Como requerer a autorização eletrônica de viagem para o Canadá?

4
1525
Fonte: Pixabay
Advertisement

Como requerer a autorização eletrônica de viagem para o Canadá?

Antes de planejar sua viagem de turismo para o Canadá, você precisará descobrir se será necessário tirar um visto de turismo ou apenas uma autorização eletrônica de viagem – AEV (também chamado: Electronic Travel Authorization – eTA). As informações abaixo foram coletadas no site do Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do CanadáIRCC.

A primeira informação necessária é o meio de transporte utilizado. Se a viagem for feita apenas por via aérea e você já possuir um visto válido de não imigrante dos Estados Unidos (visto de turismo), você está apto a pedir uma Autorização de Viagem Eletrônica (AEV) para visitar o território canadense.

Se a viagem for via trem, ônibus, barco ou navio, precisará de um visto de visitante no formato tradicional, ou seja, estampado no passaporte. Além disso, deverá informar se nos últimos 10 anos, você teve um visto canadense de residente temporário válido e se possui green card.

Autorização eletrônica de viagem para o Canadá (AEV)

Solicitar uma autorização de viagem – AEV é um processo simples, feito on-line. Se gasta, em média, dez minutos no preenchimento e no pagamento da taxa. A maioria dos candidatos obtêm sua aprovação (via e-mail) em menos de dois minutos. Entretanto, algumas solicitações podem necessitar de alguns dias para serem processadas, se houver algum pedido de envio de documentos comprobatórios. É melhor fazer uma AEV antes de reservar o seu voo para o Canadá.

O que é preciso para preencher o formulário de autorização eletrônica de viagem para o Canadá?

  • Passaporte válido de um país isento de visto
  • Endereço de e-mail válido
  • Um dos seguintes métodos de pagamento para pagar a taxa de $7 CAD (não reembolsável):
    – Visa®, MasterCard®, American Express®
    – cartão pré-pago Visa®, MasterCard® ou American Express®
    – cartão de débito Visa
    – cartão JCB
    – Interac

Procedimento de solicitação da autorização eletrônica de viagem para o Canadá.

1 – Tenha à mão o seu passaporte e cartão de crédito ou débito e leia o guia de ajuda, em português.

2 – Use o formulário online para fazer o requerimento. O formulário não pode ser gravado, portanto tenha as informações à mão, antes de iniciar o preenchimento.

3 – Pague a taxa no valor de 7 (sete) dólares canadenses, logo após preencher o formulário.

4 – Aguarde o recebimento do e-mail com a aprovação de sua autorização de viagem, que chegará em poucos minutos.

Ou

  1. Poderá ser necessário apresentar documentos antes de seu requerimento ser aprovado. Se este for o seu caso, um e-mail lhe será enviado com instruções dentro de 72 horas.

Esse é o modelo de email que irá receber após a aprovação.

Autorização Eletrônica de Viagem – AEV – Fonte: acervo pessoal

Informações importantes

Será possível requerer e pagar para apenas uma pessoa de cada vez. Por exemplo, no caso de uma família de três pessoas, será necessário preencher e enviar o formulário três vezes.

Imprima o seu recibo imediatamente. Não será possível fazê-lo posteriormente ou receber uma cópia do recibo.

O IRCC irá entrar em contato apenas por e-mail. Verifique a pasta de spam / lixo eletrônico. Alguns filtros de spam podem bloquear e-mails automatizados da IRCC.

Suas informações não poderão ser salvas e há um limite de tempo para preencher o formulário. Entretanto, é possível prolongar a duração da sessão caso necessite de mais alguns minutos. Para isso, quando a janela indicando que o tempo está se esgotando (Session timeout) aparecer, clique no botão “Continue session”.

Revise atentamente o guia de ajuda para ter a certeza de ter tudo o que é necessário para preencher o formulário, antes de iniciar o preenchimento.

Esteja atento quando você digitar as informações do seu passaporte no requerimento. Se você apresentar o número errado do seu passaporte, você poderá não embarcar no seu voo para o Canadá. Você terá que solicitar novamente uma AEV. Dependendo da sua situação, pode não ser possível receber uma AEV no último minuto.

Verifique se o número do passaporte incluso no e-mail de aprovação que você recebeu é idêntico ao número do seu passaporte. Se este não for o mesmo, você deverá solicitar a AEV novamente.

Fique atento! Você pode perceber o erro apenas no momento de fazer o check-in para o embarque de seu voo.

Se você já possui um visto canadense válido, não precisará solicitar uma autorização eletrônica de viagem – AEV. Você poderá viajar com seu visto até expirar.

Caso o seu visto de visitante (modelo tradicional) expire durante a viagem, você deverá solicitar a AEV antes do vencimento do visto de visitante (viajando via área). Ou seja, não precisará sair e retornar ao país de origem, basta pedir a autorização eletrônica de viagem antes do vencimento, para manter o “status” de visitante válido. Caso, tenha planos de viajar de ônibus, carro, barco ou trem, lhe aconselho a solicitar um visto de visitante antes da viagem, ainda no país de origem.

Leia também: como é morar em Toronto

Além disso, se o viajante tiver um processo de visto/imigração em andamento, por exemplo, autorização de residência permanente ou autorização de trabalho e no momento da solicitação da AEV pedirem para enviar documentos comprobatórios, você deverá conectar (fazer o link) entre este pedido e a aplicação já existente que utiliza um número único de identificação – Unique Client Identifier (UCI). Em alguns casos, se o IRCC aprovar a mudança de “status” nos processos de imigração, tais solicitantes terão a AEV aprovadas automaticamente.

Se você não receber uma confirmação por e-mail com um número de seu requerimento,  dentro de 72 horas após a soicitação da AEV, você precisará preencher este formulário da Web.

Dúvidas? Consulte o site de governo canadense – IRCC ou me envie um email.

4 Comentários

    • Guilherme, pode sim. Mas recomendo que imprima o seu E-ta, pois trata-se de um sistema online e se a fronteira não puder consultar sua autorização, isso poderá lhe trazer dor de cabeça.

  1. Boa tarde Lais. Mesmo sem ter um visto canadense emitido nos últimos 10 anos, ou visto americano de não imigrante válido, posso tentar o eta?

    • Tentar pode, mas acredito que nãovai ser aprovado, pois trata-se de um requisito para emitir o E-ta. Melhor você pedir o visto tradicional através do VFS.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.