BrasileirasPeloMundo.com
Uruguai Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Como tirar documento de identificação no Uruguai

Como tirar documento de identificação no Uruguai

Para viver e morar no Uruguai é necessário ter um documento de identificação. Para ter acesso à saúde ou até mesmo se cadastrar no programa de pontos do supermercado precisa ter uma identidade do Uruguai que eles chamam de cédula.

Para tirar o documento é necessário ter um trâmite de solicitação de residência em andamento no Ministério das Relações Exteriores. Com ele em andamento, você consegue tirar uma cédula e nela virá a identificação que sua residência é provisória.

A cédula é um documento de identificação nacional para pessoas físicas e parece um cartão com chip e senha. E é usada para todos os serviços públicos e privados.

Após dar entrada na residência no Ministério das Relações Exteriores, você recebe um encaminhamento para retirar a cédula, que é feita pelo Ministério do Interior, na Direção Nacional de Identificação Civil (DNIC).

Leia também: 10 motivos para morar no Uruguai 

O agendamento

Para agendar o atendimento é necessário pagar uma taxa de $350 pesos, equivalente a mais ou menos R$ 41,00 reais. O agendamento é feito em qualquer Abitab ( equivalente a uma Loteria Federal no Brasil), on line por este site , presencial ou por SMS.

No Abitab você solicita o pagamento da taxa e a atendente pergunta você o dia e o horário de atendimento de sua preferência. Depois, ela lhe entrega um comprovante de agendamento. É tudo bem simples! No site, você segue o passo a passo (são oito passos, no total) e você escolhe o meio de pagamento da taxa.

Se optar por fazer esse processo de forma presencial, você pode ir ao posto de atendimento e agendar o pedido de identidade, que se encontra na rua Bartolomé Mitre, número 1434. O horário de atendimento é de 8:00 hrs às 16:00 hrs. Para processos urgentes, esse é o melhor caminho.

Se optar fazer através do SMS, você agenda o atendimento enviando uma mensagem de texto, porém precisa ser cliente! A mensagem é enviada ao 248 e você continua no passo a passo respondendo tudo por SMS. Após o agendamento ser feito, é necessário ir à Direção Nacional de Identificação Civil (DNIC) realizar o processo na data e hora marcados.

O DNIC fica na rua Rincón, no número 665, e funciona das 7:00 hrs até 12:00 hrs e de 13:00 hrs às 18:00 hrs nos dias úteis. Mais informações, você consegue aqui neste link.  .

É necessário levar a documentação referente ao solicitado, incluindo o encaminhamento do Ministério das Relações Exteriores.

Leia também: Custo de vida no Uruguai

Documentos necessários

Os documentos necessários são:

1- Certificado de residência em trâmite (encaminhamento)

2- Certidão de nascimento apostilada (trata-se do apostilamento de Haia) e traduzida do português para o espanhol por um tradutor cadastrado, que fica disponibilizado neste link aqui ou um Certificado Consular, que é feito no Consulado brasileiro em Montevidéu (atenção: é necessário levar identidade e duas fotos 3×4).

O consulado do Brasil em Montevidéu fica na rua Convención, no número 1343, no 6º andar, e atende de 9:00 hrs às 15:00 hrs.

3- Passaporte ou identidade vigente

No próprio DNIC você tira a foto e cadastra as digitais, assim como a assinatura. A cédula fica pronta em menos de uma semana e, na hora de retirar, você cadastra a senha de 4 ou 6 dígitos.

Após retirar a identidade, é necessário cadastrar a certidão de nascimento no Registro Civil. Nesse caso, obrigatoriamente, é necessário estar traduzida por um tradutor público, sendo necessário levar a original apostilada, a tradução e uma cópia de tudo.

O Registro Civil fica na rua Uruguay, no número 933, e possui um custo de $766 pesos ou equivalente a R$ 91,00 reais para cadastrá-la no registro. Porém, esse processo é imprescindível para retirar sua cédula permanente.

Related posts

O mate e a roda no Uruguai

Rafaella Manfrenatti

Visto de estudante na Espanha

Daiane Antunes

Segurança no Uruguai

Adriana Molha

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação