BrasileirasPeloMundo.com
Singapura

Como ter uma vida saudável em Cingapura

Como ter uma vida saudável em Cingapura.

O período de adaptação principalmente para quem está chegando na Ásia, pode ser um pouco mais complicado no dia a dia se comparado ao mundo ocidental. A princípio, tudo o que vemos pelas ruas nos parece estranho e até para encontrar lugares que nos pareçam familiares leva-se alguns bons meses para encaixar em nossa rotina, pois na Ásia, o choque cultural é consideravelmente maior especialmente para quem nunca morou fora do Brasil.

Uma das coisas mais difíceis é voltar para nossa rotina e conseguir ter um estilo de vida saudável – incluindo a prática de exercícios e manutenção de uma alimentação mais equilibrada. Quando chegamos na Ásia, mais especificamente no Sudeste Asiático, tudo é muito diferente e estranho.

Aderir a uma rotina de exercícios em grupo (ou não) e manter uma vida saudável me ajudou muito no processo de adaptação, a me inserir na sociedade, a fazer amigos, a conhecer novos lugares, a me manter saudável física e mentalmente com a mudança desde a época em que fui à Malásia. Por isso, gosto de compartilhar opções que me ajudaram para quem está de passagem ou mudança e quer tentar se manter saudável em Cingapura para quem acha que pode parecer impossível.

No Sudeste Asiático, a comida típica é maravilhosa, porém, bem diferente do que comemos no Brasil. A maioria delas é bem calórica e com alto índice de sódio – como os típicos pratos de arroz frito com galinha ou carne de porco (Chicken/Pork Fried Rice), os noodles fritos com carne de porco (Fried Noddles) e os ensopados de algum tipo de carne (Curry).

Achar comida saudável e não só ocidental (comida italiana e americana, por exemplo) é um pouco mais fácil aqui do que em outros países asiáticos por conta da grande influência cultural de povos de diversas partes do mundo que estiveram por aqui. Mas para um recém-chegado, pode parecer que o que se come aqui são somente pratos da culinária asiática e não é bem assim.

Aqui há opções para veganos, vegetarianos ou simplesmente para quem está à procura de comida saudável, aliás, percebe-se que cada vez mais vem aumentando o número de opções além de ser possível achar ótimos lugares com comidas orgânicas, frescas, pouco calóricas e saudáveis tanto em restaurantes quanto em mercados especializados.

Alguns dos meus restaurantes saudáveis preferidos

Kitchen by Food Rebels: Tudo feito na hora. Diversos pratos desde o café da manhã até almoço com opções veganas, raws (crua), sem glúten e orgânicas. Fica localizado na área central, perto de Chinatown;

After Glow: Também na mesma região e mais voltado para comida raw (crua) e vegana;

The Living Café: Comida funcional, fresca, orgânica e com opções vegetarianas. Do café da manhã até o jantar. Fica no bairro Bukit Timah;

Real Food: Rede conhecida na cidade e está presente em diversos lugares. O mais central fica no Shopping Orchard Central;

Daily Cut: Para quem quer comida rápida e montar saladas essa é uma ótima opção;

Sarnies: Vendem saladas e sanduíches. Não é vegano, porém, há opções saudáveis e é uma boa pedida para um brunch;

Grain Traders: Boa opção para quem mora aqui, pois contam com serviço online de delivery de comida saudável.

Leia também: Guia Supermercados e Feiras em Cingapura

Na área de prática de exercícios, Cingapura não deixa nada a desejar. Há boas opções e a cidade é adepta a isso. Aqui você encontra facilmente academias de ginástica, academias de pilates, ioga, spinning (bicicleta), grupos para a prática de esportes ao ar livre, meditação e academia de artes marciais. Também há uma infinidade de opções pagas e ótimos parques gratuitos e seguros que são usados constantemente para praticar exercícios.

Academias

Em Cingapura, as academias estão espalhadas pela cidade e são supercompletas. Algumas funcionam 24h e o preço surpreende quando comparado aos praticados no Brasil. A maioria delas, permite que você faça uma aula teste de graça para ver se gosta antes de se inscrever. E isso se repete em todos os outros lugares.

Algumas das academias mais famosas e procuradas pelos estrangeiros são:

Pure Fitness: Possui filial em alguns bairros. É muito conceituada, completa e oferece aulas de todos os tipos;

Fitness First: Rede de academia internacional que possui inúmeras unidades por aqui.

Alguns dos parques para prática de atividades ao ar livre

Mc Richie Resevoir Park: Ótimo para fazer corridas de trilha e caminhadas. Além disso, é uma reserva natural então o exercício vai render uma linda vista e companhia de animais livres como macacos, pássaros e lagartos.

Mount Faber Park: Parque onde é possível apreciar uma linda vista de Cingapura e é muito bom para fazer caminhada e trilha. Dele, é possível pegar o teleférico para Sentosa. Faça a trilha do Southern Ridges que fica dentro do parque passando pela Henderson Waves – a estrutura que conecta esse parque ao outro e é imperdível.

Botanic Gardens: Além de lindo, é ótimo para praticar qualquer exercício: corrida, caminhada, ioga e alongamento;

Fort Canning Park: Boa opção para quem está perto da Orchard Road (rua central e famosa de Cingapura) e River Valley. Bom para fazer caminhadas e corridas com muitas subidas.

East coast Park: Orla de Cingapura com ciclovia extensa e ótimo para pedalar em família.

Todos os parques têm entrada gratuita, possuem guarda-volumes e banheiros. Alguns também têm opções de restaurantes como no Botanic, East Coast e Sentosa.

Leia também: Bairros mais procurados pelos estrangeiros em Cingapura

Para fazer exercícios em grupo

UFIT: A principal empresa que oferece treinos ao ar livre em grupo de Cingapura é conhecida como BootCamps. Eles oferecem diversas aulas ao ar livre espalhados pela cidade e nos parques. Ótima opção para quem gosta de contato com a natureza, conhecer pessoas e procura manter uma vida saudável. Os treinadores são excelentes e a empresa oferece serviços extras de nutrição, fisioterapia além de aulas de crossfit.

F45: Academia especializada em treinos funcionais e rápidos com duração de 45 minutos. Boa opção para quem tem pouco tempo. Também é possível encontrar unidades dela em diversos bairros da cidade.

Artes Marciais

Evolve MMA: A mais conhecida e divulgada entre os estrangeiros.

Yoga

Tem para todos os gostos e tipos. Algumas das mais procuradas são:

Pure Ioga
Yoga Movement

As opções são inúmeras e apesar de ser difícil começar a ter uma rotina saudável vivendo fora do nosso país, é possível manter o estilo, pois a recompensa vale muito mais que o esforço.

Related posts

Cingapura – Sistema de Saúde

Juliana Silva

Cingapura – Primeiras Impressões da Cidade Leão

Fernanda Froimtchuk

Cingapura – “Haze”: convivendo com esse problema

Fernanda Froimtchuk

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação