BrasileirasPeloMundo.com
Carteiras de Motorista Pelo Mundo Holanda

Como tirar carteira de motorista na Holanda

A Holanda é literalmente o país das bicicletas, aqui de fato “as magrelas” são usadas como meio de transporte e o país conta com uma rede de ciclovias invejável.

Justamente por isso, quando algumas pessoas ficam sabendo que estou estudando para o exame teórico de habilitação (ás vezes tenho a sensação que as provas na Holanda não acabam nunca) me perguntam : – Mas, tem mesmo necessidade? Você pode fazer tudo de bicicleta. Ou ainda – O exame é tão difícil, será que uma bicicleta elétrica não resolveria?

A resposta é : sim, posso fazer muitas coisas de bicicleta e sim, uma bicicleta elétrica é bem útil. Mas, dirigir possibilita fazer uma série de coisas e ir a uma série de lugares que de bicicleta, seria muito limitante. Além disso, “bicicletar” contra o vento, embaixo de chuva, granizo e neve, não é uma das experiências mais agradáveis. Bom, por esses e por outros motivos, é que decidi providenciar a carteira de habilitação holandesa.

 

E aí chegamos ao primeiro ponto : – a carteira de habilitação brasileira só é válida na Holanda por seis meses, contados a partir da data de entrada no país e o mesmo se aplica para a carteira internacional expedida no Brasil.

Entretanto para aqueles que vieram morar na Holanda transferidos á trabalho, existe a possibilidade de trocar a habilitação brasileira pela holandesa sem passar pelo exame. Mas, como as leis por aqui sempre passam por mudanças e uma região funciona diferente da outra, então o melhor é sempre checar antes na “gemeente”(prefeitura) da região que se mora.

Para aqueles que residem de forma ilegal no país, não há possibilidade de se ter habilitação, já que para se inscrever nos exames é necessária a permissão de residência. Caso, a pessoa seja parada pela polícia e esta constate situação irregular, muito mais que provavelmente ela será deportada.

As leis de tráfego por aqui são rigorosas e as multas estão entre as mais altas da Europa, só para se ter uma idéia a multa para quem dirige falando ao celular beira os 200 euros.

IMG_5663

O exame para a carteira de habilitação divide-se em duas partes : Teórica e Prática.

 Exame Teórico

O exame teórico pode ser agendado via auto escola, instrutor particular ou diretamente pelo site da CBR (Centraal Bureau Rijvaardigheid). Pode ser realizado em neerlandês (idioma oficial da Holanda) ou em outros idiomas (verificar quais no site da CBR), entretanto para outros idiomas paga-se uma taxa extra.

O custo da prova teórica fica em torno de 60 euros. E caso seja reprovado, cada nova tentativa incide em novo pagamento integral da tarifa. Sendo assim, dependendo de quantas vezes a pessoa for reprovada, o exame teórico pode sair bastante caro.

A prova divide- se em 3 partes (percepção de riscos, conhecimento dos regulamentos de tráfego e consciência do perigo no trânsito) somando um total de 65 questões. As respostas para essas questões podem ser de múltipla escolha, abertas , questões de sim e não e em outras a resposta terá que ser dada em números que o candidato terá que digitar. O tempo para se responder a cada questão é de 8 segundos. A maioria das perguntas mostra uma situação específica de tráfego, mas algumas consistem em somente texto.

Para ser aprovado no exame teórico é necessário que 13 das 25 questões da parte de percepcão de riscos estejam corretas e 35 das 40 questões das partes de regulamentos de tráfego e consciência de perigo no trânsito.

Se for aprovado na parte teórica o candidato receberá um certificado válido por um ano e só então poderá se inscrever para o exame prático.

IMG_5664

Exame Prático

O exame prático só poderá ser agendado via auto-escola ou instrutor particular e além do Certificado de aprovação no Exame Teórico, é necessário também preencher um formulário referente á sua saúde chamado “Personal Statement” e outro Formulário de solicitação para o Exame Prático. Tudo é enviado para a CBR via instrutor e ou auto –escola e leva algum tempo até o exame ser agendado.

A taxa para o exame prático é de aproximadamente 150 euros. E as aulas práticas variam em média de 25 a 45 euros por hora/aula.

A partir do momento em que encontrar o examinador você estará sendo avaliado, portanto preste atenção a tudo que for perguntado, mesmo que for a leitura de uma placa de carro estacionado a certa distância.

O exame dura aproximadamente 35 minutos e resultado é dado imediatamente após a finalização do exame.

Caso seja aprovado, no dia seguinte já se pode solicitar a carteira de habilitação diretamente na Prefeitura da cidade e após 5 dias ela estará pronta. Em caso de reprovação a auto-escola ou instrutor receberá um relatório informando em que partes você falhou e porquê.

Recentemente foi notícia nos jornais o aumento de fraudes no que diz respeito ao exame teórico, consequentemente a revista dos candidatos tornou-se mais rigorosa e a cada semana será aplicado um exame diferente.

Mesmo com todo rigor existente ainda acho importante a carteira de habilitação no país das bicicletas.

Related posts

A triste hora de dizer adeus

Regina Oki

A maneira holandesa de educar filhos

Cintia Beatrice

Dia e noite em Groningen na Holanda

Roberta Veronezi Figueiredo

8 comentários

Emilia Hanashiro Setembro 24, 2014 at 1:07 am

Oi Cíntia acho que ai deve ser bem mais fácil tirar a carteira então,eu também estou aqui ainda tentando tirar minha carteira de habilitação japonesa e queria que fosse um pouco menos complicado, pois ainda não terminei, tenho tido pouco tempo para ir fazer aulas, pois tenho que ir a outra cidade fazer aulas em português e por isso ainda não fiz aula pratica com o instrutor. Parabéns pelo texto e boa sorte.

Resposta
Cintia Beatrice Setembro 26, 2014 at 6:41 am

Oi Emília,

Realmente eu acho que aí deve ser mesmo mais complicado, mas pelo menos voce tem a possibilidade das aulas em português e isso já é ótimo. Fico aqui torcendo por voce. Beijos.

Resposta
Cláudia Janeiro 25, 2015 at 4:13 pm

Oi Cintia, vc não tem aula teórica? Apenas estuda e paga pelo exame? Pois vi que vc só colocou o valor da aula prática. Qual o mínimo de aula prática para se fazer o exame? E se perder no exame prático, precisa fazer tudo novamente. O custo total deve ficar em torno de quanto? Um abraço.

Resposta
Cintia Beatrice Janeiro 25, 2015 at 8:30 pm

Olá Cláudia.

Você pode sim, se quiser, fazer aulas teóricas,que podem ser agendadas na auto escola. Existe também a possibilidade de um curso super intensivo com duração de um dia, você sai do curso e vai direto fazer o exame teórico. Eu optei por estudar por conta própria,comprei o livro que já vem com 10 horas de exercícios on line.Os exercícios são uma simulação da prova teórica.
Primeiro você tem que fazer o Exame Teórico…Não pode fazer o Exame Prático sem o comprovante de que passou no Teórico. A validade do exame Teórico é de um ano…ou seja, se voce for aprovada tem ate um ano para fazer o prático.
A quantidade de aulas práticas antes de fazer o exame varia muito de pessoa para pessoa. Se você já dirigia no Brasil acredito que talvez precise de menos aulas do que uma pessoa que está aprendendo agora. Mas, depende muito, só mesmo um instrutor para dar um parecer mais específico. O custo total também varia muito, pois precisa ver se voce vai fazer as aulas teóricas na auto escola ou estudar por conta própria. Também tem que ver se voce vai passar no exame teórico logo de primeira ou se vai precisar fazer mais vezes ( conheço pessoas que passaram na segunda tentativa e outras que só na sétima ou oitava) e por fim quantas aulas práticas o instrutor vai indicar para você.
Entretanto , você pode também optar pelos “pacotes”que as auto-escolas vendem e que incluem um número X de aulas, livros, e o custo de uma tentativa tanto do exame teórico quanto do prático, além de outras facilidades…o preço destes “pacotes” variam de 900 euros ( os mais simples) até 2000 euros ( os mais completos ).
Espero ter ajudado e obrigada por ler o Blog. Abraços

Resposta
Lillian Braga Julho 8, 2015 at 7:23 am

Olá Cintia, onde você comprou o livro ou acesso ao site para estudar on line? Entrei em contanto com uma auto escola e eles vão me fornecer uma senha para ter acesso ao site para estudar on line.

Obrigada,

Lillian

Resposta
Cintia Beatrice Julho 9, 2015 at 9:44 pm

Ola Lilian. Eu comprei o livro em ingles pelo site http://www.alletheorieboeken.nl voce pode comprar o livro e as horas on line. Boa sorte e continue nos acompanhando . Abs

Resposta
Claudia Junho 5, 2015 at 8:10 am

Oi Cintia, aonde você comprou esse livro para estudar por conta própria ? Você sabe se existe alguma versão dele em inglês ?
Obrigada, abraço

Resposta
Cintia Beatrice Junho 5, 2015 at 7:13 pm

OI Claudia,

Esse livro não tem versão em inglês.Mas, existe outro ,seguem as referências : nome :Driving Licence B – Traffic Regulations. Editora : Vekabest. E voce pode achar também no site : http://www.alletheorieboeken.nl
Espero ter ajudado.
Abs.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação