BrasileirasPeloMundo.com
Carteiras de Motorista Pelo Mundo EUA Nova Iorque

Como tirar carteira de motorista em Nova Iorque

Nos Estados Unidos a carteira de motorista brasileira não é válida e a carteira internacional vale por poucos meses, contados à partir da data de sua primeira entrada no país com visto de residência. Para tirar a carteira americana, nós brasileiros, mesmo sendo habilitados no Brasil, precisamos fazer o processo inteiro como se não soubéssemos dirigir.

Eu dirijo super pouco aqui, pois moro em Manhattan e na ilha é muito mais fácil, prático, rápido e barato usar os meios de transporte públicos. Mesmo assim, resolvi encarar todo esse processo, primeiro, porque se quiser sair de carro para as cidades vizinhas, por exemplo, eu posso e, segundo, que com a carteira de motorista local eu não preciso andar com meu passaporte, já que este é um documento oficial de identificação.

Me senti como se tivesse com 18 anos novamente (risos).

O processo em Nova Iorque é bem burocrático e cheio de etapas (quero frisar que minha experiência é apenas em NY, pois em outros estados americanos há regras, leis e processos diferentes):

1º) Prova escrita: isso inclui estudar antes. Sim! Há um livro impresso e vários simulados online da prova para se estudar. Ela é composta por 20 questões (testes). Mesmo sabendo dirigir, acho que essa foi a parte mais complicadinha, pois há regras de trânsito diferentes das do Brasil e isso pode nos confundir um pouco. Há diversos locais para você escolher e agendar seu dia e horário previamente. Sendo aprovado, logo após a prova você já recebe a sua carteira provisória, a “ Learner Permit” (permissão para aprendiz), que te dá o direito de dirigir, porém sempre com alguém habilitado ao lado. A vantagem é que esse documento “provisório” é nacionalmente reconhecido como identidade, assim, não precisamos mais andar com o passaporte nem mesmo em caso de viagem para alguns estados dos Estados Unidos. Caso você seja reprovado, pode tentar refazer a prova no mesmo dia se houver vaga e não precisa pagar novamente.

2º) Aula teórica: trata-se de um curso teórico, em uma sala de aula, com duração de, aproximadamente, 6 horas. No curso são passados diversos tipos de vídeos de acidentes de carro, leis locais e como ser mais prudente no trânsito. Ao final, algumas “provinhas” escritas, mas nada muito complicado. Terminado o curso, recebe-se um certificado (sem ele não é possível iniciar a próxima etapa).

3º) Teste prático (caso você não saiba dirigir, antes dos testes há as aulas práticas, como no Brasil, mas sem quantidade mínima obrigatória): você precisa ir com alguém habilitado dirigindo o carro que você usará no teste. Mesmo que você saiba dirigir, a sua carteira americana provisória não te dá essa permissão. Eu fui com o instrutor que contratei para fazer uma aula prática, com o carro dele. Aliás, super recomendo pelo menos uma aula prática antes da prova, com vistas a treinar o que o policial pode te pedir na hora. Há regras diferentes do Brasil, por exemplo: sinal de “STOP” (Pare) é para você parar totalmente o carro, brecar mesmo e verificar se pode prosseguir, enquanto no Brasil, no melhor dos cenários, vamos diminuindo a velocidade e aceleramos antes de parar totalmente o veículo. O teste prático é basicamente “dirigir” com um guarda (nada bem humorado) ao seu lado vendo se você erra alguma coisa. Diferente do Brasil, não há um roteiro pré-estabelecido. O (a) guarda decide na hora pra onde você vai, sempre no meio do trânsito regular da cidade, assim como também decide o que vai pedir para você fazer. O trajeto dura cerca de 10 minutos, tudo depende da vontade do policial. No meu caso, não tinha como não ficar nervosa mesmo dirigindo desde os 18 anos (faz tempo!).

Dei um pouco de azar porque a “baliza” normalmente é feita em um espaço onde cabem uns 3 carros, ou seja, muito mais tranquilo do que no Brasil. Porém, na minha vez, o espaço na rua disponível (e escolhido pela policial) era para apenas 1 carro.  A policial olhou e falou: “Estacione aqui!” – apontando para a pequena vaga – e completou: “ih, é pequeno…” Dois segundos de silêncio, e terminou a ordem com um: “ah tudo bem, você consegue!” Imaginem o meu nervoso? Eu não havia treinado em um espaço pequeno e aquele carro não era meu! Tirando um cara andando de bicicleta que apareceu no meio da minha baliza, ok … foi tudo bem… consegui mesmo! Fui aprovada, mas dei muito azar! Podia ter sido mais tranquilo.

Normalmente, a documentação exigida é um passaporte válido com seu visto I-94 (uma papelzinho branco que a imigração te dá quando você chega nos EUA) ou Green Card, além do seguro social e comprovante de residência com seu nome certinho. A foto e o teste de visão você faz no local. Comparando com o processo brasileiro, a única etapa que não existe aqui é o teste psicotécnico.

Por existirem algumas regras de trânsito diferentes das do Brasil, acabei aprendendo algumas coisas diferentes. Passar por esse processo pode ser bem chato para quem já dirige há anos, mas é necessário para evitar futuros problemas no país. Dirigir sem carteira, nem pensar! Nos Estados Unidos não existe “jeitinho”.

O processo todo custou cerca de $300, mas pode sair mais barato. Esse foi o custo segundo as minhas opções. O preço também varia de estado para estado.

O tempo mínimo que acredito ser possível para completar todas essas etapas é de 1 mês, mas claro que dependerá muito de quanto tempo você levará para estudar o livro e estar seguro para marcar a prova, de haver dia livre para a aula teórica e dar “sorte” de ter uma data breve livre para o teste prático (o verão é o período mais concorrido).

Foi chato e burocrático, mas como não tinha saída, encarei e terminei.

Licença americana em mãos, é hora de dirigir pela “cidade que nunca dorme”.

Até o próximo post!

Related posts

Dois problemas comuns para brasileiros no Texas

Thais Amaral Tellawi

Uma carioca em Maine, nos EUA

Caroline Rebouças

Itens curiosos na lista de compras dos brasileiros

Cristina Wollenberg

20 comentários

Pablo Março 4, 2017 at 4:16 am

sua intenção foi boa, mas a informação errada. Quem disse que a carteira brasileira nao é valida? É valida sim, tanto quNto a internacional. Sendo turista, no periodo do turismo. Eu mesmo cansei de usar em nova york.
Abracos

Resposta
Debora L. Juneck Março 4, 2017 at 2:37 pm

Ola! O Blog ‘Brasileiras pelo mundo’ é escrito por brasileiras que vivem em diversos países pelo mundo (e não por turistas!) e, neste texto conto a minha experiência como residente de NY… como você pode comprovar logo no primeiro parágrafo: “Nos Estados Unidos a carteira de motorista brasileira não é válida e a carteira internacional vale por poucos meses, contados à partir da data de sua primeira entrada no país com visto de residência.”
Agradeço o seu comentário. Abraços. Debora.

Resposta
Camila Silva Março 27, 2017 at 12:26 am

Oi Débora é qual é o processo ,pra quem não tem a do Brasil ? obrigado

Resposta
Debora L. Juneck Março 27, 2017 at 10:56 am

Oi Camila, o processo é o mesmo! A carteira brasileira não vale para quem reside nos EUA. Abs, Debora.

Resposta
Laryssa Abril 12, 2017 at 6:00 pm

Olá sou turista acabei de chegar tenho somente meu passport com Visto valido e habilitacao do Brazil. Posso tirar a drive licence?

Resposta
Debora L. Juneck Abril 21, 2017 at 10:11 pm

Olá Laryssa, com visto de turista não é possível fazer o processo para a carteira de motorista americana. Obrigada pelo comentário. Abs, Debora.

Resposta
Jheniffer Abril 18, 2017 at 5:41 pm

Oi Débora.. gostaria de saber onde que você fez sua aula teórica de 6 horas porque me falaram que são mais horas.. talvez em outro lugar.. e sem o social sicurity não é possível tirar a carteira? Obrigada!

Resposta
Debora L. Juneck Abril 21, 2017 at 10:10 pm

Olá! Eu fiz as horas teóricas no Upper East Side, em Manhattan, na Grand Prix Driving School . Não, sem o SS não é possível fazer o processo. Obrigada pelo comentário! Abs, Debora.

Resposta
Paulo Alves. Viana Maio 15, 2017 at 1:45 pm

Ola os documentos necessários só são estes que vc citou? Comprovante de endereço…passaporte… I94 e o S S.

Resposta
CRSITIAN Junho 8, 2017 at 5:20 pm

OLA DEBORA, GOSTARIA DE SABER SE PRECISA FALAR INGLES PARA FAZER O EXAME PRATICO NA AUTO ESCOLA, POIS TIREI MINHA CARTEIRA DE MOTORISTA ( LEARN PERMITE ) E VOU TER QUE ACHAR UMA QUE FALAM ESPANHOL AONDE VC FEZ?
E COM A POLICIA DE TRANSITO E TRANQUILO SEM FALAR ? POI FALO MAIS OU MENOS O INGLES……

Resposta
Debora L. Juneck Junho 8, 2017 at 5:46 pm

Olá, obrigada pelo comentário! Pelo que me lembro, em Manhattan, há opção do teste teórico em espanhol também, porém os comandos do prático são apenas em inglês. Boa sorte. Abs, Debora L Juneck.

Resposta
Steh Junho 16, 2017 at 1:44 am

Oi eu tenho o Social, com ele consigo fazer mesmo com visto de turista? Se não o de estudante serve? Bjs

Morro de vontade de morar em NYC <3

Resposta
Debora L. Juneck Junho 19, 2017 at 2:29 pm

Ola Steh, Obrigada pelo comentário.
Pode fazer com qualquer tipo de visto válido, lembrando que a validade da CNH americana será a mesma de validade do seu visto. Para mais detalhes, sugiro procurar um centro de emissão de licenças da cidade que você estiver morando pois as regras mudam um pouco de acordo com cada estado. Boa sorte! Abracos, Debora.

Resposta
Lays Julho 27, 2017 at 12:27 pm

Oi bom dia
Acabei de tirar a permit agora preciso fazer a pratica, como vc agendou? Lá onde faz o curso teórico agenda a prova pratica?

Resposta
A.Marcos de Freitas Setembro 5, 2017 at 4:01 pm

Olá Débora, achei boa e interessante, mas tenho uma dúvida extra, sou brasileiro , tenho nacionalidade portuguesa (europeia), já morei em Portugal no qual troquei minha CNH pela portuguesa, quando morei na Alemanha troquei a portuguesa pela alemã e agora vivo em Espanha, estou trocando para Espanha, então há alguma diferença entre ir com a habilitação desde Europa do que brasil ou é o mesmo processo, e outra pergunta aqui na Europa quem quer fazer a carteira de habilitação escolhe o idioma que quer estudar , e aí ? Al menos se pode em castellano (espanhol)? Mt obrigado.

Resposta
Debora L. Juneck Setembro 5, 2017 at 5:28 pm

Ola! Obrigada pelo seu comentário. Quem mora nos EUA, só pode dirigir com a CNH americana. E havia opção do teste teórico ser em espanhol sim, mas o prático não. Abs, Debora.

Resposta
Wingrid Dezembro 7, 2018 at 5:55 am

Olá!!
Eu tenho o green card, mas não sei falar quase nada do inglês, isso complica o processo?

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 7, 2018 at 1:31 pm

Olá Wingrid,
A Debora L. Juneck, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Sandoval Pereira Junho 10, 2019 at 12:42 am

Olá!
Ouvi dizer que em New York quando atinge-se 11 pontos perde-se a habilitação. Saberia dizer-me como são computados os pontos (a relação: infração x pontuação) ou seja, cada infração e seu número de pontos ao cometê-las?

Resposta
Liliane Oliveira Junho 10, 2019 at 7:09 pm

Olá Sandoval,
A Debora L. Juneck, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação