BrasileirasPeloMundo.com
Carteiras de Motorista Pelo Mundo Irlanda

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Como tirar carteira de motorista na Irlanda.

Diferente do que muita gente possa pensar, a carteira de motorista brasileira não é aceita na Irlanda por tempo indefinido. Após 1 ano de residência, é preciso tirar uma carteira irlandesa para continuar a dirigir na Ilha Esmeralda. Neste texto vou explicar como tirar carteira de motorista na Irlanda.

Além disso, a equivalente local passa a ser uma necessidade para quem quer comprar um carro ou dirigir para outra pessoa, porque a licença brasileira torna o seguro veicular obrigatório mais caro por aqui em muitos casos.

Assim, veja como é o processo para tirar a sua carteira de motorista na Irlanda:

PRIMEIRO PASSO: o teste teórico

A primeira etapa é o teste teórico. Aqui não é preciso fazer um curso obrigatório para essa etapa. Você pode estudar como quiser e, quando se sentir pronto, marcar a prova online. A idade mínima é de 16 anos para motos e de 17 anos para outros veículos.

O método mais utilizado é estudar com o livro e o CD criados sob a supervisão da Road Safety Authority. Estes contam com tudo o que você precisa saber, bem como testes simulados para você praticar.

O teste tem 40 questões de múltipla escolha para as categorias A e B (motocicletas, carros e outros veículos de menor porte). Você terá 45 minutos para responder e deve acertar pelo menos 35 perguntas para ser aprovado.

As questões envolvem legislação e regras de trânsito, percepção de riscos, direção defensiva, proteção ao meio ambiente e comportamento ao dirigir.

O teste é computadorizado, e você marcará as suas respostas via touchscreen ou com mouse e teclado, a depender do clocal da prova. É possível solicitar suporte especilizado em caso de dificuldades de visão ou de audição, ou ainda contar com um tradutor.

A prova teórica pode ser marcada online ou via telefone, e exige a apresentação de documento de identidade (pode ser o passaporte), duas fotos recentes tipo passaporte, númeor do PPS (o registro de seguridade social) e o pagamento de uma taxa – para carros, o valor é de €45.

SEGUNDO PASSO: carteira de aprendiz – Learner Permit

Após a aprovação no exame teórico, você ganha um certificado com o qual poderá aplicar para a carteira de aprendiz, a Learner Permit. Com ela, você poderá se preparar para a sua prova prática.

Para isso, você deve ir até o centro NDLS (National Driver Licence Service) mais próximo de posse dos seguintes documentos:

  • O certificado de aprovação no teste teórico
  • Um exame de visão, assinado por um médico ou por um optmetrista
  • Uma permissão médica, se necessária (exigida para maiores de 70 anos e portadores de certas necessidades especiais)
  • Prova de identidade (passaporte ou outro)
  • Evidência do número do PPS (correspondência da Receita Federal, contracheque, etc)
  • Comprovante de endereço com menos de 6 meses de emitido (conta de celular não é aceita)

A taxa a ser paga é de 35 euros. A primeira licença tem validade de 2 anos, podendo ser renovada. É possível ir direto ao centro, mas o ideal é fazer o agendamento online.

                                       Carteira de aprendiz (learner permit) irlandesa. Fonte: RSA

TERCEIRO PASSO: as aulas práticas obrigatórias

De posse da Lerner Permit, você poderá marcar com o instrutor autorizado de sua preferência as suas aulas práticas obrigatórias. Conhecido como ECT (Essential Driver Training), o programa compreende 12 aulas com 1 hora cada durante as quais você colocará em prática o que você aprendeu na teoria.

Leia também: dez motivos para morar na Irlanda

Se você já dirigia no Brasil, não terá muita dificuldade, a não ser, talvez, em duas questões: dirigir no lado contrário da rua ao que estava acostumado e lidar com as inúmeras rotatórias das cidades irlandesas – viadutos são poucos e algo que você só verá, de um modo geral, em estradas de rodagem.

Além disso, você poderá praticar com o seu próprio veículo ou de outra pessoa desde que esteja sempre acompanhado de alguém com carteira definitiva. Para isso, deverá colar um adesivo no vidro de trás do carro com a letra L,  para que os outros motoristas saibam que você ainda está praticando.

QUARTO PASSO: o teste prático

O teste prático só pode ser feito seis meses após a retirada da carteira provisória para começo de conversa. E não se engane: os exames são rigorosos e pouca gente é aprovada na primeira vez.

Você poderá marcar a prova online, pagando uma taxa de 85 euros. E a fila de espera é grande, por isso marque com antecedência.

No dia, é preciso comparecer com um carro em perfeitas condições, com seguro obrigatório e imposto de rodagem pagos, além do NTC (certificado de qualidade veicular) em dia. Você pode usar o carro da escola de trânsito ou um particular.

Será solicitado que você mostre as funções técnicas do veículo, como setas, indicadores, troca de óleo. Também podem haver questões sobre sinais de trânsito.

O teste de rua dura cerca de 30 minutos e consiste em dirigir pelas redondezas do centro. O seu examinador pode pedir que você estacione, passe em rotatórias, dê ré, faça ultrapassagens, entre outros.

O ideal é marcar com o seu instrutor uma aula pré-teste na qual você poderá simular o tudo isso no próprio local da prova. O canal da Irish School of Motoring no YouTube também mostra como o teste prático acontece.

Leia também: visto de estudante para brasileiros na Irlanda

QUINTO PASSO: a carteira de motorista

Se você for aprovado no teste prático, é hora de ir ao NCT novamente, dessa vez para solicitar a sua carteira de motorista.

Novamente, você irá apresentar um formulário preenchido, juntamente com a sua Learner Permit, o certificado de aprovação do exame prático, evidência de PPS e a taxa de 55 euros. Outros documentos podem ser pedidos para casos específicos.

A marcação também pode ser feita online e a carteira tem validade de 10 anos. Após esse período, ela precisa ser renovada, mas não é preciso fazer nenhum teste, apenas apresentar documentos e pagar a taxa devida.

Durante o primeiro ano, o carro que você dirigir deve ter um adesivo com a letra N para que os outros motoristas saibam que você é um motorista iniciante.

Mais informações sobre este e outros procedimentos, você encontra no site do NDLS.

Related posts

Como é a Moda na Irlanda

Bárbara Hernandes

Como trocar a carteira de motorista em Portugal

Priscila Maranhão

Irlanda – De intercambista a imigrante: o que mudou

Luciana Damasceno

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação