BrasileirasPeloMundo.com
Carteiras de Motorista Pelo Mundo Espanha

Como tirar carteira de motorista em Barcelona

Como tirar carteira de motorista em Barcelona?

Existe um órgão de tráfego em Barcelona que se chama Jefatura de Tráfico, mais conhecido como “La Campana”, que é o centro responsável pelos assuntos de tráfego aqui. Fica situado na Gran Via de les Corts Catalanes, 184 próximo à Plaza España, onde foram as Olimpíadas de 1992.

No meu caso, como eu já vinha com a minha CNH de São Paulo, tive que fazer um trâmite chamado “Canje de Permiso”, que significa transferir para cá meu direito de dirigir obtido no Brasil. No caso de carteiras de habilitação emitidas no Brasil e para brasileiros é possível fazer a transferência dessa forma, entretanto o procedimento varia de acordo com o país de origem do solicitante.

São necessários alguns documentos:

  • cópia e original do DNI (documento nacional de identidade aqui da Espanha, para quem tem a dupla nacionalidade) ou passaporte e, nesse caso, junto uma cópia do empadronamento (documento que comprova sua residência fixa aqui);
  • 1 foto 3×4;
  • CNH do Brasil – essa ficará retida aqui;
  • pagamento da taxa em cartão de débito/crédito no valor atual de 27,70 euros;
  • preenchimento de alguns formulários entregues na hora;
  •  exame médico, feito em um órgão autorizado, que tem validade de 3 meses – próximo à “Campana” existem muitos centros médicos que realizam o exame, que nada mais é que exame de visão e coordenação motora; acredito que esse valor varia para cada centro, mas para se ter uma ideia eu paguei 60 euros.

O mais importante é marcar a data para isso. Não adianta ir direto à Campana sem a data agendada ou a cita prévia porque não darão atendimento. Para agendar, tem que entrar no site DGT e agendar o trâmite de “canje de permisos”, que no meu caso levou 2 meses para ter uma data disponível.

Os dados são enviados ao Brasil, que responde com as informações de pontuação na carteira e se você está com sua CNH válida, pois caso contrário, acredito que você não terá sua permissão para dirigir aqui.

Às vezes pensamos que alguns erros só acontecem no Brasil, mas eles podem existir da mesma forma em outros países. Logo que cheguei fiz o exame médico e no próprio centro do exame agendaram a data para mim na Campana. Aguardei 15 dias e fui até lá; quando cheguei, descobri que tinham agendado para o assunto errado e não puderam fazer nada, já que precisam do retorno dos seus dados, que vem do Brasil. Fizeram então um novo agendamento, dessa vez para o assunto correto, e lá se foram 2 meses de espera! Ainda bem que o exame médico estava dentro do prazo quando voltei.

Estando tudo certo, você recebe uma Autorización Temporal para Conducir que é valida por 3 meses, até que sua autorização permanente chegue em sua casa, no prazo de 1 mês.

Essa é a foto da parte traseira do Permiso de Conducir. Como se vê, nele vem anotadas informações: em qual categoria você está habilitado, desde quando você tem sua CNH – dependendo de quanto tempo você a possui, dá para conseguir melhores preços em seguros – e que seu permiso veio através de uma transferência, ou seja, você não fez aulas na Espanha.

Eu penso que seria válida a disponibilização de um livro básico com as placas e leis locais porque são diferentes das do Brasil, porém este não é fornecido e cabe a você ir atrás das informações, que podem ser esclarecidas no site da DGT.

 

Para carros normais (de passeio) a letra é a B, como no Brasil, e para motos grandes é a letra A, também como no Brasil; para motos pequenas tipo Scooter e dependendo da idade do motorista, existem outras categorias que variam entre AM, A1 e A2. As motos pequenas não podem sair da cidade e nem pegar estrada: só as motos grandes de categoria A têm essa permissão.

Related posts

Vida de pueblo na Catalunha

Clara Nascimento Silva

Nacionalidade espanhola e os documentos oficiais para morar no país

Marcela Bueno

Festa de San Isidro na Espanha

Daiane Antunes

21 comentários

Bree Novembro 3, 2015 at 1:44 pm

Olha, fazer tramites burocráticos na Espanha é uma dor de cabeça das grandes. O meu namorado fez o Canje de Permiso aqui em Ibiza e foi um SUPER rolo pra conseguir pegar a carteira. Ele tem dupla nacionalidade e morava no Brasil, porém o cara da DGT “não acreditou” que ele morava lá, e achou que ele tinha ido pro Brasil só tirar a carteira e voltar pra fazer o Canje (aparentemente ele sabe que no Brasil pode comprar a carteira, e seria mais fácil tirar lá do que aqui). Acabou que ele teve que arranjar comprovação no Brasil de que ele esteve lá durante 180 dias no ano de 2011 (ano que tirou a carteira), foi super difícil conseguir um documento que validasse isso, tivemos que esperar uns 3 meses entre receber o documento do Brasil e marcar outra cita no DGT, e o cara QUASE não aceitou. Ele praticamente teve que chorar um pouquinho pro cara acreditar nele, mesmo tendo documento que comprovasse tudo. Brasileiro tem fama de trambiqueiro e É F*DA pra quem é honesto.

Resposta
Gleice Novembro 4, 2015 at 2:50 pm

Olá Bree, que pena que deu todo esse trabalho! Eu não passei por isso…uma vez que o Brasil retorna para a Espanha com a comprovação de que o brasileiro está em dia com sua habilitação, nao deveria ter esse desgaste né? Mas que bom que no fim deu tudo certo! E obrigada por nos passar seu exemplo, é bom saber os problemas que podem surgir.

Resposta
André Fevereiro 20, 2016 at 11:33 am

Bom dia!
É possível tirar habilitação na Espanha sem apresentar a habilitação do Brasil ?
Estou indo morar em Alcobendas e quando fui retirar minha PDI soube que minha habilitação estava suspensa há 5 anos atras sem nunca ter recebido notificação nem nada, resumindo, minha habilitação ficará 1 ano suspensa no Brasil. Então, consigo tirar uma nova habilitação na Espanha?

Resposta
Gleice Garcia Santiago Fevereiro 22, 2016 at 4:10 pm

Olá André, acho que nesse caso você teria que fazer aulas e todos os trâmites necessários para tirar uma nova habilitação na Espanha. A apresentação da habilitação brasileira já existente, facilita que você somente troque uma pela outra, mas tem que estar válida e sem restrições.

Resposta
Breno Fidélis Abril 17, 2016 at 1:16 pm

Olá Gleice, muito bom seu texto! Irei para Barcelona em novembro desse ano (2016) e estou pesquisando sobre como faço para dirigir fora do Brasil. Encontrei no site do Detran MG, que os países signatários da Convenção de Viena podem expedir um documento chamado PID (Permissão Internacional para Dirigir), tanto o Brasil, quanto a Espanha fazem parte desse pacto. O interessante é que a validade da PID é a mesma da CNH.
Deixo a dica, caso seja útil para quem irá tirar férias fora do país ou queira ficar livre da burocracia estrangeira (rsrsrs).

Página do Detran MG – PID: https://www.detran.mg.gov.br/habilitacao/habilitacao-internacional/permissao-internacional-para-dirigir-pid

Países que fazem parte da Convenção de Viena: http://www.denatran.gov.br/informativos/20070611_permissao_internacional.htm

Resposta
Gleice Garcia Santiago Abril 19, 2016 at 6:04 am

Olá Breno, muito obrigada pelo seu comentário! Sugestões e opiniões são sempre bem vindas! Boa sorte em sua viagem! E se tiver alguma outra informação, comente nos nossos posts por gentileza! Até mais!

Resposta
Marcos José Rocha Maio 10, 2016 at 11:29 pm

Olá Gleice, estou indo para Pamplona este ano, a dúvida é, tenho CNH AB no Brasil, e devo tirar a C, o qual para fazer o canje em Espanha tenho que realizar o exame prático, a questão é, se eu não passo em este exame da Espanha, depois de qt. tempo poderei refazer, ou se posso desistir de realizar o exame e somente fazer o canje pela AB?

Resposta
Gleice Garcia Santiago Maio 11, 2016 at 9:26 pm

Olá Marcos, obrigada por comentar o post. Eu não sei te informar corretamente, pois no meu caso eu apenas fiz o canje das modalidades que eu já tinha no Brasil. Em teoria, foi simples. Existe o site do orgão que administra isso na Espanha, veja se encontra alguma informação que te ajude aqui: http://www.dgt.es/es/

Resposta
Emilli Junho 22, 2016 at 6:43 pm

Olá Gleice adorei as infomações, eu precisava muito! Agr só vou esperar minha difinitiva chegar e começar o trámite. Obrigadão!

Resposta
Gleice Garcia Santiago Junho 22, 2016 at 9:02 pm

Oi Emilli, que bom que o post foi útil! Obrigada por comentar! Boa sorte nos trâmites! Até mais!

Resposta
Paula Junho 29, 2016 at 12:53 am

oi gleice, obrigada pelas informações, foram super úteis, pois estou indo morar em barcelona daqui ha algumas semanas e não estava encontrando informações muito claras.. uma dúvida que fiquei, não sei se você saberia responder.. se no processo de canje a CNH brasileira fica retida, o que fazer quando voltamos ao brasil de férias? não podemos dirigir??
bjos

Resposta
Gleice Garcia Santiago Junho 30, 2016 at 7:37 am

Olá Paula, fico feliz que o post tenha ajudado! Bom, eu não tenho certeza, mas já me falaram 2 coisas diferentes, uma que é possível usar o permiso daqui desde que você fique no Brasil por um prazo de no máximo 90 dias, que seria igual um processo de carteira internacional fora do Brasil e a outra é que teria que pedir uma autorização no Detran para poder dirigir no período que estivesse no Brasil, mas isso eu acho que não é imediato, então talvez não serviria. Acho que um despachante saberia informar melhor! Se descobrir compartilha aqui com a gente! Boa viagem!

Resposta
Belle Setembro 4, 2016 at 5:48 pm

Olá!
Eu sou brasileira e tenho dupla portuguesa, mas moro na Inglaterra. Aqui vou ter que tirar minha habilitação do zero… Sabes se é possível trocar a habilitação na Espanha mesmo não sendo residente?
Tenho algumas amigas que moram em Barça que poderiam me ajudar com um endereço para que eu possa colocar nos formulários e para receber a nova habilitação..
Obrigada
Belle

Resposta
Gleice Garcia Santiago Setembro 8, 2016 at 11:12 pm

Ola Belle, obrigada por escrever! Na relação de documentos que apresentei para fazer o canje, tive que mostrar meu DNI onde mostra o endereço onde vivo aqui. No caso de não ter o DNI, pode-se apresentar o passaporte junto com o empadronamento, que é o documento que prova onde você mora aqui. Sem um desses 2 documentos acho difícil conseguir o canje! Boa sorte!

Resposta
Fabiano Outubro 5, 2016 at 6:55 pm

Ola, estamos vivendo em Barcelona desde julho e sempre nos informaram que a habilitação do BR seria válida aqui por 6 meses a partir da data de entrada que consta no NIE, desta forma, com toda a burocracia do NIE, padron, etc, não priorizamos o canje da habilitação. O drama é que neta semana compramos um carro e nos informaram que para tirá-lo da concessionária precisamos te-lo assegurado. Ate aí tudo bem, mas então nós dissera.m que para ter o seguro é preciso uma carta de habilitação emitida na Europa. Sabem dizer se há alguma forma de agilizar o processo de canje? Só estamos conseguindo datas para Janeiro.

Resposta
Gleice Garcia Santiago Outubro 9, 2016 at 8:45 pm

Olá Fabiano! Quando eu solicitei o canje, esperei 1 mês mais ou menos, pois era o tempo onde o Brasil iria analisar a situação da minha carta (multas, pontos, etc) para enviar a resposta á Barcelona se estava tudo ok para transferir a carta. O importante é ter todos os documentos em dia para apresentar quando se tem a data, para não atrasar mais o processo.

Resposta
Paulo.C.Sousa Dezembro 27, 2016 at 11:11 pm

Olá boa noite para todos vocês que aqui escreveram mas queria partilhar com todos voçês o que se passou comigo, eu vivi em Barcelona de 2007 a 2010 entretanto apareçeu me um contrato de trabalho para Zurich Suiça y xeguei lá em iniçio de 2012, então um belo dia de trabalho no jardim tive o azar de cortar as pontas dos dedos y fui para o hospital mas depois de cortar 1cm das pontas dos dedos y ser tratado por um médico xinês, este mandou me para casa y eu estranhei ele não me dar medicação nenhuma y aconteçeu que não suportava a toda a hora as dores peguei tomei para as dores umas cápsulas de morphium y uns outros quantos analgésicos mais y a ir á casa de uma amiga a poliçia Suiça mandou me parar y tirou me a carta de condução mas Suiça porque temos de a trocar no prazo de um ano y nesse caso a nossa carta portuguesa vem para a DGV da nossa cidade em portugal paguei 2600 euros de multa, mas para a recuperar tinha de fazer testes á urina sangue y cabelo de meio em meio ano y cada teste custava 1500 euros durante 2 anos isto é ia a carta custar me 6000,eu como vim embora agora tenho de fazer a carta novamente porque se for á DGV de Braga porque vivo y sou de Guimarães pedir a minha carta, eles pedem me a Suiça mas como essa está com a poliçia, a unica forma de ter a carta novamente, é tirar uma nova y eu agradeçia que se algum de voçês tiver uma sugestão que me diga por favor.Um feliz ano de 2017 para todos vós eu daqui a 2 semanas regresso novamente a Barcelona pois já vivi em vários países da Europa y grandes cidades como München,Roterdão,Hamburgo, Zurique y umas quantas mais mas agora com 44 anos tenho a dizer vos que independentemente de nos ultimos 5 anos estar com um salário de 4700fr suiços ou seja 4000 netos o mesmo que 39p0 euros, não troco guimarães ou outra nossa cidade á beira mar y Barcelona por nada, dai ir outra vez para lá viver y pois claro fazer a carta novamente, fiquem bem y boa noite a todos

Resposta
Carla RC. Ferrari Janeiro 31, 2017 at 6:32 pm

Olá Gleice, boa noite.
Primeiramente obrigada pelas informações!
Você poderia me indicar algum centro médico para fazer o exame médico em Barcelona? Tenho citta para o dia 02/03/17… Obrigada!

Resposta
Gleice Garcia Santiago Fevereiro 12, 2017 at 5:50 pm

Olá Carla, geralmente ao lado de onde se tira a carta tem os lugares para se fazer o exame, você pega na hora mesmo. Lembrando que o exame médico é válido por 3 meses. Boa sorte!

Resposta
Stefan Junho 10, 2018 at 5:43 pm

Olá Gleice, obrigado pelo artigo!

Você sabe me informar se morando em outro país da EU (Alemanha), eu consigo tirar a carteira? Aqui é uma baita dor de cabeça e caro.

Resposta
Liliane Oliveira Junho 11, 2018 at 1:27 pm

Olá Stefan,
A Gleice Garcia Santiago parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação