BrasileirasPeloMundo.com
Escócia Natal Pelo Mundo

Como ter um Feliz Natal longe do Brasil

Como ter um Feliz Natal longe do Brasil.

Sempre morei perto da minha família, e não me lembro de ter passado um Natal longe deles.  A noite de Natal era na minha casa ou na casa da minha mãe, e o almoço do dia 25 na casa da minha sogra. Família grande, muitos presentes, amigo-secreto, comilança, e de vez em quando algumas discussões familiares mais acaloradas. Esse calor humano e essa festa toda faz muita falta quando chega esta época do ano longe da terrinha.

Em meu primeiro mês de dezembro longe do Brasil, eu optei por passar o Natal no Brasil enquanto meu marido ficou na Irlanda cuidando de nossa mudança para a Escócia. Foi uma opção difícil, mas eu tinha um motivo muito nobre para deixar meu marido sozinho na Irlanda: meu pai estava doente, e eu tinha muito medo de perder a oportunidade de passar mais um Natal com ele. Infelizmente foi o último Natal dele.

Como não é possível passar todos os Natais no Brasil, temos que encontrar formas de aproveitar esta festa familiar longe da família. Do ‘alto’ dos meus 3 anos de experiência, eu confesso que se fosse mais perto e mais barato eu iria todo ano para o Brasil, mas devido a estas restrições eu aprendi a aproveitar a distância para curtir o Natal de formas diferentes.

Celebrando Natal Brasileiro pelo mundo

Aqui em Glasgow temos uma comunidade com quase 3000 brasileiros, e muitos se conhecem. No Natal acontecem vários encontros entre os grupos, e um do qual já participei é organizado através da página do Facebook dos brasileiros em Glasgow . No encontro cada um leva um prato brasileiro e bebida, e a diversão é garantida com boa comida, risadas, brincadeiras entre os brasileirinhos nativos e os brasileirinhos escoceses, e a gente mata um pouco da saudade dos inúmeros encontros natalinos com amigos e família que deixamos no Brasil. Uma forma de se aproximar de outros brasileiros, e realizar natais brasileiros pelo mundo é participar das comunidades nas redes sociais. Estas são as principais páginas de comunidades de brasileiros na Escócia: : Brasileiros na Escócia,
Brasileiros em EdimburgoBrasileiros em GlasgowBrasileiros em Aberdeen, e Brasileiros em Dundee. Se quiser matar a saudade de rodízio, pão de queijo, feijoada, coxinha, e outras comidinhas brasileiras, aqui também tem alguns restaurantes brasileiros e é possível encontrar alguns produtos típicos como tapioca, farofa, goiabada, e guaraná a venda.

Festejando o Natal com os novos amigos 

Em nossa breve passagem pela Irlanda fizemos poucos mas bons amigos locais, e meu marido passou o primeiro Natal longe de casa com eles enquanto eu viajei para o Brasil. Aqui na Escócia, também temos novos amigos no trabalho, na escola, vizinhos, e essa nossa nova ‘família’  ajuda a  aquecer nosso inverno e nosso Natal. O escocês é um povo animado, e gosta de sair para celebrar o Natal, principalmente para beber, e os restaurantes e ‘pubs’ ficam lotados. Participar destes eventos nos aproxima deles, e acalma nosso coração cheio de saudades ao ver nossos amigos brasileiros combinando churrascos e amigos-secretos dos quais não podemos participar. Aqui não tem amigo-secreto, mas tem jantar com os colegas da ‘firma’, da escola, almoço com as mães dos amiguinhos do filho, feira de natal, apresentações na escola, e muitos outros eventos para preencher nossa agenda.

Leia também: Vistos para morar na Escócia 

Conhecendo as tradições natalinas locais

Eu acho que a melhor forma de se adaptar a um novo país é conhecendo e vivendo a cultura local, e apesar dos escoceses terem sido impedidos de comemorar esta festa por 400 anos durante a Reforma Protestante, a Escócia tem tradições natalinas muito ricas. Eu já falei aqui das minhas preferidas, mas tem muito mais. Conhecer e experimentar as tradições, comidas, eventos, ajuda a esquecer um pouco a saudade, e se empolgar com a alegria e espiritualidade desta época. O Natal está por toda parte desde Outubro : lojas decoradas e prateleiras cheias de cartões, presentes e produtos natalinos. Em novembro as músicas de Natal já ecoam nos rádios e nas lojas, e a programação de Natal já está cheia de eventos como você pode ver nesta página de Glasgow. Descubra a cultura local, entre no clima, e com certeza você vai se empolgar e sentir menos falta das festas do Brasil.

Viajando para conhecer tradições natalinas de outros lugares

No Brasil eu até passei Ano Novo longe de São Paulo, mas Natal era sagrado: não viajava para passar com minha família. Agora que não tenho família por perto, eu ainda não passei nenhum Natal na minha casa. O primeiro Natal foi no Brasil, o segundo em Lisboa, o terceiro em uma casa alugada nas Highlands (montanhas no norte da Escócia) com amigos brasileiros que conheci aqui. Essa falta de compromisso com família nos deixa a vontade para explorar outras formas de celebrar o Natal. Esta experiência é ótima porque você se envolve tanto com os preparativos e a execução da viagem que não tem tempo de ficar com saudades dos velhos Natais. Além disso, você conhece novos lugares e culturas, experimenta novas comidas, e aproveita para encontrar novos e velhos amigos. Por exemplo, em Lisboa aproveitei para encontrar uma amiga brasileira que está vivendo lá, e amigos brasileiros que estavam passando o Natal.

Leia também: Seis tradições do natal escocês que eu amo

Fazendo trabalho voluntário

Acho que no mundo todo o espírito natalino desperta na maioria das pessoas o sentimento nobre de ajudar os outros. Bom seria se este espírito solidário persistisse por todo o ano, mas isso é assunto para outro post.  Aqui na Escócia eu percebo que existe muito mais ações voluntárias contínuas do que eu via no Brasil, mas aqui também há um aumento no final do ano, tanto devido ao Natal como também devido a chegada do inverno. São inúmeras ações:  esclarecimento e pedir de doações nas ruas, trabalho voluntário em lojas que recebem e vendem doações, coleta de brinquedos para crianças carentes, coleta de agasalhos para sem teto, banco de comida, corrida de papai Noel, etc. Participar de ações voluntárias e levar felicidade e bem estar a quem precisa, é a melhor forma de celebrar o Natal em qualquer lugar do mundo.

Feliz Natal para você, sua família, e seus amigos onde quer que estejam! E como diz uma das músicas de natal mais tocadas no mundo :

And so this is Christmas
I hope you have fun

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Guia para o Advento em Zagreb 2018

Debora Pedroni

Como os escoceses tratam os animais

Anelise Kaminski

Terceiro inverno em Yerevan

Leticia Tostes Ortega

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação