turístico completo para Taipei

Trello

Para as pessoas que gostam de organizar e sistematizar a vida, em geral, ou para aquelas que a viagem não é puramente turística e, sim, visa conseguir algum emprego, cidadania, projetos, se o seu objetivo é ganhar dinheiro na viagem, além dessa ferramenta incrível, dê uma olhada também nesse post: ideias para ganhar dinheiro enquanto estiver viajando.

Eu indico fortemente a ferramenta Trello, que eu uso não apenas para organizar as minhas viagens, mas para me planejar quando escrevo os textos, montar um plano de ação para encontrar lugares para trabalhar, etc.

O Trello é interessante porque permite que visualize os estágios de planejamento: onde estou e onde quero chegar e, visualizar essa linha do tempo facilita muito a tomada de decisão, você enxerga quais são as suas prioridades no momento.

É, também, interessante quando você está organizando uma viagem em grupo, pois, pessoas podem ser convidadas a fazer parte desse mural de planejamento e, assim, dividem-se tarefas, facilitando o processo.

Espero que essas ferramentas que me ajudam te ajudem, também! Se gostou das dicas ou se tiver outros meios interessantes para organizar a viagem, deixe um comentário, compartilhe o texto e ajude outras pessoas a realizarem sonhos.

Related posts

A Bolívia além do Salar de Uyuni

Mirella Arruda

Dicas para fazer a mala e levar o essencial

Natália Sanches Maia

Vou ser nômade, mas preciso de dinheiro

Mirella Arruda

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação