BrasileirasPeloMundo.com
EUA Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Como renovar o Green Card depois de 2 anos de casamento

Dois anos atrás, o Brasileiras Pelo Mundo (BPM) publicou um  texto explicando o processo para a obtenção de um Green Card após o casamento com um cidadão norte-americano. O que muitas pessoas esquecem é que tal documento só tem validade de dois anos. Por quê? Porque quando o residente permanente obtém um Green Card, via casamento, na verdade o que é obtido é um Green Card “Condicional”. Bem, dois anos se passaram e chegou a hora de o BPM contar como obter o Green Card (GC) permanente (que, na verdade, só é válido por 10 anos)!

O primeiro passo é preencher a Petição para Remoção de Residência Condicional (Petition to Remove the Conditions of Residence, em inglês), também chamada de formulário I-751, que qualquer pessoa obtêm através do sítio eletrônico da imigração norte-americana, a United States Citizenship and Immigration Services (USCIS). O formulário está dividido em 11 partes, e caberá a você, peticionário, ou seja, a pessoa que quer remover o status de residente condicional, responder todas as partes que se aplicam ao seu caso. O formulário é bastante autoexplicativo para pessoas que dominam a língua inglesa, e, caso esse não seja o seu caso, a USCIS permite que um tradutor e/ou um advogado de imigração preencham o I-751 para você.

Na primeira parte você deverá incluir informações pessoais, tais como nome, sobrenome, local de nascimento, nacionalidade, número de seguro social, número de registro junto à USCIS, endereço, estado civil, etc.

A segunda parte, chamada de “Informações Biométricas”, o peticionário deve declarar de qual etnia faz parte, de qual raça faz parte, peso, altura, cor do cabelo e cor dos olhos. Para nós, brasileiros, muitas vezes é bastante estranho ter que declarar etnia e raça, já que isso não é comum em formulários brasileiros, no entanto, nos EUA, praticamente qualquer formulário biométrico do governo irá ter essas perguntas.

Já a terceira parte do formulário é referente ao motivo para estar enviando a petição, neste caso, será o casamento. Para pessoas que casaram de boa fé, mas divorciaram antes de completarem dois anos de matrimônio, ou ficaram viúvas, também existe a possibilidade de remover o status condicional do Green Card e renová-lo, mas isso será assunto para outro post.

As partes 4 e 5 são relacionadas à família do peticionário, tais como cônjuge e filhos.É nessas partes que você deverá preencher as informações pessoais do seu esposo(a), como nome, sobrenome, local de nascimento, nacionalidade, número de seguro social, número de registro junto à USCIS, endereço, assim como fez para você mesmo(a) na primeira parte do formulário. O mesmo deverá ser feito para cada filho que vocês tiverem.

Em alguns casos, apenas o envio do formulário e da documentação de apoio não é suficiente para ter o GC renovado. Neste caso, a USCIS irá convidar o peticionário e o cônjuge a comparecerem à uma entrevista, por isso, na sexta parte do formulário, o peticionário deverá declarar se possui deficiência e precisa de acomodações especiais durante a entrevista. Caso você, seu cônjuge ou um de seus filhos necessite, não fique constrangido, apenas explique o que precisa e a agência irá providenciar o necessário. Lembre-se: isso é um direito seu.

Nas sétima e oitava partes do I-751 você deverá informar seu contato de telefone, e-mail e o mais importante, deverá assinar a petição. Muitas pessoas focam tanto nas informações que estão declarando, que esquecem de assinar o documento. Portanto, não esqueça de assinar, sua assinatura e a do seu cônjuge são essenciais para que o documento seja considerado válido.

As partes 9 e 10 apenas se aplicarão à você caso tenha contratado tradutor e/ou advogado. Se for seu caso, eles deverão preencher esse espaço destinado a eles com as respectivas informações pessoais e de contato.
A última parte do I-751, parte 11, é destinada às informações adicionais. Caso haja algo extra que deva ser declarado, este é o espaço destinado para tal. Assim que sua petição estiver toda preenchida e assinada, é hora de juntá-la às informações de apoio.

O que são as informações de apoio? O que posso enviar?

São provas de que seu casamento é legítimo. O peticionário pode enviar comprovantes de conta bancária conjunta, cópia de aluguel ou compra de propriedade, cópia de apólice de seguro de carro, casa e vida, certidão de nascimento dos filhos que tiveram juntos, fotos dos últimos dois anos, cartas de conhecidos e familiares atestando a legitimidade do relacionamento do peticionário e seu cônjuge, dentre outras evidências.

Quanto custa para renovar meu GC?

A USCIS cobra U$590,00 de taxa para avaliar o caso. O pagamento deve ser feito via cheque ou ordem monetária, de forma nominal ao US Department of Homeland Security. Do valor total U$85,00 serão destinados ao teste biométrico que o peticionário deverá realizar. O dia, hora e local do teste serão indicados pela própria USCIS e consiste apenas em ter as impressões digitais recolhidas e foto tirada. Lembre-se de que, caso seu novo GC seja negado, o dinheiro não será devolvido.
No caso de peticionários que contratam tradutores e/ou advogados para acompanhar o processo, certamente haverá cobrança destes profissionais pelos serviços oferecidos. Tal valor deve ser negociado entre o peticionário e o profissional. A USCIS se exime de qualquer envolvimento referente a isso.

Para onde devo enviar minha petição, o pagamento e a documentação de apoio?

Depende do Estado onde você reside. Existem dois lugares:

– USCIS California Service Center P.O. Box 10751 Laguna Niguel, CA 92607-1075; ou
-USCIS Vermont Service Center P.O. Box 200 St. Albans, VT 05479-0001

Verifique aqui, na seção “Where to file” qual endereço se aplicará ao seu caso.

Não esqueça de escrever também no envelope: “In Attention to Form I-751” (em atenção à Petição I-751).

Depois que sua documentação tiver sido encaminhada basta aguardar. A USCIS entrará em contato em até 90 dias e enviará instruções sobre o teste biométrico, assim como um recibo, confirmando que sua documentação está sendo processada. A partir do momento que a USCIS passa a avaliar seu caso, o seu GC condicional fica válido automaticamente por mais 12 meses. Mesmo que a data que consta no documento físico tenha expirado, ele estará válido, e você pode comparecer à unidade mais próxima de sua casa para ter seu passaporte carimbado com o I-551. Isso te dará direito a continuar trabalhando legalmente, renovar carteira de motorista e de sair do país sem problemas até que seu caso seja completamente avaliado e aprovado. Caso seja necessário fazer entrevista neste meio tempo, a USCIS também se encarregará de lhe informar. Do contrário, basta apenas aguardar a chegada do novo documento em casa.

No caso de peticionários que tenham a renovação do CG negada, há a possibilidade de apelar de tal decisão. É importante ter ajuda profissional neste caso.

Quer saber mais? Clique aqui!

Related posts

Notícias falsas / Fake News

Alessandra Ferreira

Como obter a cidadania irlandesa

Karina Macmullan

Os bares temáticos de Los Angeles

Andrea Yagui

18 comentários

Claudete Setembro 2, 2016 at 1:57 pm

Fiquei casada 1 ano e ja possuo a green card condicional vou me separar devido a uma traiçao dele posso continuar nos USA e mudar meu status durante o processo de divorcio por favor me responda como fica minha condição moro em Miami

Resposta
Lorrane Sengheiser Setembro 2, 2016 at 2:05 pm

Bom dia Claudette,

Sim, voce pode mudar o status. No entanto, será necessário provar para o USCIS quando o GC condicional for expirar que o motivo da sua separação não tem nada a ver com casamento fraudulento.

Att,

Lorrane

Resposta
Carolina Casagrande Janeiro 15, 2019 at 11:59 pm

Nossa to passando pelo.mesmo problema…fui traída e meu Creem card vence daqui 2 meses, também pretendo divorciar.Como ficou seu caso por gentileza…só para eu ter uma idéia do que vou ter que fazer Claudette?

Resposta
jucimar ferrira Fevereiro 2, 2017 at 6:36 am

ola eu estou casado , mais ainda não fiz aplicaçaõ dos documentos ,, voce pode me ajudar eu moro em new york the bronx ,, obrigado

Resposta
MARY Junho 15, 2017 at 4:58 pm

BOA TARDE, TENHO UMA DÚVIDA.
ESSE GREEN CARD PROVISÓRIO DE 2 ANOS, ESSES DOIS ANOS É DA DATA DE EXPEDIÇÃO DO CARTÃO OU DA DATA DO CASAMENTO
POR EXEMPLO, A PESSOA CASOU EM JULHO DE 2016, DEU ENTRADA NA DOCUMENTAÇÃO E A PAPELADA AINDA NÃO SAIU. DIGAMOS QUE SAÍSSE HOJE, ELE VALERIA POR UM ANO, JÁ QUE JÁ FAZ UM ANO DE CASADO!

Resposta
Lorrane Sengheiser Junho 15, 2017 at 7:24 pm

Mary,

A data de expiração do Green Card. No próprio documento consta a data.

Atenciosamente,

Lorrane

Resposta
Mary Junho 16, 2017 at 7:37 pm

Minha dúvida é a seguinte.
Ele Ainda não recebeu.
A entrevista foi marcada para o mês que vem.
Então, quando expedem, eles costumam colocar dois anos da expedição ou do casamento?

Resposta
Lorrane Sengheiser Junho 16, 2017 at 8:01 pm

Mary,

a data é a de concessão do documento. Se o Green Card é feito no dia 2/12/2017, a data de expiração será 2/12/2019, por exemplo.

Lorrane

Resposta
Geneci Fevereiro 17, 2018 at 2:22 pm

Oi, tudo bem? Nao entendi muito bem essa parte! Caso tenha filhos menores de 18 (dezoito) anos vivendo legalmente nos EUA, estes têm o direito automático à cidadania americana. Tenho um filho americano que vive no brasil comigo tenho que levar ele aos 14 pra jurar a bandeira? Uma conhecida de minha irmã falou isso com ela nao entendi, pois nunca ouvi sobre isso.

Resposta
Lorrane Sengheiser Fevereiro 20, 2018 at 3:05 pm

Prezada Geneci,

Para informações referentes à cidadania norte-americana, favor ler o seguinte artigo referente ao tema: http://www.brasileiraspelomundo.com/cidadania-americana-14108622

Atenciosamente,

Lorrane

Resposta
Miriam Abril 21, 2018 at 11:44 pm

Ola Lorrane, desculpe a insistencia em falar de cidadania, é que naquele post a Cleo ja nao participa mais. Tenho uma questao concernente à cidadania pra os meus filhos, eu ainda nao obtive a minha, mas se tudo andar conforme o previsto terei em 2 anos. A pergunta é, apos ter a minha posso aplicar para meus filhos maiores de 21 solteiros e eles poderao vir p ca enquanto o processo esta em andamento ou terao que aguardar no Brasil. Caso nao possa me responder por aqui por favor me encaminhe pra o local certo. Muito obrigada pelas suas generosas informações.

Resposta
Hnrique Junho 2, 2018 at 11:38 am

Ola, gostaria de saber quanto tempo demora para eles enviarem o novo greencard após a renovação! Você sabe me dizer se foi rápido?

Resposta
Lorrane Sengheiser Junho 3, 2018 at 2:47 pm

Olá,

Infelizmente não é possível prever quanto tempo levará. Depende de cada caso.

Continue nos acompanhando.

Lorrane

Resposta
Yasminne Julho 27, 2018 at 10:51 am

Oi! Gostaria de saber sobre o prazo de renovação. Devo enviar esses documentos sobre os quais você explicou acima 90 dias antes do greencard temporário expirar? Exemplo. Meu greencard vence em novembro 2. Quando tenho que enviar? Conta do dia que envio ou o dia que eles recebem la?

Resposta
Lorrane Sengheiser Julho 27, 2018 at 1:30 pm

Sim, deve ser enviado 90 dias antes da data de expiração do seu Green Card.

Lorrane

Resposta
Katia Agosto 11, 2018 at 6:39 pm

Boa tarde.Tenho o green card provisório.Posso dar entrada na cidadania americana depois de 3 anos de casada a partir da data do meu casamento ou 3 anos após o recebimento do meu Green card? Obrigada.

Resposta
Lorrane Sengheiser Agosto 12, 2018 at 1:56 pm

Katia,

Obrigada por acompanhar o Brasileiras Pelo Mundo.

Para assuntos relacionados à cidadania norte-americana, por gentileza verificar o seguinte artigo: https://www.brasileiraspelomundo.com/cidadania-americana-14108622

Att,
Lorrane

Resposta
Rosi Triplett Março 27, 2019 at 2:08 am

Ola, estou preenchendo o Form I-751 mas tenho uma filha que veio comigo e entrou com o visto K2 na mesma data e o CG dela também vence em 3 meses como o meu, minha pergunta é: Tenho que mandar 2 cheques com o valor da taxa ou apenas uma taxa será cobrada? imagino que a da Biometria tenha que ser para as duas mas sobre a taxa da aplicação estou confusa.
Muito obrigada pela antenção, este site me ajudou MUITO!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação