BrasileirasPeloMundo.com
Carteiras de Motorista Pelo Mundo República Tcheca

Como tirar a carteira de motorista na República Tcheca

Como tirar a carteira de motorista na República Tcheca.

Para quem mora na Europa ou pretende morar e quer dirigir durante este período, a melhor opção (e também a mais prática) é tirar a carteira de motorista aqui. Uma das razões para isso é aprender de maneira correta todas as regras, as placas e as leis de trânsito do país que você mora e que muitas vezes são diferentes das do Brasil. A outra razão é a praticidade; pois, uma vez que você tem uma carteira de motorista emitida na União Europeia, ela é válida em qualquer um desses 28 países.

Para tirar a carteira de motorista na República Tcheca é necessário ter um visto de residência (temporária ou permanente) e ter 18 anos ou mais. Se você cumpre com estes critérios, só precisa mesmo escolher a autoescola e começar as aulas. A autoescola pode ser feita em tcheco (que normalmente é mais barato), em inglês, russo e, às vezes, também em alemão ou francês. Quando as aulas são feitas em um idioma diferente do tcheco, é normal o aluno pagar uma taxa adicional por isso no momento da matrícula.

Para poder fazer a prova, o aluno precisa ter concluído 28 aulas práticas e algumas horas de aulas teóricas, as quais se aprende sobre os primeiros socorros, leis e sinalização de trânsito e parte técnica do carro. O exame final inclui a prova escrita, a prova técnica e a prova prática.

A prova escrita consiste em 25 questões de múltipla escolha e cada pessoa tem 30 minutos para concluir – o resultado sai na hora. Para quem não fala tcheco fluente é aconselhável contratar um tradutor, já que as questões normalmente são um pouco complicadas para entender e o sistema da prova só existe em tcheco. Os tradutores cobram uma taxa pelo serviço e podem ser contratados através da própria autoescola. A prova escrita é realizada em um prédio oficial do governo e, apesar de durar apenas 30 minutos, a espera é longa para chegar a sua vez, pois várias autoescolas realizam a prova neste mesmo dia e lugar.

A prova técnica é feita com um agente (komisař) que faz perguntas técnicas sobre o carro. Este exame dura em torno de 10 minutos e também pode ser feito com um tradutor, já que normalmente o agente só fala tcheco. A última fase é a prova prática, que dura aproximadamente 30 minutos, ou menos, caso o aluno faça algo errado já no início. No carro estará o aluno, o instrutor, outro aluno que também fará o exame no mesmo dia que você e o agente (komisař) que vai avaliar e decidir se você foi aprovado ou não. Prepare-se para dirigir em ruas bem movimentadas, por onde passam bondes, carros, bicicletas, ônibus e muitos pedestres (e neve, caso seu exame seja no inverno). Alguns erros pequenos são permitidos, mas caso o erro seja considerado perigoso pelo agente, ele vai exigir que você pare o carro e pare de dirigir.

 

Quem reprova na prova prática pode refazê-la em 2 semanas. Quem aprova já pode retirar o formulário de registro (žadost) na autoescola e depois ir a um escritório oficial do governo (Magistrát hlavního města Praha) para entregar o registro e solicitar a carteira de motorista. É necessário ter duas fotos de passaporte, um documento oficial de identificação com o visto e o formulário preenchido e carimbado pela autoescola. Quando os documentos são entregues, você recebe um papel com a data que você pode voltar para retirar a carteira – pode demorar entre duas semanas e um mês e é cobrada uma taxa de 50 coroas tchecas (aproximadamente 8 reais) no dia da retirada.

Para quem deseja solicitar também a carteira internacional, basta levar a carteira de motorista tcheca e pagar uma taxa – o tipo de carteira internacional varia de acordo com o país que você deseja ir e tem validade de apenas um ano.

A carteira de motorista emitida na República Tcheca tem validade de 10 anos e, como foi dito no início do texto, é válida nos 28 países membros da União Europeia durante este período de tempo.

Related posts

As bibliotecas de Praga

Isadora Costa

Como tirar a carteira de motorista no Chile

Joy Matta

O lado bom de se viver no interior da República Tcheca

Mariana Oliveira

4 comentários

lfre Outubro 8, 2015 at 5:59 pm

Super explicativo. Adorei!

Resposta
Thais Cunha Novembro 27, 2015 at 9:51 am

Oi! Tudo bem? Existe algum sistema de validação de carteira brasileira ou de outro lugar ou todos precisam fazer a prova? Obrigada!!

Resposta
Marcia do Carmo Agosto 20, 2019 at 2:54 pm

Olá Isadora, como vai? Meu nome é Márcia, trabalho na Global Line, uma consultoria de treinamentos interculturais para brasileiros indo trabalhar fora e estrangeiros vindo trabalhar no Brasil. Em alguns treinamentos convidamos uma pessoa com experiência no país de destino para dar um testemunho, contar um pouco do dia a dia naquele país. é um bate papo com duração de 40 minutos a 1 hora. Temos um treinamento essa semana que irá para a Republica Tcheca e gostaria de saber se você tem interesse em nos ajudar nos dando um testemunho.

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 23, 2019 at 1:11 pm

Olá Márcia,
A Isadora Costa, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação