BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Estações do Ano pelo Mundo Quebec

Como se vestir no frio canadense?

Um dos principais fatores que trazem muitas dúvidas para quem vai imigrar, ou apenas fazer turismo por alguns dias no Canadá, durante o inverno, é: como se vestir, para se proteger do frio extremo?

Realmente é uma mudança brusca sair de 30 graus positivos para enfrentar 30 negativos. Especialmente para pessoas como eu que moravam no Nordeste do Brasil! E também é um pouco propaganda enganosa, na minha opinião, dizer que com -30°C você não vai passar frio algum. Portanto, é essencial se vestir de forma adequada para não ser pego de surpresa. Até a temperatura de -10°C, não é preciso muita tecnologia para poder se agasalhar. Porém, de -20°C até -40°C (mais ao norte do Québec), já começa a castigar um pouquinho.

Aqui em Québec, todos os locais (inclusive os ônibus, com exceção de algumas paradas) são aquecidos. Existe também um aplicativo chamado RTC Nomade, no qual você pode ver em tempo real, quantos minutos faltam para passar o próximo ônibus. Esse aplicativo foi a melhor coisa que inventaram, na minha opinião.

Abaixo, eu repasso algumas informações, baseadas na minha vivência e na de outras pessoas também, para enfrentar o frio canadense.

Dica 1:

As extremidades devem estar muito bem protegidas. Mãos, pés, orelhas e nariz. Eu sempre uso duas luvas. Uma mais fininha, que cola na mão, e outra mais fofinha de lã por cima.
É verdade que com duas luvas não há muita praticidade. Mas caso precise pegar algo na mochila ou mexer no celular (por alguns instantes), é só tirar a segunda luva e está tudo certo. Algumas luvas vêm com umas borrachinhas na ponta das digitais (touch), que facilitam bastante na hora de usar o celular.

Para os pés eu uso sempre três meias. Falo melhor na Dica 2, onde indico o que vestir para parte debaixo.

O gorro/touca pode ser de lã ou de fleece, e tem que cobrir bem as orelhas. Para as orelhas você pode usar também um utensílio como se fosse uma tiara, com uns pompons nas extremidades, como o mostrado na foto abaixo.

Arquivo pessoal

O cachecol tem que ser de lã ou de fleece e bem grande, para enrolar e cobrir todo o pescoço e também o rosto, caso precise em situações de tempestade de neve.

Onde comprar? Sport Experts (vende roupa de esportes em geral), Sears, Simons, Zara, Walmart, Ardene e Forever 21.

Dica 2:

Parte debaixo: Normalmente eu uso três meias (e sempre levo um segundo par comigo na bolsa, pois tenho hiperidrose). Primeiro eu coloco a minha segunda pele (uma como a da foto abaixo), depois coloco a primeira meia de poliéster, em seguida uma outra 100% algodão e por último uma bem grossinha de lã. A bota também é revestida por dentro, então já ajuda a esquentar bastante.

Arquivo pessoal

A bota é uma parte essencial para você que mora em Québec e depende do transporte público, como eu. Pois em algum momento você vai enfiar seu pé na neve. Mas não se preocupe, isso não vai ocorrer todos os dias, pois o déneigement (retirada da neve), é realizado com muita eficácia. A bota deve ser de cano alto, waterproof (impermeável), suportar -30°C e ser revestida por dentro (exemplo na primeira foto).

Ainda para a parte debaixo, como eu havia falado, eu uso a segunda pele e uma calça jeans por cima. Mas se for usar uma segunda pele (como a da foto 2), o ideal é que a calça jeans que vai por cima seja um pouco mais folgadinha e estique bem, para comportar o volume extra de pano por baixo.

Onde comprar? Sport Experts, Sears, Simons, Zara, Walmart, Ardene, Forever 21, Aliexpress (onde comprei a minha segunda pele).

Dica 3:

Parte de cima: a segunda pele (underwear), mantém o calor do corpo, ao mesmo tempo que permite a pele respirar. Ela tem que estar bem coladinha no seu corpo. Não use nenhuma outra coisa (a não ser o sutiã) por baixo dela, senão perde a finalidade. Logo em seguida vem o sweater ou pulôver, de lã ou de fleece. Existe a lã de Merino, que é uma lã tida como uma das mais nobres para uso em vestimentas e artigos de decoração, e esquenta bem, porém é mais cara também.

E por último, mas não menos importante, vem o casaco de inverno. Tem que ser impermeável (waterproof), corta-vento e aguentar até -30°C ou -40°C. Para mim, o capuz tem que ser longo e com aqueles pelinhos, para evitar que a neve caia nos olhos. As marcas são das mais variadas, o que importa é ter essas características que citei logo acima. Tem gente que desembolsa 800$, 900$ e compra um da marca Canada Goose. Eu não compro por causa do valor e também porque eles usam pele de animal de verdade (porque os fabricados com pelo sintético não apresentam a mesma eficácia para esquentar).

Onde comprar? Trifil e Decatlhon (para comprar a segunda pele no Brasil, se desejar), Simons(*), Sears(*), Zara, H&M, Forever 21, Ardene, Marshalls, Walmart, Winners, Costco(*), Manteaux Manteaux(*).
(*) – locais de venda de casaco.

Para quem quer algo mais barato, tem a Village des Valeurs e a Poubelle du Ski (Montreal). Fora os milhares de grupos do Facebook, onde o pessoal vende baratinho.

Observação: Você pode sair toda empacotada e levar suas roupas dentro da mochila, para trocar no college ou no trabalho. O pessoal aqui, tem o costume de deixar os sapatos no próprio local de trabalho. Ninguém irá roubá-los, vale ressaltar.

Para quem vai para Montreal, pode até relaxar um pouco mais, pois existe a cidade subterrânea para nos salvar. Uma amiga minha, por exemplo, nunca comprou bota para a neve. Sempre andou de bota normal para o outono e com uma meia de lã grossinha, isso já era o suficiente.

Então o segredo para não “entrar numa fria” e se proteger do frio no inverno rigoroso, é basicamente se vestir em camadas na ordem correta, como citado acima. Ao longo do tempo você saberá organizar suas roupas de acordo com o clima, caso esteja, chuvoso, frio, frio extremo de doer na alma, ventania forte, etc. No fim das contas, não precisa ter um milhão de casacos, apenas um que seja apropriado, já é o suficiente!

Related posts

A imagem da mulher Québécoise: Parte 1

Ana Carolina Sommer

Dicas de lugares para visitar no inverno em Victoria

Priscila Carda

Francização para recém-chegados em Québec

Ana Carolina Sommer

6 comentários

Cinara Janeiro 13, 2018 at 7:17 pm

Estive em moscou agora em dezembro, peguei -9 e passei mto frio msm estando com tres calcas dessas termicas do walmart
Estou indo p montreal agora no carnaval
Vc sabe me indicar qual o melhor lugar custoxbeneficio para comprar calca/bota ??
Obrigada

Resposta
Renata Melo Fevereiro 2, 2018 at 4:28 pm

Olá Cinara! Obrigada pelo comentário. Eu sei que na Sports Experts, tem toda roupa necessária e adequada para o frio. Porém não é tão barata. Você pode comprar a segunda pele nela, e optar por comprar o restante em outras lojas como a H&M, Simons. Mas se o dinheiro estiver curto, você pode optar por brechós também, como o Village des Valeurs.

Resposta
Solon Mota e Silva Janeiro 15, 2018 at 11:25 pm

rENATA : GOSTEI DE TUAS DICAS ETC…MAS SÓ QUE FALAS DE ROUPAS PARA MULHERES E PARA os homens?? E naõ existem roupas térmicas mais leves ?

Resposta
Renata Melo Fevereiro 2, 2018 at 4:24 pm

Olá Solon! Obrigada pela pergunta. Sim, a forma de se vestir é válida tanto para homens quanto para mulheres. Primeiro vem as roupas térmicas para manter o calor do corpo, depois uma de lã mais quente e por último o casaco de inverno. As roupas térmicas normalmente são bem leves e ficam coladinhas. O objetivo dela é não permitir a perda de calor pelo corpo.

Resposta
Wagner Janeiro 18, 2019 at 2:08 pm

Renata,

Bom dia!

Que bom que existem pessoas como você que postam coisas legais para ajudar os outros. Estou pretendendo ir com minha esposa e minha filha (adulta) para Montreal em Janeiro/2020. Está meio longe ainda mas estamos nos planejando com bastante antecedência para nada sair ruim. Moro em Fortaleza – CE e aqui o clima tropical durante todo o ano é de 28 graus positivos. Aqui não tem roupas que suportem temperaturas negativas de 30 graus. Você acha que já deveríamos adquirir roupas adequadas no Brasil mesmo? Será que em São Paulo já teria esse tipo de roupa para frio intenso e congelante? Em Montreal existe lugares onde se aluga roupas adequadas de frio? Qual o custo médio das roupas (para compra e para aluguel)? Minha preocupação em comprar é pelo fato de que vamos para passar apenas 7 dias e, então… seria um desperdício ficar com essas roupas pois nem sempre vamos viajar para climas tórridos como esse. Aliás, essa será a nossa primeira experiência com neve e com clima tão congelante como esse que faz por aí.

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 19, 2019 at 4:53 pm

Olá Wagner,
A Renata Melo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Canadá que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação